Plano nacional é a chave do crescimento de China e Índia, diz André Nassif à TVGGN

Economista lamentou que o Brasil ainda não tenha resgatado a estratégia e critica concepções de neoliberais sobre a intervenção do Estado.

O programa Nova Economia desta quinta-feira (22) recebeu o professor e economista André Nassif, que lança em julho seu novo livro Desenvolvimento e Estagnação, em que os capítulos são divididos entre teorias desenvolvimentistas e liberais neoclássicas.

O professor e economista comenta que sua visão está baseada no arcabouço de políticas industriais que defende uma visão sistêmica “em que toda a ciência, a tecnologia, o aparato regulatório, os instrumentos da política comercial e a política macroeconomia estejam alinhados”.

André Nassif explica que esta visão sistêmica nada mais é que um plano nacional de desenvolvimento, praticados por países asiáticos, em especial China e Índia.

“A Índia, desde a independência, jamais renunciou aos planos quinquenais de desenvolvimento. É uma pena que o Brasil esteja comendo mosca e não tenha resgatado isso até o momento”, comentou o convidado.

Já do ponto de vista neoliberal, André Nassif faz críticas rigorosas em relação à concepção de falha de mercado. “Em geral, os neoclássicos defendem este fair e livre comércio, mas eles não são ingênuos a ponto de não admitir intervenções pontuais do estão quando há falhas de mercado”, comenta.

Obra

Nassif comentou ainda que a ideia inicial não era produzir um livro teórico, mas sim um resgate sobre os 40 anos de estagnação econômica do País. “Na verdade, a economia brasileira vai para a quarta década de estagnação porque a taxa de crescimento da proutividade do trabalho com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) entre 1980 e 2020 foi de 0,32%”, pontua.

Mas questionado pelo jornalista econômico Sergio Leo sobre o crescimento econômico nos governos Lula 1 e 2, André Nassif trouxe mais questionamentos.

“Minha grande dúvida é se aquele crescimento que se verificou durante o governo Lula seria sustentável em uma perspectiva de longo prazo, principalmente por conta do regime macroeconômico brasileiro, que diga-se de passagem é muito pouco amigável ao crescimento sustentável com transformação econômico-social. A gente não resolveu esse problema ainda”.

André Nassif

O livro Desenvolvimento e Estagnação está em pré-venda e chega às livrarias no dia 23 de julho.

Confira a entrevista na íntegra:

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Jornalista

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador