A UFC entre Gilmar Mendes e Rodrigo Janot, por Luis Nassif

 

Vamos combinar.

Na UFC entre Gilmar Mendes e Rodrigo Janot vale pernada, chute no saco e dedo no olho, conforme os juízes do Supremo Tribunal Federal admitem. Mas não vale atacar esposas, filhas e mães.

O patrocínio ao IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público), por uma entidade presidida pelo réu, deveria ser motivo mais que suficiente para Gilmar se declarar impedido. Mas como o STF aceita pernada, chute no saco e dedo no olho, e aceita que seus Ministros julguem processos em que são partes empresas que patrocinam seus próprios eventos, os procuradores procuraram apimentar a denúncia envolvendo a senhora Gilmar Mendes, Guiomar Feitosa.

Levantaram os seguintes fatos:

1      Um sobrinho de Guiomar se casou com a filha do réu. E?

2      No celular do réu havia o número do telefone de Guiomar. E? Não há registros de ligações, de mensagens trocadas.

3      O irmão de Guiomar e o réu são dois de um grupos de sócios em uma companhia de ônibus.

4      O réu tem como advogado a parte carioca do escritório Sérgio Bermudez, do qual Guiomar é sócia do escritório de Brasília. Ora, o próprio Janot sabe, por experiência familiar que, em um escritório de advocacia, ganha quem indica o cliente e quem defende a causa. Não há nenhuma indicação de que Guiomar tenha defendido qualquer causa do réu.

O que parece é o seguinte.

De um lado do ringue tem um grandão sem nenhum escrúpulo. Há um caminhão de casos passíveis de investigação, não fosse ele Ministro do STF. Há a venda de cursos para o Tribunal de Justiça da Bahia nas vésperas da intervenção do Conselho Nacional de Justiça; patrocínios aos seus seminários por grupos com causas no Supremo, tendo ele como relator.

E não adianta alegar que ele, Gilmar, não tem nada a ver com a administração do IDP. Quando decidiu afastar o antigo sócio, Inocêncio Mártires, sua alegação era de que o IDP prosperava graças à sua influência.  Se o MPF fosse mais audacioso, poderia requerer até auditoria nos sistemas de sorteio do Supremo.

Mas como o adversário é grandão, o máximo que o PGR faz é jogar para a plateia, dando jabs de leve para não parecer que está com medo, mas, ao mesmo tempo, para não irritar demasiadamente o grandão.

Luis Nassif

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. HC subiu direto do juiz de piso para o STF, e logo para Gilmar?

    HC subiu direto do juiz de piso para o STF, e logo para Gilmar?

    O Barata foi preso em 03/07 e, com apenas um mês e duas semanas depois, o hc dele subiu direto pro stf e incrivelmente para as mãos do beiçudo. Interessante que desde que a palhaçada da Operação Lavajateira começou, que o stf negou um monte de hcs, porque só os julgaria depois dos recursos nos TRFs (em 2 passos: relator e turma), seguido dos recursos no STJ (em 2 passos: relator e turma). E isso foi dito várias vezes pelos togas do STF que passara a ser regra geral no stf. Com 1 mês e 2 semanas, dificilmente o Gilmar seguiu esta regra no caso. A justiça brasileira é simplesmente REPUGNANTE.

    1. Mudança de paradigma!!

      O nosso problema não está e nunca esteve no CRIME DE COLARINHO BRANCO.

      O problema é o CRIME DA TOGA PRETA!!!  HE! HE! HE!

       

  2. A UFC entre Gilmar Mendes e Rodrigo Janot

    Estão dizendo nas ruas e nas praças que o ESTADO ISLÂMICO esta reivindicando a PATERNIDADE das mazelas do GILMAR.

  3. Abuso

    Autoridade que não abusa do seu poder perde prestígio! Principalmente no Brasil, onde o povo não reage.

    Gilmar sabe disso.

    Isso tudo vai acabar apenas quando o povo brasileiro der um basta!

    1. O escudo da covardia.

      Não tente esconder a sua covardia pondo a culpa das aberrações que toleramos nas costas do povo que nem sabe o que é aberração. Quem tem forças e meios para reagir reage, ou se esconde. Mas não pode por a culpa em quem não tem meios e nem força para reagir. A culpa é nossa!  À exceção do Nassif e mais uma meia dúzia de bravos como ele que colocam o dedo na ferida e enfrentam os GRANDÕES. Pelo menos, temos a festejar que hoje sabemos que a desgraça que impede o Brasil de se tornar uma nação há séculos não está na CORRUPÇÃO gerada pelo tão propalado e famigerado CRIME DO COLARINHO BRANCO.

      O nosso problema secular é o crime em larga escala praticado e protegido pelos criminosos integrantes das quaddrilhas organizadas do CRIME DA TOGA PRETA! Hoje todos sabemos onde está o problema da criminalidade no Brasil.

  4. Nassif
     
     O réu tem como

    Nassif

     

     O réu tem como advogado a parte carioca do escritório Sérgio Bermudez, do qual Guiomar é sócia do escritório de Brasília. Ora, o próprio Janot sabe, por experiência familiar que, em um escritório de advocacia, ganha quem indica o cliente e quem defende a causa. Não há nenhuma indicação de que Guiomar tenha defendido qualquer causa do réu

     

    Não, Nassif, o próprio Janot sabe que há causa de impedimento legalmente previsto.

    DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIÇÃO

    Art. 144.  Há impedimento do juiz, sendo-lhe vedado exercer suas funções no processo:

    VIII – em que figure como parte cliente do escritório de advocacia de seu cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive, mesmo que patrocinado por advogado de outro escritório;

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13105.htm

     

    É causa de impedimento para o ministro Gilmar o simples fato de o réu ser cliente do escritório Bermudez, mesmo que a sra. Guiomar não o represente diretamente ou mesmo que, na causa em questão, o cliente esteja sendo representado por outro advogado/escritório.

     

  5. Pra você saber quem vencerá a

    Pra você saber quem vencerá a contenda é só responder: quem é mais útil à elite corrupta e golpista do Brasil mendes ou janot?

  6. Grandão por que?

    Concordo que parece isto, o descrito, mas – de repente – me pergunto – e pergunto a você, Nassif – como é que se dá isto? O Gilmar é grandão por que? Realmente, ele só faz absurdo e “passa batido”, sem um comentário que o abale. Mas como ele faz isto? Como pode isto? É o PSDB? Por certo, mas sei se só. E o que mais? Ai a coisa não é clara. O fato é que ele diz besteira e, depois de longa trajetória, as contradições de falas e decisões – e escandalos em ambas – abundam e mesmo assim ninguem o peita, como você observa. Pergunto: o que ele tem? Como e com quem se articula (os traços gerais sabemos, mas traços gerais não fazem a coisa funcionar) ?

  7. STF

    Mas por que o Gilmar é tão poderoso? É isso que deveria ser publicado e não essas picuinhas que só desviam o foco! Na verdade o ministro é apenas um intermediário…Que tal uma matéria que esclareça quem dá retaguarda para os seus mandos e desmandos? Quando o ministro não for mais útil, levará um pé nos fundilhos de quem realmente manda, como muitos já levaram antes dele.

  8. Há um ano digo: não subestimem Gilmar mendes

    Prezados,

    Esses novos capítulos da novela pastelão ou as constantes reencenações da peça pastelão que tem como protagonistas Gilmar Mendes e Rodrigo Janot (por extensão outros procuradores do MPF) não constituem novidade. A briga entre PGR/MPF e Gilmar Mendes é de egos e por poder e influência; eles sempre estiveram – e continuam – em defesa dos mesmos interesses e do mesmo grupo político – o do ultraneoliberalismo escravocrata, plutocrata, cleptocrata, privatista e e entreguista, cuja síntese mais apropriada é o tucanato, o PSDB.

    Há mais de um ano digo e escrevo que Gilmar Mendes é o homem mais poderoso do País e que o  tucanato/PSDB é que está no comando do governo golpista, que essse desmonte do Estado é a essência e o DNA tucano. No último parágrafo, que transcrevo abaixo com ligeiras adaptações, Luís Nassif expõe exatamente esse meu raciocínio.

    “Mas como o adversário é grandão, o máximo que o PGR[/MPF] faz[em] é jogar para a platéia, dando jabs de leve para não parecer que está[ão] com medo, mas, ao mesmo tempo, para não irritar demasiadamente o grandão.”

    1. E o Moro ?

      Outro que faz e acontece e quem deveria pará-lo, faz que não vê ! O PSDB está por trás de tudo, e quem estará por trás dele ?

      Mas ….. quero dar os parabéns a eles, pois sabem como ninguém, onde colocar seus parceiros, coisa que o PT desconhece completamente.

      1. Perto do GM ele é um poodle

        Lenita,

        Esse juizeco da guantánamo paranaense é valente com os fracos, com os líderes da Esquerda e do PT, a quem ele persegue de forma inquisitorial. Mas diante de Gilmar Mendes ele é um vira-lata de rua ou, no máximo, um poodle. Exemplo disso foi aquela sessão conjunta no Senado, em 1º de dezembro de 2016, quando Gilmar Mendes o tratorou, sem dó ou escrúpulo. 

        Por meio de Gilmar Mendes o tucanato governa o Brasil.

    2. …”Gilmar Mendes e Rodrigo

      …”Gilmar Mendes e Rodrigo Janot (por extensão outros procuradores do MPF) não constituem novidade. A briga entre PGR/MPF e Gilmar Mendes é de egos e por poder e influência”…

      Na verdade João de Paiva, as duas mulas citadas, por serem ambas, famigerados quadrúpedes, eles não dispõem em seus repertórios, a menor noção do que venha a ser ego, no sentido filosófico do “eu de cada um.”

      Por essa razão rogo à vosmecê no sentido de, se possível, substituir em seu texto o termo egos por patadas. Ou, se preferir, por “coices.”  Por certo, para os quadrúpedes em apreço. Coices venha ser o recurso que, pela recorrência e frequência com a qual o utilizam, seja o mais justo.

      Atecipadamente agradeço.

      Orlando

  9. Jogo de cena. São dois

    Jogo de cena. São dois cadáveres apodrecendo e fedendo na política brasileira e espalhanso esta podridão por ande passam.É preciso que algum urubu se disponha a comer esta carniça para acbar de vez com a fedentina nacional.

    1. Ao soltar presos provisórios
      Ao soltar presos provisórios em processos que a ele foram distribuídos, Gilmar mendes não comete crime, ele manifesta sua opinião que pode ser modificada pelos colegas. Agora, por que todos os processos polêmicos envolvendo conhecidos do Gilmar são a ele distribuídos? Se foram direcionados estará configurado crime de falsidade ideológica e estelionato (Art. 171 – Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa, de quinhentos mil réis a dez contos de réis.). 

       

  10. O que o torna grandão ?

    E o quê o torna grandão ? Seu descaramento sem constrangimentos ? Ou o acovardamento dos demais ? Há outros atores que o ajudam a se tornar forte ? De onde vem esse poder ?

    Seria sua subserviência sem pestanejar aos interesses do PSDB e da GLOBO , os mesmos que o alçaram ao posto que agora ele utiliza como sua propriedade particular ? 

    Por quê os demais – ministros e procuradores –  que teoricamente estariam em pé de igualdade com o grandão , se acovardam ? Que poder é esse ? De onde vem ? 

    É o que os mortais comuns querem saber . 

  11. “O casamento não durou nem seis meses”

    Preciso encontrar tempo para sair pesquisando todas as pérolas que Gilmar Paraguaçu, prêmio oleo de peroba da década (agora ele tem um concorrente à altura que é o Temer-sem noção), ja nos legou nesses anos de AGU e STF. Vou copiliar tudo isso e acrescentar as poses e bocas – muitas bocas – de seu Gilmar a casa fase passada no STF. Vou fazer sucesso, vai ser mais engraçada que as frases do legitimo Odorico da não tão surreal Sucupira. Não roubem a minha ideia! 

    Quanto ao STF… Mas da para levar a sério esse Supremo?! Gilmar tanto quanto Sergio Moro esta claro quanto o raio de Sol que não podem julgar nada que tenha relação direta com Lula, PT ou PSDB. Nem com os compadres da vida. Elementar, prezados juizes.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador