Barbosa critica benefícios de regime aberto, mantendo os seus de ministro

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Em palestra realizada para clientes vip do Banco Itaú, ontem (11), no Copacabana Palace, o ex-ministro Joaquim Barbosa retomou o discurso de Gilmar Mendes e disse estar preocupado com as próximas nomeações para o Supremo Tribunal Federal (STF). Enquanto criticava o posicionamento dos ministros que ficaram, após a mudança do colegiado do Supremo em 2012, tornando as “penas dos políticos menores do que as dos não políticos”, Barbosa ainda se utiliza de favorecimento, mantendo-se no apartamento funcional da Corte em Brasília, que já deveria ser entregue.
 
A crítica durante a palestra fez referência aos ministros Luis Roberto Barroso e Teori Zavascki, que acolheram os embargos infringentes, absolvendo alguns réus da acusação de crime de formação de quadrilha. Assim, as penas julgadas foram menores do que as de alguns julgamentos anteriores, como a de Kátia Rabello, que terá o direito a progressão de regime apenas em 2016.
 
Acreditando que os condenados José Dirceu, José Genoino, Valdemar Costa Neto e outros foram favorecidos pelo novo colegiado, Joaquim Barbosa não fornece explicações para não ter entregado o apartamento funcional, que a Corte coloca à disposição de ministros do STF, em Brasília.
 
Barbosa aposentou-se no dia 31 de julho, e teria até 31 de agosto, de acordo com decreto da presidência da República de 1993, para devolver o imóvel de 500 metros quadrados em área nobre do Distrito Federal. 
 
Entretanto, outra resolução estende por um prazo de 90 dias o suporte a ministros aposentados. A normativa do Supremo inclui linha telefônica, carro, motorista, sistema de informática e segurança, não citando, portanto o imóvel funcional. Ainda que fosse seguido por esse entendimento, Barbosa teria que devolver o apartamento até 29 de outubro.
 
Em nota, a assessoria do ex-ministro disse que a mudança começou há 10 dias, e será concluída até o final desta semana.
 
As informações são da coluna de Ancelmo Gois, do Brasil 247 e da Folha de S. Paulo.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cadê o aluguel, JB?

    A União deveria cobrar indenização (aluguéis) pelo uso INDEVIDO do apartamento funcional do ex-ministro do STF.

    Proponho uma nova campanha:

    Cadê o aluguel, JB?

  2. O que um assunto tem a ver

    O que um assunto tem a ver com o outro?

    Um é a condenação criminal de corruptos e o outro é a ocupação prolongada de um apartamento funcional devido à demora na mudança (ao menos esta foi a justificativa do Ministro aposentado).

    Não faz sentido desqualificar a atuação de JB na AP 470 e seus comentários proferidos na palestra de ontem com o assunto do apartamento.

    1. Sim, já desqualificar decisões colegiadas da corte, aí faz…

      Enquanto suas autoritárias decisões monocráticas prevalecem, aí faz…

      Tácéuto…

      A demora é porque ele está procurando “outra sede” ilegal para sua empresa Ass, digo, Assas.

      Será que vai comunicar a mudança ao fisco americano e à associação comercial de Maiâmis Dêidis?

    2. Para os inimigos…

      … os rigores da lei, para os “amigos” tudo permitido…

       

      Como se fiz por ai: “Quer ver um tucano atrás das grades? Vá ao zoológico.

    3.   Tem razão.
        Só que pregar

        Tem razão.

        Só que pregar solidez moral quando se tem telhado de vidro é como um disco riscado: a melodia é aquela, mas soa mal.

    4. Tem tudo a ver! Primeiro que

      Tem tudo a ver! Primeiro que aqueles que vc aponta como corruptos, alguns foram condenados sem provas ou com provas que só valiam para condenar membros do PT. Segundo, que a base da acusação (compra de votos de deputados para votarem projetos de interesse do governo) não se provou verdadeira. Só para ficar em alguns casos: José Dirceu foi condenado sem provas, com base na teoria do Domínio do Fato que contraria os princípios do Estado de Direito e isso não sou eu que digo, são grandes juristas como: Ives Gandra e Bandeira de Melo, além do próprio formulador da teoria. José Genuíno, foi condenado por ser presidente do PT, ou seja, por cumprir uma formalidade de assinar um contrato que segundo a justiça era fictício e ele tinha o obrigação de saber (teoria que só vale para condenar o PT). Um homem integro, que dedicou a vida ao Brasil, que apesar de anos na política, o único patrimônio é uma casa que foi paga em 30 anos através de um financiamento da Caixa. O caso João Paulo Cunha, que foi condenado mesmo provando que os 50 mil reais que a mulher dele recebeu foi para pagar despesas de campanha, enquanto isso, o tucano Pimenta da Veiga recebeu 300 mil reais do Marcos Valério e é considerado ficha limpa (já que a justiça permitiu sua candidatura). Agora, o Magistrado que comandou todas esses arbitrariedades em nome da justiça, da moral e dos bons costumes, é o mesmo que comprou um apartamento em Miami de 1 milhão de reais usando de uma empresa de fachada, é o mesmo que autorizou reforma de quatro banheiros em seu apartamento funcional (que até agora não entregou) no valor de 90 mil reais, é o mesmo que enviou para primeira instância o mensalão do PSDB e o caso do mensalão do DEM. Então amigo, tem tudo a ver! 

    5. aquino, aquino

      aquino, aquino……………..sabe de nada inocente……………faz o seguinte : se aprofunda no tema AP-470……………….ou fica calado!!!

  3. Aos que ainda mantém alguma

    Aos que ainda mantém alguma esperança de que, um dia, Joaquim Barbosa se candidate a algum cargo eletivo (até mesmo a presidente da república), podem tirar o cavalinho da chuva.

    Esse aí gosta mesmo é de falar sozinho, sem ninguém para contestar. Se um adversário perguntar pelo apartamento em Miami de US$ 10,00, pela reforma do banheiro ou pelo ocultamento do inquérito 2474, ele desmonta na hora. Se bobear, parte até para a agressão.

  4. Doutor Joaquim Benedito

    Doutor Joaquim Benedito Barbosa Gomes,Doutor Aécio Neves da Cunha e João Luiz Woerdedenbag Filho.É mole ou querem mais?

  5. Somente, agora, barbosa

    Somente, agora, barbosa desocupará o apartamento que o contribuinte lhe subsidia. O seu rigor moral se aplica a todos menos a ele mesmo.

    Falso moralista é assim!

    1. Meu Deus!!!!!!!!!!!!
      Eh mais

      Meu Deus!!!!!!!!!!!!

      Eh mais que o dobro de uma mansao gigantesca de 270 mil dolares que nos vimos na Virginia ha 3 anos atraz!!!!!!!!!!

  6. Nada falousobre o fato de ter

    Nada falousobre o fato de ter mentido aos demais ministros, quando foi perguntado se o iquérito  2474 tinha alguma vinculação com a AP 470 e negou, quando depois de quebrado o sigilo viu-se  que tinha tudo a ver, inclusive desmentindo com laudos algumas  de suas afirmativas no relatório da ação pemal. Que nome pode-se dar a alguem com esta cara de pau?

  7. O que tem a ver

    Concordo com o Aquino

    Parece vingancinha de criança birrenta esse papo do apartamento.

    Se o JB está cometendo alguma ilegalidade, o STF então precisa tomar  providências.

    Agora, usar essa suposta infração pra desqualificar as declarações do cara ou suas decisões no processo do mensalão é ridículo.

    Acho que o GGN precisa rever alguns dos seus textos. Do contrário vai virar uma espécie de “veja pró-governo”. E isso não ajuda em nada. Ao contrário, só atrapalha e avacalha.

    O bom senso e a razoabilidade mandam lembranças.

    1. “Se o JB está cometendo

      “Se o JB está cometendo alguma ilegalidade”:

      Esta sim, como ja estava antes:  o apartamento eh endereco de firma fantasma usada pra compra de um apartamento “por 10 dolares” em Miami.  Isso eh ilegal.

      “o STF então precisa tomar  providências”:

      Nao, canalha ora ekes eh os outros.  Nao eles.

    2. .

      “usar essa suposta infração pra desqualificar as declarações do cara ou suas decisões no processo do mensalão é ridículo.”

      E como qualificar as sentenças de um juiz que pratica fora da sala de julgamento exatamante o contrário do que a integridade e idoneidade de um juiz exige? 

    3. Dois pesos

      Perseguir, atacar e condenar o Protógenes por causa da Satiagraha e manter as investigações paradas, tudo isso pode, né?

      Então tá, ilustre.

    4. O mensalão não existiu

      Allex, o problema é que esse processo foi um lambança do começo ao fim e continuará assim por muito tempo e esta sitação ilegal de Barbosa não é a primeira. Como a mentira tem pernas curtas, um  dia a justiça virá e essa farsa cairá. Esse julgamento tem que ser anulado. Saiba pq o mensalão não existiu.

      http://lexometro.blogspot.com.br

  8. Por equívoco, enviei três

    Por equívoco, enviei três comentários semelhantes. Por favor, se passarem pela moderaçao, publiquem apenas o último. É a minha primeira participação e eu não tinha visto a resposta automática lá na “cabeça” do site.

  9. Apoio crítico

    Se tal comparação fosse feita pela imprensa tradicional , envolvendo personagens que recebem “apoio crítico” da nova mídia, haveria um foguetório ensurdecedor contra o sensaciobalismo e espetacularização  da velha mídia.

    “Enquanto criticava o posicionamento dos ministros que ficaram, após a mudança do colegiado do Supremo em 2012, tornando as “penas dos políticos menores do que as dos não políticos”, Barbosa ainda se utiliza de favorecimento, mantendo-se no apartamento funcional da Corte em Brasília, que já deveria ser entregue.”

  10. Dúvida

    Eu gostaria de saber porque o “Brabosa” se aposentou.

    Pelo que li e ouvi, cheguei a formular várias teorias para consumo próprio, a predominante é que seus pares lhe impuseram o bilhete azul. Chego a pensar que ele foi aposentado compulsóriamente.

    Alguém conhece a verdade?

     

    1. E, do jeito que a coisa vai,

      E, do jeito que a coisa vai, tb não vai durar muito na advocacia… Não tem meia hora como advogado e já tá enquizilado como os ministros do STF… Eu hein!

  11. Se ao menos o Joaquim Barbosa

    Se ao menos o Joaquim Barbosa falasse o por quê de ter aceito a indicação do Lula para o STF…uma vez que ficou provado sua aversão ao PT…seria mais honesto. Afinal sua vultuosa e régia aposentadoria deve ao Lula, Dirceu, Genoíno…ao PT. Deveria declinar e nada receber …

  12. GM e JB  podiam convocar o

    GM e JB  podiam convocar o Ayres Britto  para formar o time de comentaristas do plenário. “As meninas do Joca”. O plenário do STF decide e eles comentam… A gente, só se diverte… Dá pra acreditar numa coisa dessas? o sujeito levanta do túmulo só pra encher o saco dos outros que estão lá quietos trabalhando… Onde é que tá o pessoal do MTST que não invade logo esse apartamento?

  13. Caro Nassif e demais
    Vocês

    Caro Nassif e demais

    Vocês estão falando com um canalha convicto, aos moldes do Aécio, GM, Cunha entre outros. Nada do que falemos o abala. 

    Ele ri de nossas conversas. Despreza. Fica claro com eles, o desprezo dos 500 anos da Casa Grande.Quanto mais eles se expoem, tanto mais isso fica visivel, tanto mais, a midia ataca o PT.

    Saudações

  14. Para fins de registro, o

    Para fins de registro, o BANCO ITAU patrocina Joaquim Barbosa, quando alguem for abrir uma conta lembrem-se disso.

    O BNACO ITAU está pisando na bola faz tempo, patrocinar um personagem tão controvertido como Barbosa é PROVOCAÇÃO direta, estão saindo do setor bancario para o politico, o PARTIDO ITAU, não estou gostando disso.

    Jamais compraria ações do ITAU, um banco que não sabe aonde acaba a agencia e começa a politica.

    A pergunta que não quer calar: O QUE BARBOSA PODE AGREGAR DE VALOR AOS CLIENTES DO ITAU ?

    Felizmente não tenho conta no Itau e jamais abrirei, fiquem com o Barbosa e eu fico com o Banco do Brasil.

  15. Barbosa joga para as massas ignaras

    JB sabe muito bem que a redução das penas para os “políticos” se deve à anulação, nos embargos infringentes, das condenações por formação de quadrilha pelos quais parte dos réus haviam sido condenados de forma errada. Olha só o tipo de gente que entrar na política brasileira, noutro pais esse sujeito teria perdido o cargo por ter dormido em plenário, essa tática de desqualificar seus colegas do STF é faca no pescoço dos  ministros no sentido de obrigá-los a adotar o famigerado “domínio de fato”(sem provas) para tornar inelegíveis Lula e Dilma, pois é isto que foi traçado por Vejas, Globos, Folhas e Estadões  em coluio com o senador tucano Alvaro Dias, o juiz Sergio Moro, mídia e MPF do Paraná, a central do golpe.

  16. Joaquim Barbosa e dúvida

    O cidadão em questão, autointitulado paladino da moral e da justiça, deveria ser o primeiro a zelar pelo princípio da igualdade, não? a questão é que a necessidade de moralidade e senso de equilíbrio só vale para os outros. Como disse alguém, “infeliz do povo que precisa de heróis”. E se esses heróis forem alguns ministros e ex-ministros do STF, estaremos fritos.

     

    Aproveitando, caro Nassif, gostaria de lhe perguntar se é realmente de sua lavra um texto intitulado “Desabafo de Luiz Nassif”, que está sendo distribuído pela rede. Nele, há críticas muito fortes ao povo brasileiro,chamado de “preguiçoso, malandro e que idolatra os safados”. Não acredito que seja seu, mas se não for, sugiro que faças um comunicado negando a autoria. Circula, como sabemos, muitos textos por aí que não são de autoria das pessoas citadas, usadas somente para dar credibilidade a textos apócrifos. Grande abraço do admirador.

  17. Procuradores federais que

    Procuradores federais que atuam na operação lava-jato declararam que a manifestação dos delegados favoráveis a Aécio são constitucionais e não comprometem a operação. 

    Os senhores procuradores certamente tentam salvar o trabalho, mas não será fácil. As mensagens publicadas pelos delegados nas redes sociais transmitem a sensação de que são cabos eleitorais engajados. Quem confiaria uma investigação com forte componente político a investigadores sabidamente militantes? Quem pode afirmar que as investigações, mais do que seletivamente vazadas, não foram também direcionadas para comprometer políticos aliados do governo, e livrar a cara de políticos da oposição?

    As consequências são claras: para se restaurar a credibilidade das investigações, os agentes devem ser afastados e as investigações devem ser refeitas. Mas, a depender da iniciativa do Sr. Ministro da Justiça, nada disso jamais ocorrerá.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador