Conselho de Ética arquiva denúncia contra Mercadante por suposta ajuda a Delcídio

Foto: Roberto Stuckert Filho
 
 
Jornal GGN – O ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante foi considerado inocente da acusação de tentativa de obstrução de Justiça feita pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ao Conselho de Ética Pública da Presidência da República. A denúncia surgiu após a Lava Jato vazar um grampo telefônico em que Mercadante oferecia ajuda ao ex-senador Delcídio do Amaral.
 
As gravações de conversas de Lula, Dilma e ex-ministros fez a Lava Jato mover ações por obstrução de Justiça contra os petistas, em Brasília. A Comissão de Ética Pública decidiu, por outro lado, arquivar o processo contra o então ministro da Educação Aloizio Mercadante, por entender que não houve crime por parte do ex-ministro. 
 
“Com efeito, as transcrições das conversas que constam do presente processo indicam apenas o oferecimento de auxílio a um colega de partido – gestões políticas junto ao Senado e, após o relato do assessor acerca de dificuldades financeiras sofridas pelo ex-Senador, promessa de que ‘iria ver’ no que poderia ajudar, ‘na coisa do advogado’ – sem que fique caracterizada conduta ilícita”, afirma a decisão do conselheiro-relator, Américo Lacombe, que é ex-desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). A informação foi publicada no Brasil 247.
 
O advogado do ex-ministro, Pierpaolo Bottini, já havia afirmado, em nota, que nas gravações “Mercadante diz expressamente que não interferiria na estratégia jurídica de Delcídio e nem na decisão por eventual delação. Sugeriu, apenas, que a defesa buscasse a rediscussão da prisão do Senador junto ao Senado Federal, com absoluta legalidade e transparência, uma vez que acreditava na ausência dos requisitos para a detenção”. 
 
“Mercadante reafirma que jamais intercedeu junto a qualquer autoridade para tratar deste tema. Reitera que confia plenamente na Justiça e no Ministério Público Federal, colocando-se, como sempre, à disposição das autoridades para todos os esclarecimentos necessários”, finaliza a nota de Bottini.

Assine

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

3 comentários

  1. e o partido dos trablhadores

    e o partido dos trablhadores cada vez maior.

    e os marinho? ridicularizados atpé em paraty…frança, italia, qq lugar.

    saad frias e mesquitas? decadência e desespero.

    aécio, ed cunha e td coligaão golpista? sendo presos e com evidencias fortes, milhoes em contas noexterior…tsc tsc tsc

     

    PFL de mendoncinha? PSDB de aécio? pMDB do miSHELL da mala, geddel e jucá?

    é,..parece q na politica brasileira sobrarão os nanincos de aluguel (queimados e sem proposta), e um PT enorme, PDdoB decisivo e PSOL jovem e energético..

     

    babou o galpe. ninguem mais topa estar na foto ao lado e golpista.

    chupa, canalhada!

     

    ‘tomou?’

    …com voz de bussunda pro marcelo madureira se sentir bem insignificante.

     

  2. OBSTRUÇÕES SELETIVAS

    Mas é incrível como continuam perseguindo petistas por “crimes” que peemedebistas e tucanos praticam com muitoa mais afinco. Um deles acabou infiado até num conselho de ética.  E o Aécio age como nada tivesse acontecido.

    Mas quanto os tucanos aparelharam em oito anos?

  3. Vazamento seletivo global

    À época estava nítido que não havia qualquer ilegalidade nas atitudes de Mercadante. Era só firula da Globo, que pra variar, escolheu somente alguns trechos da gravação para insuflar mais ainda a manada e turbinar a deposição de Dilma. Quem leu a fala completa de Mercadante já sabia disso.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome