Mendonça justifica uso da LSN contra opositores por “obediência à lei”

André Mendonça justificou o uso da Lei de Segurança Nacional (LSN) contra opositores do presidente Jair Bolsonaro, porque a lei determinava

Agência Brasil

Jornal GGN – O indicado ao STF, André Mendonça, justificou o uso da Lei de Segurança Nacional (LSN) contra opositores do presidente Jair Bolsonaro, porque a lei assim o permitia.

Mendonça usou a LSN para abrir inquéritos contra críticos do presidente Jair Bolsonaro, enquanto era ministro da Justiça do governo.

De forma contraditória e aparentando pacifismo, Mendonça negou que teve como objetivo “perseguir ou intimidar” opositores do governo.

Mendonça referendou suas ações “em estrita obediência ao dever legal” e que a revogação da medida ocorreu “em boa hora”, mas que a LSN estava em vigor. “Daí, não restava ao executor da norma outra opção senão atuar conforme seus parâmetros”, disse.

Criada na ditadura do regime militar brasileiro, a lei previa que calúnia ou difamação contra o Presidente da República é crime. A LSN, que foi mantida durante o governo de Jair Bolsonaro, foi usada contra críticos, com a abertura de inquéritos.

“Sentindo-se o presidente da República ofendido em sua honra por determinado fato, (…) devia o ministro da Justiça instar a Polícia Federal para apurar o caso, sob pena de, não fazendo, incidir em crime de prevaricação”, blindou-se, durante a sabatina realizada no Senado.

Leia mais: Sabatina de Mendonça: “na vida, a Bíblia; no Supremo, a Constituição”

Assista a sabatina de André Mendonça ao STF no Senado:

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador