Glossário: Gestão Democrática

Por Julia Dietrich, do Centro de Referências em Educação Integral.

 

A gestão democrática pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar – pais, professores, estudantes e funcionários – em todos os aspectos da organização da escola. Esta participação incide diretamente nas mais diferentes etapas da gestão escolar (planejamento, implementação e avaliação) seja no que diz respeito à construção do projeto e processos pedagógicos quanto às questões de natureza burocrática.

Esta perspectiva de gestão está amplamente amparada pela legislação brasileira. A Constituição Federal de 1988 aponta a gestão democrática como um dos princípios para a educação brasileira e ela é regulamentada por leis complementares como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Plano Nacional da Educação, em seu artigo 22.

É fundamental compreender a questão da gestão democrática para além do seu aspecto conceitual. Não se trata apenas de uma concepção de sociedade que prima pela democracia como princípio fundamental, mas do entendimento de que ademocratização da gestão é condição estruturante para a qualidade e efetividade da educação, na medida em que possibilita que a escola crie vínculos com a comunidade onde está inserida, paute seu currículo na realidade local – conferindo sentido aproposta pedagógica – e envolva os diferentes agentes em uma proposta corresponsabilidade pela aprendizagem e desenvolvimentos dos estudantes.

Este processo implica inclusive no envolvimento dos próprios estudantes, tendo a experiência e o direito à participação como elemento fundamental para o seu pleno desenvolvimento.

Para que a gestão democrática aconteça é fundamental criar processos e instâncias deliberativas que a viabilizem. Nessa perspectiva, o modelo tradicional de organização da escola ainda é um grande obstáculo, conferindo ao diretor ou equipe diretiva as prerrogativas de decisão sobre a escola, e sua comunidade. Mesmo com a existência de legislações que amparem a construção de uma gestão descentralizada, é preciso que a própria instituição escolar transforme sua cultura na perspectiva do diálogo igualitário, da horizontalidade e do equilíbrio entre as forças que compõem a comunidade escolar.

Segundo texto publicado no programa Progestão de Minas Gerais, são princípios da Gestão Democrática :

• Descentralização: A administração, as decisões, as ações devem ser elaboradas e executadas de forma não hierarquizada

• Participação: devem participar todos os envolvidos no cotidiano escolar (professores, estudantes, funcionários, pais ou responsáveis, pessoas que participam de projetos na escola, e toda a comunidade ao redor da escola).

• Transparência: Qualquer decisão e ação tomada ou implantada na escola tem que ser de conhecimento de todos.

E, como apontam os autores do texto Gestão da educação: o município e a escola, “essa nova forma de administrar a educação constitui-se num fazer coletivo, permanentemente em processo, processo que é mudança contínua e continuada, mudança que está baseada nos paradigmas emergentes da nova sociedade do conhecimento, os quais, por sua vez, fundamentam a concepção de qualidade na educação e definem, também, a finalidade da escola.”¹

Saiba mais aqui e conheça melhor nossa sessão de Glossários.

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Explique-se, por favor

      Existe uma forma de uma gestão escolar, ou quelauer que seja, não ser ideológioca ? 

      Vc sendo um liberal, no teu conceito, uma gestão tem de ser embasada nos preceitos liberais. Isso não é ideologia ?

      Se uma gestão é democrática, em tese, ela abarca todas as correntes ideológicas, e vc sendo liberal, e teu vizinho não, vão discutir com ode mais membros de ideologias diversas e que seja implantada a gestão pelo consenso. 

      Agora, se vc acha isso eufemismo para ideologia, então vc prefere que sempre toda gestão seja liberal, pois é a melhor, not eu ponto de vista. Isso não é diatadura ?

      1. “ela abarca todas as

        “ela abarca todas as correntes ideológicas” não existe isso . o marxismo é hegemonico na academia.

        [video:ela abarca todas as correntes ideológicas]

      1. Quando você viu uma empresa

        Quando você viu uma empresa pedir para o seu cliente reduzir a compra de seu produto.

        vamos estatizar então, ai ninguém precisa pagar?

        1. No apagão do farol

          Foi no apagão do (des)governo fhc. Eu vi as empresas que vendem energia elétrica pedir a redução do consumo. Depois o (des)governo tucano multou quem consumia acima da média. Fizeram as burradas e o povo pagou o pato. Típico neoliberal que gosta de privatizar os lucros e socializar os prejuízos. Igual ao caso Sabesp.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador