Eleições de faz de conta num país muito, muito, muito distante…, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Eleições de faz de conta num país muito, muito, muito distante…

por Fábio de Oliveira Ribeiro

Duas notícias chamaram minha atenção na internet esta semana. A primeira diz respeito ao assombro de uma suposta jornalista com o aumento das intenções de voto em Lula. A segunda foi o sentimento de fracasso atribuído a Sérgio Moro porque ele não conseguiu anular a liderança de Lula nem mesmo metendo-o na prisão.

As duas notícias estão interligadas. Elas revelam mais do que enunciam. Se a jornalista fosse isenta ela não teria ficado assombrada, mas apenas relatado o fato de maneira serena procurando saber qual a razão do desempenho eleitoral de Lula. Não seria muito difícil encontrar razões para justificar o que está ocorrendo. 

O Brasil cresceu e distribuiu renda durante o governo Lula. A mesma população que o ex-presidente petista ajudou a obter sustento, educação, saúde e alimentação está agora desempregada, faminta e desprotegida pelo Estado neoliberal criado com ajuda da imprensa. O fracasso do desgoverno Michel Temer é evidente e isso também beneficia Lula. 

A jornalista pressupõe que o povo brasileiro não tem memória. Pior, ela esqueceu que a imprensa foi incapaz de eleger um presidente desde 2002. O assombro dela não convencerá ninguém a deixar de votar em Lula. 

Após proferir sua sentença a relação do juiz com o réu deveria deixar de existir. Se queria destruir a liderança política de Lula me parece evidente que Sérgio Moro deveria ter se afastado do processo por causa de sua evidente suspeição. Nenhuma motivação pessoal deve orientar a ação do juiz. Ele deve julgar o réu de maneira impessoal. Se for incapaz de fazer isso ele viola o direito do réu a ser julgado por um juiz imparcial.

No campo político a parcialidade é uma necessidade. Pode até mesmo ser considerada uma virtude, pois raramente os traidores são perdoados pelos seus ex-aliados. No campo jurídico a parcialidade envenena não só o processo em que o juiz atua. Ela compromete a segurança que a população deveria ter de que as decisões judiciais não seriam contaminadas por motivações de ordem econômica, ideológica, política, racial, social, sexual, etc…

Não existe democracia sem legitimidade governamental obtida de maneira tranquila e consensual. Portanto, sem eleições livres com a participação de todos os candidatos preferidos pelos diversos grupos populacionais o regime político será qualquer coisa menos democrático. 

O programa econômico neoliberal de Michel Temer foi rejeitada pelos eleitores em 2014. Tudo que tem sido feito (entrega do petróleo aos estrangeiros, privatização de estatais, congelamento de investimentos em educação e saúde, revogação de direitos sociais e trabalhistas etc…) padece de um vício que propaganda jornalística alguma será capaz de esconder ou disfarçar. Apesar de estar sendo maltratado por um sistema de poder criminoso que assaltou a presidência através de um golpe de estado disfarçado de Impedimento, o povo brasileiro tem agido de maneira pacífica e cordata porque sabe que tudo pode voltar a ser como era através das eleições de 2018. Mas a tolerância dos brasileiros também tem limite.

A normalidade de faz de conta vai acabar se Lula não for autorizado a disputar a presidência. O golpe das eleições sem Lula não será recebido com a mesma passividade demonstrada até o presente momento. A reação violenta dos eleitores de Lula à exclusão dele da disputa é previsível e será inevitavelmente considerada justa pelos petistas. Com muito pouca legitimidade o novo desgoverno neoliberal que for eleito será obrigado a enfrentar uma verdadeira revolta civil que tem tudo para piorar o quadro de fuga de investimentos, prejuízos insuportáveis, redução de arrecadação tributária, desemprego e estagnação econômica que foram produzidas deliberadamente pelo usurpador Michel Temer. 

A democracia deve igualar os eleitores de Lula aos demais eleitores (refiro-me obviamente à minoria abastada que assaltou o Estado e está lucrando com o empobrecimento do país). Com tantos juízes, Tribunais, promotores e MPs a maioria dos brasileiros está cansada de não desfrutar direito algum diante de policiais que desde o golpe de 2016 agem de maneira cada vez mais violenta nas periferias das maltratadas cidades brasileiras. Os PMs só são educados, prestativos e humanos quando fazem ronda nos bairros nobres. A igualdade perante a Lei prescrita na CF/88 parece até o início convencional de uma fábula medieval. Era uma vez num país muito, muito distante… eternamente mantido à distância da maioria de sua população por aqueles que odeiam a igualdade eleitoral garantida pelo regime democrático. 

A paz civil abre caminho para o sucesso econômico. Ninguém vai pacificar o Brasil excluindo Lula da disputa. Quem quiser vencê-lo nas eleições terá que oferecer ao povo brasileiro mais do que o PT fez desde 2002. Menos que isso será obviamente rejeitado pelos eleitores.

 
Fábio de Oliveira Ribeiro

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. OLHA aqui, não tem CRIME

    OLHA aqui, não tem CRIME maior do que a mídia manipular informações necessárias a uma sociedade que delas necessita pra que se obtenha uma melhor compreensão da realidade e dos fatos que a cerca ..informações isentas, esmiuçadas e racionalizadas de forma ética, imparcial, tudo pra que da sua absorção os povos consigam escolher quais seriam os melhores caminhos pra se alcançar o bem estar que a maioria dos seus indivíduos clama e necessita obter em suas curtas existências.

    ENVENENAR a realidade, manipular dados por interesses mesquinhos, é CRIME dos mais cruéis que um jornalista pode cometer contra o seu povo  ..inclusive da CENSURA

    então repito ao missivista:

    Quem era a JORNALISTA que se mostrou indignada ? Era a cheirosa da Cantanhede, a Loprete ou a Miriam Leitão, esta que quis o destino que levasse no próprio nome a predestinação do que viria a ser seu CARÁTER como jornalista da área político-econômica ?

     

  2. O golpe
    “O golpe das eleições sem Lula não será recebido com a mesma passividade demonstrada até o presente momento.”

    Será sim!!!

    Vamos pagar o mais alto preço – 50 anos de retrocesso – por não termos “estancado a sangria”: quando Aécio ensaiou questionar a legitimidade de nossos votos deveríamos ter, ali, reagido de forma peremptória e definitiva. Depois de termos sido solapados por “revoluções” e golpes desde o nascimento deste Brasil, já era para estarmos escaldados e mais atentos. Aquela inércia que nos fez assistir – e comentar brilhantemente – as jornadas de junho 13, Cunha, Aécio, Temer, Meirelles, Petrobras, Embraer e mais grave – Lula – é a mesma inércia que nos fará espectadores mais uma vez do deboche, opressão e butim.

    Se cada brilhante comentário fosse uma ação concreta, uma petição, um brado, uma ínfima insanidade e indignação real … Ah!!!!

    A fome já chegou e estamos contemplando a tormenta e a destruição.

    1. Você está muito desanimada,

      Você está muito desanimada, minha cara. 

      O desânimo é um péssimo conselheiro político.

      Lembre-se: 1788 nenhum francês sabia exatamente o que ocorreria em 1789. 

       

      1. Verdade, Caro!
        Verdade, Caro!

        É circunstancial. E, sim!!!, quem pode saber? Decerto, não eu…

        É só o que penso e como sinto, não necessariamente a “realidade”.

        Vamos ver… Excelente post!

        1. Quando dermos
          tudo por

          Quando dermos

          tudo por perdido

          Só então,

          só então…

          iremos

          encontrar

          Num local incerto

          O momento

          certo

          Imprevisto

          pela imaginação.

  3. QUANDO SOUBEREM QUE O CRIMINOSO É TAMBÉM ASSASSINO

    De fato, as coisas podem mudar, pode ser que milhões saiam as ruas, pode ser que muito se incendeie por aí, pode ser que os bandidos do judiciário, do ministério público, da polícia federal tomem um susto tal que voltem a seus lugares com os rabos dentre as pernas…e daí os golpistas sejam cassados como o coisa ruim para pagarem por seus crimes…pode ser, pode ser…

    Quem garante que não estaria certo quem vaticinou, dia desses, que o Moro, sendo já criminoso pelo crime de gravar e ainda por cima vazar para a globo,inconstitucionalmente, uma conversa entre Lula e a Presidenta da República e depois de levar um puxão de orelhas do ministro Teori, esse mesmo criminoso ficaria de mãos atadas , segundo esse tal vaticinador, pagou para alguém sabotar o avião que matou Teori……ou seja, além de criminoso seria também assassino….   Tem lógica: pra poder continuar agindo ao arrepio das leis, só mesmo apagando quem poderia ir além de um simples puxão de orelhas pelo crime de gravar e vazar conversa da presidenta……

    Bom mas isso cabe às instâncias corretas investigar….inclusive ao jornalismo investigativo.    E o vaticinador dizia: não tenho prova, mas tenho convicção que além de criminoso é assassino……Afinal, o verme condenou sem provas (aliás, não querendo ver a prova de que o triplex era da OAS que o tinha inclusive dado como garantia numa operação financeira)…..Se condenar sem provas valeu para a atitude do verme, porque o estrume também não poderia ser condenado sem provas, só com convicção?       E daí, quando a opinião pública souber disso…..sai debaixo…….vai ter muita gente querendo cozinhar o verme/estrume em fogo lento……E quando o verme/estrume se ferrar ante a opinião pública, mais uns passos e muitos outros calhordas de toga poderão ter que fugir pra não serem linchados…..e depois muitos deputados e senadores golpistas serão cassados também, e os corruptos do Executivo não conseguirão se proteger sob força nenhuma…….que serão milhões nas ruas……

    Triiiiiiiiiiiiiimmmmmmm, o despertador me acordou.

    1. O seu desânimo é patético. No

      O seu desânimo é patético. No seu caso o toque do despertador o desperta do que você acredita ser um sonho para o pesadelo que orienta a sua vida patética de maníaco depressivo. Pare de acreditar que a realidade será exatamente como você a descreve. E siga o conselho do jovem Marx: o mais importante não é descrever a realidade e sim modificá-la.

       https://vimeo.com/236264929

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador