FHC aposta em Alckmin e Bolsonaro no 2º turno, se PSDB “consolidar” votos no Sul-Sudeste

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – Esqueçam o Norte e Nordeste e concentrem-se na “consolidação” de votos ao Sul do País. Essa é a dica de Fernando Henrique Cardoso para a equipe de Geraldo Alckmin levar o PSDB ao segundo turno. O ex-presidente, contudo, aposta que o Fernando Haddad, um paulista, terá dificuldade de penetrar na região Nordeste e levar o PT ao segundo turno. E dado o favoritismo de Jair Bolsonaro nas pesquisas, FHC aposta num duelo entre Alckmin e o deputado do PSL. 

Na conta de FHC, Alckmin consolidaria os tradicionais votos do PSDB nas últimas 3 eleições presidenciais nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. ” Acho que a estratégia deve ser consolidar o que tem, e não arriscar onde não tem. A escolha da vice [Ana Amélia com penetração no Sul] foi correta”, disse FHC.

Em entrevista na Folha, ele acrescentou que “o candidato do PSDB tem que concentrar onde sempre teve mais votos. Aí tem que brigar com quem? Bolsonaro.”

Ainda que admita que esse eleitorado do eixo Sul será disputado por Bolsonaro e Alckmin, FHC vê espaço para os dois no segundo turno. O argumento é que “a mesma dificuldade do PSDB, o PT tem também de entrar no Rio, no Nordeste, porque [Haddad] é paulista.”
 
“Aceitando que o sentimento bolsonarista vai se manter, para ir para o segundo turno, é PT e PSDB. Tradicionalmente, a disputa ia ser PT e PSDB no segundo turno. Agora, eu acho que será para ver quem vai para o segundo turno”, avaliou FHC.
 
Além de indicar que o PSDB deve priorizar o Sul ao Nordeste, FHC também disse que Alckmin conta com a falta de conhecimento do povo, que não sabe que os tucanos fizeram (e ainda fazem, com Aloysio Nunes) parte do governo Michel Temer. “O povo não sabe, não se liga nisso. Uma coisa somos nós, intelectuais, jornalistas, que vivemos nesse meio. Para o povo, tem que mostrar como é o Geraldo. É uma fragilidade das instituições democráticas. O desempenho da personalidade, do líder, conta mais que os partidos.”
 
Para FHC, a “população vai olhar duas coisas. Primeiro, o que levo com isso [apoio a um candidato]? Está sempre subjacente o que eu ganho. Segundo — falo por mim —, vai ter que acentuar as características que a pessoa tem. Que características tem Alckmin? É experiente, não está envolvido em corrupção.”
 
Quando informado de que Alckmin tem aliados e parentes citados em esquema de corrupção, FHC respondeu. “Mas você vai ver e não é nada. Como Haddad, não tem nada. (…) [Lula] está preso e deixou de ter voto? Por que Geraldo vai deixar de ter porque não sei quem está metido?”

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Contam com o nosso

    Contam com o nosso esquecimento ou pensam que somo estupidos……

     

    o candidato que mandou descer o sarrafo em professores e estudantes (em crianças e adolescentes, portanto)  e que mais fechou salas de aula denuncia em sua farsesca propaganda eleitoral da evasão escolar de Dilma e, vejam só o descalabro….temer!! Como se o indigitado não fosse aliado de primeira hora do golpisto…..

     

  2. FHC. O DESESPERO TUCANO BATE Á PORTA

    Mas também um outro Desespero Tupiniquim. A maior parte da Nação começa a olhar para trás e se perguntar: – Como podemos perder novamente 40 anos entre estes medíocres? Como pudemos descer tanto?

  3. Incrível!

    Mas FHC esta correto. Então resta não a descontrução de Bolsonaro , mas a desconstrução de Xuxu.

    Pois se continuarem substimando JB ele leva no primeiro turno!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador