Marco Aurélio e Celso de Mello reagem à declaração “golpista” de Eduardo Bolsonaro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Câmara
 
 
 
Jornal GGN – Após o deputado federal eleitor Eduardo Bolsonaro dizer em vídeo divulgado nas redes sociaiis que, para fechar o Supremo Tribunal Federal, basta mandar um “soldado e um cabo”, alguns ministros da Corte reagiram. A declaração foi uma resposta a uma pergunta sobre eventual cassação do diploma de Jair Bolsonaro pelo Supremo. O vídeo foi gravado em julho passado.
 
O ministro Marco Aurélio Mello disse que vivemos “tempos sombrios”. Segundo a Folha, ele acrescentou apenas que deve “aguardar, com toda serenidade, os acontecimentos.”
 
O decano Celso de Mello enviou uma nota que foi publicada na íntegra pela jornalista Mônica Bergamo, na Folha:
 
“Essa declaração, além de inconsequente e golpista, mostra bem o tipo (irresponsável) de parlamentar cuja atuação no Congresso Nacional, mantida essa inaceitável visão autoritária, só comprometerá a integridade da ordem democrática e o respeito indeclinável que se deve ter pela supremacia da Constituição da República!!!! Votações expressivas do eleitorado não legitimam investidas contra a ordem político-jurídica fundada no texto da Constituição! Sem que se respeitem a Constituição e as leis da República, a liberdade e os direitos básicos do cidadão restarão atingidos em sua essência pela opressão do arbítrio daqueles que insistem em transgredir os signos que consagram, em nosso sistema político, os princípios inerentes ao Estado democrático de Direito”. 
 
Segundo o Painel desta segunda (22), o vídeo mostra “autoritarismo e despreparo”. Um magistrado teria dito que “tribunais só são peças dispensáveis na ditadura.”
 
O presidente Dias Toffoli estaria “sob pressão” para se manifestar, mas até o momento ainda não falou nada.
 
Depois da repercussão negativa, Eduardo Bolsonaro disse que sua fala não é “motivo para alarde”. “Se fui infeliz e atingi alguém, tranquilamente peço desculpas e digo que não era minha intenção.”
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quando se pensa que está ruim….

    Pode piorar.

    Com a releitura do período da ditadura (movimento) e o ensurdecedor silêncio frente à declaração tão estapafúrdia do Bolsonaro filho, Tofolli já demonstra como vai ser a sua presidência. É incrível, mas já começamos sentir “saudades” da Carminha……

     

  2. Merecemos?

    Cada país tem o governo que merece.

    Será que nós merecemos?

    Acho que foi a mídia (PIG) quem despertou todo esse ódio nos eleitores do Bolsonaro e, essa mesma mídia, ainda erra ao não explicitar corretamente ao povo brasileiro esta situação que vivemos.

    A F de SP tomou a dianteira e espero que não seja tarde demais.

    Numa época onde espertos pedem que seja o PT quem deva pedir desculpas à população, eu já acho que é a mídia brasileira quem dvia fazê-lo

  3. A Constituição? Ora, a Constituição…

    … foi revogada pelo TRF-4, com a anuência do STF, que nada fez quando os desempacadores decidiram que “a operação na Petrobrás não obedece ao ordenamento comum”.

    Sem tapar essa brecha, não há como impedir um cabo e um soldado de fecharem o STF, por que o STF já se fechou a si mesmo.

    Afinal, basta caracterizar o fechamento do STF como parte da “operação na Petrobrás” que a coisa fica “juridicamente perfetia”.

     

  4. estranhou o que?

    A fala do rapaz é adequada para um pais onde o supremo tribunal e a imprensa admitem preso político, remoção do presidente eleito sem crime, alienação/doação do patrimônio nacional, subtração de direitos trabalhistas, imprensa golpista e manipuladora, onde notórios criminosos (com provas!) são protegidos, juiz defende para si direitos e ganhos obcenos………..

  5. O togado Marco Aurélio vai

    O togado Marco Aurélio vai aguardar, com toda serenidade, o cabo e o soldado fecharem o STF. Para esses ministros, tanto faz servir à plutocracia ou aos psicopatas de farda, o patrão é o mesmo, a única preocupação é garantir o salário nababesco e vitalício.

  6. Acho que a indignação

    Acho que a indignação “suprema” é mais pelo fato do STF ter sido esculachado como se fosse um tribunalzinho de vilarejo, aquele em que o xerife da região não dá bola. 

    Os supremos togados são muito vaidosos. Como assim, um soldado e um cabo? Nem sequer sargento? Muita humilhação. Dado a suprema importância da instituição “que está funcionando normalmente” exiga-se que no mínimo se mande um coronel, vá lá um tenente-coronel.

    Pelo menos em considerção a boa vontade dos supremos com as “reivindicações” dos oficiais. O comandante exigiu “não à impunidade”, e no dia seguinte, a suprema Rosa, mudou seu voto e prendeu o Lula.

    A questão é, como manter a supremíssima dignidade de joelhos e de quatro? Essa é a  suprema questão

    1. STF

      A próxima nota do STF vai ser tranquilizadora: eles vão dizer que Bolsonaro vai mandar pelo menos um sargento e um cabo para fechar o STF. Tudo bem.

  7. Não só a mídia!

    Veja o que o desequilibrado falou via telão na Av.Paulista ontem em manifestação. Veja sobre o escrito em caminhonete que fazia parte de carreata em Limeira! Veja o caso da senhora caixa de supermercado. Com pouco tempo para repetir, informo que relatei no Clipping do Dia.

  8. Marco Aurélio reagiu? Não,

    Marco Aurélio reagiu? Não, colocou panos quentes.

    E pro Celso de Mello um recado: vai no shopping tirar selfie com bolsominion que o primeiro filho releva. 

    Pro Gilmar não tem recado, já deve estar se articulando com o general do Toffoli  acertando o voto a favor da prisão em segunda instância. É o modo de conversão mais rápido.

    Em se confirmando a catástrofe o único ministro que será caçado é o Ricardo Lewandowski. Sob a complacência de todos os canalhas da Corte.

    1. Exato! E mais uma ditadura de

      Exato! E mais uma ditadura de “direita”, o capital do dólar se impondo sobre a democracia.

      Ué… mas não era a “esquerda” que impunha ditaduras? A “direita” não defendia a liberdade, a democracia?

  9. “Se fui infeliz e atingi

    “Se fui infeliz e atingi alguém, tranquilamente peço desculpas e digo que não era minha intenção.”

    Tanto faz a intenção, algum repórter deveria / poderia pressionar esse deputado publicamente:

    “O Sr. pediu desculpas. Pode-se dizer que o que o Sr. acatará as decisões do STF? E que não participará de nenhum movimento de desacato, mesmo se movido por seu pai?”

    Ou algo assim.

    1. É muita ingenuidade acreditar

      É muita ingenuidade acreditar em pedido de desculpa de fascistas. Se eles ganharem a eleição, o militante de esquerda que participou ativamente da eleição vai ter duas opções: sair do país, ou se esconder, porque a possibilidade de ser assassinado é muito grande. Estou temeroso pelas minhas filhas, e netos.

       

  10. Mãos limpas

    Aqui mesmo muito se discutiu sobre o efeito da Operação Mão Limpas na Itália e seu efeito, o surgimento de Berlusconi.

    Muitos se perguntavam o que surgiria depois da Lava-Jato aqui no Brasil. Taí a resposta. É bem pior que o Berlusconi.

  11. Judiciário podre

    O STF já se auto-destruiu. Como quer agora respeito? O que fez quando cassaram a Dilma sem crime de responsabilidade? O que fez quando o Moro publicou os áudios entre Dilma e Lula? O que fez quando o TRF4 disse que casos especiais poderiam desobedecer o ordenamento jurídico? O que fez quando aceitou a prisão antes do trânsito em julgado? Senhores do STF, agora é tarde. Vocês já destruíram a justiça. Ninguém mais tem consideração com vocês. Recolham-se à sua insignificância.

    1. Nunca vi cachorro mordedor que não latisse antes.

      Rui, duas regras simples para orientar o eleitor:

      1. Se um candidato promete fazer alguma coisa boa, seja cético.

      2. Se um candidato promete fazer alguma coisa ruim, acredite.

      Os latidos já estão se transformando em mordidas, bem na frente dos nossos olhos incrédulos, bem na frente de uma imprensa que se recusa a classificar o energúmeno como candidato de extrema-direita, bem na frente de um tribunal eleitoral que diz que calúnias fazem parte do jogo democrático e devem ser rebatidas pelos mesmos meios, enquanto a justiça de piso manda aprender jornais que questionam o programa do candidato “que não é de extrema-direita”, bem na frente de um tribunal constitucional que continua brincando de avestruz enquanto a república vai sendo destruída.

      Esse cão morde, Rui.

      Como mordiam os cães Benito e Adolfo. Como morde o cão Duterte, e como mordem os cães sauditas.

      1. Só os mortos não evoluem

        Gostei de você, Donádio. Passou a vida promovendo as cadelas e agora, que elas estão com a mão na faixa, vê a merda que fez.

        Antes tarde do que nunca. Mas nesse caso, foi tarde demais.

  12. O STF errou …
    O STF errou quando passou a tramitir suas sessões o troço passava nos botecos e salas de recepção e os ministros começaram a querer ser populares , declarações óbvias , frases de efeito , mais entrevistas que atacante de futebol.
    Não tem de ser populares , um cidadão médio deveria saber no máximo o nome de dois ou três.
    Foram emparedados pois foram brigar na popularidade.

  13. BEM FEITO!!! Quem planta,

    BEM FEITO!!! Quem planta, colhe. Duas facções em luta: A extrema direita, os Bolsonaristas, contra os “AMASSA BOSTA” do Partido Judiciário. E Viva a Guerra Híbrida promovida pelos YANKEES!!!!! contra o PT!!!!!!!! E viva Eu que tô de partida pra Venezuela!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador