Algumas questões sobre o leilão de Libra

Por Emanuel Cancella

Mentiras e verdades sobre o leilão de Libra

Mentira nº 1 – O leilão vai desenvolver todas as regiões do país e vai trazer emprego e renda aos brasileiros.

O fato: a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Bicombustíveis  – ANP já realizou 11 leilões e até hoje nenhuma empresa vencedora desses leilões, à exceção da Petrobrás, construiu refinaria, plataforma, navio ou sonda no Brasil.

Mentira nº 2 – O Brasil não possui tecnologia nem recursos financeiros para produzir no pré-sal.

O  fato: a) quem desenvolveu a tecnologia inédita no mundo que permitiu a descoberta do pré-sal foi a Petrobrás; b) A Petrobrás possui  reservas de, no mínimo,  60 bilhões de barris de petróleo. O equivalente a pelo menos 6 trilhões de dólares, cotando o barril à média de 100 dólares. Com uma garantia dessas, que banco deixará de financiar a Petrobrás?

Mentira nº 3 – A presidenta Dilma afirma  que “ o dinheiro dos royalties vai permitir grandes investimentos em educação (…) mais creches, alfabetização na idade certa, escolas em tempo integral, ensino médio profissionalizante, mais vagas em universidades, mais pesquisa e inovação, professores mais preparados e bem remunerados.”

O fato: o dinheiro dos royalties até hoje só serviu para colocar chafarizes em praça pública, porcelanato nas calçadas,  financiar shows e campanhas políticas. Campos dos Goytacazes, o município que mais recebe royalties no Brasil, tem um dos piores IDH, além de ser o recordista no estado do Rio em trabalho escravo.   O Estado do Rio, que fica com mais de 80% dos royalties, tem os professores mais mal pagos e uma das piores escolas públicas do Brasil. Além disso, os royalties representam 15% do petróleo. Mas só 5% , a parcela reservada à União, estarão garantidos à  educação e à saúde.

Os 15% dos royalies representam o rabo do elefante. A sociedade quer discutir o elefante inteiro, ou seja, o que fazer com os outros  85% do petróleo que estão sendo entregues a petrolíferas estrangeiras, através dos leilões.

Mentira nº 4 – O Brasil já assimilou a ideia de realizar leilões.

O fato –  Embora a imprensa hegemônica, que está a serviço das grandes empresas, boicote as verdades sobre o campo de Libra, para enganar o povo e beneficiar as empresas, o povo não apoia a entrega das riquezas do país a multinacionais estrangeiras.

Nas décadas de 1940-50, os brasileiros criaram a campanha “O petróleo é Nosso!”,  a maior campanha cívica do país. Isso quando o petróleo ainda era um sonho. Agora que é realidade, temos o desafio de barrar os leilões.

Mentira nº 5 –Leilão não é privatização.  

Fato: no caso de Libra, quem ganhar o leilão terá direito de explorar o campo por 40 anos. Em quatro décadas, a petrolífera estrangeira vai secar  a reserva. Petróleo não tem duas safras. São reservas que não se renovam e levam milhões de anos para se formar.

Mentira nº 6 – Temos que aproveitar a oportunidade e vender todo o nosso petróleo, porque a tendência é a queda do preço desse comodity.

Fato: os especialistas de petróleo são categóricos. À medida que ficar mais escasso a tendência é o preço do petróleo ultrapassar a marca de 100 dólares o barril. Aliás, o petróleo tem sido o motivo das guerras contemporâneas. Alguém tem dúvidas sobre porque é tão disputado?

Porém, a maior de todas as verdades foi pronunciada pela atual presidente da República. Durante a campanha, em 2010, Dilma Rousseff disse e está gravado que: “Privatizar o pré-sal é um crime e que ele é o nosso passaporte para o futuro”.

RIO DE JANEIRO, 02 de outubro de 2013

O autor é técnico da Petrobrás a 38 anos, Secretário Geral da FNP e do Sindipetro-RJ

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Respeitar a lei

    Todas essas “mentiras” foram discutidas no Congresso por um bom tempo e todos os contraditórios existiram e foram discutidos,  votados e se tornaram lei.

    A lei é para ser respeitada ou é para se ter dois pesos e duas medidas, ou quem gritar mais, muda ?

    1. Então respeitemo-as. Na lei

      Então respeitemo-as. Na lei está prevista a possibilidade de passar os campos para a Petrobrás, sem a necessidade de leilão, só com a canetada da Dilma.

    2. mentira

      “foram discutidas no Congresso”

      foram discutidos com TODO o povo que resolveu por maioria, nas eleições de 2010, escolher o modelo da Dilma PT que era CONTRA os leilões, doação, privatização ou qualquer outro nome que estiver na moda.

      concessão,  privatização….. tergiversação, tal e qual “semi virgem” ou “ligeiramente grávida”.

      trata-se de roubo ao futuro do povo brasileiro. com a conivência da Dilma e do PT !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      e o povo tem sim, direito e, mais que isso, o dever de se manifestar contra o que não concorda.

      como eleitor da Dilma eu me sinto TRAIDO pela opção de DOAR o petróleo descoberto pela Petrobras.

      -deve ser um complexo de cucaracha que se apossou do PT, presidenta Dilma à frente…….

      edison lobão, esse nome me dá calafrios…. veja na wikpedia a quem ele serviu/serve!!!!!!!

      minas e energia em governo do psdb e depois no do pt ???????????????????

      ele vai entregar o “pacote” do fegace.

       

    3. A lei permite que a

      A lei permite que a exploração de campos do Pré-Sal seja, sem licitação, entregue a Petrobras.

      Pleitear que a mesma explore Libra, em regime de exclusividade, em nada afronta os desígnios da legislação pertinente.

      E mesmo que esta disposição não estivesse lá, não existe nada de ilegítimo em batalhar politicamente para que leis sejam alteradas.

  2. Cancela em parte…

    “A sociedade quer discutir o elefante inteiro, ou seja, o que fazer com os outros  85% do petróleo que estão sendo entregues a petrolíferas estrangeiras, através dos leilões.”

    No regime atual de partilha (royalties + parcela da Petrobrás), com os custos (investimento + extração) e impostos devidos pelas pessoas jurídicas devemos discutir  ±35% e não 85% para as petroleiras. Este percentual seria o resultado operacional líquido aproximado sobre o faturamento. Caso a exportação do petróleo cru fique isenta do ICMS e outros tributos diretos.

    Feita a correção acima…

    Não existe previsão para a substituição do petróleo como principal fonte energética. O volume das novas descobertas de hidrocarbonetos, mesmo considerando gás/óleo de xisto, é insuficiente para que a cotação caia o suficiente para inviabilizar economicamente a exploração do Pré-sal.

    Caso o consumo atual diário, 3.000.000 de barris, aumente em 50% nos próximos 20 anos, os tais 60 bilhões de barris (caso 100% recuperáveis) esgotam-se em 40 anos, somente com a utilização nacional. É sobre isto que devemos pensar… exportar petróleo crú é suicídio!

     

     

  3. Privatização?

    Se esse leilão se mostrar criminoso, como muitos estão alertando, Dilma entrará na mesma vala histórica onde está FHC. Politicamente isso seria desastroso, pois toda a esquerda que apostou no PT perderia de imediato um grande aliado na política, e passaria a ter mais um entre tantos inimigos.. o que mais irrita no momento é ver a Dilma vibrando toda a vez que fala nos tais royalties de 5%. Será isso que ela reservou para nós?

  4. …..   a decisao por

    …..   a decisao por desnacionalizar a petrobras esta esquisita:  pimeiro descobrem o poço depois dao baratinho no leilao.

    ha q se explicar melhor essa estrategia.

  5. Este leilão de Libra está

    Este leilão de Libra está muito confuso. O governo argumenta que o motivo do leilão é a falta de recursos da Petrobras, só que neste texto, o articulista enumera uma medida (entre as várias possíveis) para garantir $$ para a exploração do Pré-Sal.

    Parece até discussão da época das privatizações, nos anos 90: o governo alegava que as estatais eram monstros ingerenciáveis, que a venda seria boa para o Estado obter mais recursos, enquanto vários especialistas alegavam que a culpa era do Estado, pois este estava sucateando as empresas.

    Outro ponto interessante é que o articulista prova, de papel passado e tudo, que leiloar por 40 anos é privatizar, mesmo que parcialmente.

    Ao contrário de rodovias e ferrovias, o petróleo não é uma fonte de energia renovável; então, secou o poço é um abraço e dividendos gordos para os estrangeiros que vencerem a licitação.

     

  6. Pura ideologia.
    Esse assunto

    Pura ideologia.

    Esse assunto é tão cansativo. Parece uma conversa fora de hora.

    Já tivemos esta discussão…todo leilão esse papinho vai voltar?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador