Juízes torcedores, por João Sucata

Juízes torcedores

por João Sucata

Há reclamações infundadas.  Anos atrás tínhamos juízes que visivelmente procuravam agradar os de cima, gente que mandava. Era muito comum ver atuações parciais, favorecendo os grandes. Hoje isso ficou bem mais raro. No futebol amadurecemos razoavelmente. Muito se deve ao público. São milhares de pessoas vendo no estádio, direto, bafo na cabeça dos homens de preto, a maior parte querendo disputa honesta, que vença o melhor. Não há mais prevalência absoluta  deste ou daquele time nos órgãos de controle. Quando isso não acontece, quando o povo não controla, não escolhe, não torce, não tem contato, adeus neutralidade. Havia juízes que se tornavam o 12º jogador, por paixão, outros que se vergavam aos poderosos da vez, alguns tinham medo da torcida. O público foge quando isso se generaliza. Até boa parte dos torcedores do time beneficiado ficavam com vergonha, sabiam que ganhavam desonestamente, o esporte se degradava. Felizmente, isso  Juiz tendencioso recebe no mínimo alguns chinelos velhos na cabeça. Mas também infelizmente, tem os que querem ganhar de qualquer jeito, pouco importa se no apito. Mas quem quer ver ganhar o melhor, tem que torcer para o juiz ser juiz, não torcedor.

TIMÃO VENCE O SÃO PAULO;  PALMEIRAS CONTINUA INVICTO E SANTOS EMPATA

Mais algumas semanas e dará para avaliar se os times grandes brasileiros estão piores ou melhores do que na temporada passada. Para alguma coisa servem os estaduais. No clássico do Pacaembu o Corinthians venceu o Tricolor do Morumbi por 2 x 1. Do lado  deste, faltava um Hernanes, aumenta a expectativa pela performance do velho Nenê, vindo do Vasco, do outro lado, o Timão sente a falta de Jô. O Santos é outro que tenta encontrar um time com suas modestas contratações, apenas empatou. O Palmeiras sobrou contra o Bragantino, esbanja grana, contratou gente cara, Weverton, goleiro, Lucas Lima e Gustavo Scarpa, paga jogar em um meio de campo onde já tem Moisés, Dudú e outros meias.

VASCO X  FLAMENGO NÃO SAEM DO  0 X 0

Dois clássicos no Rio serviram para mostrar que os grandes estão com forças equilibradas e as defesas estão muito mais preparadas que os ataques.  O Vasco empatou com o Flamengo e no meio da semana o Fluminense com o Botafogo, em ambos zero a no zero. Dizer que as defesas estão preparadas pode ser um equívoco, leva à ideia de que estão bem, quando mais parece que os ataques é que estão deixando a desejar. É visível o estrago que faz a falta de grana para investir em craques pelo menos medianos. A ida de Scarpa e Nenê para São Paulo iustra bem essa conclusão.

Nos demais estados nada de relevante aconteceu, não houve surpresas. Um empate do Atlético Mineiro e só. Os campeonatos estaduais serão mornos. Mas servirão para mostrar quais os times que disputarão o título do Brasileirão.

O PALMEIRAS COM 3 GOLEIROS  TITULARES: COMO VAI SER?

O Verdão tinha um goleiro de nível de seleção, ou que pelo menos chegou a ser convocado, Prass, ídolo da torcida. E aí comprou o campeão olímpico, Weverton, que tem o mesmo status. Mas tem um terceiro que está jogando demais, que também virou  ídolo, que venceu as últimas 18 partidas que fez no gol e que, a não ser que tudo mude, o técnico jamais tentará retirá-lo do time. Jailson é  um goleiro excepcional. É intrigante como só com mais de 30 anos esse craque apareceu em time grande e se destacou. O técnico certamente terá problemas mais à frente, pois dificilmente três ótimos goleiros podem conviver quando apenas um pode ser titular.

COPINHA: FLAMENGO CAMPEÃO,  VALENTE E COVARDE

Parece contraditório mas é isso mesmo. O Flamengo disputou com o Tricolor do Morumbi o título da Copa São Paulo de Junior, marcou um gol aos dois minutos, depois se fechou na defesa, de forma covarde, mas onde se bateu com tremenda valentia, acabando por ser campeão. Imerecidamente, pois o Tricolor foi superior e só não marcou por azar.  A Copinha, mais de 120 times de aspirantes a craque, cumpriu sua função de mostrar algumas boas promessas. Todo mundo quer ser Neymar, ganhar coisa de milhão por dia, ter avião, lancha, casas nos principais balneários do planeta, tomar a bola do Cavani e bater o pênalti sem deixar que o técnico dê palpite.

João Sucata

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. juizes…..

    O SPFC, Vencedor de tudo nas Categorias de Base. ‘Conheceis a Verdade. E a Verdade Vos Libertará” CT DE COTIA. Genialidade de Genias. Extraterrestre Milton Cruz. JUVENAL JUVÊNCIO é inominável. VISIONÁRIO. GIGANTE SOBERANO

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador