Trump ameaça não defender aliados da OTAN inadimplentes

Comentários do ex-presidente e presumível candidato republicano para 2024 foram descritos como “desequilibrados” pela Casa Branca

Foto: Isac Nóbrega/PR

De olho em nova presidência como presumível candidato republicano à Casa Branca em 2024, Donald Trump disse que ‘encorajaria’ a Rússia a atacar qualquer um dos aliados dos Estados Unidos na OTAN que ele considera não terem cumprido as suas obrigações financeiras.

A Casa Branca considerou os comentários ‘terríveis e desequilibrados’. A declaração foi feita no sábado, em comício de campanha em Conway, na Carolina do Sul, antes das primárias de preferência presidencial republicana do estado, em 24 de fevereiro.

O ex-presidente manifestou dúvidas sobre a ajuda à Ucrânia bem como sobre a existência da OTAN, aliança de 31 nações que os Estados Unidos se comprometeram a defender quando necessário.

No sábado, Trump afirmou que em uma reunião da OTAN, sem especificar qual, disse a um chefe de EStado que os EUA, sob sua liderança, não defenderia quaisquer países que fossem ‘delinquentes’.

“Um dos presidentes de um grande país levantou-se e disse: ‘Bem, senhor, se não pagarmos e formos atacados pela Rússia, você nos protegerá?’”, disse Trump, acrescentando: “Eu disse: ‘ Você não pagou, você é delinquente?’”

“Não, eu não protegeria você. Na verdade, eu os encorajaria a fazer o que quisessem. Você tem que pagar. Você tem que pagar suas contas”, teria dito ele.

O porta-voz da Casa Branca, Andrew Bates, questionado sobre os comentários de Trump, disse: “encorajar invasões dos nossos aliados mais próximos por regimes assassinos é terrível e desequilibrado – e põe em perigo a segurança nacional americana, a estabilidade global e a nossa economia interna”.

Os países da OTAN concordaram em 2014, depois de a Rússia ter anexado a península ucraniana da Crimeia, em suspender os cortes nas despesas que tinham feito após a Guerra Fria e avançar no sentido de gastar 2% do seu PIB na defesa até 2024.

Durante a sua campanha de 2016, Trump alarmou os aliados ocidentais ao alertar que os Estados Unidos, sob a sua liderança, poderiam abandonar os compromissos do tratado da OTAN e só vir em defesa dos países que cumprissem a meta de 2% da aliança.

Em 2022, a OTAN informou que sete dos que são agora 31 países membros da OTAN estavam a cumprir essa obrigação – contra três em 2014. A invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022 estimulou gastos militares adicionais por parte de alguns membros da OTAN.

Os comentários de Trump ocorrem num momento em que a Ucrânia continua atolada nos seus esforços para evitar a invasão da Rússia em 2022 e enquanto os republicanos no Congresso se tornam cada vez mais céticos em fornecer ajuda adicional ao país, à medida que este luta com contra-ofensivas estagnadas e escassez de armas.

Com informações do The Guardian

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador