Reforma política e plebiscito são consenso, diz Cardozo

Jornal GGN – A presidenta Dilma Rousseff se reuniu nesta quinta-feira (27), no Palácio do Planalto, com os presidentes dos partidos da base aliada para receber sugestões sobre a reforma política. Segundo os ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, a proposta de Dilma de realizar um plebiscito foi apoiada durante o encontro, que durou quase três horas.

Segundo Aloísio Mercadante, ministro da Educação, a interpretação majoritária na reunião é de que o plebiscito é um instrumento muito importante de partição popular na reforma política. “Foram citados dois aspectos essenciais, o financiamento de campanha e o sistema eleitoral, duas diretrizes que são essenciais. Então, a presidenta deverá encaminhar sua mensagem. Ela vai continuar ouvindo as lideranças do Congresso”, afirmou Mercadante.

Já o ministro da Justiça enfatizou que tanto a necessidade de reforma política como a realização do plebiscito são pontos de consenso. Cardozo afirmou que a maioria acredita que o plebiscito seria a melhor alternativa, porque permitiria que a população debatesse as teses e estabelecesse as diretrizes indispensáveis que vão compor o novo sistema político brasileiro.

Segundo o ministro, houve a maioria dos presidentes acredita que o plebiscito seria a melhor solução, embora existam alternativas. Para Cardozo, “o plebiscito permite que a população, já de imediato, debata as teses e fixe as diretrizes necessárias e indispensáveis para a construção dos textos que vão compor o novo sistema político brasileiro. A participação do povo não se limitará a um sim, um não”.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente do PSB, lembrou que a sociedade foi às ruas para melhorar a democracia e a representatividade. Segundo ele, é necessário dar curso dentro da institucionalidade às demandas da população, como estão fazendo a presidenta Dilma Rousseff e os presidentes dos outros poderes.

“A disposição dos partidos da base é de ajudar a presidenta Dilma a dar sequência ao esforço que tem feito, de ouvir e dar consequência aos reclamos da rua no Brasil”, afirmou Campos.

Além do governador pernambucano, participaram da reunião Carlos Lupi (PDT), Valdir Raupp (PMDB), Ciro Nogueira (PP), Rui Falcão (PT), Gilberto Kassab (PSD), Alfredo Nascimento (PR), Renato Rabelo (PCdoB), Benito Gama (PTB) e Marco Antonio Pereira (PRB).

Veja o vídeo divulgado pelo Planalto:

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador