Mais 605 estrangeiros são autorizados a deixar Gaza; brasileiros seguem fora da lista

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

34 brasileiros ainda esperam para sair do território pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito

Foto: Divulgação FAB

O governo do Egito divulgou, nesta terça-feira (7), a quinta lista de estrangeiros autorizados a sair da Faixa de Gaza, em meio à guerra de Israel. 

Mais uma vez, os 34 brasileiros que esperam para sair do território pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, não foram contemplados, segundo a embaixada do Brasil na Palestina.

A nova leva de autorizações inclui 159 cidadãos da Alemanha, 104 da Romênia, 102 da Ucrânia, 80 do Canadá, 61 da França, 51 da Moldova, 16 da Filipinas e dois do Reino Unido. 

Até o momento, cerca de 2.831 pessoas foram autorizadas a deixar a Faixa de Gaza. A primeira lista contemplou ao menos 480 estrangeiros; a segunda lista 576 estrangeiros; a terceira 571 estrangeiros; a quarta lista 599 estrangeiros e a quinta 605 estrangeiros.

Na última sexta-feira (3), o chanceler israelense Eli Cohen afirmou ao ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, que os brasileiros deveriam sair até essa quarta-feira (8). No dia seguinte, no entanto, os egípcios fecharam a passagem de Rafah. Agora não há um prazo estimado para isso.

A fronteira foi fechada em decorrência do ataque de Israel a um comboio de ambulâncias que deixava um hospital da capital de Gaza rumo ao Egito, transportando os feridos mais graves dos bombardeios. Segundo Israel, informações de inteligência apontavam que terroristas estavam nas ambulâncias.

Civis morreram por causa da ação israelense, considerada crime de guerra. Os pacientes haviam sido incluídos no acordo mediado por Estados Unidos e Qatar, interlocutor do Hamas, que estabeleceu que os palestinos, depois de tratados, teriam que voltar para Gaza.

O Cairo afirmou que não poderia permitir as saídas pela fronteira de Rafah enquanto houvesse risco para os feridos. Agora, os comboios de ambulância são organizados pelo Crescente Vermelho/Cruz Vermelha, com acompanhamento da ONU e as saídas foram retomadas.

Com informações da Folha de S. Paulo.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador