Conflito entre Rússia e Ucrânia leva à reorganização geopolítica

Pesquisador destaca que EUA têm sua hegemonia bélica sendo questionada, enquanto russos podem sair fortalecidos no médio e longo prazo

Photo by Hassan Pasha on Unsplash

O confronto armado entre Rússia e Ucrânia deixou às claras as diversas mudanças em andamento no contexto geopolítico e econômico global, em meio ao restrito apoio ocidental aos ucranianos contra a segunda maior potência bélica do mundo.

E o receio de confrontar os russos levou norte-americanos e europeus a tentarem parar a guerra de outra forma – via sanções econômicas que tem afetado toda a economia global.

Na visão do pesquisador Robson Valdez, da Secretaria de Planejamento do Estado do Rio Grande do Sul, o impacto gerado pelo confronto pode inclusive abrir uma brecha para uma reorganização multipolar.

Em artigo publicado no site Congresso em Foco, Valdez destaca que a ação russa “colocou os EUA e seus aliados na defensiva”, diante do receio de um confronto de dimensões nucleares com os russos, mostrando que a Rússia também se posicionou como maior adversário bélico à hegemonia norte-americana desde o colapso soviético em 1991.

Em meio às sanções impostas aos russos, os norte-americanos tentam manter a estrutura petróleo/dólar como referência de lastro para transações comerciais diante das opções que estavam surgindo diante da crise russo-ucraniana, inclusive a possibilidade de uma nova organização entre os países periféricos.

Contudo, Valdez destaca que a Rússia pode sair “relativamente fortalecida” no médio e longo prazo, já que o país manteve toda sua infraestrutura e “segurança” dos seus civis.

Além disso, o pesquisador ressalta que as sanções muitas vezes acabam tendo efeito inverso, já que as restrições podem ser usadas pelo país-alvo para culpar quem as impôs pelo sofrimento causado ao seu povo.

Leia Também

Quem é Volodymyr Zelensky, o falso herói da grande mídia na guerra da Ucrânia. Assista

As digitais dos EUA no Brasil e na Ucrânia, por Marcus Atalla

Em 2015, EUA já apostavam em uma guerra na Ucrânia

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador