Financial Times afirma que Brasil recuperaria sua credibilidade sem Mantega

Do Estadão

Sem Mantega, País recuperaria credibilidade, diz jornal
 
‘Financial Times’ diz que ministro ‘há muito tempo perdeu a consideração por parte dos investidores’
 
Fernando Nakagawa, correspondente
 
LONDRES – O jornal britânico Financial Times sugere que a saída do ministro da Fazenda, Guido Mantega, poderia ajudar o Brasil a recuperar a credibilidade. Em editorial publicado na edição desta quarta-feira, 26, o FT reconhece o esforço recente de Brasília em tentar melhorar a imagem com controle mais rígido da inflação e das contas públicas. Mesmo assim, o jornal defende que “a maneira mais fácil seria sacudir a equipe” e o primeiro alvo seria Mantega, “que há muito tempo perdeu a consideração por parte dos investidores”.

No editorial, o FT analisa a atual situação da economia brasileira e debate alternativas para o País recuperar a credibilidade e a força da economia. “A maneira mais fácil poderia ser sacudir a equipe. Guido Mantega, o ministro da Fazenda, há muito perdeu a consideração por parte dos investidores. Substituí-lo por um nome pró-mercado poderia fazer maravilhas”, diz o texto. Não é a primeira vez que a imprensa internacional fala na saída de Mantega. A revista The Economist já sugeriu a troca do ministro pelo menos duas vezes ao longo dos últimos meses.

O texto do FT lembra que o Brasil cresceu a um ritmo de 4% durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Agora, o País está “à beira de uma recessão técnica e ninguém sabe de onde o crescimento pode vir”. Entre os problemas da economia brasileira, o texto cita a desaceleração do consumo, baixo investimento, gargalos na infraestrutura e o aumento do déficit externo gerado pela desaceleração dos preços das commodities.

“Dilma herdou alguns desses problemas de seu antecessor. Outros derivam do ambiente global pior. No entanto, enquanto se aproxima o fim de seu primeiro mandato, muitos problemas foram produzidos por ela também”, diz o editorial.

Entre os exemplos de erros da equipe de Dilma o FT cita as isenções tributárias e outras medidas adotadas para incentivar a produção industrial, mas que “só aumentaram o déficit público, que foi camuflado pela contabilidade criativa”. “Ela incentivou o Banco Central a cortar taxas de juros, o que estimulou a economia e também o aumento da inflação”, diz o texto, ao lembrar que isso também enfraqueceu o real, acelerando a inflação.

“Combinando o jeito mandão e o estilo sabe-tudo de Dilma, o resultado final é que a senhora Rousseff e seu governo perderam credibilidade aos olhos dos investidores, justo agora que os tempos estão ficando mais difíceis e ela precisa mais deles”, diz o editorial. Apesar de apontar os vários problemas, o FT diz que a situação “está longe de ser perdida”. “Quase todos, no governo e fora dele, concordam em que a economia precisa mudar. A verdadeira questão é como”, diz o texto.

FT diz que as eleições presidenciais de outubro limitam o campo de reação. A disputa eleitoral, afirma o texto, vai adiar decisões difíceis. Então, outro caminho seria acelerar os investimentos em infraestrutura. “No entanto, enquanto agora alguns projetos estão oferecendo condições mais atraentes aos investidores, outros estão definhando”, diz o editorial, citando como exemplo que a concessão do Aeroporto de Guarulhos resultou, por enquanto, em apenas um “novo edifício garagem”. Por fim, também há morosidade do Congresso e Dilma teria pouca capacidade política para persuadir parlamentares, diz o texto.

 

Redação

59 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Recuperaria sim…

    Desde que a Dilma substitua por um ministro ainda mais intervencionista

    O Mantega já é frouxo com o Banco Central e os mercadistas ainda reclamam…

  2. caminho certo

    se o Mantega incomoda os gringos,

    é sinal que ele deve estar no caminho certo.

    ou alguém, com mais de dois neurônios, acredita que o financial times quer um Brasil forte e poderoso?

    …………………o engraçado dessa história é que o financial times bate palmas lá fora

    e aqui os macaquitos dançam!

  3. Mais uma dos gringos da ilha!

    Mais uma dos gringos da ilha! Era só que faltava, pautar a autoridade da presidenta Dilma, em nome de seus interesses! Petulância! Vá pautar Obama, Putin, Hu Jintao, misifio!

  4. O FTimes saiu do armário?

    Escancarou? Quer nomear ministros no Brasil? Está em consórcio com a mídia local (ou vice-versa que é + certo)?

    O Mantega incomoda muita gente mesmo, hein?

    Aliás, o Brasil quando começa a ficar independente, incomoda mesmo.

    Bão mesmo é um FHC!

    Aquele da dependência…

    1. Eles querem apenas vender

      Eles querem apenas vender jornal, o Mantega é incriticavel? Eles descem a lenha diariamente no Secretario do Tesouro dos EUA.

  5. Há uma dificuldade cognitiva

    Há uma dificuldade cognitiva de muita gente para entender o papel da imprensa, especialmente a economica.

    O Financial Times emite uma opinião. É a opinião deles. Essa visão do jornal não vem do nada, vem da vivencia secular

    da historia economica, eles já viram de tudo, viram como a hiperinflação alemã de 1923 foi debelada porque a tarefa foi entregue a um homem com imensa credibilidade, Hjalmar Schacht que em um ano trocou a moeda cuja inflação era de 10.000% ao dia para outra com inflação zero. FT já viu a libra sair do lastro ouro, já viu a Grande Depressão de 1929, já viu as duas Guerras Mundiais e a sequente recuperação economica, eles falam com substancia porque ja viram de tudo.

    Ninguem precisa a aceitar a opinião do FT, é uma simples opinião de jornal, é simples assim.

    1. è isto mesmo

      Vc acertou, não aceitamos a posição de uma jornal reacionário, que defende banqueiros e produz matérias que provavelmente foram feitas dentro do Brasil, por interessados que o mercado volte a imperar com os juros astronômicos! 

    2. Há uma dificuldade cognitiva?

      Bem, eu acho que não. Eles representam os “tories”, aqueles que se julgam acima da média, os mesmos que queriam condições especiais para especular na UE e foram rechaçados, os próprios que viram a Libor ser manipulada e ficaram quietos. Ora eles deveriam era olhar para o próprio umbigo e ver que vivem somente de passado e de frescura.

    3. Vivencia do FT

      É parece que a vivencia deles no ramo não é muito grande. Mas o gozado é que se tivessem afirmado que o Mantega transmite total credibilidade aos investidores e que ele nos ultimos anos foi totalmente acertivo nas sua previsões levando o mercado a cada vez dar maior credibilidade a ele e que o fechamento de contas sempre primou nos ultimos anos por nenhuma troca de critério ou interpretação que pudesse levar a qualquer redução de credibilidade e que nos ultimos anos não ocorreu nenhuma mudança em contabilização de impostações e muito menos operações estranhas de exportações de plataformas de petróleo que nunca sairam do país, então aí estariam coberto de razão e não seriam um jornal reacionário e muito pelo contrário estariam totalmente sendo coerentes com a isenção que pedem seus leitores.

    4. E ninguem aceita mesmo, meu

      E ninguem aceita mesmo, meu sr..  Num mundo em que cada semana é escolhido o país ou conjunto de países que atacarão, artigos como esse só vem a reforçar o que deseja o  Deus atual do mundo. Então a união européia, num passe de mágica saiu das manchetes e entrou os novos “Frágeis”, dentre os quais , obviamente está nosso país. Não conheço nenhuma teoria econômica, graças a Deus, apenas tenho a minha percepção do que é o mundo e seus interesses.

      1. Não ponha salto alto. O

        Não ponha salto alto. O espaço da União Europeia no FT é vinte vezes maior do que dos paises emergentes.

        São artiguetes, não tem tem grandes manchetes.

  6.   Calma, gente!
      É que

      Calma, gente!

      É que pegaria mal dizer que “sem Dilma, país recuperaria credibilidade”. Esse tipo de sugestão normalmernte dá força ao alvo.

  7. O FT tem razão, as coisas

    O FT tem razão, as coisas estão tão ruins por aqui que eu acho que eles deveriam sugerir, urgentemente, que os ingleses retirem seus negócios no Brasil o quanto antes! Que tal? Ou nós deveríamos expulsá-los, é bão tamém? Faz seguinte, faineichon, pergunta pro Sir Paul ondé que ele tem vindo fazer show quase todo dia.

  8. A altissima susceptibilidade

    A altissima susceptibilidade dos petistas à criticas é produta da insegurança causada pela fragilidade de seu papel historico.

    Podiam criticar Churchill dia e noite, a critica mais leve era chama-lo de alcoolatra mas ele nunca se incomodou porque sendo descendente de duques do Imperio o que vinha de baixo não lhe atingia a minima.

    Roosevelt tambem era insensivel à criticas, pelo mesmo motivo e olhe que Roosevelt fez erros monumentais em todos os setores em que punha a mão.

    1. Inclui o Lula entre os

      Inclui o Lula entre os petistas ? Ele não veio de cima e é a figura mais criticada pela mídia e setores da sociedade nos últimos dez anos. Aliás, a maioria são insultos e não críticas propriamente. Não consta que ele tenha processado nem 1% do que o criticam/insultam.

      1. Mas ele continua com esse

        Mas ele continua com esse papo de que todos estão contra o Brasil, é nós e eles, papo de torcida, de sindicato contra patrão, ninguem está contra o Brasil, nós não atrapalhamos a vida de ninguem, um jornal fazer critica não é porque 

        “está contra”, não é esse o jogo , são opiniões, eu posso divergir de meu filho sem estar contra ele, na verdade todo mundo quer que o Brasil cresça e todo mundo quer vir aqui e partilhar de nossa prosperidade.

    2. Araujo o Sr. é um

      Araujo o Sr. é um fanfarrão.

      Sua afirmação é um disparate, se não for uma mentira descarada.

      Quem tem alta sucetibilidade a críticas são os tucanos.

      Foi o Beto Richa que censurou as pesquisas em 2010, usando um judiciário que sabemos bem o que é, quando houve queda da sua intenção de voto animando a seara do adversário.

      Foi o Serra que demitiu o jornalista Heródoto Barbeiro da TV Cultura porque o mesmo dirigiu-lhe uma pergunta que não lhe agradou.

      Foi o Aécio que mandou fechar o Novojornal, único jornal mineiro que lhe fazia oposição e neste ano mandou prender o dono desse mesmo jornal.

      Foi o Aloisio Nunes que xingou o ministro da justiça por ter mandado investigar as roubalheiras tucanas no Metrô paulista, o que era sua obrigação fazer.

      Os exemplos são inúmeros.

      Agora diga-me, que jornalista foi despedido a pedido do Lula? Quando o Lula ou a Dilma, alvo diuturno de ataques e mentiras propalados pela imprensa e oposição, censurou alguém?

      Até ameaçar de bater no Lula os oposicionistas (ACM Neto e Artur Virgílio) já fizeram e os petistas nunca ameaçaram ninguém.

      É o seu time, Sr. Araújo, que não aceita críticas, que é antidemocrático e que usa de mentiras e violência contra quem não lhes diz amém o tempo todo.

      É por fazer uma acusação falsa, mentirosa e que cabe à sua parte do espectro político, não ao PT, que se pode dizer com toda a certeza. O Sr. é um fanfarrão.

      1. Meu caro Ruy, me poupe, faço

        Meu caro Ruy, me poupe, faço criticas todos os dias contra tucanos, hoje mesmo fiz sobre a bobagem do Alkmin dizer que o racionamento de agua é uma questão técnica quando ela é essencialmente politica.

        Não tenho nada a ver com tucanos, só fui filiado a dois partidos politicos, PTB e PTN,, deste fui o primeiro tesoureiro..

    3. Deve ser por esse motivo que

      Deve ser por esse motivo que a Presidenta Dilma continua impávida., juntamente com o ministro. Ela não tem o famoso “complexo de vira-latas”, tão famoso e repetido diuturnamente por alguns, sendo o sr. um dos que adora colocar o Brasil entre os vira-latas do mundo. Ela é insensível à críticas tal como o seu “Britânico famoso” de 1º mundo. Ah! deixa de ser tão complexado e solicite a mudança de naturalidade. Vai ficar muito feliz como um cidadão de alto gabarito.

  9. FT diz que Mantega tem que sair para os rentistas ganharem mais!

    Que texto que é esse ? Foi a tchurma do Pérsio Arida que encomendou pro FT? “Combinando o jeito mandão e o estilo sabe-tudo de Dilma, o resultado final é que a senhora Rousseff e seu governo perderam credibilidade aos olhos dos investidores, justo agora que os tempos estão ficando mais difíceis e ela precisa mais deles”. 🙂

    E antes tem mais outra “Guido Mantega, o ministro da Fazenda, há muito perdeu a consideração por parte dos investidores. Substituí-lo por um nome pró-mercado poderia fazer maravilhas”

    Com licença do macaco Simão, mas vou emprestar seu colirio alucinogeno, que não estou acreditando em algo tão explicito!

     

  10. A Grã Bretanha está em cise ,

    A Grã Bretanha está em cise , é possível que , por economia , as matérias sobre o Brasil estejam sendo produzidas em solo pátrio … Há diversos “especialistas” nacionais que pagariam do próprio bolso , para produzir matéria desse nível , numa publicação com a repercussão do FT …

    1. A grá Bretanha está em crise

      A grá Bretanha está em crise desde as guerras napoleonicas mas em nenhum pais do mundo, nem nos EUA, há tanto dinheiro e riqueza junta , eles tem que  barrar milhares por ano nos aeroportos de tanta gente que quer morar lá.

    1. É total, nenhum depositante

      É total, nenhum depositante perdeu dinheiro, a cupula da China deixa seu dinheiro nas Ilhas Virgens Britanicas, 150 bilhões de dolares limpinhos, confiam mais nos bancos britanicos do que nos chineses. 

      O maior banco do mundo é inglês, o HSBC, em 1930m depois da grande crise da bolsa,  tambem era um inglês, o Midland Bank.

  11. jogo especulativo será pesado

    Numa análise técnica da bolsa de valores (bovespa) verifica-se que nunca esteve em nível tão baixo em um começo de ano nos ultimos 5 anos. As ações da Petrobras acumulam baixas históricas.

    A diferença concreta para os anos anteriores é que se trata de ano eleitoral, com o PT voando em céu de brigadeiro.

    Ameaças e especulações na bolsa de valores agitam o PIG, mas representam muito pouco para o povão que vê nas politicas públicas e na macroeconomia o nó da questão. Investidores que esperavam realizar tradicionais lucros de começo de ano talvez mostrem impaciencia , uma boa aposta é saber até quando os “mercados” conseguirão manter a tensão sob a bolsa brasileira já que o terrorismo do PIG não apresenta resultados esperados e as massas são inertes à manobra.  

  12. O Diario de Coxipó da Ponte diz…

    …a GB estaria melhor sem George Osborne Ministro do Tesouro de Sua Majestade.

     

    Eu sou mais o diario de Coxipó da Ponte…

  13. O QUE  RESULTARIA SE UM

    O QUE  RESULTARIA SE UM JORNAL BRASILEIRO PEDISSE A “CABEÇA’ DE UM MINISTRO DA ECONOMIA DA INGLATERRA, ELES IRIAM “MORRER DE RIR”

      1. Araujo, acorda!

        Araújo, acorda!

        Seria injusto dizer que o FT é revistinha! Mas, convenhamos, trata-se de uma publicação fundamentalista, talibã, extremista pró-mercado. É claro, é óbvio, é “crystal clear”, que eles são incapazes se produzir qualquer avaliação isenta, séria, técnica, etc, etc. Trata-se de uma publicação que tem por objetivo primeiro dar legitimidade às desordens do mundo financeirizado e do fundamentalismo de mercado. Quanto às pessoas comuns como eu e você, que se explodão. É isso que reflete e reverbera essa publicação. Ademais, não custa ressaltar, que o Brasil começa a incomodar a hegemonia do anglo-saxã. Não que o Brasil irá tomar o poder e dominar o mundo. Nada disso! Mas se trata de um novo jogador e, claro, se quem mada puder evitar o surgimento de outro jogador no jogo, muito melhor, certo? Afinal jogar sem adversário é tudo que alguns querem.

        Abs,

  14. Mantega é preposto da Dilma.

    A Dilma é que manda nesse assunto de economia no Brasil. O Mantega está lá pois Dilma quer assim. Como não dá pra botar na capa um pé na bunda da DIlma – eu sei, a “Zoia” fez isso com Lula – por eles lá fora terem alguma noção de respeito, aproveitam pra fazer carga em Mantega. Sem chances por agora, ainda mais quando tem um “lobby” desses. 

    1. Eu acho que voce matou a

      Eu acho que voce matou a charada. A Presidente Dilma não pode ter outro tipo de Ministro, porque ela é o Ministro verdadeiro, o estilo de gestão dela, sem emitir juizo de valor se é bom ou ruim, é “hands on”, muitos grandes executivos de corporações enormes administram nesse modelo, não delegam nada e interferem diretamente nas areas que tem comandos mas esses comandos nunca tem total delegação e autonomia. Roosevelt administrava assim, não considerava nenhum Ministro dono da area, o que causava muita confusão, por exemplo no sistema “”hands on” o Presidente fala com o subordinado do Ministro sem avaisar o Ministro, atravessando linhas de comando, é o estilo Dilma.

      No estilo “hands off” ou piramidal, o Presidente nunca fala com o Secretario Executivo passando por cima do Ministro, 

      porque isso acaba com a autoridade do Ministro. Era o sistema do Presidente Reagan, Getulio tambem respeitava os Ministros., Juscelino nem tanto. Nos governos militares a cadeia de comando era geralmente respeitada.

       

  15. O erro burro

    Agora acho que finalmente entendi como uma potência como os EUA chegou a situação de quase falência. A razão, por mais hilário que pareça, foi por um erro burro, ou deja resolveram ouvir e seguir alguns conselhos de, como diz o PHA, jênios americanos. É incrível, mas é verdade. Como pode acontecer que os jênios conselheiros mesmo não encontrando uma única saída para salvar seu próprio país, continuem tendo a cara de pau de dar peruada na casa de outros. Jênios incríveis como o NWT, o FT, o FMI e outros malucos já deixaram, faz algum tempo, de receber as palmas do mundo, mas receberam dentro de casa e foi por isso que deu no deu. 

    1. Falência? Onde? Se chegou a

      Falência? Onde? Se chegou a quase falencia porque a China, o Japão, os produtores de petroleo, o Brasil e o mundo deixam quase todo seu dinheiro lá?

  16. Tirando a Dilma o próprio

    Tirando a Dilma o próprio Manteiga, e meia dúzia de cegos, ninguém mais aguenta esse cara, os jornalistas se divertem com ele, cada abrida de boca é uma cag…..da….

    Credibilidade zero!!!

    Até Lula reclamou e pediu mudanças….

  17. Somente “eles” viram de

    Somente “eles” viram de tudo… O restante  da humanidade  olhava para o outro lado.

    Descaramento e despudor, são predicados  imprescindíveis dos  representantes  dos países  centrais.

    Segundo pesquisa  feita  dentro  da Europa, mais da metade  dos   europeus, descrê  da honestidade dos seus 

    dirigentes. O resultado  financeiro  da corrupção no  continente  europeu ,para o ano de  2013 foi de apenas 120 bilhões de euros .

    Bom, isso não é tratado pela  imprensa  cabocla, nosso PIG,pois,   descolaria  a atenção a primazia

    da nossa posição   nesse  certame  promovido diuturnamente pela  diligente  mídia.

     

  18. Se esse jornalzinho

    Se esse jornalzinho mequetrefe, ‘Financial Times, acho isso, que bom !

    Significa que o Mantega está dando certo, então Dilma não mexe no homem, deixa ele onde está.

  19. Os fanáticos do blog estão certos

    Desta vez vou concordar com os fanáticos do blog. Não adianta mexer no inacreditável porque a verdeira ministra da fazenda é a nossa Presidente. A reeleição dela trará inevitavelmente algo positivo, ela terá de consertar os erros que está cometendo.

    Pelo menos ainda acredito que o ano de 2017 será muito bom, depois do reajuste violento dos combustíveis e de uma maxadesvalorização, a coisa começará a andar. Foi exatamente assim em 2003…

  20. É muita desfaçatez. Um jornal
    É muita desfaçatez. Um jornal estrangeiro, de um país que foi metrópole e hoje é vassalo dos EUA, exigir que um governo soberano substitua um ministro por outro “pró-mercado”.Quem esses canalhas pensam que somos? Será que ainda acham que somos colônia ou quintal de países europeus ou de impérios anglo-saxônicos? Eles vão ter que nos engolir, e se a presidente achar que deve trocar o ministro seguramente não será por pressão desses caras-de-pau do neoliberalismo global. Xô!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador