“Malandragem” é de lobista que fala em propina, não do governo, diz Carvalho

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Ex-ministro prestou depoimento à PF no mesmo dia em que escritórios do filho de Lula foram alvos de busca e apreensão. Para ele, lobista se aproveitou da proximidade com Lula para ganhar dinheiro

Jornal GGN – No mesmo dia em que os escritórios de Luis Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, foram alvos de busca e apreensão no âmbito da Operação Zelotes (leia mais aqui), o ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, prestou depoimento à Polícia Federal e, em seguida, em entrevista publicada pelo Estadão, admitiu a hipótese de lobista suspeito por venda de medida provisória ter se aproveitado da relação com Lula para tirar mais dinheiro de empresas.

Segundo Carvalho, o lobista Mauro Marcondes, dono da consultoria Marcondes & Mautoni, é conhecido de Lula desde a época em que o petista era sindicalista e Marcondes diretor da Volkswagen. Ele foi recebido algumas vezes no gabinete da Presidência quando Lula exercia seu mandato, mas não teve ajuda do governo para destravar medidas provisórias a pedido de outras empresas.

Para Carvalho, Marcondes, que foi contratado por representantes de montadoras de automóveis para emplacar no Congresso a MP 471 – que concede benefícios fiscais ao setor – pode ter falado em “propina” a políticos e ao governo para “ganhar mais dinheiro” das contratantes. Mas, de acordo com o ex-ministro, o Planalto tratou da questão de maneira “republicana” e não tem conhecimento de pagamento de vantagens indevidas para aprovar uma MP ratificada por acordo de líderes – inclusive do PSDB e do DEM.

“A malandragem é deles (lobistas) que, na hora de vender para as empresas podem falar que precisaram pagar (propinas). Quando você recebe as pessoas [no gabinete] não sabem o que elas vão fazer com aquilo”, disse Carvalho. O petista também informou que foi procurado por Marcondes em 2013, durante o governo Dilma Rousseff. Ele estava interessado em renovar a MP, que vigora até dezembro deste ano.

Leia mais: Sobre denúncias vazias e manchetes cheias

O Ministério Público Federal suspeita que Marcondes conseguiu a aprovação da MP 471 em 2009 e, em 2014, cinco anos depois, fez transferências à LFT Marketing Esportivo, empresa do filho de Lula, criada em 2011. A defesa de Luis Cláudio nega a relação com a aprovação da MP e explicou que o contrato é referente a trabalhos em sua área de atuação.

Duas bonecas para Carvalho

Gilberto Carvalho disse que a delegada que colheu o depoimento dispunha de uma série de documentos sobre os quais a força-tarefa da Zelotes possui dúvidas. Entre eles, uma anotação do lobista Alexandre Paes dos Santos dizendo que deveria levar “duas bonecas” para o ex-ministro.

“Em 2009 adotei duas meninas. Ele trouxe duas bonecas de presente, pequenas, de plástico. A delegada mostrou uma anotação em que ele dizia ‘não esquecer de levar duas bonecas para o Gilberto’. A PF interpretou como se boneca fosse código entre bandidos”, disse Carvalho. “Por isso foi bom esclarecer. Se quiserem posso mostrar as bonecas”, completou.

O lobista também havia anotado em sua agenda um encontro com Carvalho, em novembro de 2009, que as autoridades suspeitaram que serviria para tratar da MP. O ex-ministro provou, no entanto, que estava em Roma na data referida.

Zelotes sobre a família Lula

Para conseguir um mandado de busca e apreensão na LFT e na TouchDown (empresa que organiza jogos e nada tem a ver com as investigações da Zelotes, segundo a defesa do filho de Lula), o Ministério Público Federal argumentou que os pagamentos vultosos feitos pela Marcondes Pas duas empresas são “muito suspeitos”. A juíza Célia Regina Ody Bernardes, da 10ª Vara Federal de Brasília, concordou e autorizou a deflagração da nova etapa da Zelotes.

Essa terceira fase foge da origem da Zelotes, que investigava um esquema de abatimento de dívidas milionárias de grandes grupos econômicos – como Banco Safra, Santander, RBS (Rede Globo) – e políticos já protegidos por foro privilegiado junto à Receita Federal.

Segundo informações do Brasil 247, os advogados de Luís Cláudio ainda tentam, nesta terça (27), ter acesso aos autos da Zelotes já divulgados pela imprensa. Sem perspectiva de sucesso, eles cogitam levam uma reclamação ao Ministério da Justiça.

Novas suspeitas

Em meados de maio, quando as primeiras notícias da Zelotes começaram a aparecer na mídia, procuradores que atuam no caso chegaram a dizer que a operação era o oposto da Lava Jato: não tinha recursos para força-tarefa, nem um juiz ativo como Sergio Moro, muito menos o interesse da imprensa. Tudo mudou após a associação do filho de Lula à empresa de Marcondes. A partir de então, a Zelotes saiu do encalço do poder econômico para investigar a suposta – e mal explicada – compra da MP 471.

Segundo reportagem publicada nesta terça-feira (27) pelo Estadão, não é apenas a MP 471 que está sob suspeita. Outras medidas provisórias, como a 623/2013, a 512/2010 e a 683/2014 também podem ter sido “compradas” por ação de lobistas. Todas tratam de incentivos fiscais para montadoras. O jornal não ofereceu mais detalhes.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “O jornal não ofereceu mais detalhes.”

    Nem vai oferecer. O que eles querem é banguçar a vida dos petistas e principalmente macular a imagem de Lula. Justiça sem vergonha, que não presta para nada. Faz mais mal ao Brasil do que se pensa.

  2. O ministério da Justiça é o

    O ministério da Justiça é o cavalo de Tróia contra o governo Dilma? Nesse caso, gregos e tucanos que se entendam.

  3. Perseguição? Ora, é puro delírio persecutório…

    O  incrível na Zelotes é que há uma imensa listagem de empresas contrafatoras, uma delas a RBS, afiliada da Globo no RS, e delas nada se diz e a PF pelo jeito nada faz.

    E alguém ainda duvida de perseguição sistemática dos aparelhos Judiciário e Policial à Lula e ao PT?

     

     

     

  4. Juiz da operação Zelote

    Juíza da Operação Zelotes que autorizou a busca e apreensão pela PF na empresa do filho do Lula, em outubro de 2014, durante a eleição, indeferiu notificação judicial dos Correios contra Aécio:

    “Juíza indefere notificação dos Correios contra Aécio”

    Pedido de notificação judicial feito pela Empresa de Correios e Telégrafos contra o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, foi considerado improcedente pela juíza federal substituta Célia Regina Ody Bernardes, da 21ª Vara Federal do Distrito Federal (DF); na última terça (7) os Correios protocolaram uma interpelação alegando não serem verdadeiras as declarações do candidato sobre falhas no envio de correspondência com material de campanha em Minas Gerais

    http://www.brasil247.com/…/Ju%C3%ADza-indefere-notifica%C3%…

    tirado do (@stanleyburburin

    1. Isso explica bastante coisa.

      Isso explica bastante coisa. O outro juiz, a quem eram enviados os pedidos de busca e apreensão, bem como prisão preventiva dos acusados de sonegação/corrupção (e que os negou todos), foi afastado; somente depois da saída desse magistrado é que a zelotes começou a andar. Há muito caroço nesse angu.

      1. Muto caroço ?????????,

        Muto caroço ?????????, setecentas bolas de boliche, oitocentas duzias de bolas de golf, um cinturão de asteróides . . . . imagina o universo da corrução que gravita Brasília e seus orgãos mais diversos . . . . incrustado . . . . enraizado . . . . articulado pra todo lado, para cima, para baixo, em todas as máfias e submáfias . . . . é muita coisa cara, muita.

  5. Se compararmos essa Operação

    Se compararmos essa Operação Zelotes com uma pescaria poderíamos afirmar que os “pescadores” buscam, se entretem, em lançar as redes para pegar “piabas” e deixam de fora os bagres. 

    O que se depreende de tudo isso é que se não tiver o PT e/ou alguns dos seus hierarcas ou familiares no meio  não temos corrupção. Tudo é visagem. 

  6. Se os integrantes dessa PF,

    Se os integrantes dessa PF,  desse MP e dessa imprensa golpista tivessem um pingo de vergonha na cara, fariam como aquele perna-de-pau que, após levar uma caneta e um chapéu do adversário, diz estar com dor-de-barriga e pede para sair. Gilberto Carvalho os colocou onde merecem: debaixo do chinelo.

    A pilantragem dessa PF e desse MP é tal que, de uma tacada, conseguem desvirtuar e desacreditar a operação zelotes; os objetivos são claros: atingir Lula e sua família, o PT, o governo… E de quebra tirar os holofotes dos verdadeiros corruptos, corruptores e sonegadores, dentre eles grandes bancos, montadoras de automóveis e empresas de mídia, além de políticos como Eduardo Cunha e Augusto Nardes. E ainda há os tolos, incautos ou de má-fé que ardorosamente defendem a atuação da PF, do MP, do juiz sérgio moro e outras figuras do judicialeco.

  7. Essa juizita desmente a

    Essa juizita desmente a afirmação popular de que a imbecilidade tem limite: quer dizer que funciona assim, alguém trabalha de lobista para mim, em 2009, mas, para eu receber a “propina”, terei de abrir uma empresa 2 anos depois e, ainda, esperar mais 3 anos para me fazerem o pagamento. Imbecil, não, idiotia… (quer dizer: se não for apenas politicagem rastaquera dos mesmos de sempre que, agora, “pegaram” uma juizite vestida à caráter… E por onde andaria a corregedoria do TRF-1a.? E o que o Lewando está fazendo no CNJ? Essa dita substituta ainda estaria em período probatório? Haja saco.

    1. Tô ficando preocupado.

      Quando será que vamos acordar do pesadelo.

      Este é mesmo o Brasil, ou já mudamos para o inferno.

      Juízes, promotores, imprensa. Aqui parece que a verdade é inimiga da justiça.

      Vamos acordar, espero que a tempo d’eu poder ir à urna e ajudar, com meu voto, mais uma vez, a defenestrar esses traidores da pátria, amantes da ilegalidade e da mentira.

      Como dizia um grande cientista.

      … Isso é relativo!

  8. A PF perdeu a oportunidade de prender Carvalho em flagante…

    … ele se dispôs a apresentar as bonecas, mas não as notas fiscais!

    Claro caso de sonegação de um Petista (não ouso mais falar Petralha desde que RA se vangloriou de ter criado o termo)!

    E isso bem no meio da Zelotes! Cheio de empresas “de bem”!

    Acharam o maior sonegador.

    Espero que ele tenha visto pra fugir pra Itália.

  9. O episódio das bonecas

    O episódio das bonecas revela, de forma real e caricata ao mesmo tempo, a inépcia e a sanha persecutória (ao PT!) da “Pulissa Federal”. É de lascar!  E como se diz no Ceará: “Polícia republicana é meuzovo!”

  10. Gabinete araponga

    Se todo encotro for gravado em áudio e vídeo e a gravação SOMENTE SENDO AUTORIZADA SUA REPRODUÇÃO PELO STF, sem dúvida muitas destas “bombas” não existiriam e outras seriam intimidadas…

  11. Buá, buá: “porraloca” é a Dilma, que me desmamou aos 12 anos!

    A democracia brasileira está no nível mental em que a mídia a mantém através de uma lavagem cerebral que funciona, buscando pautar o maior espaço no conjunto de palavras que se consegue falar (3000/dia), fazendo que essas palavras relacionem-se ao assunto que se quer dominante, no caso o projeto de dominação que garanta a roubalheira “petralha”; por isso, o conluio com os vazamentos entre os “homens de preto” da Justiça(?) e o sincronismo midiático distímico (a “deprê” crônica do comentarista Boechat da Band é um bom índice e ajuda na identificação com o manipulado). Tal conspiração apresenta a compulsão de sempre encontrar as digitais petistas, mesmo que seja ficção inverossímil: propina antecipada ao filho do Lula em cinco anos na Zelotes; a falta d’água é culpa do governo federal que deixa desmatarem a Amazônia e aquecerem o planeta; a cocaína vendida no banheiro da escola é culpa das fronteiras desguarnecidas pelo PT, enquanto um “helipóptero” de cocaína dos financiadores do “reAécio” não vem ao caso; o trânsito está entupido, porque o PT construiu estádios para distrair o povo e as empreiteiras roubarem, apesar da gasolina estar cara porque o PT aparelhou a Petrobras; o descalabro pessoal e falta de educação financeira de quem se endividou no estilo de vida Miami em plena Crise Financeira Internacional é projetada na Dilma; os barbudos daqui escravizam médicos em complô com os barbudos cubanos bolivarianos, enquanto só impostos federais são lembrados como desviados para o governo manter sua base lá em Brasília e seus clientes políticos do Bolsa Família, pois só o PT aparece mal avaliado na mídia; a criminalidade é culpa do PT, que se acumpliciou aos Direitos Humanos contra os “humanos direitos”. Essa “nóia” de odiador de PT também aparece na certeza de que os homens de preto: MP, PF, Moro, os “bolsonaros” e os “corruptos de Cristo” serão seus vingadores sebastianistas, mas que terão de preservar os seus iguais, separando o joio petista do trigo anti PT, como os delatores premiados da Lava a Jato, mas que tinham alcançado altas penas por uma lei anticorrupção petista! Tanto “non sense” também ajuda a intimidar um judiciário que tem família a proteger do tsunami de robozinhos midiáticos, ou de assassinatos morais midiáticos.

  12. MP 623/13 – dispõe sobre

    MP 623/13 – dispõe sobre crédito rural na região da SUDENE;

    MP 628/14 – não existe, segundo o site da Câmara dos Deputados.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador