Aécio diz que não foi ao TCU interferir no julgamento das contas de Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O senador Aécio Neves (PSDB) disse que não foi recebido pelo presidente do Tribunal de Contas da União, Aroldo Cedraz, na tarde desta terça-feira (6), para “interferir” no julgamento do exercício fiscal do último ano do primeiro mandato de Dilma Rousseff (PT), agendado para amanhã, a partir das 17h. 

Segundo Aécio, o TCU abriu as portas para a oposição ao governo para receber apoio após ter sido atacado de maneira “vil” e “grosseira” pelo Planalto, que anunciou, no último domingo, a estratégia de pedir o afastamento do relator das contas de Dilma, Augusto Nardes, por ter antecipado seu voto contra na imprensa.

“Não viemos aqui interferir no mérito da decisão que deverá ser tomada, mas apenas garantir que o Tribunal de Contas possa fazer aquilo que faz com que a sua existência se justifique: atuar com independência, com isenção, com base em pareceres técnicos”, disse Aécio.

Na visão do candidato derrotado por Dilma na última disputa presidencial, o fato de a oposição se dirigir ao TCU na véspera do julgamento não é “politizar” a questão. “A politização veio exatamente do governo federal, da AGU. O advogado-geral há muito deixou de ser advogado-geral para ser um assessor político da presidente da República, inclusive atacando a oposição. O que estamos fazendo aqui hoje é defendendo o Tribunal de Contas contra uma ação política escancarada do governo federal e de seus ministros”, comentou.

Para Aécio, o Planalto tentou intimidar o TCU, que tem entre suas funções “a de julgar as contas da presidente da República. Na ausência de argumentos técnicos aceitáveis, o governo parte para a intimidação. (…) Se ilegalidades foram cometidas, e o Tribunal é quem vai dizer isso, aqueles que a cometeram têm de responder por elas.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “TCU abriu as portas para a

    “TCU abriu as portas para a oposição ao governo para receber apoio após ter sido atacado de maneira “vil” e “grosseira” pelo Planalto, que anunciou, no último domingo, a estratégia de pedir o afastamento do relator das contas de Dilma, Augusto Nardes, por ter antecipado seu voto contra na imprensa”:

    Aecim, vou escrever bem devagarzinho pois eu sei que voce nao consegue ler muito rapido:  voce esta confessando crime alheio.

    So que Nardes ja o confessou antes de varias maneiras diferentes.

  2. Oposição

    Senador Aécio Neves, boa tarde.

    A disputa Eleitoral já acabou, reconheça que o PSDB foi vencido nas Urnas, mude a prosa como um bom Mineiro que é.

    O seu saudoso avo  respeitado Líder politico não teria atitudes como a que Vossa Excelência vem demostrando ao Povo Brasileiro.

    Senador é preciso mudar de atitude ou talvez até de Partido pois o PSDB e o mesmo PMDB, que criaram e alimentaram o monstro chamado LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, o mesmo sempre terá a simpatia do Zé Povão.

    Goraria de ver e ouvir Vossa Excelência tocar no verdadeiro CÂNCER DO NOSSO  PAIS, se isto acontecer, eu passo a acreditar que verdadeiramente Vossa Excelência é comprometido como a POPULAÇÃO brasileira.

     

    Um Forte abraço.

    juvenal José Cândido 

  3. Esse rapaz acredita mesmo nas coisas que diz?

    Ele pensa que engana a quem? Diga que foi tomar um cafezinha, fazer um cafuné … é mais honesto. 

  4. O TCU NÃO PODE SER UM ÓRGÃO VINCULADO AO CONGRESSO NACIONAL.

    O TCU não pode continuar sendo um órgão vinculado ao Congresso Nacional – deve ser um órgão independente -, caso contrário em vez de funcionar como Tribunal, com ISENÇÃO ABSOLUTA, vai funcionar como um balcão de negociação de interesses políticos.

  5. Aécio diz que não foi ao TCU interferir no julgamento.

    O POVO MINEIRO na sua MAIORIA ESMAGADORA provou nas URNAS que não ACREDITA em AÉCIO NEVES (atualmente mais conhecido como AÉCIOPORTO do TITIO) a MAIORIA do POVO BRASILEIRO dos outros estados TAMBÉM e SOU EU é quem vai ACREDITAR?

    O AÉCIOPORTO do TITIO você deve achar que o SABIDO é só VOCÊ o resto é TODO MUNDO TROUXA, vai lavar essa cara MENTIROSO.

  6. Interessante o cenário

    Interessante o cenário político brasileiro. Nós temos o presidente da Câmara, terceiro homem na linha da sucessão presidencial, envolvido em denúncias de recebimento de propina, lavagem de dinheiro, etc. E continua no cargo, despachando normalmente, com total cobertura da mídia e da oposição de direita cretina e bandida. Temos o presidente do TCU igualmente envolvido em recebimento de propinas, igualmente blindado e com a missão de relatar o golpe contra Dilma – a única sem qualquer indício de práticas de corrupção. Ao lado desses dois paladinos da moralidade estão Aécio, Agripino e os barões da mídia. Precisa de mais o quê para entendermos o quão baixo nível chegou a realidade política brasileira. E que atinge a milhares de lobotomizados que são bombardeados diariamente pela mídia de uma nota só: contra o PT, contra Lula, contra Dilma, contra os bolivarianos. Que pobreza moral se tornou a nossa tão duramente conquistada democracia.

  7. Nardes existe contra a Dilma

    “Muito adequada” essa visita do Playboy ao Ministro Nardes, que não tem voto e, portanto, sem direito a falatório fora dos autos. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador