Almirante Othon é acusado de pedir “colaboração política e científica”

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Em nova delação premiada, o ex-presidente da Andrade Gutierrez, Rogério Nora de Sá, disse que o almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva pediu contribuição política e científica de 1% para o PT e o PMDB, para “projetos futuros”. 
 
Acusado de receber propina da Andrade Gutierrez e da Engevix, nos contratos da Usina de Angra 3, a delação de Gutierrez aponta que Othon recebeu valores por empresas intermediárias. No processo, é acusado de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, obstrução da justiça e organização criminosa.
 
O almirante teria questionado se o executivo da Andrade Gutierrez concordava em realizar uma “contribuição política” para o PT e o PMDB, para que os contratos da obra de Angra 3 tivessem sequência. 
 
“Othon Luiz colocou que ele, em razão de ser um cientista, gostaria que a Andrade Gutierrez contribuísse com ele com 1% sobre o valor das obras para que ele pudesse atender aos seus projetos futuros”, diz relatório do Ministério Público Federal (MPF).
 
“Rogério disse ter concordado com o pedido, sendo definido que, quando os contratos passassem a ter eficácia, haveria o pagamento da ‘contribuição política’ e da ‘contribuição científica’ para Othon Luiz”, completou.
 
Os partidos e o próprio ex-presidente da Eletronuclear Othon Luiz Pinheiro da Silva negaram as acusações.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. No mundo da espionagem não se

    No mundo da espionagem não se da nota fiscal. Será que os imbecis da Lava Jato acham que os americanos os ensinaram sobre o mundo da espionagem?

  2. Ressaltando:
    “Othon Luiz

    Ressaltando:

    “Othon Luiz colocou que ele, em razão de ser um cientista, gostaria que a Andrade Gutierrez contribuísse COM ELE com 1% sobre o valor das obras para que ele pudesse atender aos seus projetos futuros”

    Resumindo:  nao ta com cara que tem partido nenhum envolvido nao.  Ta mais com cara que a “delacao premiada” foi direcionada mesmo.  E disso nao saio.

  3. A mesma contradicao de novo

    “O almirante teria questionado se o executivo da Andrade Gutierrez concordava em realizar uma “contribuição política” para o PT e o PMDB, para que os contratos da obra de Angra 3 tivessem sequência”:

    So que o penultimo paragrafo nao suporta isso de maneira nenhuma:

    “Rogério disse ter concordado com o pedido, sendo definido que, quando os contratos passassem a ter eficácia, haveria o pagamento da ‘contribuição política’ e da ‘contribuição científica’ para Othon Luiz”

    Que gentilmente ia repassar essa “contribuicao” pro PT e PMDB?  Isso faz sentido pra alguem?  Faz sentido que alguem do governo OU PMDB pediria um intermediario cientista pra negociar propina?  E faz sentido que alguem da empresa que ja lidava com e propinava diretamente os partidos e politicos acreditaria em cientista -e por definicao, cientista brasileiro eh morto de fome.

    Essa “delacao” foi direcionada, ponto final.  Ate prova em contrario, pra mim, Rogerio esta mentindo.

  4. Particularmente, como

    Particularmente, como brasileiro, amante do desenvolvimento do País, acompanhando inclusive a atuação de alguns altos oficiais de Marinha nos anos 1968 e 1969 (alirantes othons daquele tempo), sabedor de seus grandes desvelos e empenhos para com o conhecimento e domínio de energia atômica em favor do Brasil desde aquele período negro politicamente, não consigo admitir cobiça, desvio de conduta ou crime ao Almirante Othon (embora nunca sequer tenha estado próximo a ele, ou a quem quer que milite nesta área nos últimos mais de quarenta anos).

    Um cientista não vende seu conhecimento, seus segredos, suas façanhas… nem se denigre por meia dúzia de dinheiros. Com muita probabilidade, o almirante está sendo  espremido, perseguido ou amolado por alusões que visam outras recompensas por parte de outros interesses.

    Vamos esperar, pra ver como isso acabará.

  5. “O almirante teria

    “O almirante teria questionado se o executivo da Andrade Gutierrez concordava em realizar uma “contribuição política” para o PT e o PMDB, para que os contratos da obra de Angra 3 tivessem sequência”:

    TAMBEM nao faz uma gota de sentido.  O que era do almirante Othon era o PROJETO CIENTIFICO e nao a obra de Angra 3.

    Ja cansei.  O item nao faz uma gota de sentido exceto como assassinato de reputacao.  Que cientista brasileiro -repetinndo, por definicao morto de fome- nao pediria uma contribuicao cientifica em um projeto desses, por sinal?  Pra quem ele ia pedir, pro governo?  Pro PMDB?

    Oras…

  6. Algo me diz que Othon terá

    Algo me diz que Othon terá esse processo revisto, do qual sairá ileso, porque até o momento só se ouve que um disse e outro falou, mas cadê as provas. 

    O que não podemos mais tolerar é essa degola nos delatores para que digam o que interesa à Globo. 

    O caso do governador Pimentel parece já ser um desses casos que vão se evaporar com o passar dos dias. Agora estão tentanto acuar Jackes Wagner, com denúncias de uso inapropriado de distribuição de Bolsa Família. Todo dia tem mais um na linha de frente, quando sabemos que muito, mas muito mesmo, foi ficando pra trás, e de tanto ficar caiu n esquecimento para ser, talvez, notícia requentada.

  7. É nossa operação paper clip. Às avessas

    Enquanto os americanos deram casa, comida e roupa lavada aos gênios nazistas, criminosos de guerra, nós perseguimos e destruímos a inteligência nacional, por causa de 1% de sabe-se lá o quê, denunciado à custa de chantagem.

  8.  
    Acho pouco provável a

     

    Acho pouco provável a veracidade dessa acusação. A não ser que o cientista Othon fosse um vulgar picareta. Impossível um homem dententor de conhecimento ciêntifico em área muito sensível e estratégica como a nuclear, necessitar se rebaixar ao nível de um mequetrefe picareta gualquer para arrumar financiamento pela via do esgoto. Duvido. Não seria difícil o almirante Othon obter recursos legais para suas pesquisas. Pedir dinheiro para partido político, me parece uma história um tanto fantasiosa. Muito esqusito esse enredo.

    Orlando

     

     

     

     

     

  9. Nos EUA, almirante seria herói e procuradores estariam presos.

    Está claro que o Almirante Othon está sendo punido por driblar os entraves estadunidenses ao progresso do Brasil na energia nuclear. Não perdoaram a discrição e competência que demonstrou ao impulsionar o “Projeto Nuclear Paralelo”, que proporcionou ao Brasil as centrífugas de enriquecimento mais eficiente do mundo e o submarino nuclear.

    Como todos sabemos, o famigerado delegado “camisa negra” e seus procuradores talebans foram treinados pelo Departamento de Estado para fazer a sua parte no projeto destruidor de qualquer possibilidade de independência do Brasil em relação ao Uncle Sam. Estão fazendo o seu trabalho. Não posso deixar de lembrar, muito ajudados pela pusilanimidade dos governos petistas em relação ao seus inimigos internos e externos.

    Nos EUA, patrono da “República do Paraná”, o delegado “camisa negra” e seus procuradores talebans já teriam sido abatidos no inicio de vôo: prisão por qualquer agência subordinada a NSA, encarceramento secreto até para os advogados e família, tortura e condenãção por um tribunal militar a uma pena que poderia chegar à capital.

    Como sou contra a pena de morte, aquí uma longa temporada em um presídio federal, além do resarcimento de todos os prejuízos causados a economia brasileira já estaria de bom tamanho.

    1. O que mais choca é a falta de

      O que mais choca é a falta de patriotismo do Exército Brasileiro, que permite a entrega da nossa soberania aos gringos

    2. Aconteceria exatamente isso

      A diferença é que nos EUA os poderes da república, incluídos o FBI, Executivo, Parlamento, Pentágono e Judiciário trabalham em prol do interesse nacional. Aqui o MP e, a PF e o PJ trabalham pelos mesmos interesses nacionais, ou seja, dos EUA.

    3. Aconteceria exatamente isso

      A diferença é que nos EUA os poderes da república, incluídos o FBI, Executivo, Parlamento, Pentágono e Judiciário trabalham em prol do interesse nacional. Aqui o MP e, a PF e o PJ trabalham pelos mesmos interesses nacionais, ou seja, dos EUA.

  10. É a confirmação da lei de Tim

    É a confirmação da lei de Tim Maia, de que este país não pode dar certo. Em que outro lugar do mundo o ranço hidrofóbico, nublando a capacidade de raciocínio (já digna de um protozoário) dos antros de torturadores, estupradores e crianças e comedores de verba que são as Casernas, faz com que estes apoiem quem humilha o pai de seu programa nuclear, baluarte da independência de um país tão rico e tão fraco (têm grande mérito por essa fraqueza a milicada medieval e entreguista de sempre)?

     

    Tudo a troco de latir e rosnar contra os perigosos “petralhas”, “lulodilmochavocomunimarxiogramsciobolviarianos” ou droga que o valha – esse inimigo misteriorioso culpado desde 1917 por todos os males do mundo, sempre massacrado (o que, no entanto, teima por nunca transformar o mundo no mar de rosas almejado)? Entregar todas as riquezas de uma nação, e condenar os seus filhos à miséria, à exploração, suas crianças à prostituição?

  11. Sabe o que esse presidente da

    Sabe o que esse presidente da Andrade Gutirrez merece? Um tapa na cara. O almirante Othon é um gigante moral perto desse alcaguete.

    1. e ainda se safa.

      É a tal da delação encomendada, não precisa nem provar, sai livre e com a grana surrupiada no bolso, e alguns ainda conseguem uma boquinha em grandes empresas de mídia. Quer conforto e segurança maior que esta?

  12. Não dar para acreditar nessas

    Não dar para acreditar nessas delações. Foram tantas aberrações e injustiças cometidas nessa lava jato com apoio dessa mídia que muita gente chegou a perder a credibilidade. Só acreditaria na imparcialidade dessa lava jato se houvesse o forum com juristas, advogados, juízes e intelectuais da sociedade para debater ao vivo para todo o Brasil via tv câmara, senado, justiça e Rede Brasil e algumas emissoras comerciais sob os pro e os contra…

  13. RESULTADOS A MOSTRAR

    Até penso que o almirante pegou alguma bola. Afinal, todos estavam pegando… Mas, a diferença é que sob seu comando o Brasil realizou tecnologias na área nuclear. Tem resultados a mostrar. Assim, pelos seus feitos, foi merecedor da merreca.

    1. Os militaes tem que ir

      Os militaes tem que ir resgatar o Almirante. Imagine as FA chantageadas pela Farsa Tarefa de Moro.  Segurança nacional a mercê desses artistas de novela vagabunda. Já deu.

  14. Onde estão os verdadeiros

    Onde estão os verdadeiros militares do Brasil realmente preocupados com as riquezas do país e a soberania nacional?  É hora de defender o Almirante Othon e dar um basta na farsa da Lava Jato!

    1. Tb acho isso um absurdo! Essa

      Tb acho isso um absurdo! Essa farsa já deu muito prejuízo e, para piorar, a bandidagem mesmo, é parceira. Bandido, de verdade, sai ileso da Lavajato. Não pegaram NENHUM e, nem poderiam, são parceiros.

  15. HÁ MUITO TEMPO LI

    que o Brasil precisa de Engenheiros, cientistas e acabar com a República de Advogados quevem desde 1500. Na época fui contra, mas tem toda a razão quem escreveu.

       Só faço a ressalva de que os Engenheiros devem exercer sua respectvia profissão e não ir para o sistema financeiro e se tornar também um canalha.

       O Brasil precisa do Almirante OTHON. Gente do mundo jurídico o diabo caga aos montes.

  16. Essa turma não tem noção

    Essa turma não tem noção nenhuma de nada.

     

    Por causa de 1% vão acabar com o País, é isso mesmo ?

     

    A situação está ficando cada vez pior. Ou os políticos se unem para acabar com esse pessoal, ou talvez só as forças armadas terão que agir para dizimá-los.

    Caso contrário, vamos ser reduzidos a um Haiti, com corporações de concurseios mandando no País.

     

      1. Você não sabe nada

        Você sabe quem foi Werner von Braun? Sabe o que os vencedores, que ocuparam a Alemanha após a segunda guerra, fizeram com ele com os cientistas que com ele trabalhavam? Sabe quem foi o responsável pelo Projeto Apolo? 

        Se você sae as respostas das questões acima, deve saber quais os interesses daqueles que ordenaram a perseguição e prisão do vice-almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva. Deve saber também que JAMAIS os EUA fariam o que o MP e o PJ brasileiro fazem com Othon, se um cientista estadunidense estivesse acusado de algo semelhante ao que atribuem a Othon Pinheiro. Aliás, nos EUA há muita corrupção e lá o lobby é legalizado. Leia artigo de André araújo a esse respeito.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador