Ao renunciar, Cunha visa também absolvição no STF, por Marcelo Auler

Jornal GGN – A renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara dos Deputados é apontada como uma manobra para salvar seu mandato parlamentar, mas ela pode esconder outra estratégia, a de garantir sua absolviação nos processos criminais que responde no Supremo Tribunal Federal. 

Ao deixar o cargo de presidente da Casa, Cunha não será mais julgado pelo plenário do Supremo, mas na segunda turma do tribunal, que hoje é presidida pelo ministro Gilmar Mendes, com a possibilidade da absolvição pelo empate. “Ou seja, basta o processo dele entrar em pauta em um dia em que falte um dos ministros, para apenas dois votos o absolverem”, explica Marcelo Auler. 

Leia mais abaixo:

Do site de Marcelo Auler

Renúncia de Cunha não visa só o mandato, mas também a absolvição no STF
 
Marcelo Auler

A renúncia de Eduardo Cunha à presidência da Câmara não deve ser vista apenas como uma “jogada” para salvar o mandato parlamentar dele, o que parece óbvio a todos. Mas, ela pode esconder uma aposta muito mais forte, a da absolvição do parlamentar nos processos criminais que ele responde.

Esta possibilidade foi apontada aqui, em 22 de abril, na matéria STF cruza os braços e Cunha pode estar armando sua absolvição, Na época parecia loucura falar em renúncia do então todo poderoso Eduardo Cunha. Sequer Dilma Rousseff tinha sido apeada do cargo pelo golpe do impeachment. No entanto, aqui aventamos a possibilidade que, ao que parece, começa a se concretizar.

Vale lembrar, ele joga com a absolvição dos crimes que cometeu. Para isso, tem que continuar deputado, sendo julgado não mais no plenário do Supremo Tribunal Federal, mas na segunda turma daquela corte, hoje presidida por Gilmar Mendes.

Basta ver o roteiro que está sendo seguido. Na quinta-feira (07/07), na mesma tarde em que Eduardo Cunha com lágrimas nos olhos, que não convenceram a ninguém, anunciava a renúncia ao cargo de presidente da Câmara, Fernando Brito, no Tijolaço, respaldado em reportagem de O Globo, expunha que era uma jogada armada com o vice-presidente que exerce interinamente a presidência após o golpe, Michel Temer. Consta do blog dele, na matéria Temer fez acordo para preservar mandato de Eduardo Cunha, diz O Globo:

“O insuspeito jornal O Globo publica, neste momento, como manchete:

O acordo que possibilitou a renúncia do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) à presidência da Câmara consistiu em lhe dar uma sobrevida ao fazer com que seu processo retorne ao Conselho de Ética. Em uma articulação da qual participaram o presidente interino, Michel Temer, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Osmar Serraglio (PMDB-PR), além de outros parlamentares do PMDB e de partidos da base, ficou decidido que, em troca da renúncia, o processo de cassação do mandato do qual Cunha é alvo será devolvido, de ofício, ao Conselho.

Trocando em miúdos, o presidente da República em exercício é cúmplice direto da tentativa de salvar o mandato de um ladrão, o ladrão que lhe deu, com a montagem da votação que abriu o processo de impeachment, a cadeira do Palácio do Planalto”.

Continue lendo

 

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Concordo

    Estou de pleno acordo com o que sustenta o Marcelo Auler. Ainda pela manhã, em outro post, comentei esta faceta da farsa da renúncia. Este script certamente também foi tramado, em detalhes, no convescote ocorrido entre os “amigos” interessados, há alguns dias (Temer, Aécio, Gilmar, Perrela). E também em muitos outros encontros, divulgados ou não (visitas nas “velhas noites de domingo”, por exemplo).

    Existe, então, a grave possibilidade de uma salvação completa, envolvendo os aspectos político e jurídico. Político, sob a regência do interino, na Câmara. E jurídico, com o indefectível Gilmar presidindo a segunda turma, com Carmem, Teori, Celso de Mello e… Tóffoli. Marcelo, na boa, pode ser que dê para o Cunha ganhar por três a dois.

  2. Quem tem Gilmar, tem tudo!

    A absolvição é certa!

    O STF é isso mesmo…

    A espectativa fica por conta do Moro!

    O que ele fará em relação a esposa do cunha!

    Foi cooptado pelo Temer ou não?

    Disto poderemos inferir a posição do “Janot e seus procuradores”…

    Vamos ver se será duro como foi contra o PT!

    Decisões em cima do muro, ou mais ou menos, tambem confirmam a cooptação!

    Esperar para ver!

  3. O crime tolerado da gente finíssima

    É impressionante observar, entre gente de maior situação econômica e social, uma torcida discreta pelo Eduardo Cunha. Cunha simboliza o sujeito articulado e inteligente, competente, que sabe roubar de povo trouxa, assim como muitos desses torcedores alguma vez fizeram e que gostariam que assim continuasse, por mais 500 anos na história do Brasil.

    Eduardo Cunha é perdoado pelas elites, e o povo o condena, mas sem saber exatamente a magnitude dos seus pecados. Maluf tornou-se um sujeito folclórico, que “rouba, mas faz”, criando uma frase de efeito tão importante como a Lei de Gerson, para muitos brasileiros.

    Coxinha fica horrorizado pela falta de “profissionalismo” do PT em este quesito, onde há anos a classe política enriquecia sem levantar a lebre. O PT – na opinião deles – se lambuzou e queimou o filme. Estava tudo tão bem, mas não, o PT teve que patrocinar escola de samba e comprar um pedalinho para os netos do Lula. Por que Lula não fez um “truste”, muito mais elegante e discreto? Isso os coxinhas reclamam em conversas de bar.

    Numa reunião de gente finíssima, num sauna de clube caro, numa cerimônia de premiação de figurão, num casamento no automóvel clube, existe corrupto para encher uma cadeia. A justiça brasileira não precisa gastar tanta energia por trás de corrupto. Basta checar contas fora do Brasil e as declarações de renda dos mais ricos da população. Pegar os centenas de brasileiros com propriedade em Miami e fazer a pergunta simples: com qual grana comprou este imóvel? O Joaquim Barbosa passaria por apuros para explicar.

    Assim como em pequenos botecos de periferia, aonde chega a polícia pedindo documentos aos fregueses e procurando drogas, acredito seja mais produtiva uma blitz em hotéis de luxo e em fazendas de final de semana, como aquela fazenda em São Paulo onde passou a noite o helicóptero do Perrela e saiu de lá com 50 Kg a menos daquele bagulho.

    A polícia, a procuradoria e a justiça sabem onde os corruptos e a corrupção estão, mas insistem em pegar peixe pequeno, favelados, principalmente aqueles que não podem pagar o custo da sua proteção. Esta última é a pior forma de corrupção e, se a lava-Jato prosseguir com força, algum dia Cunha ou alguém como ele abrirá a boca e descreverá algum criminoso vestido com toga. Já estou sentindo gente com frio na barriga.

  4.  
    … “‘Tá’ vendo” como foi

     

    … “‘Tá’ vendo” como foi importante para o país o povo trabalhador pagar as despesas do jantar à luz de vela [Risos] oferecido pelo monstro LIBANÊS (A)moral usurpador sem pescoço decorativo TEMERário/TEMERo$$o ao “supremo” ‘gilMAU Abdelmassih DANTAS mendes’?
    Sábado à noite no Palácio do Urubu – perdão, ato falho -, [Palácio] do Jaburu!
    E a Marcela &$ a Cláudia, nas mansões, bordando tricô, recatadas que são!…

    … Quer dizer, [Marcela &$ Cláudia] empoderadas nas mansões, blindadas também que são!…

  5. como sempre, …

    …. o Stanley Burburinho acertou na mosca !

    Lembremos que o presidente interino que substituiu o cunha, aceitou o pedido de impeachment contra o bandido temer, …  Entenderam agora o motivo da renúncia do cunha ? ….  Os golpistas precisam urgentemente colocar um aliado dos ladrões na presidência para barrar o processo …

    simples assim !

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador