Após relatar ameaças à família, Fachin ganha escolta maior do STF

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O Supremo Tribunal Federal informou na noite de terça (27) que aumentou o número de agentes de segurança que fazem a escolta permanente do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato na Corte. A medida foi uma resposta a uma entrevista do ministro à GloboNews, onde ele relatou que sua família vem sofrendo ameaças em decorrência das decisões que toma na Corte.
 
“ Fico preocupado com aqueles que, membros da minha família, não fizeram essa opção e poderão eventualmente sofrer algum tipo de consequência. Mas espero que nada disso se passe”, disse Fachin.
 
A presidência do STF também autorizou que o uso de segurança do ministro em Curitiba, onde vive sua família, possa deslocar-se também para acompanhamento de os parentes por ele indicados.
 
À Polícia Federal, o Supremo pediu o destacamento de duas delegadas especializadas em segurança para Curitiba, onde devem analisar quais outras medidas devem ser tomadas.
 
Os demais ministros da Corte também foram acionados sobre a necessidade de alteração ou aumento do número de agentes de segurança “para, se for o caso, a tomada das providências cabíveis”. 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ignoremos o que diz a bandidagem e façamos a nossa parte !

    Amanhã (28), às 10h, o Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia entregará ao MP do Paraná a Notícia Crime elaborada com material triado pelo CAAD a partir dos e-mails com denúncias enviadas ao Coletivo.*

    ➡ *Trata-se de vídeos com cenas de apedrejamento, fogo e obstrução nas estrada para impedir a passagem da caravana, fotos de postagens com ameaças de morte a Lula, crimes de lesões corporais contra militantes, cerceamento do direito de ir e vir de Lula e de militantes, injúrias e postagens criminosas em grupos de Whatsapp, a respeito da qual se pedirá ao MP a identificação dos sujeitos através dos seus números de telefones, ali identificados*.

    ➡ *O ato de entrega da nossa representação criminal será às 10h no CAOP de Direitos Humanos, diretamente ao Dr. Olympio Sotto Mayor Neto, que encaminhará todas as denúncias para as devidas providências*.

    ➡ Como se tratam de crimes de ação penal pública, o legitimado é o Ministério Publico, a quem cabe promover a ação penal, então o CAAD, através de notícia crime, está levando ao conhecimento do MP para que tome as devidas providências e encaminhamentos em relação a todas as denúncias, o que não afasta a possibilidade de, também, quem se sentiu ofendido, ingressar com queixa-crime pelos crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação), que são de ação penal privada.

    ➡ *Olympio de Sá Sotto Maior Neto é coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos do Ministério Público do Paraná*.

    * Se ainda tiverem denúncias a enviar, estamos recebendo pelo e-mail: [email protected]

    ⚖ *Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia – CAAD

     

  2. Supremo acorvardado

    Supremo acorvardado.

    Fachinsmo…. 

    Fachi(n) deveria ter mostrado o áudio, pois pelo que se sabe, quem está atacando e até matando é essa gente que Fachi(n) protege: golpistas, tucanos e bolsonaristas….

    Esse bigodinho me lembra alguém….kkkk

     

  3. Ontem ouvi de Fachin essas

    Ontem ouvi de Fachin essas queixas pela rádio que troca notícias. Mais tarde, soube que a Globo, via TV, fez o comunicado com estardalhaços. 

    Muito justo que o substituto de Teori, talvez morto de morte matada, sofrendo ameaças, preocupe-se com ele e seus familiares, e em sendo um ministro do STF, não apenas divulge via imprensa seu mal-estar, como exija a devida segurança.

    Injusto é vermos o ex-Presidente Lula sendo atacado com paus, pedras, serrotes, e até tiros de mais de um revólver, conforme li em um artigo, enfim, muito fora dos padrões pessoas serem aviltadas, feridas, e até escaparem da morte por um triz, sem que nenhuma tropa de segurança do Sul, até nossos dias, ante tantas barbaridades, tenha tido dos seus superiores ordens para barrar essa fúria criminosa.

    Enquanto alguns dizem que Lula está colhendo o que plantou, ou que a culpa é dele por provocar as massas, quem usa o cérebro, está vivo, e conseguiu seguir essa novela cujo ator principal é Lula, sabe que quem plantou e planta a discórdia, o ódio, o mal, o crime, e tudo que existe de pior no ser humano, não foi bem Lula, tão pouco os petistas, mas a reunião de algumas corporações e instituições, como jornalistas, juízes e promotores, pois até dizerem que Lula seria o centro de uma organização criminosa já deu a muitos o suficiente para que tantos o visem assim: como um dos piores males do Brasil, etc.

  4. O ministro do STF não precisa
    O ministro do STF não precisa pedir a presidência medidas de segurança pessoal. Ele tem autonomia para ordenar reforço da segurança pessoal e de família se achar necessário, sua caneta tem poder. O ministro está fazendo borbulhas desnecessárias.

  5. O estardalho sobre essas

    O estardalho sobre essas ameaças perpretado pela GLOBONEWS foi impressionante.  A noticia começou no programa do Roberto d´Avila, cada vez mais mestre de cerimonias e cada vez menos jornalista, criada a noticia, encena-se a peça.

    Do jornal das 16 horas de ontem, ancorado por Cristiane Pelajo, que dedicou grande espaço a noticia, de novo no jornal das 18 horas da Lilane Neubarh, depois no EM PAUTA de Sergio Aguiar, depois varias vezes no JORNAL DAS DEZ de Heraldo Pereia, sempre tratado como noticia extraordinaria, de impacto, coisa extraordinaria,

     No JORNAL DAS DEZ Gerson (isso dái) Camarotti estava CHOCADO com seu ar de coroinha jesuita  dizendo sem parar “”Isso é muito grave””, dramatizando ao maximo a noticia , sempre espantado com tanta maldade.

    O tratamento classico e profissional  que uma amaça dessas deve merecer, ameaça que provavelmente outros Ministos do STF devem ter recebido,  é AVISAR A POLICIA, não é fazer barilho na GLOBO.

    O uso feito pela GLOBONEWS da noticia é clarissimo. Como o Ministro Facchin tem julgado contra um determinado grupo

    de reus, a ameaça só pode ter vindo “deles”, que por acaso são tambem os inimigos da GLOBO.

     

    1. André, 
      A Globo

      André, 

      A Globo instrumentaliza tudo à mão para abastecer o seu sectarismo político. Apesar de abjeta e passível de firme repressão pelas instâncias próprias, ameaças à autoridades, sejam motivadas ou por simples doideira, sempre houve, há e haverá. 

      Infelizmente o ministro Fachin, a MEU VER, foi parceiro da Globo nesse processo. 

  6. Até parece que esse aí não

    Até parece que esse aí não tem vivência da corrupção para saber que se há ameaças, vem da direita. Não foi o Aécio que disse que tem que matar? Não foi esse juiz desclassificado que fez um calhamaço do 200 págínas para defender a posição do Eduardo Cunha no impeachment? Eduardo Cunha que, em espionagem, o tinha pego em tramóia.

    Agora está produzindo fakenews para fortalecer a posição da Globo na condenação do Lula. É o próximo homem do ano da Globo.

    Indecente.

    PS. Eu lembro da Heloisa Helena se dizendo ameaçada pelo PT/José Dirceu no Programa da mesma Globo do direitista/tucano Jô Soares. Virou o que ela é hoje: aspone da Marina Silva. Não conseguiu nem ser aspone do Jô ou da Globo.

  7. Nada mais desprezível que

    Nada mais desprezível que ameaças a quem quer que seja. Não temos porque descrer na palavra do ministro Fachin. Faço votos que as autoridades policiais descubram e prendam os autores das mesmas. Ponto.

    Agora há o outro lado da questão. É pertinente uma autoridade, seja de que nível for, fazer tal desabafo em público? Claro que não. Isso em nada contribuirá para que as mesmas cessem(ao contrário: podem até recrudescerem) e ainda podem atrapalhar as investigações da autoridade policial. 

    Por que, então, o desabafo do ministro? Só encontro uma resposta: instrumentalizar a ignomínia através da vitimização para compensar o desgaste da sua imagem perante à Esquerda e à militância petista dados os seus últimos posicionamentos mesmo sabendo que, querendo ou não querendo, a imprensa corporativa iria usá-lo como arma política.  

     

  8. Nenhuma preocupação por parte

    Nenhuma preocupação por parte do conluio midiático penal quanto a segurança de Lula, referência politica mundial….ao invés disso, no momento em que ele Lula é alvo de tiros, o Fachi(n) saca essa da cartola….

    “Os fascistas italianos nas eleições de 1921 concorreram com o nome Fasci italiani di combattimento” (RDMaestri).

  9. Qual é o motivo da ameaça?

    Para ser transparente, inclusive porque veio a público expor que está sendo ameaçado, era importante saber o motivo dela, eis que a imprensa brasileira faz ilações e mais ilações, ligando o fato à decisão do Habeas Corpus do Lula

    Era importante mostrar a todos qual é o motivo da ameaça e colocar a polícia federal na investigação do fato, buscando aqueles que estão por detrás das ameaças.

    O resto é o restolho do restante do que ainda resta.

  10. Uma figura patética

    Desde que chegou ao supremo anseia pelas luzes do holofote. Em sua primeira manifestação , numa tentativa de demonstrar com clareza que havia mudado de lado, e com um discurso prolixo pedante  e vazio,  sofreu uma carraspana de Barroso o Iluminista. Se calou e retirou até que vendo Barroso em situação fraca investiu contra Barroso. Barroso por sua vez investiu em mudar de garantista para punitivista. Facchin de advogado de boas causas para Juiz da Mídia. Sua notória falta de sintonia com a casta que habita o supremo, o fez até mudar o vestuário, mas continua desprezado pelos seus colegas. Herdou o cargo de Teori mas  não os holofotes. DÁvila, que investiu em ser apresentador global, abandonando o cargo de Jornalista, participa da investida contra Lula,  que congrega desde grupos armados , senadores , governadores ,juízes  e até cineastas  

    Manipulando tudo que for possível a Globo lhe deu a pauta, que foi seguida com subserviência. Uma entrevista de cartas marcadas, com mais uma mariposa investindo nos holofotes.

    Negando seu passado colono Facchin agora quer segurança  da Casa Grande. Se fora Juiz haveia tomado providências e se experiente fosse, não aleardaria a quem o ameaça que um Juiz do Supremo está fraco e temeroso. Uma declaração que sem dúvida estava no roteiro global.

  11. As ameaças do Poder Midiático assustam mais

    Eu teria mais medo do Partido Midiático do que de ameaças anônimas de ignorantes. O Partido Midiático tem o poder de produzir Dossiês e apavorar as pessoas, deixar a faca no pescoço delas, como já se percebeu nesta década.

    1. A Globogolpe colocou esse

      A Globogolpe colocou esse factóide no ar no momento em que ela Globo ficou sabendo do atentado contra a vida de Lula..,…e nadica do conluio midiático penal defender segurança para uma das maiores lideranças mundiais….

      Se Fachin tem segurança garantida para si e para seus familiares, Lula não teve sequer um policial protegendo-o no Paraná….como assim, se o próprio Direito prescreve que a vida é o bem maior…

      A morte de Lula interessa sobre tudo aos EUA que bancam o golpe e seu MECANISMO…

      Viva o Brasil dos Padilhas….

  12. Independentemente…

    Da utilização politico-mediatica dos casos de ameaças a Ministros do STF, Frachin e MAM, o segundo tambem se queixou da mesma coisa, post oum poeminha pra de de batido, lido e comentado…….

    Na primeira noite eles se aproximam
    e roubam uma flor
    do nosso jardim.
    E não dizemos nada.
    Na segunda noite, já não se escondem;
    pisam as flores,
    matam nosso cão,
    e não dizemos nada.
    Até que um dia,
    o mais frágil deles
    entra sozinho em nossa casa,
    rouba-nos a luz, e,
    conhecendo nosso medo,
    arranca-nos a voz da garganta.
    E já não podemos dizer nada.

    Em materia de “não dizemos nada” o STF bateu recordes de inação e inercia….se queixar apos o demarramento do leite, nobres excelencias……….

  13. Até Quando?

    Esse supremo sinistro, se tivesse compromisso com o país, deveria explicar por que teve que dar o ‘duplo twist carpado’ e, de defensor de ‘movimentos do campo’, passou a verdugo de tudo quanto é o que se chama ou tem semelhanças com “progressismo”? 

    Essa jogada tem que ser desmascarada botando-se holofotes e mais holofotes, na questão, exigindo fatos, registros, meios, etc., pois exatamente a meia luz e a escuridão, à indução, é o que desejam com mais esse fake.

    Até quando permaneceremos não tendo ativo esquema, com gente preparada, para tratar desses assuntos (só recentes, além do Fachim ‘ameaçado’, a série fake do ‘tropadilha de elite’), de forma profissional, com estratégias adequadas para escancara-los quanto fakes e esvazia-los.    

  14. Vamo lembrar que o jornalista global é marido de uma ex-suprema

    A ex-ministra e presidentA (ih, me dedurei) do SuBpremo Tribu Now Fede Ral, Elen Roche, digo Kyra Gracie, digo Ellen Gracie.

  15. Se tem alguém ameaçando esse

    Se tem alguém ameaçando esse vira casaca é a rede globo, não tenho nenhuma dúvida disso. Esse magistradoche dos marinhos deve ter feito algo muito feio pra eles o terem nas mãos, como a Carmem Lúcia, ou talvez sejam apenas uns bundões mesmo.

  16. Fachin prepara o Brasil para aceitar intervenção a nível naciona

    Há tantas armações, atualmente, que me pergunto se o tiro no ônibus da caravana de Lula e a fala do Ministro Fachin não são para preparar a opinião pública para justificar uma intervenção nacional e impossibilitar as eleições deste ano, por haver uma “situação incontrolável de violência”.

     

  17. Família de Fachin é ameaçada mas ele é que recebe mais proteção

    Enquanto isso, Alckmin quer PUNIR OS TIROS, em vez de punir os atiradores, nada obstante ele ache que Lula esteja colhendo o que plantou.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador