Capturado, Battisti fará escala no Brasil e Bolsonaro aproveita para atacar PT

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – O italiano Cesare Battisti foi capturado na Bolívia, no sábado (12), e será enviado ao País de origem para cumprir prisão perpétua pela morte de quatro pessoas. Antes disso, fará escala no Brasil, após reunião de Jair Bolsonaro com Sergio Moro, Ernesto Araújo e o General Heleno, neste domingo (13).

Nas redes sociais, Bolsonaro comemou a captura e aproveitou para atacar o PT. “‪Parabéns aos responsáveis pela captura do terrorista Cesare Battisti! Finalmente a justiça será feita ao assassino italiano e companheiro de ideais de um dos governos mais corruptos que já existiram no mundo (PT).‬”

Durante sua presidência, Lula rejeitou o pedido de extradição da Itália.

Leia mais abaixo:

Por Mariana Torkania
 
Na Agência Brasil
 
O italiano Cesare Battisti fará escala no Brasil antes de ser extraditado para a Itália. A decisão foi anunciada pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, após reunião no Palácio da Alvorada, com o presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, e o chanceler Ernesto Araújo. Foragido desde dezembro, Battisti foi capturado em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, por volta das 17h de ontem (12).
 
Mais cedo, o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, chegou a informar que um avião do governo italiano está a caminho da Bolívia para buscar Cesare Battisti. Segundo o premiê, o avião pousará por volta das 14h, no horário de Brasília.
 
Segundo o governo brasileiro, a decisão de trazer Battisti para o Brasil foi tomada conjuntamente com o governo italiano, levando em consideração questões de segurança.
 
Prisão perpétua
Condenado à prisão perpétua na Itália, Battisti foi sentenciado pelo assassinato de quatro pessoas, na década de 1970, quando integrava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo, braço das Brigadas Vermelhas. Ele se diz inocente. Para as autoridades brasileiras, ele é considerado terrorista.
 
No Brasil desde 2004, o italiano foi preso três anos depois. O governo da Itália pediu sua extradição, aceita pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, no último dia de seu mandato, em dezembro de 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu que Battisti deveria ficar no Brasil, e o ato foi confirmado pela Suprema Corte.
 
Nos últimos dias do governo Michel Temer, o STF decidiu pela extradição. A medida era defendida ainda em campanha pelo presidente Jair Bolsonaro.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Constrangimentos internacionais
    Esse Bolsonaro é muito invejoso. Insatisfeito com o constrangimento que a decisão de dar abrigo a Cesari Batisti provocou na Itália, resolveu criar seu próprio imbróglio Só que dessa vez com os países árabes, mudando a embaixada brasileira em Israel.

  2. Sem entrar no mérito se a

    Sem entrar no mérito se a condenação de Battisti é fundamentada ou não, dado que não é pacífica, resta indagar de que foi criado, qual a constituição, dessa aberração que hoje preside o nosso país. De onde consegue extrair tanto ódio visto que até para isso são necessários alguns pressupostos, a começar o que prevê um mínimo de clarividência, coisa que ele não possui? 

    O que também transparece nas ações e nas palavras desse indigente é uma profunda insegurança, o que explica essa necessidade de atacar de forma covarde o PT e Lula, um diversionismo que certamente algum dia, de tão manjado, perderá a eficácia. 

     

     

  3. Ótima notícia !

    Está na hora do Brasil parar de ser o paraíso dos fugitivos. 

    Está na hora do Brasil parar de ser humilhado em filmes onde os bandidos em fuga sempre decretam “Vamos para o Brasil !”

    Já demos esconderijo para a escória da humanidade: Mengele, Ronald Biggs, Battisti e muito outros. Chega !

     

    A Itália é um país soberano e merece ter suas Leis e Judiciário respeitados.

    Já era vergonha demais termos deixado ele escapar após o decreto de extradição, que bom que conseguimos corrigir o erro.

    Já vai tarde Battisti, tomara que venham te buscar logo para não gastarmos mais dinheiro com cama e comida…

    1. Da minha parte espero que o
      Da minha parte espero que o pais realmente entre em guerra contraba Venezuela, e que os “valentes” coxinhas, os revoltados da paulista sejam os primeiros a se alistarem……ou vão ficar com o cu na mão atrás dos teclados, se cagando todo????????

  4. Mais uma casca de banana deixada pelo PT-Jurídico

    Mais uma das cordas que o PT-Jurídico (ou Paulista, se preferir) deu para o Lula se enforcar: referendo sobre armas, nomeações de juízes, lei da delação, lei anti-terrorismo, conselho para se entregar, etc. Lembremos que nesse caso há, ainda, um componente pessoal, pois gente do PT-Jurídico era parte da defesa do Battisti. Quanto à condenação: não foi por “crime ideológico” e sim por 4 homicídios; não consta que a Itália tivesse deixado de ser, quando da condenação, um estado denocrático de direito e, por último, a questão foi submetida a um tribunal europeu, que manteve a condenação.

  5. Salgando a terra onde o PT (leia-se Lula) pisou

    Como já disse aqui semana passada, mais dois meses e não haverá vestígio da passagem do PT (leia-se Lula) pelo governo. Delenda PT (leia-se Lula). 

    Santa Cruz de La Sierra? Ô italiano burro, sô. 

  6. fedor no ar
    Há bem pouco Onix alegava que Bozo não iria a debate por peidar e feder a merda
    .está na imprensa

    Fico a imaginar qual aroma predomina nas atuais reuniões ministeriais

    Duma coisa tenho certeza, a julgar pelos atos e manifestações políticas, não resta dúvidas de que a bosta do saco já deve estar fermentando e subindo à cabeça do capitão ..talquey ?

    1. Péssimo negócio

      O tiro saiu pela culatra.

      Sendo expulso da Bolívia, sem passar pelo Brasil para a extradição desobriga a Itália a cumprir o acordo imposto pelo STF – máximo de 30 anos de cadeia, descontando o tempo que ele já ficou preso no Brasil.

      Agora a Itália vai aplicar prisão perpétua. Péssimo negócio … 

  7. essa é a maior infamia :

    essa é a maior infamia : incirminar o

    pt por coisas que não tem nada ver,

    só porque guarda um ódio visceral contra a equerda…

    e tem idiota que aceita isso como se o pt ainda fosse governo

    e não tivesse sido deposto…..há tempo,

    e os atuais governantes não resolvem nada e o cara fica achando que é culpa do pt..

  8. Quem manda, manda….

    E ainda há gente maldosa que insinua que Bolsonaro é fascista e desumano. Pois saibam que negociou a extradição de Cesare Batistti com o governo italiano. Nada de perpétua; exigiu o nosso limite penal. Aos 95 poderá voltar para Cananéia. E ele que se vire nos 30.

    1. Negativo …

      Quando o Brasil extradita alguém sempre há esse acordo de cumprir pena no máximo 30 anos, em respeito às leis brasileiras que limita qualquer pena a 30 anos.

      No caso do Battisti complicou um pouco: ele não foi extraditado do Brasil para a Itália e sim foi expulso da Bolívia, para onde fugiu após a aceitação da extradição pelo Brasil.

      O assunto não é mais Brasil x Itália e sim Bolívia x Itália … talvez essa limitação de 30 anos nem exista mais.

      Ironias à parte, a situação mudou … 

  9. Da Bolívia direto para a Itália

    Foi direto da Bolívia para a Itália. Roma o aguarda de braços abertos e cela reservada !

    Melhor não passar por aqui … renderia uma boa foto, alguma mídia mas era arriscado demais. Vai que o plantão do STF resolvesse dar uma liminar impedindo sua saída do Brasil. Melhor não arriscar.

    Justiça feita ! Demorou mas vai pagar pelo que fez !

      1. Cumprir as leis virou ser justiceiro ?

        Se você considera que ser justiceiro é querer que alguém que matou 4 pessoas e deixou outra na cadeira de rodas para sempre cumpra pelos crimes cometidos, sim sou justiceiro, morando aqui no Brasil ou na Dinamarca.

        Se você considera que ser justiceiro é respeitar as decisões de Estados soberanos e não acobertar os amigos do rei (ou seria amigo de deus?) , sim sou justiceiro, morando aqui ou na Dinamarca.

        Agora devolvo a pergunta: quem acha que pode perdoar qualquer crime apenas por viés ideológico e acha normal bandido condenado de um país circular pelas praias de outro país todo pimpão, bancando o galã é o que ? Justiceiro ? Seguidor de seita ? Sem noção ? Babaca ?  

        1. Querem fazer com o Assange o que estão fazendo com o Battisti

          Eles acham que vão deter a primavera prendendo o Battisti.

          Fux, rato que mata no peito, e os demais da tua laia, vocês não perdem por esperar a hora de vocês chegar.

           

          Your time is gonna come – Led Zepp

  10. Batisti é uma figura difícil

    Batisti é uma figura difícil de compreender, pois não temos todos os dados de contexto. Na década de 1970, tanto a Alemanha (Ocidental) quanto a Itália tiveram governos (supostamente?) democráticos, ao mesmo tempo em que a presença da Guerra Fria dava seus ares. Os Estados Unidos e a OTAN tiveram um papel decisivo para melar o acordo entre a democracia-cristã italiana e os comunistas, que culminou na morte do Aldo Moro, as Brigadas Vermelhas agiram como provocadores (essa coisa de ter grupo financiado pela direita pra fazer imagem de esquerda e ferrar com ela é tática que até o Mossadegh foi vítima). Battisti não passava de um ladrãozinho, sua convicção é farisaica e só serviu pra sujar a esquerda. 

  11. O pragmatismo de La Paz: o gás natural explica tudo

    Afinal, o que levou o Evo, figura de proa da alianca bolivariana e aliadíssimo de primeira hora de Maduro e Ortega, a facilitar a entrega de um comunista a um governo de extrema-direita?

     

    https://www.valor.com.br/internacional/6051709/morales-corteja-bolsonaro-de-olho-em-renovacao-do-contrato-de-gas

    Nada explica mais que o puro pragmatismo do interesse nacional. Afinal, que opção teria Evo ao ver que, ao final de 2019, estará findando o atual contrato de fornecimento de gás natural para o Brasil? Estar “pianinho” e não milindrar com o Bolsonaro: eis a lógica pragmática de La Paz.

  12. Fizeram a mesma coisa com a Olga Benares

    Quando a revolução mundial for desencadeada, esses ratos que puseram as mãos no Battisti serão entregues à população em fúria. Elas farão justiça milenar com as próprias mãos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador