A repercussão do embate entre Elon Musk e Moraes na mídia exterior

Dolores Guerra
Dolores Guerra é formada em Letras pela USP, foi professora de idiomas e tradutora-intérprete entre Brasil e México por 10 anos, e atualmente transita de carreira, estudando Jornalismo em São Paulo. Colabora com veículos especializados em geopolítica, e é estagiária do Jornal GGN desde março de 2014.
[email protected]

Repercussão internacional sobre caso Musk/Moraes é equilibrada, mas há quem considere medida do ministro do STF como totalitária

Foto de Alexander Shatov na Unsplash

A cobertura internacional do embate entre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Elon Musk, dono da rede social X (ex-Twitter) tem sido apontada como equilibrada, com algumas exceções.

Em geral, os diferentes canais de comunicação estão fazendo um resgate da atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, quanto às tentativas da extrema-direita em se apoderar de forma irregular do poder.

Em reportagem publicada após os atos antidemocráticos de 08 de janeiro, o jornal norte-americano New York Times já questionava os limites das decisões de Moraes e apontava as críticas sofridas por ele pelo enfrentamento nas redes sociais.

O NYT diz que Moraes foi “crucial” para garantir a transição de poder no Brasil entre Jair Bolsonaro e Lula, mas questionou se as táticas adotadas por ele não seriam “agressivas” demais para o combate contra a extrema-direita.

“Alexandre de Moraes, Ministro do Supremo Tribunal Federal, assumiu o papel de principal defensor da democracia brasileira. Usando uma interpretação ampla dos poderes do Tribunal, Moraes impulsionou investigações e processos, bem como o silenciamento nas redes sociais, de qualquer pessoa considerada por ele uma ameaça às instituições brasileiras.”

“A abordagem agressiva e a expansão da autoridade de Moraes fizeram dele uma das pessoas mais poderosas do país, e também o colocaram no centro de um debate complicado no Brasil sobre até que ponto se pode ir para lutar contra a extrema-direita.”

O inglês The Guardian enfatizou as posições de diversas figuras do atual governo, definindo as ameaças de Elon Musk como tentativas de atacar a soberania brasileira e rejeitando o discurso de que as medidas impostas pelo Judiciário seriam equivalentes à censura. Entre as declarações, está a do Ministro das Comunicações Paulo Pimenta, que afirmou que o Brasil não é uma selva de impunidade.

A empresa catari Al Jazeera descreveu Alexandre de Moraes como “um dos 11 juízes da Suprema Corte do Brasil, conhecido como uma figura polarizadora do maior país da América Latina”. Também foi mencionado seu “esforço ao combate de desinformação e discurso de ódio online”, o que dividiria opiniões sobre sua figura que representa um salvador da democracia ou uma ameaça, a depender do espectro político do observador.

Os meios franceses, como Le Figaro e France 24h contextualizaram as medidas restritivas sobre as contas de usuários ultra-direitistas no site de microblogs enquanto disseminadores de notícias falsas de longa data, citando as investigações de combate às milícias digitais organizadas durante a corrida presidencial de 2022. O apresentador da versão televisiva da France 24h pergunta se “Musk escolheu brigar com o juiz errado da Suprema Corte desta vez”.

No entanto, o braço australiano da Sky News considerou as medidas do STF como um sinal de totalitarismo: sob o título de “Liberdade de expressão sob ameaça no Ocidente”, o programa The Late Debate criticou o fato de que Moraes não revelasse o nome das contas restringidas e o motivo para tal bloqueio.

Os apresentadores alegaram que as redes sociais são outra forma de mídia, e que tentar regular o que pode ou não pode ser dito seria um sinal de controle da mídia.

Dolores Guerra

Dolores Guerra é formada em Letras pela USP, foi professora de idiomas e tradutora-intérprete entre Brasil e México por 10 anos, e atualmente transita de carreira, estudando Jornalismo em São Paulo. Colabora com veículos especializados em geopolítica, e é estagiária do Jornal GGN desde março de 2014.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. eu não sou de direita nem de esquerda, mas vcs com certeza são de esquerda, e a liberdade de expressão? não importa mais? com certeza é um ato autoritário e anti democratico, se bem q a democracia no Brasil hoje e sempre foi uma utopia, assim como a economia no Brasil é o reves de economia conceitual, além da justiça brasileira que é por definição injusta, racista e classista, e o único interesse real do Ministro no elon musk é no dinheiro que a “justiça” pode tirar dele, através de multas etc. nosso governo não resiste em tirar do povo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador