Daniel Silveira está inelegível e foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O único divergente foi Kássio Nunes, revisor do processo. Reconheceu que o deputado extrapolou, mas não se pode extrair delito desta conduta.

Agência Câmara

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria de 10 a 1, condenar Daniel Silveira (PTB) a inelegibilidade, prisão de 8 anos e 9 meses em regime fechado e pagamento de multa de R$ 192,5 mil. Silveira responde por crime de tentar impedir o livre exercício de qualquer Poder da União ou dos estados, além do crime de coação no curso do processo. Os ministros acompanharam o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes.

Siqueira sai do julgamento inelegível e passa a valer se ele pedir registro de candidatura. Com relação à perda do mandato, o STF vai comunicar a Câmara dos Deputados sua decisão. Como ainda cabe recurso, a prisão ainda não se concretiza.

O único divergente foi Kássio Nunes, revisor do processo. Reconheceu que o deputado extrapolou, mas não se pode extrair delito desta conduta. Kássio Nunes é indicação de Jair Bolsonaro.

André Medonça, também indicado por Bolsonaro, foi o seguinte a votar. Surpreendentemente votou pela condenação, mas pediu redução da pena, para 2 anos e 4 meses em regime aberto, e multa de R$ 91 mil.

Os demais ministros votaram com o relator.

Leia também:

A opção de duvidosa inteligência de Daniel Silveira, por Letícia Sallorenzo

Maioria do STF prepara estratégia para evitar que Mendonça e Kássio manobrem a favor de Silveira

MPF denuncia Daniel Silveira por reembolsos indevidos

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tem que sair caro para essa cambada! SAIR CARO. Senão a casa de mãe joana em que já anda a República degringola de vez como a China da dinastia Qing.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador