“Estou de saída, não estou nem aí”, diz Barbosa sobre cotas no Judiciário

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

“Não sei e estou de saída. Não estou nem aí”. Estas foram as palavras do  presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Joaquim Barbosa,  em resposta a questionamento de jornalistas sobre os dados do Censo do Judiciário, que mostrou que apenas 1,4% dos magistrados do país se declara preto. 

 

Perguntado se o censo poderá levar à discussão sobre as cotas no Judiciário, Barbosa usou uma expressão em alemão para dizer que não está preocupado com o assunto porque irá se aposentar. “Não sei e estou de saída. Es ist mir ganz egal [expressão em alemão que significa ‘para mim tanto faz’]. Não estou nem aí”, afirmou, ao deixar a última sessão do conselho antes de sua aposentadoria, prevista para o fim do mês.

Questionado sobre o balanço de sua gestão e a última sessão no CNJ, Barbosa afirmou: “Eu tenho um balanço, procurem a assessoria. Balanço de ordem financeira, orçamentária, de ordem administrativa, disciplinar, tem todos esses dados. Agora, vocês nunca querem saber”. 

O Censo do Poder Judiciário, apresentado por Barbosa em sua sessão à frente do CNJ, foi feito de forma voluntária por servidores e magistrados de todo o país. Os dados apontam o perfil médio da magistratura é o de homens brancos (84,5%), com média de idade de 45  anos, casado e com filhos.

De acordo com o levantamento, 14% dos magistrados se declararam pardos; 1,4% se declarou preto e apenas 0,1% se identificou como indígena. De acordo com a classificação racial usada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somados, pretos e pardos formam o grupo de negros.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Albert Einstein não gostava

    Albert Einstein não gostava de dar entrevistas…

    Um dia chamado por repórteres passou sem dizer nada, até que um deles pediu que dissesse algumas palavras pela causa sionista (ele era judeu).

    Ele parou e falou aos jornalistas…

    Essa é a diferença…

    Um Não gostava de dar entrevistas, já o barbosão…

    Em um tema sensível Albert Einstein foi em apoio aos outros…

    Barbosão EGOISTA responde com sua estatura interna…

  2. E quantos são?

    O assunto é quotas, mas falou-se também de censo, en passant (tou aprendendo com Barbosa a me expressar no Brasil em outras línguas. Très chic!!!).

    Neste censo foi dito quantos juízes há, no Brasil? – 20 mil? 30 mil? 100 mil? 

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador