Fachin nega pedido da PGR para afastar Renan

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, fez pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para afastar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do cargo. Em votação na semana passada, o STF manteve a decisão de manter Renan em seu cargo, mas sem possibilidade de assumir vacância na presidência.

Edson Fachin, ministro do STF, negou o pedido de Janot, avisando que a decisão da maioria deve prevalecer. A decisão foi tomada após parecer enviado por Janot, em que pede o prosseguimento da ação. O entendimento de Janot é de que Renan deve deixar o cargo por ser réu na Corte pelo crime de peculato, pelo suposto desvio de recursos do Senado. O entendimento é de que réu não pode ocupar a linha sucessória da Presidência da República.

O PGR manifestou-se após a derrota da representação feita pela Rede, que pedia o afastamento do presidente do Senado.

Com o prosseguimento, não haveria conseqüências para Renan, pois o Supremo entra em recesso na segunda-feira, dia 19 e volta somente em fevereiro, quando haverá nova eleição para a presidência do Senado, já que termina o mandato de dois anos.

Fachin, em sua decisão negando o pedido do PGR, disse que votou pelo afastamento de Renan Calheiros, quando do julgamento do caso em plenário em 7 de dezembro, mas que a decisão da maioria deve prevalecer. “A despeito de minha posição pessoal, em homenagem ao princípio da colegialidade, impõe-se indeferir o pedido de liminar”, decidiu.

Com informações da Agência Brasil

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alguem arriscaria um por

    Alguem arriscaria um por que?

    Vão esperar a nova legislatura.

    O PT tem de ser culpado pela crise e não ter contraponto ao que está sendo feito!

  2. Pedido para inglês ver…

    Janot sabe muito bem que não ganharia , mas fez  o pedido pensando em sair bem na foto. No caso tenta agradar a corporação, tenta aparentar para o publico que defende as leis e os bons costumes,  mas sabia de antemão que após decisão do pleno não cabe recurso. Marca posição mas provavelmente ligou para Renan. Continua sentado em todos os processos contra amigos do PSDB, e continua viajando muito para o exterior. Mas Janot se preocupa, pois a unidade  que existia na luta pela destruição de Lula e do PT, agora se mistura com a briga pelo poder no interior do judiciário e de parte do judiciário contra o legislativo e do PSDB pelo poder. Todos querem o poder já que Temer é o próprio vazio.

  3. O pedido de Janot tem a mesma

    O pedido de Janot tem a mesma veracidade de quem acredita que papai noel existe! Janot, Moro, os procuradores da lava jato e grande parte do STF estão perdendo crédito sobre grande parte da sociedade, principalmente aquela parte que costuma ficar mais informada sobre os acontecimentos que macularam nossa democracia. Colocaram no poder uma figura sem brilho, uma marionete mal manipulada. Vocês são piores do que Pilatos, pois, esse ainda que de maneira covarde, jogou para o povo a decisão, mas os fariseus, que são iguais a nossa grande mídia, manipularam a população que se encontrava presente naquele momento…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador