Gilmar diz que “excessos” na Lava Jato mudaram opinião sobre prisão em 2ª instância

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: STF
 
 
Jornal GGN – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, disse nesta segunda (4) que a Corte deve revisar a prisão em segunda instância. Gilmar deu voto favorável à execução de pena a partir de confirmação da sentença em tribunal recursal no ano passado. O placar terminou apertado, em 6 a 5. Agora o ministro mudou de opinião e disse que isso ocorreu a reboque da Lava Jato.
 
Para ele, existe um excesso em prisões provisórias, “especialmente no contexto da Lava Jato que tem tornado a prisão em segunda instância “dispensável”, já que os investigados são lançados em uma celas da Polícia Federal por tempo indeterminado, sem nem precisar de condenação.
 
“(…) passou a ocorrer a prisão provisória de forma eterna, talvez até com o objetivo de obter a delação”, disse. “É preciso saber ler estrelas. Ou se muda isto ou você empodera de maneira demasiada a Justiça de primeiro grau e o Ministério Público, em detrimento das instâncias superiores.”
 
Criticado nas redes sociais por ter libertado o empresário Jacob Barato Filho pela terceira vez, Gilmar ainda disse que “nadar contra a corrente não é apenas uma sina nossa, é nosso dever. Se estivermos sendo muito aplaudidos porque estamos prendendo muito, porque negamos habeas corpus e tudo o mais, desconfiemos. Não estamos fazendo bem o nosso job [trabalho]. Certamente estamos falhando”, comentou. “Quem quiser colher aplausos fáceis tem que escolher outra profissão”, acrescentou.
 
As declarações foram feitas durante um evento no Superior Tribunal de Justiça. Na mesma oportunidade, Cármen Lúcia, presidente do STF, defendeu o “ativismo judicial” e disse que a iniciativa não deve ser encarada como algo ruim, mas como magistrados cumprindo sua função.
 
A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com uma ação no STF pedindo um novo debate sobre o tema. A medida foi uma resposta a declarações de Cármen Lúcia, que havia sinalizado não ter nenhum interesse em colocar o assunto na pauta de votação tão cedo.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Resta saber se o Gilmar

    Resta saber se o Gilmar Mendes vai mudar de opinião quando o processo do Lula do TRF 4 subir ao STF o que irá com certeza acontecer logo menos ou se esses arroubos legalistas dele só se aplicam aos mais próximos de suas convicções ideológicas.

  2. mídia e lava jato criaram o fantasma da impunidade…

    e querem porque querem que ele seja focado nacionalmente

    e não apenas em determinados lugares e determinadas regiões, como deve ser e acontece…………………………….

    reparem como São Paulo é terra de santos

    mas o que eu quero colocar mesmo é que ninguém pode destruir um país atuando de região em região, motivo de focarem nacionalmente

  3. .. tinhoso..

    .. gm está muito exposto, e buscando forças nos “legalistas”.. com as provas materiais contra a lava jato, uma onda vai se formar contra a operação.. então gm surfa..

  4. acho que despertou…

    como despertaria qualquer um que ao tirar uma teia de aranha regional sentisse o céu desabar em sua cabeça

    ou o país quebrar de vez e virar rota para o tráfico de riquezas nacionais

  5. cara é tinhoso mesmo…

    e nunca jogou com dúvidas………………………( ordem pública e econômica regionais )

    tudo o que coloca está aberto à interpretações…………………………

    e os novatos pensam que é para ser discutido regionalmente

    vão se estrepar legal por aí e tomara que sim, que aconteça mesmo

  6. Gilmar é desprezível…

    Mas está coberto de razão.

    Apoiar o ativismo judicial, a judicialização da política, o atropelo da lei e do direito por parte do judiciário só porque, momentaneamente, prejudica um adversário/desafeto político é dar tiro no próprio pé. É apoiar o próximo juiz que vai mandar a polícia bater na porta da sua casa às 5h00, para uma condução coercitiva SEM QUE VOCÊ TENHA SIDO PREVIAMENTE INTIMADO E DEIXADO DE SE APRESENTAR À JUSTIÇA. É apoiar o próximo desembargador que vai mandar prendê-lo temporariamente durante meses, durante anos, sem que haja nada contra você. É apoiar TODOS OS CRIMES DIARIAMENTE COMETIDOS POR ESSE JUDICIÁRIO CALHORDA E GOLPISTA.

    Aplaudir prisões arbitrárias é aplaudir o arbítrio. Quem faz isso, não merece a Democracia.

    1. Sim, claro.
      O problema é que

      Sim, claro.

      O problema é que o Gilmar faz parte do judiciário golpista e calhorda por isso suas mudanças de opinião seguem os interesses dos seus apaniguados, sobretudo do PSDB.

      Destacar isso é fundamental para não apoiarmos Gilmar sem saber de quem se trata.

      1. Dificilmente, alguém que comenta aqui…

        Não sabe quem é Gilmar Mendes e desconhece seus métodos e suas mais do que claras preferências políticas. Por isso, não achei necessário repetir o que todos sabem. E, sim, concordo com você: Gilmar é um golpista calhorda de quatro costados.

        A minha preocupação aqui não é com o caráter nem os motivos pelos quais Gilmar Mendes está fazendo a coisa certa, mas com o fato de que:

        1) ele está efetivamente fazendo a coisa certa; e

        2) BOA PARTE DA DITA ESQUERDA, DOS DITOS PROGRESSISTAS, JOGA PARA A TORCIDA, APOIANDO PRISÕES ARBITRÁRIAS SÓ PORQUE ATINGEM MOMENTANEAMENTE ADVERSÁRIOS.

  7. Gilmar Mendes está, mais uma

    Gilmar Mendes está, mais uma vez, coberto de razão. Pena que as motivações talvez não sejam tão nobres como as teses. 

  8. Primeiro, o tal gilmau deverá

    Primeiro, o tal gilmau deverá pautar e exigir o julgamento do mérito da nomeação do Lula como ministro da Dilma; depois, deverá ficar nos calcanhares da dona carmencita para que seu (dele) apaniguado anoronhado ponha pra julgar o processo da suspeição do desMoronado; depois, a dona carmencita deverá se aposentar para o bem do serviço público; aliás, o douto gilmau e os demais também se aposentar de pronto. Antes, no entanto, a dona carmencita, em exercício carpado, deveria mandar o cnj apurar as barbaridades desMoronadas e dos desembargas de gravatinha-com-lencinhos, a começar pelo programa que usam, pagando os tubos pra microsoft, em detrimento do programa gerado junto ao (im)próprio cnj. 

  9. O Gilmar tucano está certo

    O Gilmar tucano age certo, embora saibamos as suas motivações.

    O problema são os nossos “gilmares” mais progressistas (se os houver), que não sabem assumir posturas mais objetivas nos momentos em que é necessário. Paradoxalmente o tucano Gilmar age com convicção e os outros é que ficam acima do muro.

  10. O STF agora legisla ? 

    O STF agora legisla ?  ..maldito GOLPE !!!!

    Vdd é que o problema não esta em se prender ou não  ..isso é secundário pro momento atual

    Problema esta nas leis  ..em quem as escreve  ..em que as interepreta e DETURBA  ..em quem não lê ou pratica o que não trazem as letras  ..na falta de isonomia  ..no excesso de politicagem  ..na falta de clareza   ..na vilania humana ..no desprezo pelos pesos e contrapesos que qq delinqunte teria o direito de ver aferido ..enfim  ..problema esta em quem só usa a lei a seu favor  ..e se contra, só sobre seus desafetos  ..tipo este sr, Agilmal Mentes  ..ou Sergio Moro  ..autoridades que, pelo cargo que ocupam, deveriam ser os primeiros a prestarem contas por suas incoerências e faltas

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador