Gilmar Mendes e a tagarelice no STF

Sugerido por Webster Franklin

Do Diário do Centro do Mundo

Gilmar Mendes e a tagarelice no país dos Batmans do Leblon

Por Kiko Nogueira

Houve um tempo, e não faz tanto tempo assim, em que ninguém sabia quem eram os ministros do Supremo Tribunal Federal. Talvez o STF fosse a mesma coisa, essencialmente. Mas havia uma certa aura de algo inatingível e de credibilidade.

Os juízes viraram estrelas, são reconhecidos nas ruas e falam o que querem, eventualmente fazendo acusações sem ter conhecimento do assunto, como qualquer mané.

Gilmar Mendes disse que o Ministério Público precisa investigar as doações aos condenados do mensalão. Que se investigue, sem dúvida. Mas ele foi além, sugerindo crime. “Essa dinheirama, será que esse dinheiro que está voltando é de fato de militantes? Ou estão distribuindo dinheiro para fazer esse tipo de doação? Será que não há um processo de lavagem de dinheiro aqui? São coisas que nós precisamos examinar”, afirmou.

“Há algo muito estranho. Há algo de grave nisso. E precisa ser investigado. E essa gente, eles não são criminosos políticos, não é gente que lutava por um ideal e está sendo condenado por isso. São políticos presos por corrupção, são coisas que precisam ser refletidas. A sociedade precisa discutir isso”.

Mas discutir é uma coisa e condenar por antecipação é outra. Gilmar não deveria, em nome da democracia e do bom senso, aguardar um parecer antes de levantar uma suspeita dessa gravidade? Não deve ser tão difícil rastrear as doações — se houver razões concretas para tanto, e não apenas encenação. Que tal o silêncio que o cargo deveria impor enquanto não há fatos concretos? Que tal, se lhe for perguntado, ele disser a verdade: “Não sei. Vamos apurar”

Num momento em que os ânimos estão absolutamente exaltados, ele não deveria servir como uma voz sensata e… justa? Gilmar Mendes julga sem conhecimento, na presunção da culpa? É mais um símbolo de uma instituição precipitada e encrenqueira.

É símbolo também da tagarelice generalizada. Do opinionismo. Da mania de acusar sem elementos suficientes. Dos justiceiros da fofoca.

A quantidade de irresponsáveis falando o que querem, ameaçando, mentindo, julgando, condenando e executando sem provas — em nome de “causas nobres” — é uma enormidade. Ninguém responde por nada. Basta apontar o dedo. A impunidade grassa. A quem apelar?

Os ministros do Supremo deveriam, em tese, ser o oposto dessa histeria. Mas é sempre bom lembrar que o Brasil é o país dos Batmans do Leblon.

Redação

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Perfeito Idiota

    Cadê o presidente do PT para soltar uma nota a imprensa? Cadê? PT é um partido emparedado e sua militancia perdeu a força em troca de emprego.

    Era para lançar uma campanha na mídia alternativa: Gilmar Mendes vai tomar no C…..

    1. Sérgio, fica tranquilo porque

      Sérgio, fica tranquilo porque a nota eles soltam. Mas não pense que a Globo, que deu tanto destaque para o Gilmar, vai ligar para a nota, ou a folha, o estadão.

      O que falta nesse partido emparedado é coragem.

      Por mais absurdo que possa parecer, o psdb vive de espernear, já o pt, tem tara em apanhar.

      1. Será?

        Será mesmo que o PIG não vão dar destque, Eduardo?

        Se o PT soltar uma nota corajosa, que bote os pingos nos “is”, o PIG repercurte.

        Afinal o objetivo é gerar notícias com o circo pegando fogo.

        Ou esse arroto do GM não é exatamente isso?

        Agora, se o PT vai ter essa coragem, aí são outros 500…

    2. No afogadilho não

      Que soltem nota ou representação contra o ministro.

      Mas, de afogadilho não. Péssimo ou não, o cabra é ministro do STF e nota ou representação devem ser redigidas com cuidado para não causar mais problemas ao partido. No calor da discussão costumamos responder muito mal a agressões gratuitas como a do ministro GM. Nós, comentaristas ainda podemos soltar uma ou outra ofensa, mas o partido deve se cuidar, pois estas provocações parecem desejar isso mesmo: o descontrole dos militantes petistas.

       

  2. Financiamento público de campanha política

    A cereja do bolo foi ele na mesma tacada criticar o financiamento público de campanha política, dizendo que também pode ser lavagem de dinheiro…. e financiamento privado não é lavagem de dinheiro?

  3. Estamos num mato sem cachorros

    Não sei quem disse a célebre frase ms coberta de razão:

    Num país onde prostituta se apaixona, cafetão tem ciumes, traficante se vicia, juiz julga e condena sem provas e agora, ministro fala como lavadeira que perdeu o sabão, estamos mais é perdidos como cegos em tiroteio!!

  4. Há algo muito estranho

    Há algo muito estranho. Há algo de grave nisso. E precisa ser investigado.

    Um ministro do STF, em menos de 72 horas, conceder dois Habeas Corpus para um banqueiro suspeito de corrupção.

    Um Ministro do STF conceder um Habeas Corpus para um estuprador condenado a mais de duzentos anos de reclusão.

    Um Ministro do STF ser acusado de ter capangas e aceitar passivamente a afronta.

  5. Recordar é viver

    Engraçado, nesta noite sonhei com a frase “Recordar é viver”, vamos então, ah, para quem não sabe, na última eleição para prefeito, o irmão de Gilmar Dantas foi derrotado mas mexeram com os pauzinhos e num toque de mágica, a partir de uma denúncia qualquer de compra de votos, derrubaram o prefeito eleito, é este o GM real:

    #Escândalo – Irmão de Gilmar Mendes é condenado a devolver dinheiro aos cofres públicos –  19/04/2011

    Será que poder de Gilmar subiu no telhado? A juíza Patrícia Ceni, da 4ª Vara Cível de Diamantino, condenou o ex-prefeito Chico Mendes a ressarcir aos cofres públicos o valor integral dos funcionários que contratou, em 2001, para a Prefeitura sem concurso público. A sentença – que deve ser publicada nas próximas horas – foi proferida na ação popular n° 200/2003, ajuizada pelo jornalista Lúcio Barboza. Cabe recurso contra a sentença da juíza Patrícia Ceni ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A condenação também manda corrigir monetariamente e computar juros sobre o total dos salários indevidamente pagos, que em 2001, que ultrapassava a casa de R$ 700 mil, e pagamento de 15% deste montante a título de honorários de advogado.

    Lúcio Barboza é autor de mais de duas dezenas de ações populares contra o ex-prefeito Chico Mendes, que foram ajuizadas entre 2003 e 2005. Só agora, oito anos depois, saiu a primeira condenação. Em nota, o advogado Lauro Barretto, disse acreditar que a demora na tramitação destes processos “tem uma “explicação lógica”: o réu Chico Mendes é irmão caçula de Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal”. No entanto, caso o TJ confirme os termos da sentença de primeira instância, Chico Mendes, que é apontado como provável candidato a prefeito de Diamantino nas eleições do ano que vem, ficará inelegível . [Fonte] Como uma juíza, da cidade natal de Mendes, tem coragem de condenar o irmão do ministro, cuja família domina a política local há tempos? Será que subiu no telhado o poder do Simão Bacamarte do Judiciário? O ex-prefeito de Diamantino Erival Capistrano havia denunciado que os inúmeros processos contra o agora condenado Chico Mendes nunca deram em nada: Os processos eleitorais contra Chico Mendes nunca dão em nada.

    Os juízes eleitorais designados para Diamantino são sempre substitutos, colocados em cima da eleição. A Justiça já é morosa por natureza, mas parece que os processos contra o irmão do ministro são ainda mais. É muita influência de Gilmar Mendes. Nas campanhas passadas, a gente entrava com os processos e o ministro aparecia aqui, quando era da AGU (2000 a 2002), nos bairros, fazendo visitas, pedindo votos. Entrava nas casas. Será que dessa vez Gilmar Mendes não vai conseguir dar um jeitinho?

    http://saraiva13.blogspot.com.br/2011/04/irmao-de-gilmar-mendes-e-condenado.html

     

  6. Por que ele não se preocupa

    Por que ele não se preocupa cpm a empresa do JB, registrada em imóvel da União, ao arrepio da lei?

    Por que ele não se preocupa com o valor e modo em que foi feita a transação da compra do apartamento em Miami, do mesmo indivíduo?

    Por que ele não dá uma declaração sobre esta notícia?

    Correição do CNJ no TJ da Bahia analisará contratos com IDP de Gilmar

    https://jornalggn.com.br/noticia/correicao-do-cnj-no-tj-da-bahia-analisara-contratos-com-idp-de-gilmar

     

  7. Modus operandi mídia-STF

    Aqui mesmo neste site, link aqui abaixo, tem descrito o modus operandi da mídia-STF: Etapa 1 – o ministro Gilmar cria um fato político, Etapa 2 – mídia divulga, etc, etc. A próximo passo então será: pressionar os políticos, com coro da oposição e da própria mídia, a propor uma CPI para investigar esse ‘novo esquema de lavagem’. Assim desinformam, esvaziam o debate político, alimentam a impressão de que todo político é igual, perturbam e no mínimo, conseguem uma cortina de fumaça para desviar o foco da real situação: democracia ameaçada, controlada pela mídia, com o STF a seu serviço. Esta sim, tem uma nova tática: trocou os militares pelo STF.

    https://jornalggn.com.br/noticia/a-operacao-banqueiro-e-como-se-uniram-as-duas-maiores-fabricas-de-dossies-da-republica

    Temos que somente enfrentar os bandidos e o xerife, é mole?

  8. Eu sou Gilmar Mendes
     
    Nunca

    Eu sou Gilmar Mendes

     

    Nunca senti ombro amigo a amparar-me

    Meus ouvidos jamais ouviram expressões a apoiar-me

    Quando sentimento da injustiça assolou-me

    Não vislumbrei nos olhos do próximo, próximo ou distante,

    Lampejo qualquer de amizade e solidariedade,

    Como a dizer-me: sei da sua inocência.

    Quando meu nome, com calúnias e mentiras, enxovalharam

    Voz alguma escutei a dizer-me: creio em ti.

    Quando às voltas com dificuldades

    Nenhuma mão estendeu-se com moeda alguma para ajudar

    Quando destruíram meus sonhos e crenças

    Não reagi; tornei-me amigo dos que o fizeram

    Tornei-me cético, racional e “superior”

    Por isso minha imcompreensão, meu rancor e minha raiva

    E esta ímpar capacidade  de provocar e ser amargo

    Com quem pela vida passa e sente que não está só

  9. Concordo plenamente com o Gilmarzão

    E ainda digo mais:

    Se os doadores tentarem descontar as doações do imposto de renda, fica configurado o desvio de recursos públicos. Então é só o PGR entrar com nova denúncia que em 2 meses eles condenam os condenados a mais 50 anos de cadeia por formação de quadrilha, peculato, corrupção e se o dinheiro foi enttregue em notas limpinhas, lavagem de dinheiro.

    E agora não vai ter moleza não: além de presos vão ser declarados incomunicáveis e vão precisar aprender linguagem de sinais para falar com os advogados, além de construirem novas celas na papuda em formato de concha, para garantir que eles fiquem no ostracismo.

    Esse é o nosso juudiciário atendendo aos desejos da maioria dos homens de Benz, contra essa pequena minoria que acha que pode ignorar a verdade absoluta definida por eles.

     

    1. “além de construirem novas

      “além de construirem novas celas na papuda em formato de concha, para garantir que eles fiquem no ostracismo.”

        Hahahahahahaha, não duvide

    2. Se

      “Se os doadores tentarem descontar as doações do imposto de renda…”. Vc parte de um se que não pode ser amparada pela SRF e voa longe, bem longe. Seja mais obketivo nas suas supostas críticas.

  10. Não vou falar o que acho das

    Não vou falar o que acho das declarações do Gilmar. Já falei e o Nassif não gostou. Parabenizo o Kiko pelo excelente texto 

    Claro que antes quando “ninguém sabia os nomes dos ministros do supremo”, se cometiam injustiças, e sempre, na dúvida, se beneficiou os ricos. Mas agora, além disso, esse meretríssi…quer dizer meretíssimos, Gilmar, o Barbosa e o Fux estão transformando o STF num BBB.

    A foto do Barbosa com o tal estelionatário, muito antes de ser baixaria da blogosfera, é sintoma disso, Nassif 

  11. Em que condição ele falou isso?

    Na de cidadão ou na de ministro do STF?

    As declarações foram dadas sob que circunstâncias? Foi numa entrevista a jornalistas, o quê?

    O post não esclarece esse ponto, que me parece ser importante.

    1. Um ministro do STF

      Um ministro do STF jamais fala como cidadão comum. E, note ele pediu apuração desconfiado, e nada mais q isso, pelo MP.  Não tenho lavanderia e como muitos, inclusive não petistas, fiz contribuição para o Genoino pagar sua multa. Ele me ofendeu e a centenas ou milhares de pessoas como eu.

    2. Um ministro do STF

      Um ministro do STF jamais fala como cidadão comum. E, note ele pediu apuração desconfiado, e nada mais q isso, pelo MP.  Não tenho lavanderia e como muitos, inclusive não petistas, fiz contribuição para o Genoino pagar sua multa. Ele me ofendeu e a centenas ou milhares de pessoas como eu.

      1. Discordo

        Não que eu concorde com ele, mas o fato é que um ministro do STF pode falar normalmente como um cidadão comum. Não sei por que não poderia. De resto, você não respondeu ao que eu perguntei.

        Onde foram dadas as declarações? Em entrevista? Falou no STF? Estava no exercício do cargo? Onde? Foi isso que eu perguintei.

        De resto, cada um tem a sua opinião. Se você se sentiu ofendido, processe-o.

         

        1. Não há cidadão no caso

          Se vc é contra pq tanta desconfiança e pedido de explicações? Jamias o designam por Sr. Gimar Mendes, mas como Ministro…. A Folha e o Estado publicaram como manifestação dele.  Pq precisava estar no STF?! Um Ministro do STF fala como tal, o q tem a ver a estar no exercício do cargo. Ele simplesmente é Ministro. Não me senti ofendido, por vc, mas por ele sim. Por isso eu, como muitos doadores estão querendo entrar com uma ação contra ele. E já mandei para os 2 e-mails dele meu comprovantge de doação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador