Gilmar Mendes: TSE “enche de constrangimento” com contagem de assinaturas

Sugerido por Ozilio Cloves Santos

Do UOL

Mendes vota a favor da Rede e diz que TSE “enche de constrangimento”; Cármen Lúcia rebate
 
Ferrnanda Calgaro
 
A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, votou nesta quinta-feira (3) contra a criação da Rede, partido de Marina Silva, e rebateu o ministro Gilmar Mendes, que disse que o TSE “nos enche de constrangimento com essa contagem de assinatura”.
 
Lúcia disse que votava “sem qualquer constrangimento”, afirmando que não houve omissão ou inércia por parte dos servidores da Justiça Eleitoral. Ela afirmou que acredita no trabalhos dos servidores da Justiça Eleitoral.
 
Ao apresentar o seu voto, o ministro Gilmar Mendes, que substituiu nessa noite o ministro Dias Toffoli, ausente devido a viagem oficial, lembrou de um projeto de lei no Congresso que inibia a criação de novos partidos.
 
A tramitação havia sido suspensa em abril por uma liminar concedida por ele no STF (Supremo Tribunal Federal), do qual também é ministro.

 
Pelo projeto de lei, os parlamentares que mudarem de partido no meio do mandato não poderão transferir o tempo de rádio e TV nem os recursos do Fundo Partidário da sigla de origem para a nova legenda – mecanismos vitais para o funcionamento eleitoral e financeiro das siglas.
 
“Espero que esse seja o último caso que tenhamos que julgar com essas características”, disse. “O mais moderno dos tribunais, que tem a urna eleitoral, (…) nos enche de constrangimento com essa contagem de assinatura, é um Brasil do passado.”
 
Mendes votou a favor da criação da Rede argumentando que o tribunal deveria reconhecer a validade das assinaturas rejeitadas pelos cartórios.
“Houve uma situação de abuso, que justifica, sim, o reconhecimento dessas assinaturas. (…) Não se trata de descumprir a legislação, mas de aplicar a legislação”, disse.
 
“Estou com todo o conforto da alma divergindo da relatora rendendo todas as homenagens e vênias ao trabalho realizado.”
 
Além de Cármen Lúcia, rejeitaram a criação da Rede a ministra Laurita Vaz, relatora do caso, que foi seguida pelos ministros João Otávio de Noronha, Henrique Neves, Luciana Lóssio, Marco Aurélio Mello e Cármen Lúcia.
Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. QUE MINISTRO É ESTE?

    Quando FHC indicou Gilmar Mendes para STF, o jurista Dalmo Dallari avisou: “esse homem é um perigo para a justiça”.

    Por politicagem barata, Senado aprovou a indicação. Agora temos que aguardar esse câncer. 

  2. Constrangedor é….

    Constrangedora é a atitude de um sujeito que concede dois Habeas-Corpus no mesmo dia a um banqueiro bandido,… constrangedora é a atitude de um sujeito que concede um Habeas-Corpus a um ginecologista acusado de mais de 200 estupros, para que ele fuja do país…

    Constrangedora enfim,  para o país inteiro, … é a presença de um sujeito desses na mais alta corte….

  3. O ministro Gilmar Mendes age

    O ministro Gilmar Mendes age de acordo com as suas mais profundas convicções…….políticas. É difícil, quase impossível, seis ministros estarem errados e ele certo. Mais ainda se verificarmos a natureza não tão complexa da matéria. O que ocorreu foi simplesmente um descumprimento da legislação por parte do próceres dessa tal de REDE.

    Com esse voto contramajoritário e descaradamente político, descrendencia-se ainda mais o ministro Mendes como um Juiz imparcial. Não por nada, o Dr. Walter Maierovitch alertou acerca do seu total impedimento(junto com Toffoli) para julgar os réus da Ação penal 470.  

    Voltando ao velho arremate: se  fosse do “outro lado” estaria numa hora dessa achincalhado pela imprensa partidarizada. 

  4. Gilmar Dantas

    Gilmar Dantas  “democraticamente” sempre tentando destruir o PT/Lula.

    Por que o Gilmar Mendes tem tanta raiva do PT ? Será que há algo que nós pobre mortais desconhecemos.

    Não é normal uma pessoa nutrir tanta raiva canina, sem a vacina anti-rábica, por alguém ou por um partido.

    Deve haver alguma coisa, não é possível !

  5. o voto colérico de gilmar no TSE

    rendo minhas homenagens à postura da Ministra Presidente do TSE, Sra. Carmen Lúcia, que não aceitou as sandices expelidas por gilmar mendes, o transgressor das leis…..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador