Haddad deve visitar Lula nesta quinta, e Gilmar também quer ouvir o ex-presidente

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – Coordenador do programa do PT para a eleição deste ano, o ex-prefeito Fernando Haddad deve visitar Lula, em Curitiba, na próxima quinta (10). E quem também estaria na expectativa para ouvir o ex-presidente em outra data é o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.
 
Segundo a colunista Mônica Bergamo, além de Haddad, o secretário de finanças do PT Emídio de Souza também deve visitar Lula. Toda quinta, o ex-presidente tem permissão para encontrar com dois amigos em horários distintos. Sua defesa negocia os nomes diretamente com a Polícia Federal.
 
No caso de Gilmar, a visita tem outro objetivo. O ministro estaria “gravando pessoalmente depoimentos de constituintes de 1988. No domingo (6), esteve com Michel Temer.”
 
“Caso não seja possível tomar o testemunho [de Lula”, diz a coluna, “Mendes pedirá que ele seja ouvido por outra pessoa. As conversas fazem parte de um projeto do IDP (Instituto Brasiliense de Direito) e da FGV sobre os 30 anos da Constituição.”
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ora, Gilmar nao é amigo do
    Ora, Gilmar nao é amigo do Lula. A juiza e os caes de guarda vao deixar passar? Ou pra ir lá propor acordao pode?

    1. Desde de que a visita de
      Desde de que a visita de Gilmar não conte como de amigo, senão queima uma das duas visitas de Lula.

      Brincadeiras a parte, é capaz de Gilmar sair convencido do abismo em que o judiciário jogou o país.

    2. Eu queria ver a tal juíza ter

      Eu queria ver a tal juíza ter coragem para negar a visita de um ministro do STF, mesmo sendo o Gilmar. Duvido.

  2. Acordão no forno?

    Gilmar Mendes poderia esperar mais um pouco, ou pedir para algum funcionário do Instituto levar suas perguntas ao Lula (e certamente a juíza teria o juízo de não barrar o emissário do Gilmar). Como Gilmar e Lula não são amigos, o cheiro do orégano começa a ser sentido no recinto…

    Os sinais começaram com as primeiras derrotas do Moro. Alckmin, Temer, os Marinhos, os banqueiros das duas grandes casas, e toda a entourage de políticos, empresários e outros personagens que gravitam em torno dessas pessoas talvez – e apenas talvez – tenham começado a pensar se vale a pena embarcar na aventura dos grupos de extrema direita no campo golpista e entronizar Bolsonaro e seu destempero e falta de controle.

    O deputado Jair não aceitaria canga, ainda mais vindo na forma tradicional das ‘reporcagens’ das Organizações Globo e seguidores. Ao primeiro gesto deles ele responderia com intervenções, porque motivos não faltam, verdade seja dita. E como todo vampiro de filme B, do deputado, depois de provar o sangue do poder absolutista, não ia parar por aí… Até ser articulada uma reação da sociedade que contasse com apoio à esquerda e à direita, e efetivo apoio militar (sem força real, que adiantariam os apoios?), até onde já teria o ido o deputado Jair?

    O acordão pode estar começando a ser articulado. E para esta tarefa, quem melhor do que alguém que vive começando os seus escritos com “ACÓRDÃO”…

  3. As propostas de visita mostram que: Uma montanha não se move.

    As propostas de visita mostram que: Uma montanha não se move.

    Num dos últimos filmes de Akiro Kurosawa, um dos maiores diretores cinematográficos do mundo, no seu filme, Kagemusha, a Sombra do Samurai, há uma frase enigmática e que define a posição de Lula.

    No filme o shōgun Takeda Shingen que era o samurai mais poderoso durante um período em que o Imperador Japonês não governava, é mortalmente ferido numa batalha, os generais mais próximos escondem a morte do shōgun e o substituem por um ladrão, sósia de Takeda, que pouco a pouco vai incorporando não só os gestos do falecido, mas sim a sua forma de comportar.

    O castelo do senhor da guerra está sitiado, porém o sósia molda a seguinte frase “Uma montanha não se move”, dizendo claramente que apesar de cercado, e sendo ele uma mera representação do poder (Kagemusha=chamariz político).

    Fustigado por um dos seus mais próximos, o Kagemusha do shōgun Takeda vai de encontro as tropas do inimigo, saindo de sua posição segura e termina perdendo a batalha e a vida.

    O que se tira de conclusão disto, é que Lula deve permanecer a montanha que não se move, pois seus inimigos é que virão a ele e não ao contrário, e a prisão transforma-se conforme o ponto de vista, a prisão externa que os outros estão.

     

  4. O interessante do Gilmar é
    O interessante do Gilmar é que ele não tem o menor pudor para inventar uma desculpa esfarrapada para fazer o que quer fazer. Nao me espantaria se ele aparecesse na porta da PF de Curitiba pedindo pra falar com Lula e dissesse que estava passando por ali e resolveu dar um alô e trocar um dedinho de conversa com Lula. Tudo casual.

  5. Interessante, Gilmar pode ter a chave da cadeia

    Nao subestimem a capacidade de Gilmar influenciar o Supremo especialmente os votos avulsos, os que seguem a turma.

    Muito menos a capacidade de Lula de encontrar um acordo onde ninguem parece imaginar possivel.

    Mas devo confessar que fora uma renuncia de Temer com eleição direta entre todos acho bem dificil sair algo da cartola.

    No entanto um único ministro com coragem pode pautar as ADC que a presidente do STF se recusa a pautar e livra-lo da prisao recolocando Lula de volta na roda so que agora com força desproporcional em torno de si.

     

     

    https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2018/04/05/interna_politica,949128/decisao-de-carmen-lucia-de-nao-pautar-adcs-nao-foi-feliz-diz-gilmar-m.shtml

  6. a versão do gilmar deverá ser confirmada em cartório

    É bom lembrar que uma reunião com o Grande Presidente Lula, Jobim e o Gilmara Dantas Mendes este saiu com uma versão da conversa que ninguém confirmou e claramente mentirosa.

    Lula peça à torcida do Corinthians ser testemunha!!!!

  7. mesma coisa

    Antes do julgamento do mensalão, Gilmar quis algum acordo com Lula e encontrou com ele no escritório do Nelson Jobim. Justificou com a mesma ladainha de que estava fazendo um trabalho sobre a Constituição de 1988. Como não deve ter conseguido a traquinagem que maquinava, saiu atirando em Lula, dizendo que ele o pressionou para adiar o julgamento. Coitado, deve ser muito sensível a pressão e precisa da imprensa para evitar que o abordem.

    Meu palpite é que ele quer conduzir o tal acordão. E que Lula já respondeu a ele através de Leonardo Boff, mandando o recado: “só desisto da minha candidatura no dia que o Moro apresentar uma prova de que o triplex é meu”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador