Ministério da Justiça pode intervir em ações estrangeiras contra Petrobras

Jornal GGN – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse na posse da presidente Dilma Rousseff que o ministério deve ajudar a Petrobras a se defender nos Estados Unidos, em ações abertas contra a empresa por investidores que se sentiram prejudicados pelos casos de corrupção. “Sempre que, no âmbito do exercício do Ministério da Justiça, alguma atividade for necessária para defesa da União, dos entes da administração pública, seguramente será feita por mim”, disse Cardozo. E prometeu que as investigações da Operação Lava Jato vão continuar com autonomia e independência.

Ministério da Justiça deve ajudar Petrobrás em ações abertas nos EUA, indica Cardozo

Fábio Brandt e Lais Alegretti

Do Estadão

Uma das ações é de autoria da cidade de Providence, que alega prejuízo em investimentos por conta das denúncias de corrupção

BRASÍLIA – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (PT), sinalizou nesta quinta-feira, 1º, ao chegar na solenidade de posse de Dilma Rousseff no Congresso, que sua pasta deve ajudar a Petrobrás a se defender em ações abertas contra a empresa nos EUA por investidores que se sentiram prejudicados por causa do escândalo de corrupção.

“Sempre que, no âmbito do exercício do Ministério da Justiça, alguma atividade for necessária para defesa da União, dos entes da administração pública, seguramente será feita por mim”, disse Cardozo.

Uma das ações abertas contra a Petrobrás nos EUA é de autoria da cidade de Providence, capital do estado de Rhode Island.

Cardozo disse que nas ocasiões em que se envolveu na defesa, o fez em benefício da administração pública e não de indivíduos. Ele chegou a ir ao TCU quando o tribunal analisava declarar indisponíveis os bens de diretores da estatal envolvidos com a compra da refinaria de Pasadena.

Sobre a Lava Jato, operação da Polícia Federal que revelou o esquema de corrupção, Cardozo disse que ela deve continuar com “autonomia” e “independência”.

Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que são predadores

    Para dar um ajudinha ao ministro que diz que quer trabalhar: consultei o dicionário da história conteporânea do Brasil e lá estavam os sinônimos do que a Dilma apontou no seu discurso:

    Predador interno da Petrobras: The globle; e

    “External predator”: a revistinha do esgoto.

  2. Para a PETROBRAS se defender

    Para a PETROBRAS se defender precisa contratar um escritorio de lobby e uma agencia de relações publicas, evidentemente supondo que a empresa já tem advogados contratados nos EUA para defnde-la judicialmente,  o Ministerio da Justiça não tem papel algum a exercer nessa questão, que é de direito privado. So falta dizer “ainda não providenciamos defesa porque não recebemos a intimação” desculpa esfarradapa de maus advogados, fatos publicos não precisam de intimação para serem conhecidos.

    1.  
      A União é a controladora e

       

      A União é a controladora e a questão é de direito privado.  Quando o assunto é corrupção, aí já é outra conversa….

      1. Suas duas  ordens de

        Suas duas  ordens de processos, o do Departamento de Justiça e relativo à corrupção, ação criminal,  as ações coletivas são civeis e de direito privado, ambas não chamam a União ao processo, burrice o Governo chamar a si esses procesos,

        só vai complicar.

  3. Volto a insistir: O Ministro

    Volto a insistir: O Ministro José Eduardo Cardozo é o Homem de Confiança de Dilma dentro do governo. 

    Queiram ou não Zé Cardozo talvez seja, junto de Dilma, a única pessoa no governo com amplo conhecimento da Operação Lava-Jato, suas implicações e seus desdobramentos. 

    Eu acho que o governo dilma ii foi para as cucuias, ela confia no Zé para salvar seu mandado.

  4. Será que neste segundo

    Será que neste segundo mandato o José Cardoso vai saber indicar seus subordinados na PF?   Se continuar com esse chefe, vão ser mais 4 anos de turbulência para a Dilma. Vão vasculhar novamente o escritório da presidenta em São Paulo? A Eloenice foi condenada por algum ato desabonador? A PF do Paraná vai fazer campanha para os tucanos? A PF vai descobrir de quem era a cocaína no helicoptro dos Parrelas?  

    Onde anda a PF republicana? Com a palavra o José Cardoso (petista(?).

     

  5. Manteve essa nulidade como

    Manteve essa nulidade como ministro em funcao do que? amizade? alguma divida pessoal em relacao a campanha de 2010? 

    Nao importa a razao, temos de entender a partir dessa decisao que Dilma jamais sera uma estadista e serao mais 04 anos de um governo , e os interesses nacionais, empre na defensiva. Aqueles que contam que Lula estaria tranquilo em 2018, pensem bem.

    Se nao perdermos a Petrobras ja estara de bom tamanho.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador