Moro nega absolvição sumária de processo contra Cláudia Cruz

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O juiz federal da Lava Jato, Sergio Moro, decidiu manter o processo contra a esposa do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Cláudia Cruz. Em despacho publicado nesta segunda (01), Moro respondeu à alegação da defesa de que havia violação a seus direitos.
 
Um dos motivos elencados pelos advogados é que no processo contra Cláudia não estava a cópia integral da investigação aberta na Suíça. Trata-se dos autos enviados pelo Ministério Público suíço à Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre contas bancárias secretas em nome de Cunha e de sua esposa no país. A defesa de Cláudia também alegou que necessitava ter “acesso a elementos” que permitem verificar a legalidade da investigação no país europeu. 
 
Moro respondeu que se a intenção da defesa é questionar a investigação suíça compete enviar as reclamações às autoridades daquele país. “Pretendendo a defesa de Cláudia Cordeiro Cruz questionar a validade dos atos praticados pelas autoridades suíças, deve contratar um advogado naquele país que poderá questionar os atos perante as autoridades ou Cortes de Justiça competentes daquele país”, disse Moro.
 
O magistrado ainda rebateu o argumento de que a prova enviada era ilícita “porque inexistiria previsão legal para transferência de processos criminais”. Para Moro, o argumento não se sustenta porque a colaboração internacional está prevista em tratados assinados pelos países.
 
O juiz da primeira instância, por outro lado, acatou ao pedido de acesso aos autos enviados ao MPF brasileiro. Outro levantamento era de que provas por prática de evasão de divisas não poderiam ser usadas no Brasil porque esse crime não está tipificado na Suíça, Moro respondeu que irá ouvir o posicionamento do MPF sobre o tema.
 
Sergio Moro negou a “absolvição sumária” pedida pelos advogados de Cláudia Cruz e determinou que a ação prossiga. Também negou o sigilo do processo.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Moro

    Mas como o marido dela foi quem deu início ao impedimento da presidente Dilma, logo, logo arrumará uma bela desculpa p/ a absolvição sumária.

    Já conhecemos demais o “modus operandi ” dele.

  2. “Outro levantamento era de

    “Outro levantamento era de que provas por prática de evasão de divisas não poderiam ser usadas no Brasil porque esse crime não está tipificado na Suíça, Moro respondeu que irá ouvir o posicionamento do MPF sobre o tema.”

     

    Que absurdo! Pouco importa se a evasão de divisas não esta tipificado na Suiça. O fato é que, no Brasil, está muito bem tipificado. Fiquemos de olho, porque parece que aí tem coisa! 

    1. “Pouco importa se a evasão de

      “Pouco importa se a evasão de divisas não esta tipificado na Suiça”:

      Eh que quando “vem ao caso”, Moro eh analfabeto em publico mesmo…

    2. Pois é… O dinheiro foi

      Pois é… O dinheiro foi roubado aonde?

      Por muito menos a cunhada de Vaccari foi presa por engano!

      Veremos um replay do BANESTADO… só os petistas foram presos e incomodados!

      Quem acredita que esse arremedo de juiz quer combater a corrupção, acredita em qualquer coisa.

  3. vão usar como…

    …. negociação para manter o bandido cunha calado.  Sabe como é, …  os bandidos que estão no poder precisam se garantir…

     

    Simples…

  4. Aos poucos vão preparando a absolvição.

    As descobertas do MP Suiço é ponto fora da curva dessa vaza à jato. Na CPI da Petrobras da câmara foi contratada uma empresa por UM MILHÃO para descobrir contas que houvessem recebido grana no exterior e, por incrível que pareça, nada encontrou. Agora tem que dar tempo ao tempo para começar a incriminar o MP Suiço e absolver a ‘madama’ e seu esposo, honrado corrupto, segundo um desses movimento de boçais. FORA TEMER!  

  5. De volta ao futuro
    Estive pensando: já pensou alguns meninos experts em computação do tipo “hackers”, decidirem fazer justiça com as próprias teclas; entrarem nas contas dos magistrados e procuradores desde os primórdios do governo FHC,Banestado e que tais e ao encontrarem coisas entregarem ao Grenwald? Bah, seria um belo e inteligente trabalho…Claro, ilegal, providencial e patriota!

  6. Pelos comentarios aqui parece

    Pelos comentarios aqui parece que o juiz Sergio Moro esta querendo livrar a cara dessa safada. Ao contrario ele esta evitando manobras dos advogados dessa Malfeitora. Nao e porque ele utiliza algumas manobras nao muito ortodoxas em direito para botar na cadeia esses membros dessa elite na cadeia (elite essa que engloba tanto essa elite que a seculos vive espoliando o Brasil  como essa esquerda que conquistou o poder nos ultimos  13 anos e continuou com as mesmas praticas corruptas que afirmava combater). So jogando um pouco sujo para colocar esses malfeitores na cadeia, Esta na hora de acordar, Tando esse governo Temmer ilegitimo como as administraçoes do Psdb e os governos de Lula e Dilma nao diferem muito na pratica. Vao dizer que tudo isso que a operaçao Lava Jato esta mostrando e invençao? Nos governos anteriores podia ser ate pior mas no governo PT a coisa nao foi diferente.

  7. Claro!
    Só PT negocia com

    Claro!

    Só PT negocia com bandidos “republicanamente”. Com respeito à Lei, à ética é à moral e bons costumes. Por que Moro iria soltar Cunha, deixá-lo livre, leve e solto, com o potencial que tem? Tem que ter cartas na manga pra negociar, oh!

  8.  
    “Depois de tanto tempo

     

    “Depois de tanto tempo nesta vida, eu nunca imaginei ver um juiz de quinta quebrar um país em primeira instância.”

    Por egrégio e impávido jornalista e escritor Palmério Dória – autor dos best sellers ‘O Príncipe da Privataria’ e ‘Honoráveis Bandidos’

     

     

    1. Não se anime, amigo

      Não se anime, amigo Roberto. 

      O Rei Momo, ops..Moro não validou “tratados” com a CDH-ONU”…sacou? 😉

      Abs.

  9. Cunha e o asno

    Nada a estranhar.

    A esposa de Cunha e sua filha não serão incomodadas por Moro, a esposa de Cunha e sua filha não deixaram de poder ser incomodadas por Moro.

    É assim que se garantirá o silêncio de Cunha. E com ele nenhum escândalo que venha a afetar Temer até o impeachment de Dilma. E após também, se Temer fizer tudo como lhe for ordenado.

    E que interesse tem Moro em relação a Temer? Nenhum, mas os mandam em Moro têm.

    E o melhor dos mundos para esse grupo é Cunha fora, porque se inviabilizou politicamente e não porque seja desonesto. Dilma fora porque não sabe “agir politicamente”, ainda que seja honesta. E Lula inviabilizado, porque Lula é Lula, ou seja, tem capital político próprio, não depende, portanto, de quem manda em Moro. Jamais será confiável, ainda que saiba “agir politicamente”.  É que aqui vale a máxima de ser preferível um asno que os carregue a um cavalo que os derrube.

    O asno de agora é Temer, ainda que talvez não o seja a partir de 2018. 

    Mas, até lá, é necessário manter Cunha calado e resignado com o destino de ser cassado. 

     

     

  10. Despacho de Moro…Cruz

    Acordei “obtusa” hoje…mas deixa ver se ententí… 😉

    Moro, esperneou contra Lula, (a AJUFE corporativista se DESMORALIZOU publicamente) que recorreu à CDH-ONU, dizendo que “temos justiça” no Brasil…e ACONSELHA A DEFESA: “contratar um advogado naquele país que poderá questionar os atos perante as autoridades ou Cortes de Justiça competentes daquele país”… “a colaboração internacional está prevista em tratados assinados pelos países”, disse Moro.

    Para mim, que se lasque Cláudia Cruz. O QUE NÃO DÁ É UM JUIZ SEM JUÍZO…OU UMA JUSTIÇA SUJEITAS A HUMORES…”pela cara do freguês”

    Estou pegando NOJO de tudo que se refere à inJUSTIÇA BRASILEIRA. 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador