MP pede prisão após fim de recursos em 2ª instância e defesa de Lula rebate

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 
Jornal GGN – A Procuradoria Regional da República, de Porto Alegre, pediu ao TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comece a cumprir a pena ditada pelo processo envolvendo o triplex assim que os recursos em segunda instância se esgotem. O procurador aproveitou para criticar a estratégia da defesa de Lula.
 
O parecer foi protocolado nesta segunda-feira, dia 5, e versa sobre os embargos de declaração pedidos pela defesa no caso do triplex. A condenação majorada ficou em 12 anos e um mês. Em tese, Lula se torna inelegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa.
 
O procurador criticou a defesa pois que pediu correção de ‘omissões, contradições e obscuridades’, pleiteando correção do resultado do julgamento. A defesa pede nulidade de todo o processo ou absolvição de Lula.

 
Cristiano Zanin Martins, da defesa de Lula, em nota rebate o MPF quanto aos pedidos. Segundo Zanin, a manifestação não rebate as omissões e contradições, sem atentar para o foto de que o TRF-4 não poderia determinar, em ofício, antecipação do cumprimento da pena, sem que os procuradores tivessem pedido.
 
Lembram ainda que Sergio Moro, juiz de piso, permitiu que Lula recorresse em liberdade, e não houve recurso do MPF.
 
Leia a nota da defesa a seguir.
 
“A manifestação do Ministério Público Federal perante o Tribunal Regional Federal da 4ª. Região a respeito dos embargos de declaração da defesa do ex-presidente Lula não conseguiu rebater as inúmeras omissões e contradições demonstradas no recurso, que devem ser corrigidas, com a consequente absolvição de Lula ou a declaração da nulidade de todo o processo. O MPF tenta ainda corrigir extemporaneamente o fato de o TRF4 haver determinado de ofício – sem pedido dos procuradores – a antecipação do cumprimento da pena, o que é ilegal. Quando o juiz Sérgio Moro permitiu que o ex-presidente pudesse recorrer em liberdade não houve recurso do MPF”.
 
CRISTIANO ZANIN MARTINS
Advogado de defesa do ex-presidente Lula
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E o que você vai fazer?

    Prezado Nassif, 

    Amanha, a cabeça de Lula será cortada. Você vai apenas noticiar, como sempre faz, com um comentário crítico,  colocando um emoji tristonho, ou vai para a guerra? A militância de esquerda cansou dessa Pax Romana  a qual os  blogs progressistas e nossos deputados resolveram aderir. Recebo no WhatsApp listas de deputados que votaram na PEC da morte, para salvar o Temer, etc. Que tal, uma nova? Os pseudo-defensores de Lula? Não defendeu Lula no púlpito do congresso, não  se reelege. Blogueiro que fica mostrando as incongruências do golpe, repicando matérias do PIG, ou vídeo de estudante de doutorado escrajando Moro no exterior, merece perder todos os seus assinantes. Queremos ação! Chega de bla-bla-bla.

  2. MPF é um partido politico

    “23 de set de 2016 – Sem freio e contrapeso, instituição acumula instrumentos de poder que vão além do previsto na Constituição de 88 …. A primeira, por exemplo, foi criada para limitar a fala de promotores e delegados antes do fim de processos, punindo esses agentes, caso suas denúncias, realizadas fora dos autos, não …

    https://jornalggn.com.br/noticia/existe-quarto-poder-no-brasil-e-se-chama-ministerio-publico

  3. Era simples, hoje é desastre incomensurável

    O projeto inicial era canalha mas simples. Comandados pela globo e quentinhos holofotes tirariam o pt do jogo. Fácil. Muitos diriam, tudo bem.

    Hoje, como resultado da tentativa restou a destruição da democracia, a destruição da economia, a destruição do país a nível impensável anteriormente. Houve o aumento do desemprego, da desesperança, e há os desastres como o da segurança pública que depois do golpe, incrivelmente, ficou muito pior. Foram-se a constituição 88 e os direitos humanos. Foi-se o pré-sal, a petrobrás, a engenharia nacional, a embraer, etc. Destruiram instituições centenárias.

    São doidos em tentar continuar esta triste e canalha jornada. Já há entendimento de todos e do povo, já foi feito o balanço provisório, já começou a cobrança, já se sabe quem é quem e o triste papel, já há literatura, ah a literatura!, quem diria, sobre o desastre e como, quando e quem o causou.

    Inacreditável a velocidade da história. Além de livros, já há cursos nas universidades sobre o golpe. Iniciamos a formação de pós graduados e doutores sobre o golpe 18. Foi ontem, e o horroroso e mal cheiroso desastre já esta sendo estudado e dissecado. Teremos dissertações e teses, teremos doutores sobre o golpe 16. Tratados sobre como e por que alguns rasgaram a constituição. E livros e mais  livros. Os cursos de direito já não serão os mesmos. Antigos e honorários professores serão rejeitados nas faculdades. 

    Assustasor. O simples virou desastre incomensurável. E tende a piorar. O final de 18 surge como desastre anunciado e ainda mais destruidor para a democracia do país. E eles, os autores, nem conseguem parar e pensar, que a globo não deixa.

    Inconsequentes, filhos da globo, bobos, ilustres(?) e desastrosos canalhas.

     

  4. Sentença fuleira

    O povo nunca vai aceitar a condenação do Lula e muito menos a sua prisão se a justiça não tiver provas robustas e sentença clara (resumida, explícita e compreensível) em relação ao fato. Uma sentença de mais de 400 páginas ilustra apenas argumentação e não prova nada. A sentença toda está baseada na argumentação que suporta a convicção preconcebida do Juiz, aceitando determinadas delações e rejeita outras. Já no TRF4, foi defendida a ação do Moro e não avaliada a culpabilidade do Lula. Não concordo e nem aceito no julgamento feito em relação ao Lula. Ainda aguardo orientação do comando unificado contra o Golpe, para sair e protestar.

  5. Carro Nassif
    Moro já está de

    Carro Nassif

    Moro já está de mala pronta para ir para o titio Sam, significa que:

    – ele já tem certeza da prisão do Lula.

    Carmem Lucia e demais, são todos golpistas. Sem perdão.

    Os próximos passos, os militares, babando pelas ventas de vontade de pegar todos petralhas.

    Saudações

  6. Assim como GGN mostra foto do

    Assim como GGN mostra foto do ex presidente, da falecida companheira e ainda, de filhos, filha, netos e netas não é interessante que tenhamos a oportunidade de conhecer nomes e fotografias dos distintos procuradores?

  7. o dejeto…

    … fedorento e caro em que se transformou o judiciário brasileiro e, mais específicamente o, “… com supremo, … com tudo” STF,  … vai seguir à risca o script do golpe….  Vão fazer o possível e o impossível para impedir que as “provas” constantes na condenação sejam desmascaradas…

    Não se trata de um julgamento, … trata-se de uma execução …

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador