Negaram a Lula o direito mais sagrado, por Tereza Cruvinel

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Negaram a Lula o direito mais sagrado

por Tereza Cruvinel

em seu Facebook

Velar e chorar os entes queridos é um direito universal, remonta às sociedades primitivas, um direito reiterado pelas escrituras e eternizado por uma tragédia grega, Antígona, aquela desobedece um rei para dar sepultura a seu irmão.

O que fizeram com Lula agora, negando-lhe o comparecimento ao enterro do irmão Vavá, foi o sequestro do direito mais sagrado, na sucessão de violências jurídicas que contra ele vêm sendo perpetradas. Mas foi também um sinal, ou um aviso, de que o aparelho judicial-policial ultrapassou o abuso e a crueldade, para alcançar o patamar do desumano. O Brasil e sua gente, que já foi tida como cordial e fraterna, também estarão se tornando desumanos se aceitarem com naturalidade este acinte, esta perda da compaixão na hora da morte de um ente querido. Já não re-conheço o Brasil atual, não sei avaliar como esta notícia foi assimilada pelos milhões de brasileiros que em outros tempos idolatraram o ex-presidente cujo primeiro compromisso foi garantir que cada brasileiro fizesse três refeições por dia.

Chico Buarque, conciso e preciso como sempre, foi quem melhor definiu a conduta Justiça neste episódio: cínica e covarde.

Cinismo da juiza Carolina Lebos, que conhecendo a lei de execuções penais (ela é justamente responsável por sua aplicação no caso de Lula), ao invés de cumprir a garantia de comparecimento de qualquer preso ao enterro de ente próximo, pediu parecer do Ministério Público e da Polícia Federal.

No MP, foi cínico o procurador Dallagnol ao dizer que o deslocamento de Lula poderia prejudicar os resgates em Brumadinho. 

Foi cínica a PF ao dizer que não teria condições de garantir o deslocamento do ex-presidente até São Bernardo do Campo. Todos nós sabemos do que é capaz a PF, que mesmo com o sindicato dos metalúrgicos cercados, foi lá prender Lula e o levou para Curitiba. O seu avião, o morcegão, não está operando para Brumadinho e nem há qualquer operação de monta em curso. Temiam o quê? Alguns bolsominions protestando contra Lula? Alguns petistas saudando o ex-presidente? Se a PF não pode com isso, estamos feitos. Se Lula quisesse fugir, teria feito isso antes de ser preso, abrigando-se numa embaixada. Estaria escoltado, não poderia ser abduzido por um disco voador vermelho.

Foi covarde o STF, na pessoa de seu presidente Toffoli, ao responder ao recurso apresentado pela defesa de madrugada, apenas às 13 horas, quando o caixão já baixava à sepultura.

Covarde no tempo e na essência da decisão. É verdade que admitiu seu direito de velar o irmão mas a forma proposta foi cretina. Mandar que Lula se encontrasse com a família num quartel, e que o caixão pudesse ser levado até lá, em Curitiba, chega a ser insólito, surrealista. Imaginemos a família do pobre Vavá contratando um avião para leva-lo à guarnição de Curitiba, com o enterro já passando de hora.

Fez muito bem Lula ao recusar esta proposta que, além de cretina, era inexequível. Ela já vê os familiares na prisão semanalmente.

O que ela queria era o seu direito de estar no velório do irmão, como esteve no da mãe, dona Lindu, em 1979. A ditadura foi mais humana. O delegado Romeu Tuma o liberou para ir ao enterro e até o acompanhou. E Lula era, naquele tempo, apenas um sindicalista, não um ex-presidente que fez muito pelo país.

O que estão fazendo com ele está passando dos limites. Posso estar enganada, mas acho que o povo também começa a achar que está demais.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. antígona tem mais de dois mil

    antígona tem mais de dois mil anos…é de 331 a.c.

    uma tragédia grega, na qual sófocles mostrou que o ser humano – antígona –

    tem necessidade de ser compasasivo com a pessoa querida que falece….

    .e que nem o estado representado por creonte pode impedir que antigona vele seu irmão,,,,

    um direito milenar transgredido pelos donos do direito brasileiro agora no poder,

    os donos da vida e da morte das pessoas…

    parafraseando ruy guerra na canção com milton nascimento E DaÍ?

    “temos séculos de espera”.

    mesmo que demore o que há de ruim, um dia as pessoas perceberão

    que esses costumes milenares fazem parte da nossa cultura,

    apesar dos ignaros que se pretendem donos da vida e da morte….

     

     

  2. É provável que o povo esteja

    É provável que o povo esteja entendendo que os limites poderiam ser ultrapassados e que se Lula tivesse recebido autorização para velar o irmão saisse às ruas, a maioria, protestando contra esse injusto benefício a um criminoso, como nominou  a esposa do agora ministro, ultrapassando todos os limites. E a minoria, que não iria às ruas protestar contra os benefícios conceditos, exclamaria alto e bom som “NOOOOOOSSA ! COITADO DO LULA”, e pensaria baixinho, “isso é demais”.  Depois, na santa paz dos brumadinhos, a parte protestante voltaria ao seu esporte diário de jogar bosta na Geni presa em Curitiba e os que não protestaram a escrever ou comentar em blogues. Graças a Deus não faço nada disso.

  3. Povo apático e despolitizado

    “Posso estar enganada, mas acho que o povo também começa a achar que está demais”.

    Não sei dizer se essa impressão tem ou não consistência. Mas, mesmo que tenha, não faz nada mesmo quem tem ficado cada vez mais indignado com o tratamento desumano, cruel e cínico com que a justiça trata o Lula há tempos.

    O brasileiro é um povo apático e despolitizado.  

  4. Crueldade
    Pra gente que sabe ler:

    FASCISMO
    FASCISMO
    FASCISMO

    Não há outro qualificativo para o comportamento do Poder Judiciário brasileiro em relação à Lula, preso político, prisioneiro de guerra (como bem definiu Miguel Nicolelis) e inimigo mortal dos donos do mundo na Wall Street.

    Para o povo comum, a calhordice de ontem pegou muito mal. Nunca tinha visto isso. Pessoas próximas, antipetistas, consternadas com esse abuso da justiça. Crueldade desnecessária, disseram.

  5. Governo cristão???

    Desculpem mas qual foi a parte da frase: “governo cristão” que eu nao entendi?

    Talvez seja ” Deus acima de todos”. Ou será mesmo que era só retorica de campanha?

    Nada disso, acho mesmo que os fieis da nova religiao o Lava-Jatismo acreditam do fundo de suas almas nos poderes sobrenaturais atribuidos ao ex-presidente e na capacidade dele de com uma palavra jogar luz a centenas de milhoes de almas possuidas pelo Imcubus WhatsUp e acabar de vez com a grotesca propagaçao de Fake News alimentada por vazamentos marotos em beneficio politico dos seus seguidores.

  6. De onde nada se espera…

    Meu pai disse que se ele continuar esperando reação dos brasileiras a tanta covardia e injustiça ele perdera o pouco que lhe resta de fé no humano. 

    E a imprensa nacional, hein? Também é cinica e covarde. 

  7. Sera que ocultam crimes das 3 instancias?

    Olhando de fora tem-se a impressao clara que crimes foram cometidos pelo judiciaro nas 3 instancias alem é claro da acusação inepta dos procuradores para tira-lo da disputa presidencial e calar sua voz. Agora a impressao que fica é que estao agindo em conluio para ocultar as provas grotescas das proprias arbitrariedades, como se o mundo nao estivesse vendo e como se a constituição fosse apenas papel pintado as ser interpretada em beneficio proprio.

  8. Cínica, covarde e criminosa.

    Cínica, covarde e criminosa. E é por essa última característica que ele precisa responder. Os envolvidos na decisão precisam ser interpelados judicialmente porque estão submetendo o direito brasileiro a seus interesses políticos. Ou seja, abuso de autoridade.

  9. Não lamente, mobilize !

    Na África do Sul, em Soweto, nos piores dias do regime racista e genocida do apartheid a palavra de ordem era : 

    Don´t mourn, mobilize ! 

    Não lamente, mobilize …façamos da dor o combustível da nossa reação !

    A arma mais poderosa do opressor é  dominar nossas mentes e fazer com que acreditemos sermos impotentes !!!!

    Não lamente, mobilize !

  10. Lula

    O Lula que estão falando é o mesmo que preferiu ir a uma confraternização na Granja do Torto ao invés de ir ao velório de seu irmão quando ainda este era presidente?

    Se for o mesmo é algo muito extranho quando estava livre fez questão de festejar com os ministros e quando esta preso quer ir ao velório.

    1. Mesmo que essa bobagem que

      Mesmo que essa bobagem que você diz fosse verdade, deveria entender que o uso de um direito é prerrogativa  de quem o tem. Se Lula fosse liberado para velar o irmão e não quisesse comparecer ao velório seria um ato de foro íntimo, só a ele pertinente. A tragédia é a negativa desse direito. E sim, o Lula de quem estão falando é esse mesmo, o que foi presidente por 2 vezes e só não a terceira por ter sido alijado pelos mesmos que impediram velar o irmão. E que permanece preso político em Curitiba sem nenhuma culpa comprovada. Se você não mudar sua maneira de pensar jamais chegará a senior.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador