Rodrigo Janot e o “encontro secreto” com Humberto Costa

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 

Jornal GGN – Não só de revelar reuniões extraoficiais entre o ministro da Justiça e advogados de executivos implicados na Operação Lava Jato vive a imprensa tradicional. Após a queda de braço pública entre o Ministério Público Federal e a Polícia Federal pela condução das investigações envolvendo corrupção na Petrobras (leia aqui), agora é a vez de Rodrigo Janot, o procurador-geral da República, ter “encontros secretos” com políticos alvos de inquérito no Supremo Tribunal Federal apontados.

A coluna do jornalista Lauro Jardim, neste sábado (25), publicou que Janot “continua sem dar publicidade a seus encontros com políticos” e isso “alimenta teorias da conspiração em gabinetes de Brasília.” Este mês, ele teve “encontros não divulgados” com Humberto Costa [senador do PT] e Arthur Lira [deputado do PP], “ambos investigados no Petrolão.”

A informação sobre Humberto Costa ter procurado Janot, na verdade, é requentada. Edição do Estadão de 17 de abril apontava o senador petista como um elemento dentro da disputa entre o MPF e a PF por controle na Lava Jato. Naquela semana, a PF não havia diregido muito bem a decisão do ministro do STF, Teori Zavascki, que suspendeu parte dos depoimentos agendados pela Polícia até que o Ministério Público pudesse “retomar as rédeas” das investigações.

O pedido foi feito por Janot a Zavascki, após o PGR ter fracassado na tentativa de entrar em sintonia com a Polícia Federal. Em várias capitais, policiais federais começaram uma campanha na internet, ironizando a iniciativa de Janot. “Deixe a polícia trabalhar”, pedem, com apoio da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal.

O Estadão comprou a versão da Polícia, que disse ter apurado que os procuradores iniciaram a “guerra” pelo controle da operação quando supostamente ligaram para políticos e disseram que eles poderiam depor na sede da PGR, e não em delegacias. De acordo com o jornal, os policiais disseram que os investigados não querem esse tipo de exposição. Humberto Costa seria um deles.

O GGN tentou entrar em contato com o senador, mas não conseguiu espaço na agenda. A assessoria de Humberto Costa explicou, no entanto, que o petista procurou Janot para criticar a morosidade da Polícia Federal em coletar o depoimento dos políticos envolvidos na Lava Jato. Costa teve de se dirigir à delegacia voluntariamente, no dia 24 de março, para dar sua versão dos fatos, antes que o prazo para as diligências expirasse. Parafraseando o assessor: enquanto a investigação se arrasta, a imprensa continua malhando os investigados como se estes já tivessem sido condenados.

O inquérito de Humberto Costa

O inquérito contra o senador Humberto Costa, aliás, guarda trechos interessantes. Janot e equipe, no pedido de instauração remetido ao STF, escreveram que, até agora, tudo que o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef delataram sobre a Lava Jato “provou-se verdadeiro” de alguma forma.

Para arquivar o inquérito contra Aécio Neves (PSDB), por exemplo, o discurso foi oposto: não se pode abrir investigação com base em “ouvi dizer” ou falta de participação direta dos agentes.

Leia mais: João Auler, o executivo da Lava Jato que pode esclarecer propinas ao PSDB e Aécio

Paulo Roberto Costa alega que um empresário amigo de Humberto Costa pediu doações para a campanha do petista. O delator dise que autorizou o repasse e pediu para Youssef fazer a operação. Youssef nega que tenha ajudado em algo, ou mesmo que conheça o senador. Paulo Roberto admite que nunca teve uma reunião com Humberto Costa para falar de doações para campanha dele. Na dúvida, a PGR optou por investigar o petista.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Na desespero de aparecer como

    Na desespero de aparecer como “instituição maravilhosa”  para nossa sociedade tanto MPF quanto DPF são farinha do mesmo saco. Só há uma chance em relação a essa “investigação tocada por tucanos”, ou seja, é o Ministro Teori começar do zero e tirar ele mesmo suas próprias conclusões.

  2. Suspeito que a tríade polícia

    Suspeito que a tríade polícia federal-Ministério Público-Juiz Moro forçaram esse “lado” política do operação. Simplesmente não aceitaram que não houvesse nexo entre as propinas recebidas pelos diretores e gerentes e partidos políticos. 

    Mas como, se os próprios delatores alcaguetaram os políticos e o tesoureiro do PT? Pode-se mentir falando a verdade. Ou vice-versa, como parece ser o caso. O grande desafio da acusação(e também do Dr. Moro que atua com esse viés) é dar racionalidade a uma contradição, qual seja, apreender como propina os recursos doados a alguns e como dinheiro limpo as doações a outros. E é muita “coincidência” os primeiros envolverem o PT e o segundo o partido “teflon” PSDB. 

    Acho que esse pessoal andou se inspirando na física quântica. Mais precisamente no paradoxo da dualidade onda-partícula. Uma “coisa”(elétron) ser ao mesmo tempo duas “coisas”. Sendo que essa “coisa” só se revela como uma “coisa” quando há uma medição; o “olhar” de um humano. 

    A diferença é que esses “cientistas” da Lava a Jato só enxergam uma “coisa”. Trabalham com dados viciados. 

  3. Na verdade tem uma guerra de

    Na verdade tem uma guerra de vaidades aí. O MPF é o titular ( autor) da ação penal. A PF investiga, faz perícia etc…a pedido do MPF ou pode também conduzir um inquérito autônomo mas quem irá propor uma ação na justiça é o MPF.

    As polícias querem ter o direito exclusivo de investigar, mas qual é o problema do MPF colher depoimentos? Nenhum a meu ver…

  4. ”  tudo que o ex-diretor da

    ”  tudo que o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef delataram sobre a Lava Jato “provou-se verdadeiro” de alguma forma.”

     

    ” Paulo Roberto Costa alega que um empresário amigo de Humberto Costa pediu doações para a campanha do petista. O delator dise que autorizou o repasse e pediu para Youssef fazer a operação. Youssef nega que tenha ajudado em algo, ou mesmo que conheça o senador. Paulo Roberto admite que nunca teve uma reunião com Humberto Costa para falar de doações para campanha dele.”

     

    CONTRADIÇÕES INSUSTENTÁVEIS.

     

    Qualquer cidadão que não seja petefóbico percebe que esse processo tem a mesma intenção do ” Mentirão ” :  exterminar  o PT.

    Tentam chegar ao Lula, o Terror da Casa Grande, tirar o Lula de campo, impedir o Lula de ser candidato.

    E exterminar o PT.

     

     

     

  5. Chega a ser engraçado.
    A PEC

    Chega a ser engraçado.

    A PEC 37 visava evitar esses bate-cabeças entre PF e MP, delimitando quem faz o quê. Foi aquele escândalo, a ponto de a PEC 37 ter sido tachada de “PEC da impunidade”.

    Derrotada a PEC 37, o MP faz o que tem que fazer, dentro do ordenamento jurídico existente: investiga. E agora começa a campanha contrária, para impedir o MP de investigar, por que essa é uma tarefa… da Polícia Federal.

    Haja coerência!

  6. o que uma doação une, ninguém consegue separar e qualificar…

    ou reconhece todas como propina ou reconhece todas corretas conforme a necessidade e a disponibilidade

    não dá para inventar nada por aí, a não ser criar o meio mais fácil para ser enganado pelos delatores, verdadeiros e únicos criminosos da coisa toda

    acredito que estão protegendo os empresários, que foram comprados por eles na certeza de que terão de volta o total que for devolvido

    1. esperto é Gilmar Mendes…

      suspeito que pretende criar ou pelo menos informar para a Globo, haja vista que não foi aprovada pelos seus pares, uma certificação para doações

      acredito ser desnecessário dizer que é mais para certificar de tucanos do que de petistas

  7. Rindo! Quânticos

    Professor,qual a diferença entre Física Quântica e Mecânica Quântica?

     Física quântica é o estudo fenomenológico dos fenômenos quânticos, isto é, dos fatos, das ocorrências, com uma abordagem conceitual de tudo e explicações em nível menos aprofundado. Mecânica Quântica é a teoria matemática que suporta todas as explicações e previsões dos fenômenos quânticos. É extremamente mais complexa e detalhada, envolvendo um conhecimento bem avançado de matemática superior.http://wolfedler.blogspot.com/2013/02/professorqual-diferenca-entre-fisica.html

    fisicaquantica

    A Física Quântica surgiu como a tentativa de explicar a natureza naquilo que ela tem de menor: os constituintes básicos da matéria e tudo que possa ter um tamanho igual ou menor. Em outras palavras, pense o seguinte: tudo o que é maior do que um átomo está sujeito a leis da física que chamamos de “física clássica”. Por exemplo, elas sofrem a atração da gravidade, as leis da inércia, ação e reação, e por aí vai. Mas quando analisamos tamanhos menores que um átomo, tudo muda e as regras da física clássica já não valem mais. Foi preciso então admitir que era necessário outras leis para lidar com essa realidade, e também uma física totalmente nova, que ficou conhecida como Física Quântica.

    fisicaquantica4Tudo começou em 1900, quando o físico alemão Max Planck introduziu a ideia de que a energia era enviada em “pacotes” chamados quanta (meio que parecido com a transmissão de dados pela internet), com o fim de derivar uma fórmula para a dependência da frequência observada com a energia emitida por um corpo negro. Em 1905, Einstein explicou o efeito fotoelétrico por um postulado sobre que a luz, ou mais especificamente toda a radiação electromagnética, pode ser dividida num número finito de “quanta de energia”, que são localizados como pontos no espaço.

    Estes quanta de energia seriam chamados mais tarde de fótons, termo introduzido por Gilbert N. Lewis em 1926. A ideia que cada fóton teria de consistir de energia em termos de quantas foi um notável feito, já que efetivamente eliminou a possibilidade de que a radiação de um corpo negro alcançasse energia infinita, o que se explicou em termos de formas de onda somente. Em 1913, Niels Bohr explicou as linhas espectrais do átomo de hidrogênio, novamente utilizando a ideia dos quanta, em seu artigo On the Constitution of Atoms and Molecules (Sobre a Constituição de Átomos e Moléculas), publicado em julho de 1913.

    A expressão “física quântica” foi usada pela primeira vez em Universe in Light of Modern Physics (O Universo à Luz da Física Moderna), de Max Planck, em 1931.

    fisicaquantica3Em 1924, o físico francês Louis-Victor de Broglie apresentou a sua teoria de ondas de matéria, dizendo que as partículas podem exibir características de onda e vice-versa. Esta teoria era para uma partícula simples e derivada da teoria especial da relatividade. Baseando-se na aproximação de de Broglie, nasceu a mecânica quântica moderna em 1925, quando os físicos alemães Werner Heisenberg e Max Born desenvolveram a mecânica matricial e o físico austríaco Erwin Schrödingerinventou a mecânica de ondas e a equação de Schrödinger não relativista como uma aproximação ao caso generalizado da teoria de de Broglie. Schrödinger posteriormente demonstrou que ambas as aproximações eram equivalentes e ficou conhecido pelo clássico experimento mental* chamado “o gato de Schrödinger”, que ilustrava o relativismo quântico com a ideia de que um gato fechado dentro de uma caixa está tanto vivo quanto morto, enquanto não abrirmos a caixa e termos certeza de qual é o verdadeiro estado do gato.

    fisicaquantica5

    A física quântica não é intuitiva, ou seja, isso significa dizer que muitas partes dela parecem não ser verdade. Por exemplo, a dualidade onda-partícula diz que partículas se comportam ora como partículas ora como ondas. É uma afirmação no mínimo estranha, bizarra, por que seria mais ou menos como dizer que a água pode ser, ao mesmo tempo, seca e molhadadependendo da ocasião. Mas é o que acontece no mundo real das partículas quânticas. No nosso dia-a-dia, parece que vivemos num planeta plano, o que você sabe que não é verdade; nosso mundo é uma esfera, e no espaço não existe direita e esquerda, cima ou baixo.

    Por ser não intuitiva, ela foi considerada uma falsa teoria. O próprio Einstein (que foi um dos fundadores da física quântica) acreditava que a física quântica devia estar errada. Mas com o passar do tempo percebeu-se que ela explicava tão bem o resultado das experiências, que tinha de ser verdade.

    Nosso dia ocorre numa escala dita macroscópica (tudo aquilo que podemos ver a olho nu, por assim dizer). São os objetos que podemos enxergar sem a ajuda de lentes ou microscópios atômicos. A física quântica lida com coisas muito, tremendamente pequenas. Muitíssimo menores que um milímetro. Existem várias particulas do átomo, como os nêutrons(que contém uma carga neutra e são formados por três quarks) e prótons (carga positiva, também formados por três quarks); juntos eles formam o núcleo atômico.

    fisicaquantica6O mundo em que vivemos é feito de átomos. Os átomos são feitos de coisas ainda menores chamadas quarks e elétrons. Ainda não sabemos se os quarks são feitos de coisas ainda menores. Os átomos, elétrons, quarks e outra coisa tão pequena que ainda não sabemos muito sobre ela, chamada fóton, têm comportamentos bizarros de vez em quando: nunca podemos saber exatamente onde estão. Não é por falta de instrumentos potentes, é uma lei da física, chamada Princípio da Incerteza de Heinsenberg, que diz que nunca saberemos a exata posição das coisas. Nunca saberemos onde os elétrons de um átomo estão exatamente. Nunca. É algo estranhíssimo, mas é a verdade. Há elétrons que, inclusive, somem de um lugar e reaparecem em outro, algo como um teletransporte. Não dá para ver que caminho seguiram para ir de um lugar a outro, só sabemos que eles fazem isso.

    No mundo macroscópico, o “nosso” mundo, ondas são muito diferentes de objetos. Porém, se tivéssemos o tamanho de átomos, tudo se comportaria como uma onda de vez em quando e como uma partícula outras vezes. Essa foi uma das consequências mais bizarras da física quântica.

    Há átomos, como o de Urânio que, do nada, explodem. Nunca sabemos que átomos vão explodir, ou quando, só sabemos que alguns vão e outros não. Aparentemente, nada faz eles explodirem, mas eles explodem. Dizem que irritou tanto a Einstein que foi aí que ele pronunciou sua famosa frase “Deus não joga dados com o universo”.

    Muito embora a Física quântica seja esquisitíssima, e ainda por cima seja, como gostam de apontar alguns (sempre aqueles que não conhecem nada de ciência), “apenas uma teoria”, sem ela não teríamos os avanços da nossa tecnologia atual. Até o computador, smartphone ou tablet no qual você está lendo esse texto deve muito à mecânica quântica em algum nível.

     

    Fontes:
    ________. O que é Fisica Quântica. Wikibooks.
    ________. História da Mecânica Quântica. Wikipédia, a Enciclopédia Livre.
    Zarate, Oscar; McEvoy, J.P. Entendendo a Teoria Quântica. Editora Leya, 2012.

     

    * O que significa que isso não foi feito com um gato de verdade, apenas para constar.

    http://www.astropt.org/2013/08/05/o-que-e-essa-tal-fisica-quantica/

     

    1. Como Einstein pode ser um dos

      Como Einstein pode ser um dos pais da teoria que ele combatia?

      Ele disse essa frase numa conferência com Bohr na qual ele perdeu o debate! Perdeu para os FATOS!

      Ao perder veio com esta frase sem sentido, essa apelação barata.

       

      O que não aceito é o erro de tratar esta falácia de Einstein como algo positivo no campo das ciências. Não aceito porque ignorância tem limite. Tem que ter!

    2. Direito Quântico?

      Ahh! Entendeu!!

       

      Então o Moro segue o Direito Quântico parecido com aquele da ex-ministra Ellen Gracie onde uma coisa pode ser uma coisa, mas não ser uma coisa, embora seja uma coisa? Acho que era mais ou menos assim que ela ministrava.

  8. Pra dá dinheiro pro PSDB e outro partidos o Empresário da Setal

    Mendonça Filho , delator premiado não encontrou com ninguém,

    Pra dá dinheiro ,um milhão, pro José Roberto Arruda , também descaradamente esse cara premiado pelo Moro  não encontrou com ninguém.

    Agora, pra contribuir pro PT esse desgraçado , foi premiado pelo MORO E DISSE QUE FOI orientado pelo Paulo Roberto Costa. 

    NÃO SEI MAIS QUAL MAIOR ESCÂNDALO ; A CORRUPÇÃO DE DOIS FUNCIONÁRIOSDE CARREIRA E  GRANDES DIRETORES DA      PETRTOBRÁS OU O ESSE PROCESSO LAVAJATO COMANDADO PELO MORO!

    Moro criou a delação premiada não pela verdade dos fatos , mas, PELOS FATOS NARRADOS ! UM ESCÂNDALO !!!!!!!

  9. “Paulo Roberto Costa alega

    “Paulo Roberto Costa alega que um empresário amigo de Humberto Costa pediu doações para a campanha do petista. O delator dise que autorizou o repasse e pediu para Youssef fazer a operação. Youssef nega que tenha ajudado em algo, ou mesmo que conheça o senador. Paulo Roberto admite que nunca teve uma reunião com Humberto Costa para falar de doações para campanha dele.”

    Qualquer vigarista pode fraudar usando o nome de um candidato político para tentar extorquir doações de campanha. O que garante que o empresário é amigo do senador Humberto Costa e que está autorizado em falar em seu nome? Quais provas o criminoso Paulo Roberto Costa tem que possa incriminar o senador?

    Por outro lado Youssef nega que tenha ajudado em algo, ou mesmo que conheça o senador. Paulo Roberto admite que nunca teve uma reunião com Humberto Costa para falar de doações para campanha dele.

    Pelo que está escrito nas delações não há provas que incrimine o senador, muito menos submetê-lo a execração pública por parte da imprensa.

     

  10. Encontros

    Bem, digamos, apenas por amor ao argumento, que fosse o chefe da PF que tivesse tido encontros “secretos”com investigados pela Lava Jato… Gostaria de ver as opiniões aqui…

  11. Essas atitudes de denúncias

    Essas atitudes de denúncias contra instiituições são mais “patrulhas” de partidos que foram favorecidos pela “não denúncias” desta forma, preserva a NÃO DENÚNCIA de quaisquer envolvidos de seu partido. Pior que é um jogo que o PIG faz e consegue a adesão maciça dos blogues de esquerda.

  12. JUSTIÇA E POLÍCIA BRASILEIRA

    TEm que ouvir João Auler sobre propina ao PSDB e Aécim. Mendonça Filho (aquele da emenda para a reeleição que foi comprada pelo FHC) também aparece em gravação da Castelo de Areia como quem recebeu dinheiro de empresa da Camargo Correa e não declarou.

    Uns Delegados da Polícia Federal já estavam desmoralizados por fazerem boca-de-urna para Aécim Neves Cunha, agora o Sen. Humberto Costa pelos assessores divulga que foi pessoalmente 24/03/2015 na Delegacia prestar o seu depoimento.

    O STF já devia ter intervido nessas investigações!!!!!

     

  13. Os irmãos trigêmeos

    DPF, Janot e Moro são irmãos trigêmeos ambos trabalham pelo mesmo interesse e não pela justiça é farinha do mesmo saco. DPF, MP e RPG têm o rabo preso com PSDB e com outros partidos da oposição e isso é claro, qualquer um vê só não vê quem quer ser cego. Arranjam obstáculos e desculpas para não investigar nada ao que se referem ao partido deles, trabalham parcialmente, os três tem o mesmo objetivo, os três adoram holofotes e os três querem apenas… Condenar o PT. Essa lava – jato já está como a novela que demorou um ano para terminar “O direito de nascer” só que essa novela é o “O direito de condenar”.

    1. Querem trabalhar pra quem?

      Qual será o partido para o qual eles dessa PF querem trabalhar agora?

       

      Ou será que querem ser Rock Stars realizando operações com nome de canção de banda de rock com escancarada conotação politico partidária?

      Estão se achando!!

      Se tivesse um Ministro da Justiça no lugar onde está o Zé Cardozo, esses agentes aderentes dos “Revoltados on Line” já estariam despachando numa mesinha instalada sobre uma ponte sobre um rio em uma fronteira longinqua do país, até aprender e saber decorado o estatuto das suas repectivas funções. Passa um ano em cima de uma ponte e quero ver não aprender a ser funcionário público.

       

       

       

  14. A ética jornalística de uma revista

    Bicheiro decidindo a pauta do Radar da Veja em conversa gravada pela PF com diretor de empreiteira:

    “Cachoeira garante texto de diretor da Delta na Veja

    (…)

    Carlos Cachoeira Fala com Cláudio

    Carlos: “Fala Cláudio”

    Cláudio: “O PJ quer falar comigo, cara”.

    Carlos: “Quem?”

    Cláudio: “PJ, PJ. Quem é PJ?”

    Carlos: “PJ? Fala aí, uai. Quem é PJ?

    Cláudio: “Poli, rapaz. Policarpo”.

    Depois, Cláudio Abreu fala de novo com Carlinhos Cachoeira e diz que Policarpo Jr. já chegou e pergunta onde é para publicar o texto.

    Cláudio: “Ele chegou aqui agora”

    Carlos: “Pegou aí?”

    Cláudio: “Peguei. Pede para ele colocar no Radar, é?”

    Carlos: “É. Manda ele pôr aí, meter na… no On Line, no Radar aí. Vê se ele consegue. Pode pôr no On Line já tá bom”.

    Cláudio: “Vamos botar no Radar”.

    Carlos: “Se for na revista, melhor ainda”.

    Por fim, Carlos Cachoeira orienta Claúdio Abreu a mandar o texto para o email de Policarpo:

    Carlos: “Ele pediu prá você mandar o texto para ele por email. O e-mail do Policarpo é [email protected]”.

    http://www.horadopovo.com.br/2012/05Mai/3052-02-05-2012/P3/pag3b.htm

    1. E o pessoal da PF diz que quer trabalhar?

      Trabalhar para a campanha de quem?

       

      Do Laércio?

       

      Montar operação para fazer política com nome de vinheta de campanha?

       

      “Que país é esse?”

       

      Isso é nome de operação ou é um manifesto político dos “Revoltados on Line”?

       

      Eu é que pergunto QUE PAÍS É ESSE onde eu sou obrigado a pagar salario pra esse bando de vagabundos que parecem indecisos entre aspirações de seguir carreria de Rock Star, ou politica, ou quem sabe fazer uma pontinha na REDE GLOBO e ganhar premio Innovare, como o Moro, né?

      Ponham-se nos seus devidos lugares de servidores ou tenham a decencia de procurar outra carreira se essa não lhes agrada, mas não fiquem abusando da população que tem o direito de exigir de vcs o cumprimento de suas obrigações enquanto forem servidores públicos.

       

      Querem trabalhar? Pois, comecem!! O que estão esperando?

       

      E parem de palhaçadas!!

       

  15. Mensalão e Petrolão

    Mensalão, Petrolão já deu flôr, já deu o que tinha que dar, inventar motivo para acabar com PT já estamos fartos. Por essas e outras, que a justiça brasileira virou palhaçada, está sem nenhuma credibilidade. O que me revolta é que os verdadeiros bandidos estão livres, leves e soltos. Não precisa nem mencionar que são os bandidos não?

    1. Não precisa, mesmo!!

      Tampouco serviria de alguma coisa gastar as suas teclas porque a preclara PF, que se manifesta, e diz que quer TRABALHAR, e o impávido MP, só, e somente só, investigam o que é denunciado no JN da GLOBO.

       

      Ou seja, o Ali Kamel virou a autoridade máxima para esses bravos servidores públicos, sedentos de luzes de holofotes e espaços midiaticos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador