Um blog para Marcola, por Mônica Bérgamo

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Sugerido por Sérgio Saraiva

 

Um blog para Marcola

 

De Monica Bergamo, da “Folha de São Paulo”

 

Então quer dizer que, assim como condenados do mensalão, o Marcola, líder do PCC em SP, e o traficante Fernandinho Beira-Mar também deveriam ser autorizados a dar entrevistas? E a manter um blog na internet enquanto estão presos? 

A pergunta é feita por pessoas que concordam com Joaquim Barbosa, presidente do STF: os condenados “por corrupção” deveriam ficar “no ostracismo”. A imprensa (em especial a Folha) erra ao abrir a eles “suas páginas nobres”. 

Barbosa diz que até mesmo ministros do STF têm restrições: não podem falar de processos. Não podem frequentar todos os lugares que desejam. Que dirá um preso? E ainda com conexões políticas, capazes de minar, com ataques, a credibilidade da Justiça? 

São argumentos relevantes. Sob diversos pontos de vista, no entanto, é possível, e até desejável, que condenados possam se expressar. 

A Lei de Execução Penal, em seu artigo 3º, é clara: ao condenado são assegurados “todos os direitos não atingidos pela sentença ou pela lei”. 

Eles podem pensar. Eles podem se expressar. 

A lei veda a comunicação telefônica e por rádio porque não é possível controlar seu conteúdo. O preso, com um celular, pode ordenar crimes. 

Mas não veda, e até garante, a comunicação escrita com o mundo exterior. 

Em habeas corpus, o ministro Celso de Mello admitiu que a correspondência do preso pode ser interceptada, “sempre excepcionalmente”, por razões de segurança, de disciplina penitenciária ou de preservação da ordem jurídica. 

A lei não veda que a correspondência seja publicada em um blog, desde que não cometa nem faça apologia ao crime. 

Entrevistas de presos são autorizadas pelos juízes de execução –que observam as condições de segurança antes de permitir o contato de um jornalista com o condenado. 

O italiano Cesare Battisti deu entrevistas no presídio da Papuda –autorizado pelo STF. 

Não se trata de jabuticaba brasileira. O escritor Fernando Morais entrevistou, para seu livro “Os Últimos Soldados da Guerra Fria”, presos cubanos condenados por espionagem nos EUA. Eles estavam em presídios de segurança máxima. E falaram mal das condições carcerárias.

Na Venezuela, Raul Baduel, preso por corrupção e dissidente do chavismo, escreve cartas que são publicadas por familiares em seu blog. 

Tão ou mais importante que o direito dos presos, porém, é o direito do cidadão brasileiro de ter acesso às versões de condenados –sejam eles José Dirceu, Marcola ou Beira-Mar–, ainda que elas não tenham prevalecido nos tribunais. 

“O que vige é a transparência”, diz o ministro Marco Aurélio Mello. “Você não emudece quem quer que seja em uma democracia.”

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A hipocrisia do JB é

    A hipocrisia do JB é transcedental. Ministros do STF prefaciaram livro contra o PT. Ministros do STF frequentaram lançamento de livros contra o PT. Ministros do STF deram entrevistas forçando votos no próprio STF. Ministros do STF tiram fotografias com “amigos” condenados pelos tribunais. MInistros do STF são comerciantes e proprietários de empresas com sede, inclusive, em apartamentos funcionais. Ministros do STF tornam “sigilosas” investigações que podem (ou poderiam) mudar o rumo de determinados processos (mais) políticos. Pois é…

  2. Caro Nassif e demais 
    Como

    Caro Nassif e demais 

    Como sempre a casa grande, quer fazer comparações, onde comparações não há, mas mesmo assim, ganha adeptos. 

    Comparar Dirceu e demais petistas com Marcola, Fernandinho Beira Mar, beira à loucura de uma direita alucinada em querer colocar no mesmo prato, coisas tão distintas.

    A estúpidez da direita vive sempre se reformulando, mas cada vez se torna mais visível.

    E ainda acha que a folha abre espaço para os ditos “mensaleiros”. Ela foi uma das mídias que fez de tudo para a crucificação, agora posa de pureza.

    É no minimo ridiculo.

    Saudações

     

      1. Caro Pedro
        Não li só o

        Caro Pedro

        Não li só o titulo, li também o texto.

        E li também a  intenção da jornalista.

        Que de ingênua e neutra, não tem nada.

        O texto é como um  missil, não sai sem direção.

        E a direção é conhecida.

        Saudações

         

        1. É a faia na voz da dona

          É a faia na voz da dona Mônica dando uma de democrática e boazinha. Mas cá entre nós, comparar Dirceu com o marcola, é forçar muitop a barra, e demais a mais, ninguém controla o “celular” do marcola.;

  3. É pra rir?

    “Barbosa diz que até mesmo ministros do STF têm restrições: não podem falar de processos. Não podem frequentar todos os lugares que desejam. Que dirá um preso? “

    1- Ayres Brito e Gilmar visitando o lançamento de um livro descascando os réus

    2- Ayres Brito assinando um prefácio de livro de Merval Pereira sobre o Mensalão

    3-Denúnica vaizia de Gilmar sobre a pressão de Lula, e mais recente sobre a lavagem de dinheiro

    4-MAM na hora do voto: ‘…13…é sintomático”

     

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    já começei a rir

  4. FAÇA O QUE EU FALO MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO…

    Esses nossos ministros do STF são uma piada:

    O Gilmar Dantas vai para NY, e segundo alguns blogs, fica hospedado no apartamento do Sérgio Bermudes, advogado do Daniel Mendes………. vende cursos de seu insituto para o TJ da Bahia sem licitação e fatura R$ 12.000.000,00…

    O Bat Barbosa vai para Maiami e posa em foto com “empresário” foragido do Brasil e ainda leva umas diárias nas férias ….

    O Fux ia fazer uma baita festa de aniversário, convidando advogados envolvidos em causas em que atua e desiste da festa após a imprensa pegar pesado e sua mamãe demovê-lo da idéia….

    O Ayres Brito, viajadão, vai a lançamento de livro do Merval, sobre o mensalão, em pleno julgamento do processo….

    Pelo Amor de Deus, esse pessoal deveria ter vergonha, pedir para sair ou então esse CNJ dar uma enquadrada nessa turma! Que judicioriozinho sem postura!!!!!!!!!!!!!  E ainda quer passar exemplo para a população!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Aula de História do Brasil.

    Eu lia muito a coluna de cartas dos jornais. Uma vez um cearense do interior, e isso foi na época da correspondência via correios, deu uma aula memorável sobre História do Brasil onde um cearense, ex-ministro da Viação e Obras Públicas (inicício do século XX) era a figura central. Paulistano, eu não tinha ideia daquela patifaria e nunca ouvira falar dela. Esse ex-ministro cujo nome se perdeu na poeira da corrupção, contratou um verba com bancos ingleses para construir uma estrada de ferro no Ceará. Mais dívida para a República. O que seria investimento, não assentou um único dormente para construir a tal ferrovia. Dois anos depois, ele volta à City e contrata mais empréstimo. Segundo o missivista, centenas de milhares de libras esterlinas sumiram e nem ameaça da obra contratada. Mas provavelmente, até seus bisnetos ficaram ricos. Assim caminhava o Brasil.

  6. Eita que o pessoal tá

    Eita que o pessoal tá apelando mesmo. Mas já que tocaram no assunto, eu acho que seria ótima ideia que Marcola e Beira-Mar tivessem um blog. De minha parte, adoraria saber como é a vida de bucha de canhão dos Barões do tráfico de armas e drogas. Como é ficar trancado num presídiio de segurança máxima pq seus patrões morrem de medo do que eles tem a dizer;adoraria ler qq um deles comentando o episódio do helipóptero, por exemplo, já que de nossa GRANDE mídia e autoridades, não ouvimos nada ou melhor, soubemos que o helicóptero é suspeito. O desespero em manter determinados presos incomunicáveis, revela muito sobre as detenções. Sabemos em que condições JD foi condenado e preso e, portanto, podemos entender o pânico das autoridades com seu Blog o que me leva a crer, pela associação feita na matéria, que os outros dois tb devem ter sido condenados e presos, nas mesmas condições, ou seja, para atender interesses de grupos específicos. Desenhando, o que a matéria não queria dizer mastá dizendo é que tanto Marcola qto Beira-Mar sofreram o mesmo tipo de perseguição que José Dirceu. Linchados pela mídia e sem direito a defesa. Eu nunca ouvi o que eles tinham a dizer. Taí, gostaria muito de ouvir. 

    De resto é o que reza o art. 3º, estão assegurados todos os direitos não atingidos pela sentença ou pela lei.  

  7. É essa gente fica atazanado

    É essa gente que fica atazanado os outros com papo de cuba; que defende direitos em cuba.

    A pena de reclusão incide sobre o direito de ir e vir, e não sobre os demais.

    A comparação é típica de quem crê e tem o hábito de julgar pela cara. Não fazem a menor ideia do que é civilidade. Ainda estão na idade média esses moderninhos.

    Muito, muito chique…

  8. Presos

    Antigamente eu era tão crente que, quando um preso p/ tráfico, como os 2 citados na reportagem eram levados, eu ficava aguardando ansiosamente os seus depoimentos…. pobre de mim ! Eu desconhecia completamente a maldade dos homens e o porquê de termos tantos “garotos” presos devido a 3 pacotinhos de maconha. Não imaginava que eles precisassem passar p/ Universidade p/ se tornarem os substitutos dos encarcerados. E la nave vá…..

  9. O que afeta a credibilidade

    O que afeta a credibilidade da justiça é um cidadao esperar 20 anos por uma decisao sobre um plano economico ou para receber um precatorio enquanto outro cidadao tem facilidades e consegue 2 habeas corpus em 24h, um deles sem dar entrada em instancias inferiores.

    O que afeta a credibilidade da justiça é um segundo cidadao vetar a entrada de jornalistas nas palestras que da la fora enquanto aqui dentro posa de bom moço, ou registra um apartamento em miami por valor ficticio enquanto o restante dos cidadaos pena para pagar a casa propria, quando consegue.

    O que afeta a credibilidade da justiça é passar 6 meses a 1 ano para conseguir sua primeira audiencia onde tudo que o juiz faz é perguntar “tem acordo?”, e obvio que a parte forte nao aceita e a parte fraca precisa esperar mais sei la quanto tempo pela segunda audiencia/pelo andamento do processo.

    O que afeta a credibilidade da justiça sao os palacios pagos por quem precisa dela, os por foras, o quase literal “reinado” desses “nobres” desembargadores e juizes das instancias “superiores” enquanto o juiz da 1a instancia fica atolado em processos em cubiculos com pouca ou nenhuma condicao de trabalho.

    O que afeta a credibilidade da justiça é ela prometer esperança quando só entrega INjustiça.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador