Gilmar Mendes diz que é comum chamar o juiz de ladrão

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – A data de despedida do ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, considerado no meio jurídico pela parcialidade com que comandou o julgamento da Ação Penal 470 (mensalão), foi também a de expressão de posicionamento – se não político, ao menos pertencente à discussão de classe ou respeito patriótico – de um segundo ministro, que fica na Corte: Gilmar Mendes.

Em momento despercebido pela maioria da plateia que ocupava a sessão plenária de hoje (01), pela manhã, durante o julgamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade do PSDB contra trecho da Lei Geral da Copa, Gilmar Mendes proferiu: “de fato, é preciso que tenhamos compreensão”, referindo-se aos atos de manifestações nos estádios durante a Copa, “é comum chamar o juiz de ladrão, significa apenas que ele errou”, e completou: “como as vaias e púlpitos às autoridades, às vezes de maneira muito mais enfática, não são ofensas de caráter pessoal, são apenas manifestações de desacordo”.

O ministro do STF avaliou que os xingamentos a um juiz durante uma partida de futebol, quando erra, pertence ao mesmo patamar que os clamores de baixo calão à presidente Dilma Rousseff, no dia da abertura do evento Mundial.

A ADIN analisada, hoje, não se referia ao julgamento se tais comportamentos, de parte da torcida que acompanhava o primeiro jogo da Copa, tratavam-se de crimes contra a honra – entre calúnia, injúria e difamação. Nem de qualquer ação que imputasse a consequência de danos morais à vítima.

Era um pedido do candidato Aécio Neves (PSDB) para mudar o parágrafo 1º do artigo 28 da Lei Geral da Copa. O próprio ministro Gilmar Mendes, que inclusive é o relator do processo, negou o provimento à ação. Indeferiu, discordou. Justificou que a lei não parece construir restrição de liberdade de expressão.

A matéria – de Aécio e PSDB – foi negada pela maioria da Corte. Gilmar, entretanto, inoportunamente abraçou a um tema controverso e delicado: ofender autoridades, ainda em pleno Mundial.

Leia mais: No último dia no STF, Barbosa defende ação de Aécio Neves

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A opinião de Gilmar

    Comum , frequente, não significam correto.

    Alguns juizes do supremo são frequentes aparições na midia, não significa que isto seja correto. Idem idem, suas senteças eivadas de cunho politico partidário.

  2. Pensando bem, Joaquim Barbosa

    Pensando bem, Joaquim Barbosa demonstrou a cada dia de sua atuação no STF somente incapacidade de pertencer a essa Corte. E, pra piorar a situação, em tão pouco tempo, com idade suficiente pra prestar grandiosos serviços ao Brasil, e justo no cargo de Presidente, decide pedir a aposentadoria. Demonstra mais uma vez ser o cara que não teve compromissos com a toga, a não ser para fazer mis en scène, para ter visibilidade, saindo no filme como um heroi, cheio de afagos e bajulações da mídia. Vai-se embora com a imprensão de ter sido ‘o cara’, mas, em verdade, foi a maior decepção para Lula, que o indicou muito mais pela cor, e foi, certamente, uma enorme vergonha para todos os estudiosos do Direito, com D maiúsculo. No fundo, quem sabe, o sujeito não decidiu se mandar para Miami por ter percebido que pisou na bola, enquanto se viu diferente dos seus pares, em matéria de educação, de preparo para o exercício do cargo. Joaquim Barbosa é um ser desprezível; não mereceu, jamais, tal indicação. E que Deus nos ajude para que doravante os presidentes pensem 10 vezes antes de indicar alguém para ocupar o lugar daquele jumento sem mãe.

  3. “as vaias e púlpitos às

    “as vaias e púlpitos às autoridades, às vezes de maneira muito mais enfática, não são ofensas de caráter pessoal, são apenas manifestações de desacordo”. Deve ter um erro aí: em vez de “púlpitos” deve ser “apupos”. Mas imagino como Gilmar Mentes ou Joaquim Brabosa reagiriam se uma multidão gritasse para eles: VTNC!!! Acho que não iriam gostar…

  4. GILMAR SABE O QUE FALA

    O Gilmala, como juiz que eh, sabe o que fala.

    Nao soh abracou a tese, de que eh comum porque eh comum haver JUIZ LADRAO, como deu o cara a tapa.

    Pensando que passaria a bola, sentou-se sobre e ainda deu uma rebolada para que o encaixe fosse perfeito.

    SILAS COU!

  5. “é comum chamar o juiz de

    “é comum chamar o juiz de ladrão, significa apenas que ele errou”:

    Nao.  Significa que ele eh ladrao mesmo.

    Sua escola com dinheiro publico eh o que mesmo?

    1. Depois que o Batman

      Depois que o Batman escancarou prendendo os do PT, esquecendo na gaveta os do PSDB, mandando os doutos prodessores de Direito e filósofos da OAB, advogados consagrados para a PQP ( PQP é candidato do PSDB) , vale tudo.

      Mediático que aparece dando alvíssaras ao papai advogado do Hulk global, que compra um apartamento em Me Ame com o endereço do Planalto, que foi o mentor da VEja e do PIG,  dos black blocs e coxinhas, dos destruidores do patrimônio público e fez  seguidores como o G. Dantas e Marco Aurélio e um bando de stfs que só querem o seu no final do mês- espwerar que o país respeite a presidenta Dilma. Este cara , o pobre menino que iria sublimar o Brasil, mais o amigo Gilmar,  M.Aurélio e  Fda-se, são mentores do Azevedo, Merval, Bonner, Jabour, Pó  Neves, M. Porca e outros tantos que os têm como guru para desrespeitar as instituições do nosso país.

      Acorda moçada do PT e partam para o domínio do fato- só precisa achismo e não provas.

      Vai acabar a melhor Copa de todos os tempos e vão continuar pregando para os mais humildes ( talvez a maioria do povão( que a Copa foi comprada, que o  Brasil já quebtrou e a dIlma esconde, que o desemprego vai alcançar níveis recordes, vai faltar energia e que Sampa do PSDB vai ter água a dar com pau ….!

       

  6. Aproveitando a oportunidade

    Aproveitando a oportunidade dada pelo Meritíssimo; Gilmar ladrão, ladrão,  corrupto de 1a., partidário, fiote do FHC e ladrão, ladrão e ladrão.

  7. Espero que as declarações

    Espero que as declarações sejam no sentido de nos deixar à vontade quando nos referirmos a ele com os adjetivos que acharmos mais pertinentes.

  8. Falha grave

     

    Hoje recebi a informação de amigo meu que foi ao Itaquerão assistir Argentina X Suiça que o estádio inteiro cantou: “Ole, ole, olá, Dilmaaa, Dilmaaa” . Eu tinha ouvido o grito na TV mas fiquei em dúvida (dado o que havia acontecido na abertura da Copa).

    O depoimento dele confirmou o que eu “achava” que tinha escutado.

    Daí fui verificar nos sites da velha mídia se havia algum comentário a respeito. Nada.

    Lembro-me que no jogo de estréia, o Galvão interrompeu a narração para “avisar” que o público estava xingando a Presidenta. E depois o fato virou manchete em todos os jornais. Mais até que o jogo.

    O que incomoda é que mesmo os sites e blogs progressistas também não noticiaram nada a respeito. Ou seja, vivem apenas de repercutir o que a velha mídia quer transformar em notícia.

    Falha grave!!!!!!

    PS: Segundo meu amigo, os gritos NÃO partiram da ala VIP

    PS2: Depois de muito procurar achei o fato aqui, narrado rapidamente pelo repórter do Terra:

    http://esportes.terra.com.br/argentina/argentina-deixa-de-ser-mandante-e-ouve-ate-ole-em-sp,b30ff597ff2f6410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

     

    1. Nos apresente o seu amigo

      “O que incomoda é que mesmo os sites e blogs progressistas também não noticiaram nada a respeito. Ou seja, vivem apenas de repercutir o que a velha mídia quer transformar em notícia”.

      O turma daqui do Blog não foi convidada ao estádio não!

      Arruma convites que a gente conta tudo direitinho!

  9. Nestas horas

    Nestas horas reafirmo quão grande foi o mal em banalizar-se nossa suprema corte transformando-a numa relés ribalta midiática na malfada AP-470.

    Pergunto: -posso chamar um juíz de ladrão com provas ou sem elas? Ao fazê-lo, seria eu elegível a um Habeas Corpus instântaneo à lá DD ou o do Dr. Estupro “246 anos de cadeia, mas estou bem obrigado quiçá no Líbano”?

    A teoria de domínio do fato me permite acusar alguém sem provas, pois uma vez que tenha cabeça, tronco e membros e esteja de posse plena de seus sentidos e faculdades mentais ele está apto a perpetrar o crime que passe pela minha cabeça, acusando-o de praticá-lo? Virou zona?

     

     

    1. APLICÁVEL SOMENTE A DIRCEU!

      E aplicável tão somente a José Dirceu.

      Advogando desde 1970, nunca vi tamanha asneira em matéria criminal.

      Com toda a certeza, porém, nunca será mais aplicada neste País..

       

  10. quinzim malvadeza vazou… mas gilmar dantas ficou.

    O stf é, com o perdão da palavra, nobilíssimo juiz, o fiofó da República.

    Este é o grande legado de gilmar dantas, fux, quinzim malvadeza, marco “viva a ditadura” mello, ayres brito e cia ltda…

     

  11. Um processo que prescreve em outubro, tá na gaveta

    http://brasilpensador.blogspot.com.br/2014/06/senador-do-democrata-amigo-de-gilmar.html

    Senador do Democrata amigo de Gilmar Mendes tem processo esquecido na gaveta de Joaquim Barbosa – o paladino da injustiça.

    Prescreve em 6 de outubro crime de peculato do qual é acusado Jayme Campos por desvio de verbas federais de saúde quando era governador de Mato Grosso, em 1994

    Leia lá, no link

    1. E A MÍDIA REPERCUTE?

      Claro que não.

      Imagine se este processo fosse de um político ligado ao governo?

      O que hoje estaria sendo noticiado em todas os jornais e tvs deste País?

      Sou advogado há 44 anos, quase me aposentando.

      Quando iniciei, mesmo durante o período ditatorial, tinha muita, mas muita fé no Judiciário.

      Conheci grandes e maravilhosos juízes.

      Com o tempo…..

      Agora, confesso, depois de toda essa minha caminhada, estou decepcionado.

       

       

  12. Barbosa pediu pra sair mas

    Barbosa pediu pra sair mas ainda sobrou um boquirroto no STF, esse não vai pedir para sair, lucra muito mais ficando onde está conspurcando a dignidade do judiciário.

  13. dois aspectos

    (a) seria de bom alvitre verificar se o JB não está se aposentando por incapacidade, fugindo ao IR; (b) ministro GM, direi que o o senhor errou até que retorne com o processo do financiamento de campanha (com resultado já decidido em plenário) em que está sentado em cima (seria prevaricação, não); (c) então, se achar que errou, também posso xingá-lo com os mesmos palavrões, sem me sujeitar à processo por isso e por aquilo, tão ao gosto de certos juízes?

  14. Espírito de corpo?

    O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso disse nesta terça-feira (1º) que o presidente da Corte, Joaquim Barbosa, de saída do tribunal, “se tornou um bom símbolo contra o status quo e um bom símbolo contra a improbidade no Brasil”.

    “O país estava precisando de bons símbolos, de modo que acho que esse papel ele desempenhou muito bem”, afirmou Barroso ao comentar a aposentadoria precoce do colega.

    http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2014/07/01/barbosa-se-tornou-bom-simbolo-contra-corrupcao-no-brasil-diz-barroso.htm

  15. Quem assistir o Ministro GM

    Quem assistir o Ministro GM proferindo um voto no STF vai achar que ele é um congressista numa tribuna.

    Ele faz um discurso político para a TV e depois delibera com certa coerência para não queimar o filme com o meio jurídico.

    Do tipo: o governo Dilma não presta, mas este pedido de ADIN não procede.

  16. É incomum um juiz declarar
    É incomum um juiz declarar publicamente que é comum chamarem juizes de ladrões. E tambem é incomum a quantidade de juizes ladrões de fato ser maior do que a quantidade de vezes que chamam um ou outro de ladrão.

  17.  “é comum chamar o juiz de

     “é comum chamar o juiz de ladrão, significa apenas que ele errou”….é comum para ele pois, o mesmo, “vive de erros”….e vive muito bem, diga-$e de pa$$agem!!  

  18. feio mesmo foi o Torquemada

    feio mesmo foi o Torquemada afirmando ontem que tomou decisões contra as demais opiniões do STF para defender a constituição…. Precisa enumerar? Só o que ele fez com o Dirceu agora no fim…

  19. Então pode xingar um juiz do judiciário???

    Então pode xingar um juiz do judiciário??? Gostei do voto dele contra, se é aprovado poderia virar badenra ideológica, mas, seguindo sua própria “jurisprudência” ele pode ser xingado sem incorrer e nehum crime previsto como injúria de difamação.

  20. Gilmar Mendes é aquele cara

    Gilmar Mendes é aquele cara que andou abiscoitando verbas federais de maneira suspeita quando era presidente do STF mediante o uso de seu suposto instituto de Direito? Se for este o caso, o povo pode se reunir na porta da casa dele para gritar JUIZ LADRÃO?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador