Estadão desmente Folha sobre demissão do diretor da PF

Atualizado às 13h45

Depois de a Folha de S. Paulo noticiar que o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, seria substituído, o Estado de S. Paulo deu o desmentido. “Pessoas próximas ao ministro disseram ao Estado que ele tem mantido boa interlocução com o diretor-geral da PF e que a demanda para que Daiello seja substituído vem da ala governista dos sindicatos e de petistas, não do governo”. 

O próprio Ministério da Justiça enviou nota garantindo que Daiello permanece no cargo. “O Ministério da Justiça informa que o diretor-geral da PF continua gozando de plena confiança por parte do ministro da Justiça e não há nenhuma decisão sobre sua substituição”.

O Estadão afirma que Aragão já se reuniu diversas vezes com Daiello e o visitou no edifício sede, como uma “sinalização de boa vontade”. “As pressões para a substituição de Daiello partem de um grupo de sindicalistas alinhados ao governo que o acusam de não atender as demandas trabalhistas dos delegados e agentes, como aumento salarial”, afirma o jornal. 

Matéria anterior, que foi atualizada:

Vazamento de grampos derruba diretor da PF

Jornal GGN – Um fato curioso ronda as gravações liberadas pelo juiz de primeira instância Sérgio Moro: nenhuma delas é posterior a 6 de março, dia da condução coercitiva do ex-presidente Lula até o aeroporto de Congonhas, para depoimentos. As interceptações posteriores à condução coercitivas não sendo divulgadas, coloca a dúvida: Lula não falou nada sobre esta violência ou o que foi falado não interessa ao juiz.

Seja como for, o Planalto perdeu a confiança na chefia da Polícia Federal. O diretor Leandro Daiello, que estava no cargo desde 2011, será substituído, tão logo o ministro da Justiça Eugênio Aragão encontre um nome para apresentar a Dilma.

O ministro vai indicar o substituto, mas cabe à presidente nomear de fato o novo comandante da PF. Pela lei, o escolhido precisa ser do quadro de delegados da instituição no mais alto nível de carreira, chamado classe especial.

Aragão espera ter um substituto no prazo de um mês. A mudança no comando da PF deve provocar críticas, mas o governo avalia que é necessário ter alguém de confiança no momento atual.

Ainda pesa sobre a PF a incerteza sobre se o alvo das interceptações telefônicas era apenas Lula, ou se Dilma também estaria sendo monitorada. Aragão já afirmou que se tiver a menor suspeita de que vazamentos tenham partido de agentes da Polícia Federal, vai trocar toda a equipe.

“Um dos problemas estratégicos é a questão do vazamento de informações, que alguns dizem que são seletivos. Não podemos tolerar seletividade. Há uma politização do procedimento judicial, seja por parte do juiz, seja por parte dos agentes públicos em torno”, disse.

O diretor-geral da PF é subordinado ao ministro da Justiça, mas tem autonomia de atuação. O ministro não tem poder de ingerência na atuação funcional da instituição, mas é ele que determina a previsão orçamentária e as diretrizes. O diretor, por sua vez, é quem promove a execução das atividades, ações e operações, mantendo o respeito pela Constituição e código penal.

Com informações da Folha de S. Paulo

Redação

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ???

    Não entendo mais nada..

    Me recuso a buscar informações no PIG, por isso não ouvi quase nenhuma das gravações….

    Mas… 1) o sequestro (condução coercitiva) do Lula não foi sexta dia 04?

    2) O audio mais bom bástico: ‘estou manando o termo da posse não foi do dia 16?

    1. Se querem autonomia, querem Dilma

      http://www.ocafezinho.com/2016/03/21/delegado-denuncia-jogo-sujo-politico-da-pf/

      Delegado denuncia jogo sujo político da PF

       

      O delegado da Polícia Federal, Armando Coelho Neto, dá um depoimento que contesta frontalmente todas as análises de conjuntura conduzidas pela mídia brasileira. 

      Segundo ele, os governos petistas foram os que mais concederam recursos e autonomia à Polícia Federal. Somente Dilma, diz ele, editou 13 normas dando autonomia à Polícia Federal.

      Não é exatamente a postura de um presidente corrupto, não é?

      No governo FHC, a PF não tinha autonomia nem recursos. O diretor da PF era fiiliado ao PSDB.

      Grandes operações, como Lava Jato e Zelotes, estão sendo desvirtuadas para se transformarem em perseguição política à Lula.

      Há um pacto para proteger Globo e PSDB. 

      Assista aqui, porque tenho impressão que é mais uma daquelas entrevistas que jamais sairá na Globo!Aliás, o Fantástico de ontem fez um programa para endeusar Sergio Moro.

  2. Talvez isso explique

    Eles não querem divulgar que as forças armadas apoiam Lula.

     

    http://cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FPolitica%2FO-plano-de-prender-Lu

     

    O plano de prender Lula poderia ter acabado em tragédia

     

    Cem soldados da Polícia da Aeronáutica cercaram o jatinho que levaria Lula a Curitiba. A equipe da lava-jato desiste do plano A.

    Jari Mauricio da Rocha – http://texticulosdojari.blogspot.com.br/

    O que teria, de fato, atrapalhado os planos de levarem o ex-presidente Lula para Curitiba é umas das questões mais levantadas após a última tentativa da equipe de Moro.

    Aeroporto de Congonhas, sexta-feira, 04 de março, cedo da manhã.

    Soldados da polícia da aeronáutica estranham a movimentação de outros policiais armados.

    Bloqueiam a entrada e não deixam eles entrarem no aeroporto. Não teriam reconhecido a farda que foi usada pela Polícia Federal, que estava fortemente armada.

    Um dos soldados avisa ao coronel o que está ocorrendo.

    O coronel fica furioso.

    O reforço é chamado. Em poucos minutos a polícia da aeronáutica está preparada com centenas de homens para, se preciso for, confrontar os policias da PF.

    A confusão é enorme, então descobre-se que o ex-presidente estava sendo conduzido. Neste momento, o coronel assume o comando do aeroporto e dá ordens para que cem homens da Polícia da Aeronáutica cerquem o jatinho que, segundo lhe informaram, levaria o ex-presidente Lula para Curitiba.

    Mais tensão.

    Sabe-se então que Lula está na sala da PF para interrogatório. Neste instante é aventada a decisão de invadir a sala para resgatar o ex-presidente. Há uma negociação, mas o coronel, que segundo consta é legalista, teria perguntado: “O que vocês pensam que estão fazendo com um ex-presidente?”.

    Em meio a isso, o ex-deputado, professor Luisinho já estaria protestando contra a detenção de Lula e há uma baderna enorme defronte a sala da PF. Manifestantes contra Lula entram em êxtase.

    Desmentidos surgem, mas o coronel do aeroporto não dá sinais de recuar. A PA permanece a postos, pronta para qualquer tentativa de condução de Lula.

    A equipe da lava-jato desiste do plano A, que seria levar Lula à Curitiba – onde deputados de oposição já estariam comemorando.

    Além disso, decidem reduzir o tempo do interrogatório, que era pra ser bem mais longo e, consequentemente, mais cansativo ao ex-presidente.

    A Polícia da Aeronáutica, sob o comando do coronel, não arreda pé.

    Diante do impasse, o juiz Sergio Moro teria dado ordens para abortar a operação.

    O ex-presidente Lula é libertado.

    A operação fracassou.

    Quem forneceu essas informações, relatou tudo isso, exatamente desta forma.

    Provavelmente quem esteve no local, naquela fatídica manhã de sexta-feira, possa ter visto parte desse impasse.

    Sobre a veracidade desta versão, cabem duas questões:

    De fato aconteceu desta maneira, a partir da ótica do narrador.

    Ou, como disse a personagem do filme “Cortina de Fumaça”, Paul Benjamin, interpretado por William Hurt, após ouvir a história de natal de Auggie Wren (Harvey Keitel):

    “Para se contar uma boa história tem-se que saber apertar as teclas certas. E nisso, você é mestre”.

    Quando o narrador dessa história terminou de contar, me disse: “Podia ter acontecido uma tragédia. Foi muito tenso”.

    A mim coube apenas a fidelidade do relato sem o uso de qualquer recurso literário.

  3. Lei Antiterrorismo é sancionada com vetos

    Lei Antiterrorismo é sancionada com vetos

    Mesmo com os vetos, lei permite criminalizar movimentos sociais e populares

    A presidente Dilma Rousseff sancionou, com vetos, a legislação que tipifica o crime de terrorismo no Brasil. A Lei n° 13.260/16, conhecida como Lei Antiterrorismo, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União de quinta-feira (17) e define como terrorismo qualquer ato que provoque terror social ou generalizado, expondo a perigo pessoas, patrimônio público ou privado ou a paz pública por razões de ideologia e política, motivações de xenofobia, discriminação ou qualquer tipo de preconceito.

    De acordo com a lei, são atos de terrorismo usar, ameaçar, transportar, guardar, portar ou trazer consigo explosivos, gases tóxicos, venenos, conteúdos biológicos, químicos, nucleares ou outros meios capazes de casar danos ou promover destruição em massa. O texto prevê pena de reclusão de 12 a 30 anos em regime fechado para quem praticar o ato.

    No caso da realização de atos preparatórios de terrorismo, a pena, correspondente àquela aplicável ao delito consumado, será diminuída de 1/4 até a metade. Isso inclui o recrutamento, a organização, o transporte e o treinamento de pessoas em país distinto de sua residência ou nacionalidade. Quando o treinamento não envolver viagem ou não ocorrer em outro país, a redução será de metade a 2/3 da pena.

    Amauri Fragoso de Medeiros, 1° tesoureiro e encarregado de Relações Sindicais do ANDES-SN, afirma que embora haja um dispositivo que garanta que a lei não se aplicará à conduta individual ou coletiva de pessoas em manifestações políticas, movimentos sociais, sindicais, religiosos, de classe ou de categoria profissional, em protestos e mobilizações, o texto do projeto ainda é impreciso e abre brechas para a criminalização dos movimentos sociais e populares, deixando à interpretação aberta para que um juiz, um membro do Ministério Público, ou um delegado, definam o que é terrorismo, a partir de suas próprias convicções. 

    “Esse projeto vem disfarçado de antiterrorismo, quando o objetivo dele é impedir as manifestações públicas contra a retirada de direitos dos trabalhadores”, afirma. O diretor do Sindicato Nacional lembra que os crimes descritos na lei já são previstos pelo Código Penal brasileiro, o que pode gerar inclusive dualidade na interpretação legal, pois o ato praticado por um indivíduo ou grupo pode ser ou não considerado terrorista.

    Vetos

    No total, o texto sofreu oito vetos. Entre eles, um que enquadrava como crime de terrorismo incendiar, depredar ou saquear meios de transporte ou qualquer bem público ou privado e outro a quem interferisse, sabotasse ou danificasse sistemas de informática ou bancos de dados. Segundo as razões do veto, os textos suprimidos apresentavam definições excessivamente amplas e imprecisas, já contemplados em outros incisos do texto.

    A tipificação do crime de apologia ao terrorismo foi integralmente retirada do texto. O artigo 4° estabelecia pena de até 8 anos e multa a quem incentivasse uma manifestação considerada terrorista. A pena aumentava de um sexto a dois terços se o crime fosse incitado pela internet ou por qualquer meio de comunicação social. Outros dois vetos foram aos parágrafos 1º e 2º do artigo 3º, que dizem respeito aos que abrigassem alguma pessoa que tenha praticado ou esteja por praticar crime de terrorismo, e se essa pessoa for parente em primeiro grau, cônjuge, companheiro estável ou irmão da pessoa abrigada ou recebida.

    Para o diretor do ANDES-SN, mesmo com os vetos, a lei continua dúbia, criminalizando os chamados “atos preparatórios”, deixando brechas para arbitrariedades na aplicação da lei. “Os vetos amenizam alguns pontos da lei. No entanto, essa nova legislação fere um direito conquistado na Constituição Federal de 1988 que é o das pessoas defenderem os seus direitos, garantias e liberdades”, disse. 

    1. Não sou jurista ou advogado,

      Não sou jurista ou advogado, mas se esta Lei for inconstitucional, deve-se recorrer ao STF, para revogá-la. 

      Faço apenas uma concessão a essa lei: ela deveria viger neste ano de 2016, em que se realizam no Rio de Janeiro os jogos olímpicos. Fora desse período excepcional, uma lei como a 13.260/16, é uma clara criminalização dos movimentos sociais e do direito dos cidadãos a reunião e livre manifestação.

    2. Presidente Dilma

      Pq será que desta vez a sra. foi tão ágil ? Ou a sra imagina que o Juiz Moro, PGR, gilmar e outros vão criminalizar  algum ato “sujo” dos coxinhas? A lei será aplicada somente contra os “petralhas”, como está sendo sempre. Nun guento mais!

  4. Dentro de 30 dias?

    O que faz a Dilma pensar que em 30 dias ainda estará no cargo?

    A crença na isenção de Gilmar Mendes ou no republicanismo do PMDB/PSDB, com Eduardo Cunha à frente?

  5. Crime contra a segurança nacional!…

    Deveria abrir sindicância para rigoramente apurar os mal feitos!….A PF cometeu crime contra o Brasil!…

  6. O MJ vai ficar escolhendo o novo diretor…

    Até as calendas gregas. Desculpe, mas, se um cidadão medianamente informado tem noção das arbitrariedades que estão sendo cometidas e dos vazamentos que estão ocorrendo, como é que um alto membro do MP, que inclusive deve ter informações internas, que sabe da gravidade do momento, já não tem um ou vários nomes para ocupar a chefia da PF? Isso é tão inadmissível quanto a falta de criptografia nos telefones da presidência da república. Não é hora de ficar procurando nomes. Já deveria ter isso em mãos. Se não tinha, já deveria ter se informado – menos com o quinta-coluna (se fizer isso, melhor entregar as chaves do Palácio do Planalto). PQP! É MUITO AMADORISMO!

  7. E as quebras

    E os inquéritos das dezenas de vazamentos criminosos, quando vais ser cobrada. As escutas clandestinas ilegais como as das celas e dos avogados de receita?

    Na tomada de ação contra criminosos que habitam no governo o governo tem sido muito fraco. a atual direção da pf já deveria estar na rua há muito tempo. E sob inquéritos sérios.

  8. Incrível!

    Daqui a 30 dias!!!!

    Isso deveria ter sido feito há 4 anos atrás!!!!

    Daqui a 30 dias o mais provável, hoje, é que haja outro governo e outro ministro!

    Suspeito que o governo Dilma viva realmente em outro mundo. É cada vez mais óbvio que se trata de um governo completamente descolado da realidade.

  9. Eu não estou conseguindo

    Eu não estou conseguindo entender o seu governo. Estão cercados de inimigos por todos os lados e ainda assim mantém serpentes em cargos críticos? A sua polícia federal virou “Polícia do Moro” como alguns de vocês corretamente dizem e ainda assim o seu governo mantém a mesma como está? O seu governo só pode ter algum parafuso solto, não há explicação.

    1. Ah, acreditou rapido

      Ah, acreditou rapido demais!

      “Sindicalistas linhados ao governo” so pode ser “policiais federais” e nada mais.  Ah, eles estao “alinhados ao governo” ao ponto de ja exigirem aumento de salario LA DENTRO, com o governo?  Eh novidade pra mim.

  10. Desmentido nao faz uma gota de sentido:

    “O Estadão afirma que Aragão já se reuniu diversas vezes com Daiello e o visitou no edifício sede, como uma “sinalização de boa vontade”. “As pressões para a substituição de Daiello partem de um grupo de sindicalistas alinhados ao governo que o acusam de não atender as demandas trabalhistas dos delegados e agentes, como aumento salarial”, afirma o jornal.”:

    Isso eh delirante.  Delirantemente absurdo.

    1. Tirar do mato para jogar na capoeira

      Ora, como se pode dizer que a ideia de substituir o diretor da PF é da “ala governista dos sindicatos e de petistas, não do governo”? Sindicatos (não classistas), petistas e governo é tudo uma coisa só! A pretexto de desmentir, o que houve foi a confirmação de que o querem mesmo é trocar o diretor da PF. Como diria  o mineirinho da Escolinha do Professor Raimundo:”Quando eu era rapaz pequeno lá em Barbacena, o nome desse desmentido era ‘tirar do mato para jogar na capoeira'”.

      1. Entre outras falhas logicas

        Entre outras falhas logicas do seu comentario, nao existe “sindicatos” nem “sindicalistas” nessa historia.  Se a falta de logica disso nao te alarma, nada mais vai alarmar.

  11. Melhor trocar e rapido

    Leandro Daiello esta na direção geral da PF durante todos esses eventos, parece mais que razoavel, salutar mesmo, que o governo através do Ministro da Justiça discuta sua saida da direção da PF, apos tantas confusões e ilegalidades. 

  12. Tem chá no bule

    Logo após a saída de Dilma da presidência deve-se encerrar a carreira deste procurador rapidamente. Deixa ele por ai tomando os seus chás e com sua cara emburrada.

  13. Esta notícia da fôia e esse

    Esta notícia da fôia e esse desmentido do estadinho quardam enorme semelhança com a delação do senador Delcídio Amaral, ilegalmente vazada para uma revista e publicada na véspera do seqüestro do ex-presidente Lula. Sem a homologação, a delação não tinha qualquer valor jurídico; mas para causar comoção e por vingança, os advogados de Delcídio e o Janot(a) vazaram o conteúdo da delação; o cínico PGR pensou que estava enganando, mas quem lê este blog do Nasif não foi na onda dele.

    É possível que Eugênio Aragão NUNCA tenha dito explìcitamente que pediria a substituição do diretor geral da PF, Leandro Daiello. Mas o tom forte e decidido com que o novo Ministro da Justiça tratou os vazamentos seletivos por parte da PF (em entrevista concedida à FSP) é forte sinal de que o DPF será substituído em breve. Quem entrevistou Eugênio Aragão não foi o estadinho, mas a fôia. Com a crise por que passam os jornais, os diários paulistas veriam o esgôto em que grande parte de seus corpos está imersa, atingirem o nariz, caso uma falsa notícia como essa fosse publicada sem fortes indicadores de que o anunciado venha a se confirmar nas próximas semanas. A fôia fez um lance arriscado, mas que pode se confirmar em breve. O estadinho preferiu publicar o desmentido, como vários veículos de mídia fizeram no caso da delação de Delcídio Amaral.

    A prática jornalística tem suas manhas. Neste momento não se pode afirmar que a fôia barrigou. É preciso aguardar os próximos lances desse jôgo.

  14. Dobradinha…

    Um fala que está demitido –  cria polvorosa na corporação.

    Outro fala que está prestigiado – e se ele REALMENTE NÃO ESTIVER…

    Qual delas o Ministro vai desmentir?

  15. Caraca !!!
    O que vocês querem

    Caraca !!!

    O que vocês querem ?

    Que o governo saiu logo trocando todos os diretores da PF. Balanço geral

    É exatamente isso que o PIG, oposição, e os golpistas querem, para criarem mais escândalos e factóides.

    Nesse momento é tudo que o governo tem que evitar

    E mais, dando ainda mais Moral para o Moro.

    A PF tem que ser minadas pelas base, sem alarde, sem chamar atenção, quando perceberem, até o superintendente foi trocado.

    Essa mudança tem caráter politico, e portanto, há de se ter prudência para não jogar mais gasolina na fogueira.

     

     

    1. “O que vocês querem ?
      Que o

      “O que vocês querem ?

      Que o governo saiu logo trocando todos os diretores da PF?”:

      Nao senhor, o item eh sobre um chefe especifico que ja devia ter levado um chute no traseiro dois anos atraz que seja.  E o ponto do item eh sobre um “desmentido” do estadao que diz que LIDERES SINDICAIS ligados ao governo e oh-tao-preocupadissimos com os salarios dos pobres policias federais estao na porta de um ministro de uma semana de idade pedindo favores pra oh-tao-governista PF.

      Que o cara tem que sumir eh obvio, o oportunismo dos “informantes” do item os delata como PF’s, e o oportunismo do estadao colocando isso aas portas de “sindicatos governistas” eh estarrecedor.

      O item, ate prova em contrario, eh mentira do estadao -lobby puro, porem em pernas de pau e eles nao sao muito bons nelas.  Acharam que seus leitores sao idiotas -e os deles sao sim.  Mas em questoes de logica ele cai aos pedacos bem na sua frente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador