A divisão de publicidade no Brasil

Do Comunique-se

Especialista não aceita que 70% da publicidade vá para a TV e apenas 4% para a web 

Anderson Scardoelli 

Mesmo com o grande crescimento da internet no País, com mais de 40 milhões de usuários, segundo pesquisa divulgada em fevereiro pela ComScore, a fatia publicitária destinada a este meio de comunicação ainda é pequeno e não chega a 5%. Essa divisão de verba foi criticada pelo gerente geral da empresa de comunicação digital Razorfish Brasil, Fernando Tassinari, durante participação no Workshop ANER – Redes Sociais, promovido pela Associação Nacional dos Editores de Revistas.

“Não consigo aceitar que 70% da verba publicitária vai para a TV e apenas quatro para a internet”, disse Tassinari, durante o evento que foi realizado no Auditório da Editora Paulinas, na Vila Mariana, centro-sul da capital paulista. O executivo afirmou, entretanto, que a TV continua sendo o meio de comunicação que tem maior alcance no Brasil, mas que é inadmissível os canais televisivos receberem tanto e as páginas online terem direito a uma porcentagem pequena.

Tassinari culpou o modelo vigente de Bonificação por Volume (BV) – pagamento de bônus às agências de comunicação, relativo ao investimento feito pelos clientes em um determinado veículo – pela discrepância que ocorre na divisão da verba publicitária que é destinada aos meios de comunicação do País. “Bonificação por Volume é uma aberração que existe só no Brasil”, declarou.

Mesmo considerando injusta a existência do BV, que é mantida por lei em vigência desde o governo Lula, o gerente da Razorfish Brasil acredita que muitas empresas só se sustentem por essa norma. “Se derrubarem essa lei vai ter, com certeza, muitas agências no Brasil que vão fechar as portas”. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador