A tentativa da imprensa de vitimizar Renan e Eduardo Cunha

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Enquanto veículos culpam a presidente pela inclusão de Renan e Cunha na lista de envolvidos, professora de História da USP ensina análise política
 
 
Jornal GGN – Sustentado em boatos e ilações, o que se pode acompanhar da cobertura da grande imprensa sobre a lista de Janot, enviada ao Supremo Tribunal Federal na noite desta terça-feira (03), é a tentativa da imprensa de endossar que os nomes dos peemedebistas, possivelmente incluídos nas investigações, são culpa do governo. 
 
Ainda que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), tenha demonstrado nítida mudança de comportamento, com a informação de que seu nome estaria incluído, há um esforço superior da imprensa para fragilizar a tese de que políticos de outros partidos, além do PT, podem estar envolvidos no esquema de corrupção – até então com holofotes midiáticos apenas sobre a sigla da presidente Dilma Rousseff.
 
A situação é verificada na coluna de Merval Pereira, desta quarta (04), apontando que não somente o nome do presidente do Senado na lista de um representante do Judiciário é culpa de Dilma, como de toda sua gestão, envolvendo, para isso, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A especulação ultrapassa os boatos, e o colunista utiliza como ponte de ligação da atuação do Executivo no Judiciário a Polícia Federal:
 
“Renan, e também Eduardo Cunha, o presidente da Câmara, estão convencidos de que houve o dedo do governo, com a atuação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, através da Polícia Federal, para incriminá-los com o objetivo de fragilizar o Congresso e dividir as atenções neste momento de crise que o país atravessa”, publicou Merval Pereira.
 
O fato é acompanhado por outros veículos, que transformam o indicativo em afirmação: “o peemedebista [Renan Calheiros] tinha, então, boa relação com o governo Lula, diferentemente de agora, quando acumula insatisfações que vão da participação nas indicações ao fato de, segundo informações, figurar na lista de indiciados por suposta participação nos desvios apontados pela Operação Lava Jato”, divulgou o Painel da Folha de S. Paulo.
 
O atual cenário complicado de negociações da presidente da República com o Congresso também virou mote para mais especulações midiáticas. Diante da revelação de Renan Calheiros e Eduardo Cunha na lista de Janot, a apresentadora da Globo News, Monica Waldvogel, questionou em seu programa Entre Aspas, desta terça, se a confirmação dos dois representantes do Congresso nas investigações configuraria uma desestabilização maior para Dilma. A convidada respondeu que não.
 
Professora de História Contemporânea da USP, Maria Aparecida de Aquino desmistificou as especulações e forneceu uma aula de análise política: “se alguém imagina, ou vier a imaginar, que possa estar havendo uma trama para tentar ilibar determinadas pessoas, retirar determinadas pessoas [da lista de Janot], eu acho que na realidade isso não está acontecendo. Interessa, inclusive, a ela [à presidente], em termos políticos”, disse.
 
“Você observa que há um certo isolamento, uma certa dificuldade, que é de personalidade, que é de momento político, dificuldades econômicas, dificuldades em diversos setores, se isto está aconcendo de fato, interessa a ela politicamente ganhar um capital político investigando alguma coisa, que inclusive a população tem clareza que precisa ser investigado. Então, acho que quem tem a ganhar será ela nesta condução”, explicou a professora.
 
A resposta surpreendeu a jornalista da Globo, que retomou: “mas é uma investigação, inclusive, que também está fora do alcance dela, está no Ministério Público e na Justiça”. “Não, mas vocês mesmo aqui estão dizendo que estão tendo conversas esquisitas, de não sei quem com não sei o que. Se estão dizendo ou pensando que há conversas esquisitas, eu estou dizendo: na realidade, não haverá essa tentativa”, concluiu Maria Aparecida de Aquino, colocando fim à tentativa da imprensa de, quando não tornar vítimas Renan Calheiros e Eduardo Cunha nessa investigação, os utilizar de força negativa contra o partido da presidente. 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

42 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se a Dilma tivesse este poder

    Se a Dilma tivesse este poder trataria é de fazer outras coisas, e não ficar alfinetando o Senador . . . . ele não é criança, sabe muito bem disso . . . tá é dando uma pra cima da globo e tentando se abrigar para as pauladas que vem aí . . .

  2. Ainda virão muitas outras

    Ainda virão muitas outras coisas da grande mídia. Não satisfeitos com anão divulgação em aberto da Lista dos 54, agora tentam minimizar, desqualificar qualquer nome (da oposição ou da situação subserviente) que saia dela.  

  3. O PIG…

    é risível de tão previsível.

    Primeiro a Folha, acho que na semana passada, já nos dizia que “citação (na tal lista de Janot) não seria necessariamente culpa”… Vacina 1;

    Na sequência o JN magicamente deixou de citar a expressão “políticos envolvidos” na Lava Jato… Vacina 2;

    Merval, como era de se esperar, sai em defesa dos ‘injustamente citados”… Vacina 3;

    E agora vem a Folha nos falar em “suposta participação” (suposição só agora… quando alguém que não é do PT é citado)… Vacina 4.

    e mais vacinas virão, não mais em doses homeopáticas pois o teatro do golpe de estado exige rapidez na reação.

    Cunha, se mais fatos emergirem da fogueira de Janot, provavelmente vai ser fritado e isolado; afinal vai pegar mal para os que concordam em derrubar a Dilma (os que vão às ruas dia 15) por no lugar dela um Temer ligado até os dentes ao PMDB, ou o próprio Cunha numa guinada justicialista a la Honduras.

    E como Aécio até sumiu das manchetes (efeito Zé Agripino, um seus coordenadores de campanha?), imagino que reuniões intermináveis devem estar acontecendo na busca de um nome de peso… Citando Caetano: “Moro na filosofia”?

    1. Uma pequena ressalva, João.

      Uma pequena ressalva, João. “Moro na Filosofia” foi gravada por Caetano, mas é de autoria de Monsueto e Arnaldo Passos.

      1. Bem lembrado Jaide, mesmo

        Bem lembrado Jaide, mesmo porque o músico caetano veloso está a anos luz de figuras do calibre de Monsueto e Arnaldo passos…..

  4. Dedadas

    O argumento de Merval, o defensor das elites, é de porta de cadeia: se há “dedo” do governo contra Renan, é porque há “dedo” contra os “parças” do PIG que vierem a cair na rede. Tudo mistificação.

    Realidade: quem não deve, não teme. Quem teme, como Cunha e Renan, já entrou no modo barata-voa.

  5. A estratégia é clara em dois

    A estratégia é clara em dois sentidos. E chega a ser ridícula de tão primária:

    1 – A imprensa tenta possibilitar à Eduardo Cunha e Renan Calheiros uma “proteção” midiática em troca de informações que coloquem Dilma, definitivamente, no meio da confusão da Lava Jato; e

     

    2 – Já estão preparando justificativas para a apresentação de expoentes da oposição no inquérito levado ao STF. Ou seja, desqualifica-se antes a bomba que será ter nomes de peso do PSDB envolvidos num esquema de corrupção que é só do Lula e da Dilma.

     

  6. Só para animais marinhos de pequeno porte

    Nessa tentativa de criar, na expressão popularizada até por congressistas, “elos de ligação” (sic) entre os integrantes do governo e a corrupção na Petrobras, fica o estranho cuidado de não vitimar todos, mas preservar figuras do PMDB, servíveis á condução de um possível processo de impeachment. A coisa é tão transparente que chegou ao escracho. Quem vê, ouve e lê qualquer coisa das Organizações Globo vive no mundo virtual da crise institucional e da falência moral; quem vive no mundo real sabe que a moral é sempre relativa aos interesses,  e que a crise institucional é só uma forma de de divulgar conflitos de poder sempre presentes entre o Legislativo e o Executivo, que se resolvem todos com o trânsito monetário, quer dizer, emendas parlamentares e outros estipêndios, comuns a toda democracia representativa aqui e em qualquer lugar do mundo. Todo esse escândalo, qualquer um pode ver, tem um só objetivo, e ninguém que se insere nesse contexto para ampliar o escândalo pode bancar o inocente, a não ser que seja um ser humano isento de qualquer consciência crítica a ponto de ser permeável a toda e qualquer manipulação.

    Já inventaram seres humanos de aquário?

  7. [   “se alguém imagina, ou

    [   “se alguém imagina, ou vier a imaginar, que possa estar havendo uma trama para tentar ilibar determinadas pessoas, retirar determinadas pessoas [da lista de Janot], eu acho que na realidade isso não está acontecendo. Interessa, inclusive, a ela [à presidente], em termos políticos”   ]  Pior do que tentar tirar eventual culpado é insinuar que possa ter colocado algum inocente apenaspor uma questão de poder. Será que Dilmoista derão golpe em Renan e Cunha antes que impichassem Dilma?

  8. Os heróis da máfia midiática:

    Os heróis da máfia midiática: um dia são cachorros, quando votam a favor do país, no outro são santos, quando votam contra o BRASIL. Saber que tem gente que ainda acredita na imprensa que o trata como um otário burro, é de lascar. Não existe pior analfa que o político, os bandidos fazem salada dos neurõnios dessas criaturas imbecilizadas justamente para isso mesmo. A mídia não acerta uma com seus heróis bandidos, o rastro deles é SEMPRE o da indignidade.. Como esses crápulas olham nos olhos de seus filhos?

    1. Vamos rememorar essa gente que se pauta pelo PIG Janes…

      Muitos deles estão fazendo a festa aqui no Nassif nesses dias “gloriosos” de pré-impedimento do mandato da Dilma:

      Demóstenes, JB, Álvaro Dias, José Agripino Maia, FHC, Serra, Sérgio Guerra, Aécio Neves, O Chu-chalckimin, Jereissati… e mais recentemente Eduardo Cunha, Renan Calheiros… 

  9. Coitada…De todo jeito apanha

    Culpa da Dilma, mais uma. A mídia agora a culpa pela presença dos nomes Renan Calheiros e Eduardo Cunha na lista da Lava Jato, quando quando a PGR se quer lhe permitiu que a lista fosse consultada antes das nomeações de ministros. Coitada…Apanha por não mandar e por não mandar.

  10. Coitada…De todo jeito apanha

    Culpa da Dilma, mais uma. A mídia agora a culpa pela presença dos nomes Renan Calheiros e Eduardo Cunha na lista da Lava Jato, quando quando a PGR se quer lhe permitiu que a lista fosse consultada antes das nomeações de ministros. Coitada…Apanha por não mandar e por não mandar.

  11. A imprensa precisa decidir

    A imprensa precisa decidir logo se o Renan é herói ou bandido. Essas mudanças de opinião de acordo com o interesse do momento me deixam muito confuso.

  12. Renan é o novo herói da Folha
    Qualquer um que trabalhe contra Dilma vira herói da mídia golpista. A manchete de hoje na Folha confirma isso “Renan Calheiros derrota governo no ajuste fiscal…”. Dias atrás os jornalões comemoravam a eleição de Cunha na Câmara. Enquanto isso quem perde mesmo são todos os brasileiros.

    1. Infelizmente nem todos

      Infelizmente nem todos conseguem ver isso. Vejo meus pais se desesperarem a cada nova mensagem que chega pelo whatsApp e me dói na alma porque mais que não informar, o que a grande  mídia faz é aterrorizar. A nova agora é que vai ter guerra porque o PT quer implantar o comunismo no Brasil, e todo mundo fazendo reserva de comida em casa. É triste!! E enquanto isso liciitações são concedidas, milhoes de exemplares de jornais vendidos, e qualquer que seja a figura virando herói por lutar a favor da pátria e contra a Dilma e o PT, lógico!!! 

  13. Pô ainda tem gente que

    Pô ainda tem gente que assiste esse lixo da TV Globo! Essa mídia é um escárnio! Se informem pelos blogs independentes! 

    1. Uma minoria se informa pelos

      Uma minoria se informa pelos blogues independentes. E estes devem fazer a crítica da mídia corporativa. Como vão fazê-lo, se não sabem do que ela trata – e como trata?

  14. Qualquer um que se colocar

    Qualquer um que se colocar contra o governo Dilma vira herói para a mídia golpista. Delatores e doleiros bandidos confessos, Renan, Eduardo Cunha, ou até Fernandinho Beira-Mar se declarar para a imprensa que é contra o governo Dilma, não importam suas razões, vira estrela e herói nacional da Veja, da Globo, da Folha e dos tucanos também, claro. Essa gente perdeu a vergonha na cara. Ou nunca teve.

  15. estratégia da Dilma

    Dilma faz bem em se isolar agora.

    Pelo menos até ter os nomes dos envolvidos, ela vai fazer somente a rotina, e não vai se envolver com o congresso.

    Se a mídia está falando que existe o dedo do governo na lava-jato,  imaginem o que falariam  se Dilma  tivesse feito reuniões com Cunha ou Renan.  

    Ela não vai se meter nessa história,  não tem nada a ganhar. 

  16. Meu Deus! será que eu estou

    Meu Deus! será que eu estou ficando lélé (maluco)….o que tem uma coisa a ver com a outra?

    Tudo o que acontece é culpa da Presidenta e do ex Presidente Lula? Isso está acontecendo mesmo?

  17. Uma coisa Dilma deve agradecer a Renan

        Ter recusado o encontro, se tivesse aceito isso seria a manchete eheh

    E a cinuca do PIG! se vitimizar os dois desmoralizam a Lava-jato,juiz, MP e todo  um processo de alto potencial golpista. Se os mostrarem como bandidos tem a Dilma agora do lado oposto deles. Como vão tanger sua enorme boiada pro matadouro ?

       A globo se queimou 3 vezes seguida, com a menina veneno, com o juiz estrela e o Cunha

       Golpe agora só com uma pirueta espetacular, os dois suspeitos não podem seguir operando contra Dilma sem seus movimentos serem considerado também suspeitos.

  18. ao ficar na dela, dilma

    ao ficar na dela, dilma mosotrou que mantérm distancia dessas figuras.

    tem razaõ a historiadora ao dizer que dilma rtende a ganhar nessa situação…

     

  19. Concordo com a professora,

    Concordo com a professora, mas acho, por outro lado, que Dilma tem de se comunicar melhor com a sociedade para aumentar seu capital político. Ela faz isso mal. 

  20. Tipo de discurso que está afundando o Governo Dilma

    Esse discurso despolitizado, que não enxerga um palmo à frente do seu nariz, é o que está afundando o Governo Dilma. Quem pensa que o Governo Dilma pode agir dessa forma, abandonando os aliados políticos à própria sorte ao menor sinal de acusações que ninguém sequer ainda sabe quais são ou se existem provas, deveria rever os seus conceitos, valores e ideias políticas, pois está falando bobagem.

    É obrigação política do Governo Dilma sair em defesa dos aliados políticos que lhe dão sustentação, considerando inclusive que eles são inocentes até prova em contrário.

    Tratar os aliados políticos como alvos de vitimização promovida pela imprensa não é uma atitude inteligente, pois isso soa como se eles realmente fossem culpados e merecessem os efeitos das acusações. Ou seja, é uma clara manifestação de abandono, politicamente catastrófica. Se não há vitimização, o que se está dizendo é que eles merecem mesmo as acusações e que nada foi criado pelo governo do modo que a imprensa acusa.

    Quem acha que isso interessa politicamente ao Governo Dilma, está redondamente enganado. O Governo Dilma depende politicamente do apoio dos acusados e de seu partido, o PMDB. Só isso.

  21. Ingenuidade?

    Fiquei triste ao ver o blogs progressistas comemorando a citação de Renan e Cunha como “o fim do golpe do impeachment”. Ingenuidade ou incompetência mesmo. Estão desmontando a base de apoio da Dilma.

    Enquanto os progressistas comemoram a extinção da pena do Genoíno, não percebe que ela acontece em timming perfeito para botar mais lenha na fogueira: já estão afirmando que a lei sancionada pela Dilma teve a libertação do Genoíno como objetivo.  

    Enquanto isso, o governo permanece distante, sem nos dar argumentos para continuar defendendo, a campanha de ódio se alastra pela população, e as investigações procurando com afinco ligar qualquer coisa do caso com a Dilma e o Lula (já viram o vazamento em que Youssef disse que pagou dívida de campanha do Haddad?). Do lado da esquerda já vi até o Stanley Burburinho apoiando quem fala em “pegar em armas”. É isso que queremos? Virar uma Ucrânia? Estratégias erradas por todos os lados.

    1. ^.^ pago pra ver um desses fuinhas levando a blogosfera no bico

      mas eles são brasileiros, não desistem nunca

       

      tlistinho?  oh , fica tliste naum

    2. Eu tenho a mesma percepção que vc.

      Com os presidentes das duas casas contra a Dilma, fica mais fácil a apreciação de um processo de impedimento. Todos os ingredientes pra isso estão maturando, e muito rápido. Falta um estrategista para o governo.

  22. Se Renam perdeu o fair play

    Se Renam perdeu o fair play com sua inclusão na lista, não foi ao jantar do PMDB, já voltou a medida provisória sobre o ajuste, como é que fica a situação na hora de aprovar um nome para o STF? Como um presidente do senado, embora ainda sob suspeita, pode analisar e participar da escolha de Ministros do STF? Complicou, né mesmo?

  23. Esses cretinos pensam que

    Esses cretinos pensam que somos idiotas, mas idiotas são eles. Será que eles não pensam que ao invés do governo meter o dedo no indiciamento de Renan e de Eduardo Cunha, não seria mais lógico forçar o indiciamento de Aécio Neves? 

  24. Monica Waldvogel é uma

    Monica Waldvogel é uma VERGONHA total!

    Fico imaginando, se quando ela chega em casa, tem coragem de olhar para a cara dos filhos?

     

  25. Monica Waldvogel é uma

    Monica Waldvogel é uma VERGONHA total!

    Fico imaginando, se quando ela chega em casa, tem coragem de olhar para a cara dos filhos?

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador