Informações sobre a demissão

Informações colhidas em Brasília.

Pelas regras do funcionalismo, não daria para continuar prorrogando a licença de Paulo Lacerda no comando da ABIN. Por outro lado, a Polícia Federal ainda não terminou o inquérito. O que deixava sua situação em suspensão.

Havia a sombra da CPI dos Grampos. Ao negar um envolvimento maior da ABIN com a Satiagraha, Lacerda se expôs.

A partir desse quadro, e da impossibilidade de prorrogar sua licença, o próprio Paulo Lacerda sugeriu um cargo de adido em Portugal – foram criados também na França e nos Estados Unidos.

A proposta a ele foi formalizada pelo Ministro da Justiça Tarso Genro e completada por Luiz Paulo Barreto, interino.

Lacerda achou a melhor saída porque não tinha condições nem de voltar nem de sair da ABIN. Por outro lado, a crise provocada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, paralisou os trabalhos da entidade há 120 dias.

Do ponto de vista político, a avaliação no Palácio é que a acusação feita contra Lacerda e a ABIN – de participação no tal grampo – está enfraquecendo-se dia a dia. As investigações da ABIN não chegaram a nada de conclusivo. A da Polícia Federal está em curso. Mas, nesses 120 dias, a hipótese do grampo se enfraqueceu.

O depoimento de Gilmar Mendes à Polícia Federal foi genérico, sem apresentar uma prova sequer que comprovasse sua acusação. A opinião geral é que existe um áudio, mas que não pode ser apresentado por conter alguma assinatura eletrônica que não pode aparecer.

Também foi considerado que, hoje em dia, a opinião pública tem mais convicção de que a Operação Satiagraha continuará a todo vapor, assim como os processos decorrentes.

Luis Nassif

141 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif, só tem um
    Nassif, só tem um probleminha. No direito administrativo aprendemos que, enquanto pese uma sindicância interna, o que ocorreu na ABIN, o servidor pode se encontrar afastado pelo período da investigação interna. Outrossim, parece que a sindicância chegou a termo, sendo arquivada, segundo propalou o noticiário.
    Não está preso o retorno ao fim do inquérito policial. É o que chamamos de sobrestamento concausa, assim mesmo, nome feio, concausa superveniente.apurou-se ausência de responsabilidade.
    Quer dizer, poderiam reconduzí-lo ao cargo, já que na esfera administrativa não se aguarda obrigatoriamente fim de IP ou processo criminal.
    A conferir.
    Abs.

  2. Faz muito sentido a análise
    Faz muito sentido a análise do Burburinho, de que secou a fonte dos ataques à Abin e à PF. Esperemos que seja uma cartada de algum Napoleão brasileiro.

  3. Nassif, não me leve a
    Nassif, não me leve a mal.

    Seu texto é um anestésico para aliviar o gosto de derrota que sentimos no dia de hoje? Existem outras versões de que Lula, omisso que é, operacionalizou o desejo da banda podre do PT e os comparsas do Dantas e realmente quer abafar o caso??

    Forte abraço,

    Alexandre

    Não é anestésico nem é minha opinião. É a versão de fontes do Palácio. O tempo dirá se está certo ou não.

  4. Esse é o Governo Lula. Exila
    Esse é o Governo Lula. Exila um servidor competente e honesto como o Dr. Paulo Lacerda, e dá 1 bilhão de dólares para um criminoso como o Daniel Dantas.

    Lula está cego por uma popularidade que pode se esvair a qualquer momento. Lula pagará caro por proteger o maior esquema de corrupção do Brasil.

  5. É verdade que esse tal cargo
    É verdade que esse tal cargo foi criado na semana passada somente? Quais as atribuições? Existe o risco de que o exercício desse cargo não seja mais que um período de férias custeadas com dinheiro público?

    (Por favor, LN, desconsidera o post anterior)…

  6. Para preservar a imagem da
    Para preservar a imagem da ABIN e de Paulo Lacerda,,melhor afirmar, que a indicação para adido policial,no exterior,foi iniciativa do ministro da justiça,Tarso Genro.

  7. Céus, sou atéia, mas estou
    Céus, sou atéia, mas estou rezando para que essas desculpas esfarrapadas sejam verdadeiras, porque senao é o fim da esperança nesse país.

  8. nassif:
    as coisas se
    nassif:
    as coisas se esclarecem.o apocalipse não se consumou e para os que
    avaliaram que é o fim da satiagraha,afirmo que não vejo essa
    possibilidade.basta lembrar como o protógenes foi taxativo, ao final do
    roda viva,ao falar das comprovações de crimes financeiros.foi um cala
    boca nos entrevistadores ou que outro nome devam receber.pra mim,
    o protógenes demonstrou ter muita coisa na manga.e não são ases.
    romério

  9. Cansei de ouvir ou melhor ler
    Cansei de ouvir ou melhor ler aqui comentários tipo “governo Lula acabou”. Confio PLENAMENTE no Presidente da República e em 2009 muitas lágrimas vão rolar por causa dos desdobramentos da Satiagraha. Lula NÃO tem medo de ninguém. Ele é um homem decente, íntregro. Por q as pessoas não aguardam o final do relatório p tomar posição? Tarso Genro é íntegro. Vamos aguardar gente! O Protógenes disse q nomes virão a baila logo, logo. Vai ser um Deus nos acuda.

  10. Esse é o lulismo de
    Esse é o lulismo de resultados.

    Tarso Genro, nós gaúchos bem conhecemos. Personalista e vaidoso (redundância claro) abandonou a prefeitura de Porto Alegre para queimar o governo Olivio Dutra e ser o candidato do PT (toc! toc! toc!). Já tivemos um ministro da justiça gaúcho – o “Rui Barbosa de Compota” como dizia o grande Brizola. Agora outro.

    Ponto para o Daniel Mendes e o Gilmar Dantas.

    p.s. olha que não escrevi lulismo com dois eles.

  11. Caro Nassif,

    “A opinião
    Caro Nassif,

    “A opinião geral é que existe um áudio, mas que não pode ser apresentado por conter alguma assinatura eletrônica (que não pode aparecer).”

    Pq não pode aparecer? Alguma idéia do porquê?

  12. Lamentável. Assim se vão as
    Lamentável. Assim se vão as esperanças. Imagino o que o sr gilmar dantas….digo mendes deve estar fazendo. Rindo, dando sonoras gargalhadas.

  13. Temos que ficar atentos às
    Temos que ficar atentos às atitudes de Lula com relação ao atual diretor da PF, Luís Fernando Correia, e à investigação que vem sendo (muito bem) conduzida por ele. É esse o campo de testes para a hipótese do “lance estratégico” (na qual eu também quero acreditar).

  14. Boa análise do
    Boa análise do Noblat…

    Enviado por Ricardo Noblat – 29.12.2008| 20p0m
    Caso Dantas – Bravata ou uma corte comprada

    Creio que a nota sob o título “Caso Daniel Dantas – Cada juiz uma sentença”, que foi ao ar às 12h08, merece ser atualizada. Ela foi publicada originalmente no dia 15 de julho. E muito se soube e muito se passou desde então.

    Hugo Chicaroni, funcionário de Dantas, afirmou durante conversa com o delegado da Polícia Federal que tentara subornar:

    – Ele (Dantas) se preocupa com hoje. Lá para cima, o que vai acontecer lá. Ele não está nem aí. Porque ele resolve. STF e STJ.

    Soube-se depois que em abril, informado sobre a operação policial que resultaria em sua prisão, Dantas pedira um habeas corpus preventivo ao Tribunal Federal de Recursos. Negaram-lhe.

    Em maio, ele pediu o mesmo habeas corpus ao Superior Tribunal de Justiça. Não obteve.

    No dia 11 de junho, Dantas repetiu o pedido – dessa vez junto ao Supremo Tribunal Federal.

    O caso caiu no colo do ministro Eros Grau. Que pediu informações ao juiz Fausto De Sanctis, da 6a. Vara Criminal de São Paulo.

    As informações não foram dadas. Eros entrou de férias, assim como os demais ministros do Supremo. O habeas corpus não foi concedido.

    O resto da história vocês conhecem.

    Mais tarde, Dantas foi preso duas vezes por ordem de De Sanctis e duas vezes solto por ordem de Gilmar Mendes, presidente do Supremo.

    Acho que Chicaroni exagerou quando disse que Dantas tinha “um trânsito político ferrado” nos tribunais superiores.

    De resto, a decisão de Mendes foi referendada depois pela unanimidade dos seus pares quando examinado o mérito do pedido de habeas corpus preventivo.

    É difícil conceber que os 11 ministros do Supremo estivessem no bolso de Dantas.

    É óbvio que a decisão dos ministros teve um cunho corporativista. Noblat sabe disso. Não sei a razão dessa conclusão torta.

  15. Pô Portugal ??? Lacerda sabe
    Pô Portugal ??? Lacerda sabe demais.

    Acho que Cuba ou Venezuela ele não queria. Seria assassinado pelos amigos brasileiros que tem medo. Afinal chefes de Serviços Secretos sempre sabem além do que deveriam saber sobre os labirintos do poder.
    Foi premiado com a Europa e Portugal especificamente, porque é monolíngüe…(nem em portunhol se arrisca).
    E Lula ansioso concordou…
    Está sofrendo de “rabus presus”, e lulinha paz-e-amor não rasga dinheiro e tem muito amor por sua alta-popularidade atual.Tem ambições políticas futuras…

  16. Mais uma mensagem truncada
    Mais uma mensagem truncada passada por um governo que é cheio delas. Como servidor público modelo Lacerda devia sair prestigiado, fortalecido, e não promovido para a obscuridade. O mesmo que tinha que ter acontecido com o Protógenes, em especial numa hora em que todos os abutres os estão perseguindo. É apenas mais uma afirmação do que já se sabia: a Satiagraha, ou a firmeza na verdade, desagradou gente importante também no governo, assim como, de resto, em todo lugar. É, enfim, o Lula quem não quer que ela continue; não há qualquer necessidade de imaginar teorias da conspíração (que, no entanto, existem). Da reflexão contínua sobre tudo isso eu tenho tirado sobretudo uma grande lição: dar de comer ao povo, dar-lhe trabalho e condiçlões mínimas de sobreviver é necessário e bastante nobre e louvável, mas está longe de ser suficiente. O passo que falta para fazer do nosso amado país digno de todo o amor que os melhores entre nós dedicam a ele não é o Lula que vai dar, assim como não foi e nem será a oposição. O passo que falta é submeter o país (e em primeiro lugar a si mesmo como governante e mandatário), e em particular os seus costumes, ao que se conhece como o “império da lei”. Nosso drama todo reside aí. É pela falta disso que nos degradamos, que somos degradados, e que temos de nos contentar com a humilhação de fazer parte de uma sociedade de segunda classe, que ainda tem muito que aprender. Quando todo mundo descobrir que, antes de saber porque, o importante é seguir as regras, somente aí teremos um Brasil da envergadura que sonhamos. Antes disso, seguiremos agora e sempre a ser uma republiqueta de bananas. Vergonha, vergonha para todos nós.

  17. Ainda falta explicar por que
    Ainda falta explicar por que o Trezza, que já trabalhou para Dantas.

    De qualquer forma, há um saldo positivo. Eu nunca tinha entendido a frase “Quem foi para Portugal, perdeu o lugar”. Agora está clara como a água.

  18. Essa teoria de que com o
    Essa teoria de que com o afastamento de Lacerda e de Protógenes a turma de Dantas perde o foco é furada.

    Então porque os caras lutam tanto para afasta-los. Lógico, para botar sujeitos mais maleáveis em seu lugar.

    Independente de seus afastamentos a operação e as provas serão questionadas, agora com mais ênfase ainda, pois as pessoas que poderiam rebate-las perderam poder.
    Então pessoal,vamos cair na realidade? Isto é Brasil ou tem sido há 500 anos

  19. A Operação Satiagraha
    A Operação Satiagraha continuará a todo vapor? Deve ser piada. Continuaria se os policiais não tivessem sido afastados, dando lugar aos amigos do dinheiro público ou da fraude/sonegação/crime financeiro.

    É a morte de todas as investigações e também das futuras. Voltou-se à polícia da era fernandista (o MALANdante, ou seria MALANDANTAS?, pego no “FRAGA”, nas escutas pouco “ÁRIDAS”, culminando com o tapa com pata de felino, com “MENDONÇA” – no limite da irresponsabilidade, mas estamos juntos nessa).

    Os malandantes continuarão nos postos chaves da patifaria e da sacanagem.

    É uma piada portuguesa, com certeza, mas os ridículos somos nós. O Basil caiu e se rendeu mais uma vez.

    Viva a democracia!
    Tá bom.

  20. Sinceramente, me parecem
    Sinceramente, me parecem explicações bem razoáveis. Por quê criar situações que gerem conflito sem necessidade? As investigações podem caminhar sem ele. Com ele, haveria um alvo para se mirar. Pode não ser justo, pode parecer que aqueles que fizeram a sua parte não foram tratados da forma justa. Mas no fim, o importante é os culpados serem punidos, logo, quanto menos possibilidades para a minoria barulhenta organizada ter para poder fazer barulho melhor. Um sacríficio menor por uma boa causa.

    Vamos acompanhar e ver como se desenvolve, por bem ou por mal, essa será uma ótima chance de se mostrar se houve algum avanço na democracia brasileira, ou não….

  21. O importante não é se o Paulo
    O importante não é se o Paulo Lacerda continua ou não. O importante é se o propósito se mantém ou não. Isso é o que veremos. As vezes é necessário fazer alguns movimentos pelo caminho para chegar ao objetivo. Um Paulo Lacerda e um Protógenes não sugem assim do nada. Talvez a PF tenha alguns deles para dar continuidade.

  22. Revista VEJA e a
    Revista VEJA e a Retrospectiva de 2008
    Às vésperas de 2009, a revista VEJA faz uma retrospectiva do ano que passou. A única página dedicada à Satiagraha critica duramente Protógenes Queiróz. Nenhuma questão sobre Daniel Dantas. Nenhuma palavra sobre Gilmar Mendes.

    Apenas Protógenes, “à sombra da ilegalidade”.

    “A notoriedade, assim como as grandes fortunas, pode ter origens diversas – e elas nem sempre são dignificantes. No caso do delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, a fama adveio de motivos bem pouco nobres. No comando da operação Satiagraha, destinada a investigar supostos crimes financeiros do banqueiro Daniel Dantas, o delegado cometeu tantas ilegalidades e desvarios que acabou por facilitar a defesa do investigado e colocar a si próprio, e aos seus excessos, em primeiro plano. No capítulo das ilegalidades perpetradas, figuram desde o uso de serviços clandestinos de arapongas da Abin até a prática de gravações sem autorização judicial. Já na seção “desvarios”, o melhor exemplo foi o relatório que o delegado produziu sobre a operação – e que, por excesso de retórica e falta de sentido, acabou tendo de ser refeito. O desempenho de Protógenes custou-lhe o cargo (que de investigativo passou a burocrático na PF), mas ele parece não estar se importando muito com isso. O delegado tem investido boa parte do seu tempo dando palestras e participando de homenagens do PSOL. Há poucas semanas, chegou a ser agraciado pela líder da sigla, a deputada Luciana Genro, com uma medalha de honra ao mérito. Graças à filha do ministro Tarso Genro, Protógenes virou comendador. A notoriedade, não importa sua origem, parece estar agradando ao delegado.” (Fonte: Revista VEJA)

    O seguinte trecho merece destaque: “No comando da operação Satiagraha, destinada a investigar supostos crimes financeiros do banqueiro Daniel Dantas, o delegado cometeu tantas ilegalidades e desvarios que acabou por facilitar a defesa do investigado e colocar a si próprio, e aos seus excessos, em primeiro plano.”

    Tão rápida em condenar seus adversários, para a revista VEJA os crimes de Daniel Dantas são “supostos”; as “ilegalidades” de Protógenes são fato consumado.

    http://capitao-obvio.blogspot.com/2008/12/revista-veja-e-retrospectiva-de-2008.html

  23. Ou seja Gilmar Mendes
    Ou seja Gilmar Mendes paralisa instituições públicas, condena de antemão funcionários públicos de reputação ilibada (Juiz De Sanctis, Procurador De Grandis, delegado Protógenes e Paulo Lacerda) e a imprensa, que é golpista, passa recibo. Gilmar Mendes é um psicopata, seu lugar é o manicômio. Vamos seguir o conselho de Paulo Henrique Amorim: Jogue o PIG no lixo ou chame o ladrão.

  24. Jogada de risco do Lula. Se
    Jogada de risco do Lula. Se os inquéritos não andarem e houver punições até o final de 2009, ele dançou e borrou sua biografia.
    Caso contrário, poderá trazer o Lacerda de volta, e ganhará muitos pontos.
    Tudo ou nada.

  25. Eu confio no governo Lula.Se
    Eu confio no governo Lula.Se comprarmos essa idéia de que o Paulo Lacerda foi afastado para Portugal para beneficiar Dantas,então teríamos que admitir que o Paulo Lacerda é só mais um que se calou em troca de um cargo que lhe dá mais dinheiro.Será que o Paulo Lacerda aceitaria fazer parte de um jogo sujo como esse? Eu não acredito.

  26. Em 1985, quando votei em FHC
    Em 1985, quando votei em FHC para prefeito, alguns amigos disseram que eu era de esquerda por votar em um comunista.
    Hoje em dia, FHC e´ tido como neo-liberal de direita pelos petistas.
    O Lula de 1989, com seu discurso de grandes mudanças, era completamente diferente do Lula Presidente da Republica, responsavel pela politica monetaria mais conservadora do mundo.
    Tudo isso para dizer o seguinte: eles mudam de acordo com os seus interesses. O atual governo nao quer complicaçoes com Daniel Dantas. Esse cara deve saber coisas escabrosas de toda essa gente.
    Dantas nao sera´ condenado, assim como Maluf, Lalau, Luis Estevao e tantos outros.
    Os advogados, defendidos por um imenso lobby no Congresso, vao continuar com seus HCs e outros artificios juridicos e ninguem sera´ condenado. E continuarao a faturar milhoes dos ricos banqueiros e empresarios que podem pagar. E´ so´ nisso que eles pensam.
    Confesso que nao tenho a menor esperança de que sejamos uma naçao seria e justa nos pro´ximos 300 anos.
    Eles nao estao preocupados em ser de esquerda ou de direita. Preocupam-se, unica e exclusivamente, em estar no poder.
    Perdoem-me a expressao: mas o Brasil e´ um verdadeiro pai´s de merdas.

  27. Caro Presidente Lula,
    Como
    Caro Presidente Lula,
    Como Brasileiro aguardo ansiosamente uma atitude mínima e digna em concordância com seu passado na direção de conter os desmandos de um grupo que prejudica seu povo de forma vergonhosa, seja roubando, desmoralizando ou negando a existência de nossas INSTITUIÇÕES, aquelas preocupadas em preservar os direitos de todo o povo brasileiro e não só os de uma minoria abastada e absolutamente desumana e pretensamente culta,
    Não é preciso uma guerra, apenas um ponto limite para toda sorte de abusos.
    Ainda se crê em sua intenção pessoal de ver um Brasil melhor porém esta crença está a beira do abismo. Basta virar-se e caminhar em sentido contrário antes que um ultimo empurrão o leve a descrença absoluta.

  28. Boa noite a todos.
    Meu
    Boa noite a todos.
    Meu comentário é somente da minha ”desatualização”
    Juro como nunca ouvi dizer sobre o cargo de adido policial em outro país.
    Perdoem-me a ignorância, mas, é verdade!

    Foi criado há uma semana.

  29. Discordo readicalmente de
    Discordo readicalmente de você. A saída de Lacerda foi um ato de covardia do governo Lula. Em que ele se complicou ao falar sobre o envolvimento da ABIN na Satiagraha para a CPI? Não seja ingênuo. Lacerda apenas disse que esse envolvimento limitou-se à análise de dados, que todos sabem só ter sido realizada graças aos agentes da ABIN, já que a PF, que a muito não mais investiga Dantas(veja o trabalho do substituto de Queiroz,Ricardo Saadi, e perceberá que a Satiagraha foi enterrada) , deixou Queiroz sem pessoas para a análise.Outra coisa, a investigação do GSI chegou sim a uma conclusão: A DE QUE ESSE GRAMPO NUNCA EXISTIU. E se, como diz você, ele existiu e possui uma assinatura eletrônica que deve ser mantida em segredo; o que só pode querer dizer que foi feito por particulares, sob encomenda; dá no mesmo que não existir: Não foram Lacerda e Queiroz que o fizeram e ele consttui-se em um golpe, perpretado por Gilmar Mendes, Demóstenes Torres e a Veja. A saída de Lacerda representa uma vitória dos conservadores, que garantiram a impunidade e a manutenção de seus privilégiuos por algum tempo. Foi essa corja que trabalhou contra Lacerda e serão eles os punidos quando tivermos um líder firme o suficiente para punir os verdadeiros criminosos de nossa Sociedade.

    Prezado, se dá no mesmo, você está questionando mesmo o que?

  30. Nassif,

    Notei que na
    Nassif,

    Notei que na entrevista do Procurador De Grantis, publicada pela Folha de hoje, um detalhe passou desapercebido para os comentaritas.

    Ele afirma que 90 brasileiros enviaram , via Opportunity, dinheiro de maiera irregular para o exterior.

    Deu uma vontade de dar uma olhadinha nessa lista….

  31. O JOGO DE RISCO . . . . .
    O JOGO DE RISCO . . . . . .

    Lula é muito conciente, sabe que o caminho é o confronto, mas agora a governabilidade nao recomenda confronto . . . . . mas a campanha politica é o tipico ambiente de confrontos . . . . entao, Lula segue produzindo as reformas que pode, contornando situações, e armando O PAI DE TODOS OS CONFRONTOS, o bem contra o mal no periodo eleitoral . . . . que nem ultimos capitulos de novela . . . . . .

  32. Nassif e pessoal do
    Nassif e pessoal do blog,

    Não quero ser melodramático, mas peço a vocês que analisem bem tudo que está acontecendo e coloquem neste espaço. Na verdade, estava disposto a esquecer blogs, jornais, telejornais e revistas, ou seja, ausentar-me por um bom tempo da vida politica deste país sem jeito.
    Este último post me deu alguma esperança. Espero sinceramente continuar regando-a com a esperança de vocês.

    Um Abraço

  33. Nassif, conta tudo. A
    Nassif, conta tudo. A ssinatura que não poderia aparecer do tal áudio seria mais ou menos de quem?

    De alguém que nem a Veja nem o Gilmar gostariam de identificar.

  34. Quem diria que um governo
    Quem diria que um governo eleito pela maoria esmagadora dos eleitores brasileiros fosse ajoelhar diante da malta que saqueia os cofres públicos e solapa o futuro de milhões de brasileirinhos… Como pode um governo eleito justamente pra fazer justiça e consertar este país agir tão acovardado?
    Só pra não ter mais problemas, o governo, atendendo as ramificações da quadrilha dantas, resolveu despachar o nobre servidor público Paulo Lacerda para Portugal. Que presentão o governo Lula deu aos homens “integros” do Brasil, hein?

  35. Muitos aqui que estão a
    Muitos aqui que estão a crucificar Lula, com toda certeza são as viuvas de Serra e cia. Passaram todo o governo de Lula criticando-o. Apenas após a prisão de Dantas, que ouviram falar desse “banqueiro bandido”, como diz Protógenes. Se abastecem de informação nas Vejas da vida, e querem posar de bem informados. Dantas foi gerado por ACM, formado por FHC com auxilio dessa midia venal e bandida. E por tudo isso é uma figura realmente poderosa. Lula é apenas um operário que ainda está de fortalecendo como pessoa influente. Terminado seu mandato ele volta a SBC. O poder que o povo lhe conferiu não é nada diante do poder que a direitona delegou a Dantas.

  36. Foi um ótimo desfecho… para
    Foi um ótimo desfecho… para Daniel Dantas, Gilmar Mendes e cia. Vitória dupla:

    1 – conseguiram o afastamento definitivo de Paulo Lacerda

    2 – muita, mas muita gente que acompanha essa história ficou decepcionada com a atitude do governo Lula e com a impressão que o governo não está interessado em combater a corrupção. Pelo menos eu fiquei. E o pior, é uma parte da opinião pública que estava interessada e até animada em ver servidores públicos como Grandis, Sanctis e Protógenes combatendo o crime com dedicação. É só ver como essas pessoas se comportam quando jornalistas tentam desmerecer o delegado ou o juiz e ver como estão (estamos) agora. Lamentável a oportunidade perdida.

  37. Ao invés de exilar o Paulo
    Ao invés de exilar o Paulo Lacerda em Portugal, Lula deveria ter mandado o Tarso Genro pro Afeganistão e o Nelson Jobim para Iraque, para tomarem umas sapatadas.

    Delegado sendo processado porque fez o seu trabalho, Diretor-Geral da ABIN demitido e exilado porque auxiliou investigação, Presidente do STF suprimindo instâncias e chamando o presidente da república às falas, banqueiro bandido solto…ordem e progresso?

  38. tenho que parabenizar ao
    tenho que parabenizar ao burburinho e ao nassif

    aliás, acho que o nassif foi um dos poucos que não se precipitou diante do fato, preferiu não se posicionar diante da carência de informações até o momento.

    teve jornalista que vive falando mal de determinados órgaõs de imprensa, mas se ancorou neles para fazer julgamentos precipitados, o que me leva a duvidar da honestidade do mesmo quando critica o jornalismo por eles praticado.

    Quem conhece e desconfia não forma opinião através de manchetes, espera todas as partes se posicionarem para emitir uma opinião

    estou curioso para saber a sua.

    na minha, a versão apresentada é satisfatória, afinal se fosse um afastamento a revelia do ex-delegado, alguém com a biografia do mesmo não se calaria para proteger o ministro da justiça ou o presidente da república, sob o risco de virarmos paranóicos teoristas da conspiração

    acho que em muito breve a resposta vai vir da satiagraha

  39. Só no Brasil mesmo que
    Só no Brasil mesmo que funcionário que cumpre exemplarmente com as suas funções é afastado como “prémio”.
    Não engulo, conhecendo a idiossincrasia brasileira, esse negócio de afastar para preservar e para que as investigações cheguem a bom termo.
    Só se for para eles…

  40. PAulo Lacerda marca mais um
    PAulo Lacerda marca mais um excelente ponto ao Brasil, pois era desejo dele criar o cargo de adido de Inteligência no exterior, não o de policial, mas acaba servindo aos dois casos. E conseguiu em lugares estratégicos, num país lusófono, nos EUA e no atual parceiro estratégico-militar do Brasil. Adido é diplomata e tem trânsito livre nos assuntos de interesse do país que representa. Cargos importantes, sobretudo para a Inteligência. Paulo Lacerda caiu para o alto.
    Discordo frontalmente do que foi dito aqui de que a ida dele para a Abin foi uma fritura. As pessoas falam sobre o que desconhecem com uma leveza similar a dos jornalistas generalizantes. Lula deu entrevista sobre a importância do trabalho de Lacerda na Abin e quem não sabe do que está falando deveria ler o histórico da Agência desde sua criação. Eu li.
    Politicamente, tira-se o alvo do caminho e deixa a cambada babar atrás de outro. O alvo, no caso, não era a Abin, mas Lacerda, desafeto de Itagiba e de Jobim. Este vai cair feio quando a PF revelar tudo. Talvez não seja neste governo, mas um dia será revelado. PElo menos é o que afirma PHA.
    Removendo-se os pontos de apoio em que a turma de Dantas se agarra para conseguir alavancar na mídia comprada seus interesses, a cambada vai deslizando rumo ao fundo. Sou capaz de apostar que Dantas ainda vai bater de frente com o STF, sem seu protetor, claro, e aí a coisa vai ficar feia. Essa história é comprida, como vimos um retrospecto das mais escabrosas, e Lula não devia mesmo ficar mantendo um saco de pancadas para a cambada bater. Bota outro nome, vamos ver se eles conseguem inventar nova mentira. Enquanto isso, a PF vai finalizando o inquérito e a sociedade, via blogs, cobrando da grande imprensa marrom a verdade dos fatos, como ensaiou o ombudsman da Folha hoje.
    Se tirasse Paulo Lacerda e Protógenes e assim se apagasse todo o trabalho deles, isso seria péssimo, contudo, Lula não está dando apoio à quadrilha de Dantas, está cumprindo a lei. A quadrilha vai acabar atirando nos próprios membros.
    E, da Europa, Lacerda ainda é capaz de atuar muito no combate aos crimes de Dantas. Longe dos holofotes, perto dos fatos.
    Política é jogo pra gente com sangue-frio. Cabeça quente pega fogo rápido e se queima.

  41. Conversa para boi dormir né,
    Conversa para boi dormir né, Nassif?

    Isso tudo que você escreveu justifica muito mais a reempossá-lo na direção da ABIN, do que mandá-lo para Portugal – que é, óbvio, o mesmo que condená-lo.

    Cederam à pressão da Veja.

  42. Imagino a cara dos
    Imagino a cara dos portugueses quando o Lacerda chegar lá e além de explicar a sua situação, contar estas piadas:

    – Grampo sem áudio
    – Delegado e Juiz investigados
    – Agentes secretos de Inteligência identificados
    – Presidente da Corta Suprema, porta-voz da oposição

  43. Estou com saudade do blog
    Estou com saudade do blog anterior. O formato agora, alem do tamanho da “fonte” não cabe na tela. Sera’ qjue não estou sabendo usar o meu notebook, (não tem interogação ouesta’ desconfiburado… sei la’)

  44. Vai para o limbo um
    Vai para o limbo um funcionário público que poderia contribuir significativamente para o avanço da lei sobre interesses de “poderosos”…?

    Gol contra do governo.

    E parece indiscutível que afinaram em momento crucial para o fortalecimento do Estado.

    Até quando seremos tão covardes…

  45. Caramba, tem muita gente que
    Caramba, tem muita gente que analisa política como se fosse um filme americano, de mocinho e bandido. Com o afastamento do Protógenes, foi a mesma coisa, disseram: O Lula, a mocinha, escolheu casar com o vilão, o Dantas. Depois que a poeira baixou, viu-se que a investigação continua. O Dantas foi condenado, e se for de novo, vai para cadeia, pois não é mais réu primário. O que está em jogo é o desmonte de um dos maiores esquemas de corrupção da história do país. Tem gente graúda de todos os poderes envolvida, inclusive da mídia. É ingenuidade achar que é fácil, bastando deixar o Protógenes e o Lacerda irem atrás do bandido, como se fossem o Batman e o Robin

  46. Paulo Lacerda na
    Paulo Lacerda na geladeira.

    E gilmar mendes, jobim… por aí dando as cartas.
    Como se nada tivesse acontecido.

    É muito revoltante.

    É muito ruim pro Brasil

  47. eh como o Stanley Burburinho
    eh como o Stanley Burburinho falou, os sócios do Dantas só devem estar conseguindo falar com ele em outros países, aqui ele está muito vigiado, querem ver como os contatos de Dantas estao em Portugal?????? vamos ter reviravoltas, nesse lance de gênio do presidente Lula!

  48. Nassif e malungos.

    Em outras
    Nassif e malungos.

    Em outras ocasiões no Governo Lula, no calor de um fato como o de hoje, movido pela emoção e decepção imediata, fiz críticas ao Presidente.

    Críticas estas que se mostraram precipitadas e infundadas.

    Como muitos malungos dos diversos blogs que visito.

    Há aquela desilusão e decepção inicial e depois vemos que a medida, por mais dolorida, era a nacessária, eficaz e, ao final, uma joigada de mestre de Lula, que, afinal, não dá ponto sem nó. E isso aconteceu em todas as outras ocasiões.

    Hoje, tive de novo a mesma reação. Tristeza, decepção, revolta. Movido pela emoção, critiquei a atitude presidencial.

    Porém, após o impactoinicial, depois de buscar mais informações , ao longo das horas as notícias vão esclarecendo o fato e suas razões, e aingda, lendo posts de pessoas como o Stanley por exemplo, volto à razão e analiso com mais frieza otema, munido das informações adquiridas.

    Quero crer que mais uma vez Lula decidiu de forma serena, racional e livre das paixões e pressões.

    Até prova em contrário, acredito no Presidente. Que seja, como em outros momentos como este, uma jogadade mestre.

    Pois Lula é emocional sim. Mas quando precisa ser cerebral, racional, ele o é. Ele é mestre nisso.

    Por isso ele é um sobrevivente e um vencedor. Na vida e na política.

  49. Nassif, o Lula governa,
    Nassif, o Lula governa, fazendo “das tripas coração”, para não se chocar com nenhum dos outros poderes da República ou com essa “midia de meia tigela”, que nós temos, a ponto de se dizer que ele tem medo (lembrei da artista, AH,…. quem tem medo de quem?), talvez até tenha, com alguma razão.
    Eu já disse, que esse “famigerado” Grampo, foi um “tiro no pé”, que eles deram.
    Para o áudio aparecer, tem que ser “perfeito”, senão se descobre quem fez, e aì?..(se fosse o Paulo Lacerda ou Protògenes, já teria aparecido, porque sua inexistência, está causando um desgaste excessivo aos “artistas gravados” e ao roteiro “estado policialesco”.
    Outra coisa, acredito que eles estão no “sufoco”. porque não sabem o que o Delegado Protògenes guardou de “recordação”, com ele, durante as investigações da operação Satiagraha, sendo assim, qual a profundidade do relatório a ser feito? Tambem achei o Delegado muito confiante, durante a entrevista, na conclusão das investigações (ou voces mostram, ou “alguem” mostra…)
    Acho que o Delegado Paulo Lacerda foi “promovido” e transferido para Portugal, porque constatou-se que a ABIN, não fez gravação alguma e dentro em pouco, a PF, chegará a mesma conclusão, obrigando o governo ou “alguem” do governo a desculpar-se com ele e reconduzí-lo a sua Direção. E como ficará o relacionamento do governo, com G. Dan…,quero dizer Mendes?…Sdc

  50. Crimes de quadrilha têm
    Crimes de quadrilha têm peculiaridades realmente muito estranhas.
    É como duvidar entre o jogo franco e um dissimulado…finge-se uno, neutro, e tudo faz para que aconteça as jogadas dos demais para que o crime seja realmente consumado e punido.
    Que existem provas suficientes é fato, tanto é que já houve uma condenação, mas
    Não pode haver insensibilidade às novidades, ao que realmente interessa aqui, assim como também não pode haver perda de tempo com interpretações duvidosas…pudesse eu pintar, pintaria um cais, pois lidar com crimes de quadrilha até que é divertido, mas muito cansativo por ter curvas e contracurvas impressionantes neste encadeamento condicionado : sigo passos de quem não vejo(?), passo por ele, pressinta, e só prossigo.

  51. Nassif,

    Seguindo a linha do
    Nassif,

    Seguindo a linha do Stanley Burburinho:

    1 – Lacerda é nomeado para um cargo criado uma semana antes, coincidentemente durante a visita do Sarkozy

    2 – A rede Dantas de comunicação fragilizada pelo temor dos grampos

    Opções:

    1- Lacerda vai para Portugal “pegar” a rede Dantas de fora

    2 – Lacerda vai para Portugal e com a ajuda (favor) do governo francês vai levantar o caso Paribas e a conversão da dívida, citado pelo Protógenes. (improvável)

    3 – Ambos

  52. Em que pese um ou outro
    Em que pese um ou outro avanço em determinadas áreas desse ou daquele governo, falta uma mudança estrutural do Estado rumo a avanços mais conduntes no crescimento do bem estar.

    Faltam marcos institucionais. Falta nos livrarmos dessa condição de naturalmente esconder os problemas debaixo do tapete.

    E que começa pela capacidade da máquina estatal em promover a justiça.

    É grave a desmoralização causada quando se percebe que os maiores ladrões do país passam suas vidas a grande distância do confinamento que deviam sentir.

    E há um grande problema nisso tudo. Nossas agremiações partidárias não representam essa vontade de mudar.

    Se queremos ver alguma mudança nesse quadro.

    Comecemos a pensar em uma agende mínima de exigências para os próximos governantes.

    No âmbito das grandes cidades brasileiras já se faz uma série de cobranças. O Nossa São Paulo é um exemplo disso.

    Falta organizar e ampliar o conceito dessa manifestação civil para o campo federal.

  53. Nassif,

    No pensamento do
    Nassif,

    No pensamento do Fernando Rodrigues o Lacerda estaria indo como agente secreto em missão, acobertado como Adido Militar, conspurcando assim a imagem da Defesa? Hehehehehe…

  54. “Acho que Chicaroni exagerou
    “Acho que Chicaroni exagerou quando disse que Dantas tinha “um trânsito político ferrado” nos tribunais superiores”. Com que base o jornalista faz uma afirmação dessas, assim do nada? Baseado na sua intuição? Quando fazer-se de debilóide pode render alguma coisa (ou quem sabe tirar da enrascada de ter de admitir o óbvio), nossos amigos da imprensa não hesitam um segundo em mergulhar de cabeça na interpretação. Além disso, o envolvimento de Noblat entre outros (como a Lilian Wite Fibe, por exemplo, gente que não é de Dantas, mas que em sua inocência tola contribui, e muito, para a sua defesa) nessa encenação farsesca do “estado policial” reforça a minha suspeita de que o debate público no Brasil está tão inacreditavelmente partidarizado, de que a guerra santa contra o governo tornou-se uma tal obsessão para tanta gente que a honestidade do delegado, do seu chefe e do juiz,a qual, diga-se, incomodou e muito o próprio governo, tendo em grande parte se afirmado à revelia deste, como estamos vendo, que essa honestidade absolutamente louvável, eu dizia, foi lida como uma perseguição ideológica contra alguém que está historicamente identificado com a oposição e os grupos que a apóiam. Apenas o corporativismo não basta para explicar porque gente mais ou menos inteligente entrou de cabeça nessa horrenda patranha e ainda continua lá. A verdade, no Brasil, nesse momento, acabou. Carece esperar que as pessoas acordam da sua loucura e ela possa finalmente voltar.

  55. Será que há algum “Michael
    Será que há algum “Michael Moore” brasileiro a coletar material audiovisual dessa confusão “satiagrahica”, de 2008.

    Acabei de rever, no you tube, o Ministro Cézar Peluso, no julgamento dos habeas corpus do Mendes, utilizando várias vezes o dedo em riste, atacando o juiz Fausto de Sanctis, atribuindo a ele atitudes de outras pessoas, ao falar em críticas ao habeas corpus do Mendes. Ora, todos sabem que esse tipo de crítica vieram de quaisquer outros, que não o de sanctis.

    E é contraditório ver o Ministro Peluso atacar de Sanctis com o seguinte texto:

    “É vedado ao magistrado, número 3: Manifestar-se , por qualquer meio de comunicação, opinião sobre processo o pendente de julgamento, seu ou de outrem, ou juízo depreciativo sobre despachos, votos ou sentenças de órgãos jurisdicionais, ressalvada a crítica nos autos e em obras técnicas, ou no exercício do magistério (SIC)”.

    … Quando se lê, lá no Paulo Henrique Amorim (como já de costume, desde a presidência do Marco Aurélio de Mello):

    “O Supremo Presidente do Supremo Gilmar Dantas (segundo Ricardo Noblat) concedeu a 428ª. entrevista deste mês de dezembro a duas jornalistas da Folha (*) de São Paulo […] Nessa entrevista, Gilmar Dantas (segundo Noblat) vota na imprensa sobre matérias que o Supremo proximamente pode vir a votar. Ou seja, ele antecipa o voto.”

    E o Peluso continuou, no mesmo vídeo:

    “O que se viu foi uma crítica clara, ostensiva, aberta e pública, contra uma decisão tomada pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal […] O que se viu, no entanto, aqui, foi uma crítica censória, grave, contra uma decisão jurisdicional do Presidente da Suprema Corte, e contra uma deliberação de ordem administrativa que Sua Excelência podia ter feito nos autos, como qualquer membro do tribunal pode fazê-lo[…]”

    Alguém viu o de Sanctis fazer essas críticas? Vi a imprensa, comentaristas políticos, pessoas nos blogs, pelas ruas… Mas não o de Sanctis. Ou seja: ele foi julgado pelos atos de outros. É cômico!

    Esse tipo de coisa, desse tumultuo da Satiagraha, daria um ótimo documentário!

  56. Então, no frigir dos ovos,
    Então, no frigir dos ovos, certa imprensa é mais poderosa que os outros poderes tradicionais da República: quem supostamente está de posse do áudio é intocável, áudio que é prova de crime gravíssimo cometido contra o poder judiciário da República! O poder judiciário não manda buscar a prova do crime, que muito possivelmente evidencia a sua autoria. Muito pequenininho este poder, não? Nem as togas disfarçam.

    Eu também entendo que a mídia, através de agências de publicidade, é ponta de lança da corrupção, porque centrada na corrupção eleitoral, no financiamento ilegal de campanhas políticas, pelas características da sua contabilidade dos serviços prestados. O caixa 2 não é exceção, é o sistema ordinário e majoritário de financiamento eleitoral no nosso país e as agências de publicidade por isto são imprescindíveis, fazem o papel que já fizeram grandes construtoras e companhias de viação, também pelo tipo de contabilidade dos serviços.
    Se menos da metade disto já estiver evidenciado, como fica o poder judiciário, que tem até um TSE? Não é mesmo um poderzinho perto de outros estranhos poderes?

  57. “De alguém que nem a Veja nem
    “De alguém que nem a Veja nem o Gilmar gostariam de identificar.”

    OPA! Nassif, acho que nossa intuição coincide.

    Mas este post é pra dizer que o Lacerda pisou na bola sozinho: ELE MENTIU NA CPI. A mesma pisada do Clinton no caso da estagiária.

    Por isso acredito que a saida encontrada pelo governo foi a melhor, pois preserva a dignidade desse servidor exemplar. Mesmo com um gostinho de derrota, melhor ve-lo longe, respeitado, do que aqui recebendo pancada de tipos como Itagiba, que o moderador me impede de adjetivar.

  58. O principal problema dos
    O principal problema dos detratores de Lula é imaginar ele um homem burro, ingênuo e medroso. Podem crer que não é nenhuma das coisas, ele sabe movimentar as peças desse xadrez com muita paciência e inteligência, é do tipo que vai comendo pelas bordas. Acredito que essa foi a solução mais adequada nesse momento.
    Boto fé.

  59. LN, bom dia!

    Esta sua última
    LN, bom dia!

    Esta sua última informação sobre a saída de Paulo Lacerda da Abin e indicação para adido militar em Portugal pareceu-me ingênua/romântica, na falta de um termo mais adequado para qualificá-la.
    Nos comentários, alguém mencionou o termo certo para o que aconteceu: exílio. Uma pessoa do porte do senhor Paulo Lacerda, com toda sua capacidade, como um adido em Portugal!!!??? Convenhamos!!!
    O Governo Lula, como qualquer governo, tem razões que a ética desconhece; não nos enganemos a respeito.

  60. Vejo como estratégica sua
    Vejo como estratégica sua saída.

    As sementes ficaram, hj vemos os processos de investigação com inteligência, planejamento, longo prazo, esquema, projeto, com resultados efetivos e abrangentes.

    Às vezes é necessário voltar um passo para poder seguir em frente.

  61. Essa explicação está muito
    Essa explicação está muito chapa branca. Eu li uma declaração do Gilmar Dandas 25 dias atrás dizendo que, Paulo Lacerda não tinha mais condição de voltar para Abin, e não voltou.

  62. Corruptos: 1 x Povo
    Corruptos: 1 x Povo Brasileiro: 0 – Aparentemente um gol contra do Presidente Lula, a não ser que o Presidente na verdade tenha marcado um gol de placa e nós não estejamos entendendo nada. Os corruptos estão muito felizes com o placar até agora, porém o jogo ainda nao terminou. O apito final será em 2010.

  63. Pô, mas o Lacerda aceitou o
    Pô, mas o Lacerda aceitou o cargo né? Se ele tivesse ficado chateado, teria saído em definitivo do governo. Então, acho que ele confia no desfecho da operação Satiagraha, ou não está nem aí.

  64. “A opinião geral é que existe
    “A opinião geral é que existe um áudio, mas que não pode ser apresentado por conter alguma assinatura eletrônica que não pode aparecer”

    Opinião geral? Quem está nessa “geral”? Também não entendi essa de assinatura eletrônica que não pode aparecer…
    Como diria o Denzel Washington em “Filadéfia” (é assim pelo menos na versão dublada) : expliquem-me como se eu tivesse 7 anos.

  65. É tudo bobagem.
    A verdade é
    É tudo bobagem.
    A verdade é que o governo se acovardou.
    Deve ter muita coisa que compromete o PT nessas investigações.
    O Brasil perdeu.
    O esquema de lavagem de dinheiro ganhou.
    E nós ficamos com cara de bobos.
    O que nós somos para eles?
    Merda!

  66. Sei não, mas essa história de
    Sei não, mas essa história de achar que ainda há luz no final do túnel é furada!
    Não convence que o afastamento de Paulo Lacerda seja um lance de xadrez.
    Infelizmente as ramificações de Dantas chegam próximo demais do presidente. Qual interesse em apurar isso?
    E a biografia de Lula vai se desmanchando…

  67. Conforme esclarece o Nassif o
    Conforme esclarece o Nassif o cargo de Adido Policial foi criado há uma semana.
    Sei que iso representa um mero detalhe nessa tortuosa trama “Dantas/PF/STF/ABIN/Veja/….etc”, mas demonstra com precisão quão perigoso é o governo ( Qualquer governo).
    Simplesmente vergonhoso!!!!!

    E ainda há quem se preste a por a mão ( as vezes até mesmo o braço, e, quem sabe, a propria consciencia) no fogo por governantes.

    A unica atitude decente de quem realmente busca com sinceridade o que se denomina “interesse publico” é DESCONFIAR dos que estejam no Poder.
    Deixemos os elogios, as loas, as sabujices para os aulicos de plantão. Eles são muitos ( em qualquer governo…).

  68. Calma Pessoal. O desfecho vai
    Calma Pessoal. O desfecho vai haver, mas não agora. Tudo será revelado, mas só em 2010. Por que ? ah! faz uma forçinha nesta mente !
    As peças estão sendo muito bem mexidas. Até agora tudo tem saído conforme o planejado. Só digo uma coisa: em 2010 haverá “muito choro e mutio ranger de dentes”. Aguardem !

  69. Interpretação para lá de
    Interpretação para lá de torta. Não me convence nem um pouco. Agora, há outro lado da questão que não me agrada: a criação de um cargo para acomodar o Paulo Lacerda. Por mais que o tenhamos em altissima conta, é um absurdo o que se fez. O poder público não pode ser utilizado a serviço de conveniências políticas, seja quem for o beneficiado. Abçs e um feliz ano novo a todos!!

  70. Este papo de tentar imputar a
    Este papo de tentar imputar a Lula todos esters acontecimentos, de tentar ilegalizar, irregularizar, desmoralizar quaisquer de suas atitudes em relação a quaisquer acontecimentos, esta de comentar, imbecilizar que acointecimentos fabricados vão esvair, minar sua popularidade, anda mais é que tentativas imbecis e despeito pela ótima gestão de Lula. Gestão embasada na competência, honestidade e visão social. Morram de inveja.

  71. My God,
    O que vai se da
    My God,
    O que vai se da ABIN?! Como vai ficar o Brasil sem este demitido da ABIN?
    E Lula, my God, pq não priorizou uma entidade tão importante na gestão tupiniquim, que é esta ABIN….OH!!!! Para que serve mesmo esssa ABIN????

  72. Duas obsevações a serem
    Duas obsevações a serem feitas:

    1) O cargo de adido policial há muito tempo já estava decido de sua criação pela Polícia Federal e era muito cobiçado dentro da instituição, pois para o cargo há a obrigatoriedade do domínio da língua do país anfitrião. Por isso entendo que o governo somente exonerou da Abin e o nomeou para o cargo de adido digno delegado Lacerda com a sua concordância.

    2) Também, há muito tempo se discute a inamobilidade para os cargos delegado de polícia federal e civil, assim como ocorre para o cargos de juízes e promotores. Para o democracia em sua plenitude, é vital que isso ocorra. Pois somente com essa garantia, teremos autoridades políciais encorajados de desenvolver suas atribuições como servidores publicos. Vejam dois exemplos de punição pelo mérito: o delegado Protógenes Queiroz, que após um trabalho dífícil que fez na Satiagraha, foi removido de cargo e afastado do inquerito. Temos também o delegado Deuler Rocha, alguem sabe onde encontra e por quê? Temos inúmeros outros casos que não chamaram a atenção da mídia. Para a polícia civil, o quadro é pior. Não há no país,qualquer investigação em que é apresentado algum resultado contra políticos, governadores, prefeitos, etc. Os delegados de polícia civil são muito pressionados, e podem, caso investiguem algo de errado no governo, serem removidos para lugares longícuos de onde se encontram.
    Por isso, já era hora de colocar esse tema em discussão?

  73. Concordo com algumas opiniões
    Concordo com algumas opiniões que Paulo Lacerda ,íntegro do jeito que é,não iria aceitar um cargo desse se fosse armaçaõ, ele pediria demissão.
    Confio no presidente,que de burro não tem nada, e não tem medo.

    Tá na cara que o audio existe e que só naõ é entregue pela Veja porque assim descobrirão quem verdadeiramente grampeou e e a acusaçaõ de Veja contra a ABIN cairia por terra.

  74. Nassif, seria mero acaso a
    Nassif, seria mero acaso a exoneração de Lacerda apenas após a constatação de que não houve grampo por parte da ABIN, o que o torna inocente perante a opinião pública.
    Seria conveniente reconduzí-lo ao cargo para que a turma de Dantas continuasse a produzir factóides contra o mesmo, desviando o foco das investigações.
    Após o afastamento dele e do Protógenes como ficou a operação. Perdeu força ou obteve (excessão o julgamento do HC pelo STF) todas as vitórias possíveis até aqui, como condenação do Dantas, não afastamento do De sanctis, relatório do Delegado Saadi, encaminhamento dos HD’s para o FBI….
    Entendo que Lacerda assim como Protógenes já imaginavam que teriam que ser sacrificados para satisfazer o grupo de Dantas e permitir o prosseguimento das apurações e condenações, afinal são subordinados ao Executivo, poder sucetível às pressões políticas, tendo em vista que o Grupo investigado é formado por vários políticos de diversos partidos, oposicionistas e governistas.
    Quanto ao Dr. Fausto e Dr. De Grandis, estes pertencem ao Judiciário, razão pela qual sabem que será muito mais difícil de serem afastados do caso, o que aconteceria apenas se comentessem irregularidades devidamente comprovadas, o que de fato não fizeram.

  75. as investigações colidem com
    as investigações colidem com esquemas de financiamento de campanha de todos os partidos, inclusive do pt. lula e a cúpula do partido mandaram um recado a dantas: se alguma coisa acontecer, não será culpa nossa, fizemos o possível (a velha esperança de serem poupados). o duro é aguentar a volta dos ornitorincos na agência).

  76. É como o Paulo1 disse: o
    É como o Paulo1 disse: o cargo de adido policial já estava decidido e criado na Polícia Federal, e a fundamentalidade da inamovibilidade de delegados federais e civis se faz premente. Vou mais adiante: que o inquérito policial seja presidido pelo Ministério Público, o que, em tese, garantiria maior independência e tornaria os delegados menos “suscetíveis” a pressões. A questão é que nossa democracia ainda não “suporta” avanços como esses. Emblemática a questão das algemas. Aqui se se algema banqueiro, político trambiqueiro, ou qualquer outro figurão, a casa vem abaixo. Lá, nos EUA, paradigma para quase tudo no Brasil, ele “algemam” pelo pé, através de tornozeleiras: vide o Mardof, cagüetado pelo próprio filho. Saiu do fórum arrastando correntes.

    Quanto ao Lula e o Paulo Lacerda, quero acreditar que seja estratégia, quero esperar e ver que no final quem tinha que pagar acabou por pagar pelo mal que fez ao país. Mas, num país feito o nosso, tá difícil acreditar que isso realmente vá acontecer. Vamos ver.

  77. “Também foi considerado que,
    “Também foi considerado que, hoje em dia, a opinião pública tem mais convicção de que a Operação Satiagraha continuará a todo vapor, assim como os processos decorrentes.”

    Avaliação completamente equivocada do Planalto, pois com o “exílio” do Paulo Lacerda a impressão é que tudo continuará como Dantas, ops, antes e a operação Satiagraha relegada ao ostracismo.

  78. Ainda acredito na vitória do
    Ainda acredito na vitória do BEM
    Ainda acredito na vitória do POVO BRASILEIRO
    Assim sendo
    Ainda acredito em no mínimo 6 anos do MELHOR GOVERNO que tivemos.

    Bom Ano Novo a Todos!

    Fulgêncio Sousa Júnior.

  79. Caro Nassif:
    Por aquí,
    Caro Nassif:
    Por aquí, maioria dos comentaristas está indignada. Muitos raciocinam com o fígado. Calma gente, prudência e caldo de galinha…

  80. A informação dada hoje na
    A informação dada hoje na coluna do Jânio de Freitas pode trazer mais uma dor de cabeça para o Delegado Protógenes. Ao que tudo indica, o vídeo da propina foi feito por alguém ligado à rede Globo.

    Prevejo que muitos colegas aqui do blog irão deitar a ripa no Jânio de Freitas. Neste caso, eu acho um erro. A informação é jornalisticamente relevante.

    Minha primeira impressão é a seguinte. Naquele contexto, se assinasse a solicitação para retirada de material de gravação da sede da PF, Protógenes melaria o flagrante. Ao mesmo tempo, contava com a publicidade dada ao fato para contrabalançar o fantástico poder de fogo de Dantas junto à mídia. De qualquer modo, não me parece que a atitude configure uma ilegalidade, nem que comprometa a prova do suborno, escorada não apenas no vídeo (que, de mais a mais, não tem áudio), mas também na apreensão do dinheiro no apartamento do comparsa de Dantas. Mas, a respeito disso, os especialistas saberão falar melhor que eu.

    Só mais uma coisa. Fico imaginando, aqui com meus botões, o que aconteceria se a mídia tivesse dado à apreensão dos dólares do PT o mesmo tratamento que deu e continua dando ao caso Daniel Dantas.

  81. O Dr. Paulo Lacerda é
    O Dr. Paulo Lacerda é certamente um servidor público dos mais competentes e honestos que serve de exemplo para todos nós brasileiros.
    Reconhecer o seu valor é o mínimo que a opinião pública deve fazer, porém considerá-lo um herói e salvador da nossa pátria já será um grande exagero.
    Lacerda já deu sua contribuição na PF e na Abin, cumpriu o seu papel, não podemos ignorar que existem muitos outros profissionais de carreira habilitados para substituí-lo, quem se lembra do seu nome antes da operação Satiagraha?
    Então o mundo não acabou, Daniel Dantas já foi condenado, as investigações prosseguirão, o crime de colarinho branco tem menos espaço, e finalmente estamos vivendo num estado de direito, sem intervenções do executivo.
    Ora, querem os leitores fazer do Lula um justiceiro? Um herói?
    Já basta a crise que ainda está por vir, a política dos juros do BC, o cenário internacional que já não é pouca coisa.
    Lula é um presidente sério, não vai usar agora da sua alta popularidade para fazer papel de “justiceiro” com a demagogia dos políticos sul-americanos.

  82. Até entendo o afastamento do
    Até entendo o afastamento do Paulo Lacerda – mesmo sendo uma pessoa competente, ousada e honesta. Mas daí a substitui-lo por alguem que já trabalhou na BrT ?

    A impressão que fica é que o governo sucumbiu diante dos interesses de Daniel Dantas e do Grupo Abril!

  83. E o Gilmar Mendes? Essa
    E o Gilmar Mendes? Essa figura deplorável, não irá pagar pelo que fez?

    Juntamente com um Senador da República, fazer uma armação dessas.

  84. Faltou explicar umas
    Faltou explicar umas coisinhas:
    – Qual a regra do funcionalismo, que impede continuar prorrogando a licença?
    – Por que ao negar um envolvimento maior da ABIN com a Satiagraha, Lacerda se expôs? Se confirmasse estaria tudo bem?
    – Não parece bisonha a explicação que o próprio Paulo Lacerda sugeriu um cargo de adido em Portugal?
    – Por que seria que alguma assinatura eletrônica não pode aparecer? Então aí tem?
    A explicação mais plausível é covardia mesmo, mais uma vitória da impunidade, de DD e do CV, digo CJ – Comando Judiciário.
    A turma do colarinho branco vai ter o que comemorar nesse reveillon.

  85. Nassif e
    Nassif e Blogueiros,

    BINGO!

    Concordo plenamente com o Stanley: O Presidente Lula fez mais uma jogada de enxadrista campeão.

    O Delegado Protógenes nas últimas semanas fez declarações fortes e contundentes ao esquema dantas-fhc, capazes de fazer fazer com que o quebra-cabeças possa ser montado por uma criança de sete anos! Infelizmente, jornalistas que trabalham para fazer notícias para Hommer Simpsons paraecem só ter QI para o mesmo nível, pois achar que o povo seja burro assim é coisa de imbecil.

    Ainda aguardo a conclusão da investigação da PF e a declaração do Ministro da Justiça, conforme declaração do mesmo neste blog.

    Sds Soteropolitanas,

    Mário

    PS.: Feliz Ano Novo para todos.

  86. Materia da folha:

    Protógenes
    Materia da folha:

    Protógenes faz aulas de tango e relaxa em ofurô de spa do litoral de SP

    O delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz está descansando em um spa, no Casa Grande Hotel, no Guarujá (litoral sul de São Paulo), informa nesta terça-feira a coluna de Mônica Bergamo, publicada pela Folha (a íntegra está disponível apenas para assinantes do jornal e do UOL).

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u484448.shtml

  87. Lula é um covarde.
    Lula é um covarde. Concordo.
    Pegou muito mal a exoneração. Enquanto isso o Supremo mentiroso está na dele, intocável.
    Tem certas coisas que não dá para aceitar.

  88. Olá,
    Bem, acho que a saída do
    Olá,
    Bem, acho que a saída do Lacerda pouco vai mudar a defesa do DD pois os argumentos desta defesa não “foram para Portugal” junto com ele. Mas o que será que o laudo prometido pelo ministério da justiça contem?
    Aos incrédulos, acho que tem que ser perguntado com todas as letras: querem sinal mais claro que nosso presidente continua a jogar em favor daqueles que deixaram sua família milionária?
    [ ]´s

  89. Certos comentários aqui não
    Certos comentários aqui não me permitem ficar calada, mesmo quando o tempo conspira contra mim.
    Mas gostaria de dizer que esta turma que acha que a cada movimento da política significa o fim do governo, o fim de Lula, atos de covarida, o apocalipse enfim, não sabem o que é governar.

    Governar é lidar com genteS de toda a espécie, com interesses políticos os mais díspares, é lutar contra a maré o tempo todo. Esta turma do apocalipse parece que, em casa, devem viver um clima de harmonia, de paz, de tranquilidade, sem quaisquer tipos de conflito e imaginam que governar é isto.

    Esqueçam senhores. Governar é coisa prá quem tem estômago de avestruz e, ainda assim, sorrir. É, muitas vezes, sacrificar o bom para poder manter as coisas andando… Quem pensa o contrário não sabe das coisas.

  90. -Foi estratégia do Lula, que
    -Foi estratégia do Lula, que não gosta de de bater de frente (nem de lado, nem de ré);
    -Foi um lance de xadrez no jogo politico em que Lula sacrificou um peão à sanha do adversario;
    -Etc, etc.
    Pô, ha muitas maneiras de administrar pressão, mas ainda prefiro o estilo do General Ernesto Geisel que sempre que foi confrontado, jogou xadrez politico sim, mas sempre deu XEQUE-MATE.

  91. Caro Nassif,

    Aceitaria uma
    Caro Nassif,

    Aceitaria uma crise institucional.
    Aceitaria um golpe de direita(se esta tivesse força) abertamente a favor dos corruptos.
    Mas, nunca, um presidente que, na minha opinião, é o melhor que o Brasil já teve, com tamanha popularidade, que deu esperança de mudanças à maioria do povo, se curvar à fraternidade de bandidos (em contraponto à fraternidade do bem, criticada pelo Janio de Freitas).
    Não é possível que não haja mais jornalistas, como você, para combater os jornalistas bandidos emcampados na grande mídia.
    E juízes? Policiais e delegados federais não comprometidos com o esquema? E as entidades sérias da sociedade? Onde estão? Nunca foi tão fácil reagir! Tmos a internet para contrapor às mentiras diárias da Globo, FSF, Estadão, etc.
    Para mim, essa é a última oportunidade de mudanças para o país.
    Oro para que esse seu post esteja correto.
    Se alguém ligado ao Lula tiver acesso a esse comentário, peça a ele que não se acovarde, pois com o apoio que tem pode fazer uma grande revolução pacífica nesse país.
    Que Deus abençoe a todos engajados contra os bandidos do Brasil. Sobretudo ao Lacerda, Protógenes, De Sanctis, De Grandis e outros obstinados cidadãos de bem.

  92. É certo que essa “exoneração”
    É certo que essa “exoneração” não mudará a credibilidade e o prestígio do Dr. Paulo Lacerda perante a população e, acredito, ao governo. No dia 31/12, acabará o prazo de afastamento do Paulo Lacerda e alguma saída precisava ser encontrada. Além de que o próprio Paulo Lacerda fez chegar ao Presidente Lula o pedido de exoneração e o recado de que um possível retorno dele não contribuiria em nada para a instituição, o envio do Paulo Lacerda para o exterior foi uma forma de esvaziar os discursos dos aliados do Dantas e da imprensa.

    Não acredito que o retorno do Paulo Lacerda à diretoria da PF ou à diretoria da ABIN afetaria para mais ou para menos o andamento da Satiagraha. Aliás, acredito que o que tinha que ser investigado já foi investigado e entregue nas mãos do Ministério Público que está analisando as informações e tomando as medidas cabíveis. Só restarão daqui pra frente os desdobramentos da operação que mostrarão um rizoma de capilaridade enorme das falcatruas de muita gente de todos os setores.

    Muita gente andou dizendo que com a “exoneração” do Paulo Lacerda, o Dantas e seus aliados venceram e que estão rindo à toa. Acho que não. Muito pelo contrário. Estão preocupadíssimos com mais esse lance. Não sabem o que está acontecendo e não têm como se comunicar para se articular por causa dos grampos autorizados. Só restaram os advogados do Dantas, as matérias de jornais e editoriais de revistas como formas de comunicação ou envio de recados. Acho que daqui em diante vamos nos deparar com várias matérias de jornais e editoriais de revistas que em uma leitura plana parecerão sem pé e sem cabeça ou hipócrita ou sem sentido, mas o que interessa estará nas entrelinhas.

    Nos próximos dias, vou prestar especial atenção às matérias da FSP, Veja e Conjur e nas movimentações dos suspeitos de envolvimento com o Dantas.

    Acredito que o Nélio Machado, ultimamente, está trabalhando mais como moto-boy, levando e trazendo recados, do que como advogado.

    Não acredito que a Satiagraha, desde o seu início há quatro anos atrás, correu à revelia do Lula. Aliás, foi o próprio Lula que disparou a operação.

    A Satiagraha é irreversível e ninguém tem poder para abortar a operação a partir do momento que está nas mãos do MPF que é independente.

    É a chamada vitória da Pirro. Cada demonstração de poder de Gilmar, Dantas, Veja aumenta a indignação geral. Quando começarem a aparecer os fatos prometidos, a explosão será maior. Esse pessoal nunca ouviu falar em fatores psicossiciais na guerra.

  93. Li os comentários dos colegas
    Li os comentários dos colegas e achei que o pessoal está pessimista demais. Algumas questões:

    1. O Lacerda é adido policial em Portugal e subordinado à PF, Abin, GSI ou quem? Pode ser que ele vá para lá para dar suporte aos que aqui ficaram.
    2. Alguém notou o tom diferente da Míram Leitão hoje? Nem parecia a mesma pessoa. Deu uma de governista.
    3. O editorial do Civita foi meio estranho. Dava a impressão do tipo “missão cumprida”, “prá mim basta”, ou coisa do gênero.
    4. Os HD’s foi para o FBI e, dizem, vão retornar logo. Não seria isso que está para estourar?

    Resumindo, sigo confiando no Lula.

  94. Uma fábula que cai bem sobre
    Uma fábula que cai bem sobre julgamentos!
    Havia numa aldeia um velho muito pobre, mas até Reis o invejavam, pois ele tinha um lindo cavalo branco. Reis ofereciam quantias fabulosas pelo cavalo, mas o homem dizia: – “Este cavalo não é um cavalo para mim, é uma pessoa. E como se pode vender uma pessoa, um amigo?”
    O homem era pobre, mas jamais vendeu o cavalo. Numa manhã descobriu que o cavalo não estava na cocheira. A aldeia inteira reuniu e disseram: “Se velho estúpido! Sabíamos que um dia o cavalo seria roubado. Teria sido melhor vendê-lo. Que desgraça!” O velho disse: “Não cheguem a tanto. Simplesmente digam que o cavalo não está na cocheira. Este é o facto; o resto é julgamento. Se se trata de uma desgraça ou de uma bênção, não sei, porque este é apenas um fragmento. Quem pode saber o que vai se seguir?” As pessoas riram do velho. Elas sempre souberam que ele era um pouco louco. Mas quinze dias depois, de repente, numa noite, o cavalo voltou. Ele não havia sido roubado, ele havia fugido para a floresta. E não apenas isso, ele trouxera uma dúzia de cavalos selvagens consigo. Novamente as pessoas se reuniram e disseram: “Velho, você estava certo. Não se trata de uma desgraça, na verdade provou ser uma bênção.” O velho disse: “Novamente vocês estão se adiantando. Apenas digam que o cavalo está de volta…quem sabe se é uma bênção ou não? Este é apenas um fragmento. Você lê uma única palavra de uma sentença – como pode julgar todo o livro? Desta vez as pessoas não podiam dizer muito, mas interiormente sabiam que ele estava errado. Doze lindos cavalos tinham vindo… O velho tinha um único filho que começou a treinar os cavalos selvagens. Apenas uma semana mais tarde, ele caiu de um cavalo e fracturou as pernas. Novamente as pessoas se reuniram, e mais uma vez julgaram. Elas disseram: “Você tinha razão novamente. Foi uma desgraça. Seu único filho perdeu as pernas, e na sua velhice ele era seu único amparo. Agora você está mais pobre do que nunca.” O velho disse: “Vocês estão obcecados por julgamentos. Não se adiantem tanto. Digam apenas que meu filho fracturou as pernas. Ninguém sabe se isso é uma desgraça ou uma bênção. A vida vem em fragmentos, mais que isso nunca é dado.” Aconteceu que, depois de algumas semanas, o país entrou em guerra , e todos os jovens da aldeia foram forçados a se alistar. Somente o filho do velho foi deixado para trás, porque era aleijado. E os que foram pra guerra, morreram …. A cidade inteira estava chorando, e as pessoas vieram até o velho e disseram: “Você tinha razão, velho – aquilo se revelou uma bênção. Seu filho pode estar aleijado, mas ainda está com você. Nossos filhos morreram, foram-se para sempre” O velho disse mais uma vez: “Vocês continuam julgando. Ninguém sabe! Digam apenas que seus filhos foram para o exército e que meu filho não foi. Mas somente a totalidade sabe se isso é uma bênção ou uma desgraça.”

    MORAL DA HISTÓRIA: “Quem é obcecado por julgar, cai sempre na armadilha de basear seu julgamento em pequenos fragmentos de informação, o que o levará a conclusões precipitadas.” Sua mente pode ficar obcecada com fragmentos, pulará para as conclusões a partir de coisas pequenas. Quando você julga, você deixa de crescer. Julgamento significa um estado mental estagnado. E a mente sempre deseja julgar… Nunca encerre uma questão de forma definitiva, pois quando um caminho termina, outro começa, quando uma porta se fecha outra se abre…Na verdade, a jornada nunca chega ao fim. Você atinge um pico; sempre existe um pico mais alto. Fique satisfeito de viver o momento e nele crescer… Não Julgue! Há males que vem para bem…. é só analisar com outro olhar!

  95. vergonhosa a noticia da Folha
    vergonhosa a noticia da Folha dando conta da participação de Trezza na Brasil Telecom durante a gestão Dantas. Foi inserida no meio de um parágrado, sem senhum destaque. Mais uma prova do esforço que o jornal faz para proteger DD.
    A enfase da noticia da saída de Lacerda da Abin está centrada na participação legal do órgão na Satihagraha, conforme confirmou ontem De Grandis em entrevista à mesma folha.

  96. No UOL de ontem a manchete
    No UOL de ontem a manchete era que Paulo Lacerda tinha sido DEMITIDO, prontamente repercutida, de maneira fiel aqui no blog.

    Na Folha de hoje a notícia sobre o ocorrido começa assim:

    “Depois de quase quatro meses de desgaste, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva EXONEROU ontem o diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Paulo Lacerda, e o nomeou adido policial na Embaixada do Brasil em Portugal, cargo criado para acomodá-lo. Contudo, o que deveria ser uma saída honrosa para Lacerda soou como desprestígio para o delegado que chefiou a Polícia Federal durante todo o primeiro mandato de Lula (2003-2006), antes de passar para o comando da Abin….”

    Lá pelo meio, o que realmente interessa:

    “…O inquérito da PF, contudo, está parado na Justiça, que analisa pedido de prorrogação feito pelos delegados Rômulo Berredo e William Morad. Até agora, a PF não coletou provas de autoria nem vestígios do suposto áudio cuja transcrição foi divulgada pela revista. O PERÍODO MÁXIMO DE AFASTAMENTO DE LACERDA VENCIA ONTEM. Segundo a Folha apurou, O PRESIDENTE LULA NÃO QUERIA SIMPLESMENTE EXONERÁ-LO NEM RECONDUZI-LO AO CARGO ANTES DA CONCLUSÃO DA INVESTIGAÇÃO DA PF. No primeiro caso, poderia passar a idéia de culpa do diretor da Abin. No segundo, havia o risco de constrangimento para o presidente se, após sua volta para o comando da agência, a PF identificasse o envolvimento de agentes da Abin no episódio. A saída encontrada foi recolocar o policial federal numa nova função….”

    O triste não é o inimigo ter afastado da frente da batalha um eficiente combatente nosso, é da guerra política, o triste é a prostração causada pelo fato, no caso mais complexo, justamente onde menos se esperava.

    BBDD é uma mina de fragmentação de alto espectro, plantada profundamente em solo pátrio, não pode ser simplesmente arrancada, tem que ser removida por eficientes e maneiros especialistas.

    Se o presidente Lula pensasse e agisse como muitos, puros e destemidos guerreiros, não duraria três meses no poder e restaria, como sempre, catar os cacos no chão e refazer a eterna revisão.

  97. Está tudo muito estranho. O
    Está tudo muito estranho. O que o Dr. Protógenes e o PIG tem a falar sobre isso?
    Estão trabalhando para o Aécio Neves ou Ciro Gomes? Ou para o Comando Delta (procurem no Google: Comando Delta e revista Caros Amigos”?
    Desde o primeiro momento me pareceu que o Dr. Protógenes estava sim querendo dar um golpe no Presidente Lula. Até o nome da Ministra Dilma tentaram envolver nas investigações.
    Isso tudo a serviço de quem?
    Abraços.

  98. Burburinho, você afirma:

    “No
    Burburinho, você afirma:

    “No dia 31/12, acabará o prazo de afastamento do Paulo Lacerda e alguma saída precisava ser encontrada. Além de que o próprio Paulo Lacerda fez chegar ao Presidente Lula o pedido de exoneração e o recado de que um possível retorno dele não contribuiria em nada para a instituição, o envio do Paulo Lacerda para o exterior foi uma forma de esvaziar os discursos dos aliados do Dantas e da imprensa”

    É impressinante como a grande mídia (FSP, Globo, Veja) simplismente passou por cima dos fatos e em coro anunciou: “Lacerda foi exonerado” e claro, a FSP, por exemplo, fazendo questão de relembrar todo o início do afastamento para estabelecer o link, Lacerda ordenou o grampo ilegal, portanto, Lacerda exonerado.
    Assim caminha a desinformação nacional.

  99. opinião pública se divide
    opinião pública se divide entre as ilusões estéreis do auto-engano e uma indignação impotente. leitura dos comentários é reveladora a respeito.

    ainda há forte tendência a explicar as capitulações voluntárias de Lula – desde Meirelles no BC até a demolição controlada da Operação Satiagraha – como complexos movimentos estratégico do xadrez político do governo, destinados a apresentar resultados concretos num futuro próximo, mas que nunca se torna presente.

    foi assim com a maior taxa de juros reais do mundo, persistente nestes 6 anos de mandato.

    como na crise do mensalão, Lula não recusa a ceder dedos e anéis, mão, membros, tronco e cabeça. apesar de manter a coroa, cada vez mais se limita a presidir apenas o Bolsa Família.

    com a Operação Satiagraha, a opinião pública tem um encontro marcado com a verdade, o que só acontecerá quando for levantado o véu do auto-engano.

    a crise é muito mais grave e profunda. é uma crise de modelo de governabilidade.

    índice de popularidade recorde do governo precisa ser convertido em apoio a um projeto de nação.

    em suas características atuais, apoio a Lula é a principal causa da inércia do governo.

    modelo de governabilidade montado por Lula é incompatível com as necessidades de um projeto de construção nacional, pois foi construída unicamente através de acordos pela cúpula, conduzindo o governo a seguidos impasses políticos, tornando-o refém de si próprio.

    governabilidade de um projeto de mudanças deve se apoiar na mobilização e organização popular. e não na desmobilização que o governo Lula promoveu nos movimentos sociais.

    Operaçào Satiagraha ameaça os pilares da governabilidade atual, pois avanço da investigação e abertura dos arquivos de Daniel Dantas, sobem a rampa do Planalto e levam o governo ao cerne de sua impossibilidade.

    este é o lance de dados que Lula sempre tentou abolir: abafa o caso e serve a pizza ou o fio da meada das investigações chegará até seu governo.

    assistimos a mais uma patética tentativa de varrer os elefantes para baixo do tapete.

    indignação impotente pode, ou não, conduzir a um salto de maturidade política. para isto, é necessária uma dura autocrítica. e a compreensão que nenhum governo se move, a são ser empurrado pela pressão popular.

    é ao se auto-organizar que a sociedade muda a si própria.
    .

  100. Alguns comentam que a
    Alguns comentam que a exoneração de Paulo Lacerda é apenas mais uma estratégia de Lula para manter a governabilidade, de se sacrificar hoje para obter uma vantagem adiante , argumento que vem sendo utilizado desde o primeiro dia do mandato…No mínimo eu diria que é um péssimo enxadrista, pois a única coisa que alcançou foi o segundo mandato.

  101. Oi Nassif,

    não queria me
    Oi Nassif,

    não queria me meter nisso, mas quando as pessoas dizem que os aliados do Daniel Dantas só podem falar com ele do exterior, por temor aos grampos, estão de brincadeira, né não? Caramba, esse povo nunca ouviu falar em celular pré-pago? Se é fácil arrumar laranjas para comprar latifúndios, que dirá para comprar telefone…

    Então tá.
    Abs

  102. Gilberto Cruvinel

    As grandes
    Gilberto Cruvinel

    As grandes mídias explorarão esse fato e insinuarão o tempo todo que a saida do Dr. Paulo Lacerda é um indício do envolvimento do Lula com o Daniel Dantas.

    E o pior de tudo é que tem gente que prefere acreditar nas grandes mídias.

    Podemos perceber aqui no blog a afetação causada pelas grandes mídias nos comentários de alguns que administram suas vidas com o coração e não com o cérebro. As grandes mídias sabem disso, exploram isso e seus donos estão ricos. Mas, finalmente, isso está acabando.

    Daqui em diante será a hora e a vez do Nassif e assemelhados.

  103. ” Ao negar um envolvimento
    ” Ao negar um envolvimento maior da ABIN com a Satiagraha, Lacerda se expôs “.
    Ele teria jogado no lixo sua credibilidade ao querer defender a instituição num ato de puro corporativismo. Resultou como um ‘tiro no pé’ que colocou a ABIN sob suspeição no caso do suposto grampo. Nos levaria ao caso de pensar que estas ‘investigações’ há 4 meses sem qualquer resultado, estariam eivadas pelo vício.

  104. Burburinho

    Gostaria
    Burburinho

    Gostaria imensamente de compartilhar de seu otimismo e mesmo do otimismo do Nassif quando preveem (agora não tem mais acento, he he) que estamos no limiar de uma grande mudança, que Veja vai ter que se mancar, que a opinião pública não suporta mais…

    Mas cada vez que tento, tento apenas, conversar com meus amigos que leem Veja toda semana, me dá um desânimo danado. Veja ainda é o oráculo da nossa classe média desinformada e rentista (porque essa classe média paulistana rentista adora a política de juros altos do Meireles, e ai de quem ousar criticar o Banco Central, viu Nassif?)

  105. Pessoal, abram os
    Pessoal, abram os olhos.
    Leiam esta matéria, é antiga, fala sobre o Comando Delta, mas é atualíssima:

    http://carosamigos.terra.com.br/outras_edicoes/grandes_entrev/garisto.asp

    Dr. Protógenes estava a serviço de quem afinal?
    E o Comendador Arcanjo ninguém mais fala dele?
    E o Fernandinho Beira-Mar que tinha como um dos seus advogados o ex-Ministro do STJ Luiz Vicente Cernchiaro.
    Quantas máfias existem no Brasil: Máfias dos combustíveis, do jogo do bicho, das licitações fraudulentas(incluem-se aqui ambulâncias, sanguessugas etc), do tráfico de drogas, dos roubos de cargas, dos remédios falsificados etc. Todas elas tem um chefe e com certeza eles se reúnem. Só gostaria de saber aonde?
    A PF bem que poderia capturar todos.

  106. Infeliz aquele que diz ser
    Infeliz aquele que diz ser enérgico com as leis, refém de sentimentalismos…tragicômico, um pervertido!
    Impossível tolerar que, na origem, quem levou adiante não possa ser responsabilizado !!!

  107. Lacerda será chamado para
    Lacerda será chamado para depor sobre Satiagraha
    AE – Agencia Estado

    terça-feira, 30 de dezembro de 2008, 07:48

    SÃO PAULO – A Polícia Federal está convencida de que o delegado Paulo Lacerda teve participação decisiva na intensa colaboração que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), sob sua gestão, prestou à investigação contra o banqueiro Daniel Dantas. Preliminarmente, a PF exclui a hipótese de que o engajamento de agentes e oficiais da Abin na Operação Satiagraha tenha ocorrido sem o consentimento expresso de Lacerda, por isso ele será chamado para depor no inquérito que apura vazamento da missão que tem como alvo maior o controlador do Grupo Opportunity.

    O inquérito já constatou que 84 arapongas da Abin foram recrutados pelo delegado Protógenes Queiroz, mentor da Satiagraha. Eles tiveram acesso a informações confidenciais, protegidas por sigilo judicial. Parte desse efetivo prestou depoimento. Um deles, que atua na base de operações da Abin no Rio, contou que recebeu ?ordens superiores? para escalar agentes para a investigação. Um araponga, ?desconfiado? dos objetivos da Satiagraha, declarou que pediu para sair do caso.

    A PF planeja indiciar Protógenes por quebra do sigilo funcional, violação da Lei do Grampo e usurpação da função pública – crimes que o delegado teria praticado ao atribuir à equipe da Abin procedimentos de competência exclusiva da PF. Alguns arapongas ficaram encarregados de fazer monitoramento telefônico de investigados. Protógenes chegou a usar uma sala da Abin, em Brasília. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,lacerda-sera-chamado-para-depor-sobre-satiagraha,300587,0.htm

    —–
    Comentário: Qual é a razão deste jornal e outros setores da mídia e até da CPI do Itagiba, se referirem aos profissionais de inteligencia, os melhores que este país possui e que trabalham em pról do Brasil chamando-os de arapongas ? “My God”, Que inversão de valores. O desreipeito às nossas instituições é incabível.
    Este pessoal deveria ter um setor jurídico para apoiar suas matérias, pois é previsto sim a ajuda da Abin à PF, sejam em leis, estatuto, convenções internacionais sobre o combate ao crime organizado, que emgloba a lavagem de dinheiro, e outras.

    deixo aqui uma delas: da Convenção de Palermo, instituída como lei no Brasil pelo Decreto 5.015/04

  108. Em tempo…um exemplo da
    Em tempo…um exemplo da matéria que contesta todos estes absurdos da discussão Abin x PF pela mídia mal informada e tendenciosa

    A Cia (a Abin americana) está verificando os HDs do DVD,
    E aí, não são Arapongas !???

    Não não são, pois como disse no texto anterior, a previsão legal da cooperação existe.

  109. O otimismo extremado do
    O otimismo extremado do Burburinho e sua teoria de que tudo está sob o estrito controle do grande cérebro executivo, e do MPF, beira teorias freudianas.
    Mas, embora não faça a menor fé, tomara que ele esteja certo e eu que precise de atendimento psicológico, rs,rs

  110. Qdo o Gilmar Dantas chamou o
    Qdo o Gilmar Dantas chamou o Lula “as falas”, muita gente inclusive eu fiquei indignado, enquanto outros acharam tal aceitação uma condição de não confrontação direta, uma bajulação, etc e tal pra depois ver no que dava. Pelo jeito ta começando a dar sinal que o homi tava certo, esse moço do STF, ta começando a se queimar sozinho, aparecendo demais, dando pitaco em assuntos que depois ele vai julgar, acho que isso ta começando a voltar contra ele. Bem, espero que nesse caso do Lacerda, isso tbém de sinais logo que o lance foi bem feito, se não…a conta vai pro Lulu em 2010.

  111. Eu gostaria muito de
    Eu gostaria muito de acreditar no que diz o Burburinho que o afastamento de Lacerda foi um lance que apenas vai contribuir para um resultado mais efetivo da Satiagraha. Feliz ou infelizmente, eu não tenho essa fé nos homens, pelo menos não naqueles que agora estão no poder. E, à parte isso, acho que as questões de justiça tem uma dimensão simbólica (a palavra não funciona!) ou, se quiserem, moral que é tão ou mais importante do que os resultados práticos. É o tal negócio da mulher do Senador, que não tem somente de ser honesta, mas também parecê-lo. Não é por outra razão que a proibição de algemas me parece tão nefasta. A ordem, assim como o respeito a ela, é algo em grande parte invisível que funciona através de mecanismos invisíveis, e o que chamamos de “autoridade” é, no fundo, um respeito auto-imposto (ou, se quiserem, um “charme”) que apenas em última instância tem a ver com o castigo ou a punição. Está provado, por exemplo, que a vergonha ou, melhor que ela, a culpa funcionam muito mais como instrumentos de disuasão do que a punição efetiva. A própria punição tem a sua efetividade plena essencialmente enquanto promessa (ou ameaça), uma vez que, como é fácil imaginar, ela não poderia recair sobre todos os que, num dado momento, quisessem transgredir. De modo que não se pode ignorar a impressão que uma exoneração como esta exerce sobre a imaginação do cidadão e sobre as suas expectativas em relação à lei e à justiça da sociedade em que vive. Nesse sentido, ela é simplesmente trágica, pouco importa os resultados práticos que daí virão.

  112. Nunca perco meu tempo lendo
    Nunca perco meu tempo lendo entrevista do gilmarzão. Fatalmente as partes polemicas vão parar nos blogs,daí eu leio. mas a próxima entrevista do Gilmar mendes é imperdível.a não ser que o entrevistador e o editor sejam ‘camaradas”,o que é o mais comum.Mas me parece inescapável a pergunta:”o que o senhor acha da exoneração do sr paulo Lacerda?”. Fala,gilmar! Fala,que eu te escuto.

  113. “Pô, ha muitas maneiras de
    “Pô, ha muitas maneiras de administrar pressão, mas ainda prefiro o estilo do General Ernesto Geisel que sempre que foi confrontado, jogou xadrez politico sim, mas sempre deu XEQUE-MATE.”. por Gilson

    Sim, mas na época o Brasil estava em plena Ditadura Militar. E hoje somos um país democrático.

    Creio que há uma grande diferença aí, não?

  114. Fiquei com o sentimento de
    Fiquei com o sentimento de derrota total com este episódio das demissões na ABIN, ainda mais depois que soube que quem vai ficar interinamente é um ex-funcionário da Fundação Brasil Telecom da época de DD. Até agora só um lado tá ganhando e é de goleada. Infelizmente. Bastava querer e o Paulo Lacerda não precisava sair da ABIN, deixava-o lá encostado, pois o grande triunfo seria reconduzi-lo ao cargo depois. Estas últimas decisões do governo, em véspera de final de ano, estão com cara de desfecho, o pior deles aliás, e revelam a condução morna do nosso presidente a frente do executivo nacional. Derrota total! Essa foi de amargar.
    Um 2009 excepcional a todos!

  115. Enviado por: paulo
    Enviado por: paulo françaj

    Parabéns, Paulo. Uma análise serena e inteligente. Quem se apressa em condenar o Presidente Lula nunca esteve com ELE. Aliás, como a frequência do blog do Luis Nassif mudou! A oposição mudou para cá e faz uma festa. Cruzes!

    Maria, você é capaz de me endeusar em uma nota favorável a Lula; e me lançar ao fogo do inferno em nota desfavorável. Minha torcida é que a frequência aqui seja mais plural, que possam vir tucanos, petistas, lulistas, anti-lulistas.

  116. Eu sou antes de tudo
    Eu sou antes de tudo anti-dantista. E até prova em contrário o Lula também, principalmente porque o Dantas é anti-lulista. Não foi ele que fabricou e mandou para Veja, o dossiê das falsas contas do Lula no exterior? Não é ele que tem como uma das estratégias de defesa, se dizer perseguido pelo governo? Os dois estão em canto opostos do ringue, mas não se pode esperar que diante de tão poderoso adversário, o Lula parta afoitamente para o nocaute. Tem gente que acha que vai dar em marmelada, e aposta no empate. Eu acho que, a essa altura não tem como

  117. “a crise provocada pelo
    “a crise provocada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, paralisou os trabalhos da entidade há 120 dias.

    (…) avaliação no Palácio é que a acusação feita contra Lacerda e a ABIN – de participação no tal grampo – está enfraquecendo-se dia a dia”

    Ttalvez alguem ja o tenha dito, mas Lacerda perdeu o emprego porque gilmar mentes “paralizou” os trabalhos. E que nao seja esquecido jamais.

    Talvez seja para o melhor: “Paulo Lacerda sugeriu um cargo de adido em Portugal”.

    Eeeeewwwww…

    Nao se assustem se um dia ele voltar ao Brasil latindo slogans da extrema direita. Que fim triste!

  118. Não, Luis Nassif. VC continua
    Não, Luis Nassif. VC continua o mesmo jornalista inteligente, elegante, cavalheiro. Os comentaristas é que mudaram; qdo. no início, seu blog tinha comentaristas mais neutros e imparciais. Hoje está infestado com a oposição que não perde oportunidade de desaprovar as atitudes do nosso Presidente.

    Continuo admirando-o, como sempre.
    Um ab.

  119. “acredito que o que tinha que
    “acredito que o que tinha que ser investigado já foi investigado e entregue nas mãos do Ministério Público que está analisando as informações e tomando as medidas cabíveis”

    Eh. Eles vivem “tomando as medidas cabiveis”. A vida deles eh tomar medidas cabiveis. Eh por isso mesmo que nada evolui no Brasil: o judiciario esta na frente de tudo e de todos. Feito por encomenda pra desgracar o Brasil.

  120. Caro Nassif,

    Desconfio que
    Caro Nassif,

    Desconfio que não será inútil recapitular, aqui, o histórico das medidas liminares concedidas por Gilmar Mendes em favor de Daniel Dantas – para que comentaristas não familiarizados com as questões jurídicas possam evitar alguns equívocos.

    Num primeiro momento o juiz De Sanctis expediu, a pedido do Ministério Público Federal, o mandado de Prisão Temporária, com duração de cinco dias, para que se aprofundassem as investigações em curso na operação satyagraha, especialmente após a prática de corrupção ativa por parte dos investigados – os quais teriam oferecido dinheiro à autoridade policial.

    O Ministro Gilmar Mendes, por sua vez, deferiu a liminar requerida em Hábeas Corpus preventivo, após esta ter sido denegada nas instâncias inferiores (no STJ e no TRF da 3ª Região).

    Na decisão, o Ministro Gilmar afirmou que o Habeas Corpus “preventivo” se transformou em “liberatório” e encontrou fundamentos flexibilizar a Súmula n. 691 do próprio STF, cujo texto é o seguinte:

    “Não compete ao STF conhecer de “Habeas Corpus” impetrado contra decisão do relator que, em “Habeas Corpus” requerido a Tribunal Superior, indefere a liminar”.

    Portanto, do ponto de vista técnico e jurídico, a primeira decisão liberatória foi bastante questionável, seja por confrontar a Súmula do próprio STF (relacionada à competência daquela Corte para o conhecimento do pedido), seja também por acolher o Habeas Corpus “preventivo” como se fora “liberatório”.

    São sólidos os fundamentos jurídicos dos que entendem que, após efetivada a prisão, o Habeas Corpus original (preventivo) perde o seu objeto, ou seja, sua razão de ser.

    Assim sendo, novo Habeas Corpus deveria ser ajuizado nas instancias inferiores – como, aliás, defendeu o Ministro Marco Aurélio, por ocasião da votação realizada pelo Pleno do STF (9×1).

    Entretanto, apesar da significativa energia hermenêutica despendida pelo Ministro Gilmar Mendes, quando da primeira decisão liberatória, não houve, até ali, nenhuma aberração ou ruptura jurídica no livramento do banqueiro.

    O mesmo não se pode dizer, infelizmente, com relação à segunda ordem de soltura.

    Com a efetivação da Prisão Temporária e com os depoimentos colhidos na ocasião (fatos novos), o Juiz De Sanctis resolveu, num segundo momento, deferir o pedido de Prisão Preventiva do Sr. Dantas, considerando os “novos elementos de prova” trazidos aos autos.

    Os novos elementos foram os seguintes:

    1) O Sr. Hugo Chicaroni (Inquérito Policial n. 12.0233/2008) praticamente confessou ter intermediado a entrega de R$ 129.050,00 a um Delegado da Polícia Federal, em nome de Humberto José da Rocha Braz, alto executivo do Grupo Opportunity, ostensivamente ligado ao Sr. Dantas.

    2) Na operação decorrente do mandado de Prisão Temporária, foram apreendidos, no apartamento do Sr Chicaroni, um total de R$ 1.280.000,00. Desse total, o Sr. Chicaroni admitiu, no mesmo depoimento, que seriam destinados ao Delegado da Polícia Federal, no procedimento da corrupção ativa, mais R$ 865.000,00.

    Diante de tais evidências, o juiz De Sanctis invocou os art. 311 e 312 do Código de Processo Penal para expedir o novo mandado de prisão, agora Prisão Preventiva. Destaco os referidos artigos:

    “Art. 311 – Em qualquer fase do inquérito policial ou da instrução criminal, caberá a prisão preventiva decretada pelo juiz, de ofício, a requerimento do Ministério Público, ou do querelante, ou mediante representação da autoridade policial”.

    “Art. 312 – A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria”.

    Diante de fatos novos, portanto, e diante de uma nova ordem de prisão – agora preventiva – novo Habeas Corpus deveria necessariamente ser interposto, uma vez que o objeto da ação passou a ser, indiscutivelmente, outro.

    É trivial na doutrina jurídica o entendimento de que a mudança da “causa de pedir” implica a necessária mudança do objeto da ação. Ou seja: pedidos idênticos, mas com “causas de pedir” distintas (fatos e fundamentos jurídicos distintos) denunciam a existência de “ações” distintas.

    Logo, o segundo pedido de soltura não poderia ser concedido no curso do primeiro Hábeas Corpus, porquanto fundamentado, este último, em fatos e fundamentos jurídicos absolutamente distintos daqueles que foram apresentados no início.

    (Ressalte-se que o primeiro Habeas Corpus – então “preventivo” – foi motivado por aquela reportagem veiculada na Folha de São Paulo).

    Logo, ao conceder a segunda ordem de livramento, no corpo do mesmo Hábeas Corpus, o Ministro Gilmar Mendes “suprimiu instâncias” judiciais, o que equivale a conceder “foro privilegiado” a quem disso não poderia legitimamente se valer.

    Ou seja: a segunda medida liminar requerida por Daniel Dantas foi apreciada pelo STF, diretamente, quando o órgão competente era o TRF da 3ª Região, pouco importando a proximidade de data entre as prisões.

    Portanto, pode-se sustentar, sem muita ginástica, que a segunda medida liminar concedida pelo Ministro Gilmar Mendes é juridicamente “nula”, uma vez proferida por órgão judicial não competente para a apreciação da referida matéria.

    Daí a necessidade de se invocar teses complexas – e, em alguns momentos, obscuras – para se tentar justificar as tortuosas veredas jurídicas a que se lançou, desde o início, o Ministro Gilmar Mendes.

    No contexto em que estava inserida, a segunda ordem liberatória representuou uma grave e insólita ruptura do sistema jurídico-político vigente.

  121. Eh obvio que a exoneracao do
    Eh obvio que a exoneracao do Lacerda eh um golpe de mestre de Lula no esquema Daniel Dantas… Voce tem que entender que se Lula quisesse desestabilizar a equipe da Satiagraha, ele teria promovido o Lacerda para o Ministerio da Justica, de lah ele estaria com as maos atadas!!! Espera soh as noticias chegarem de Lisboa, Lacerda deve estar lah investigando alguma conexao portuguesa do esquema FHC-Dantas…

  122. A estratégia é a mesma:
    A estratégia é a mesma: afastar quem está na investigação. Foi assim com o delegado Castilho, que encontrou, nas investigações nos EUA – a maior lavanderia de dinheiro escuso do mundo – 52 mil ilustres brasileiros exportadors de dinheiro – público ou oriundo do crime organizado – aos paraísos fiscais, via EUA, através do extinto Bamestado. Também foi assim com os procuradores Luis Francisco, que acusou Jorge Bornhausen de mandar R$ 5 bilhões ao exterior, via o banco da família – o também extinto Araucária, e com Raquel Branquinho e Valquíria Quixadá. Tudo isso coroado com a briguinha de comadres na CPIzza do Banestado entre o petista-relator José Mentor e o peessedebista-presidente Antero Paes de Barros, culminando com o enterro, ainda vivo, do caso.

    As semelhanças não são meras coincidências: os afastamentos dos principais investigadores, a briguinha de cumpadres sobre o vazamento (do grampo) do que não ocorreu. Isso pode concorrer para mais um enterro.

    A Satiagraha chegou ao caso Banestado. Por isso, toda essa operação de afastamento dos principais investigadores ou a desqualificação do que se apurou ou a maneira pela qual se apurou uma quadrilha que dilapida o Brasil há anos.

    A Satiagraha segue pelo mesmo modelo de fim de festa e impunidade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador