Curruíra, o primeiro álbum de Joana Garfunkel

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Joana Garfunkel em seu primeiro álbum “Curruíra”

Jornal GGN – A paulistana Joana Garfunkel acaba de lançar seu primeiro álbum, “Curruíra”. O projeto, que nasceu dez anos após a parceria da cantora com o pai Jean Garfunkel no projeto Canto Livro – uma mistura de música de literatura, foi produzido por Swami Jr., que integra a banda do CD no violão 7 cordas com Pepe Cisneros (piano), Sylvinho Mazzuca (contrabaixo), Sergio Reze (bateria, gongos melódicos), Léo Mendes (guitarra, violão, ukulele), Thadeu Romano (acordeon).

Curruíra, que foi gravado ao vivo em São Paulo entre outubro de 2015 e janeiro de 2016, traz 18 faixas com arranjos de Swami Jr, que misturam poesia e canção em três temas: o sertão, o litoral e as origens ancestrais. O trabalho ainda conta com as participações de Emiliano Castro, Jean Garfunkel, Ronen Altman, Sizão Machado, Pichu Borelli, Pratinha Saraiva e Paulo Garfunkel.

Os versos que fazem parte da primeira música do CD: “Olham para o céu esses poetas, poetas, poetas / Como se fossem lunetas, lunetas, lunáticas / Lançadas ao espaço e ao mundo inteiro, inteiro, inteiro…”, de Leo Maslíah em versão de Carlos Sandroni, já form cantados por Milton Nascimento no CD Tambores de Minas.

Joana, que se descobriu cantora por meio da literatura, se define “Sou como dois rios que vão para o mar: a música e a literatura”. “A literatura permite viajar para o Brasil inteiro. Eu conheci o sertão pelas obras de Guimarães Rosa, o meu país por Jorge Amado e tantos outros autores e lugares. É uma experiência mítica. Um poder que nos transporta no tempo e no espaço. Quando eu canto uma música, eu conto uma história”, completou a artista.

Dentre as canções que compõe o repertório estão “Guardanapos de Papel”, “Curruíra”, “A Lua Girou CY”, “Assentamento”, “Circuladô de Fulô”, “Partida”, “Parte del Aire” / “Cantiga de Acordar”, “Fruta Boa”, “Maré”, “Outra Praia”, “Sodade”, “Água d’água”, “Versos pra Ògún”, “Medalha de São Jorge”, “Cachimbo na Noite Réquiem” e “Cruzeiro do Sul”.

 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador