Morre o compositor Paulo Vanzolini, aos 89 anos

O compositor e cientista Paulo Vanzolini, conhecido pelas canções Ronda, Volta por Cima e Na Boca da Noite, morreu aos 89 anos na noite deste domingo (28). O músico estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein desde o último dia 25, mas não resistiu ao quadro de pneumonia extensa a que tinha sido diagnosticado. Além da carreira musical, Vanzolini também era zoólogo e foi um dos fundadores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Ao lado de Adoniran Barbosa, Vanzolini era considerado um dos grandes sambistas de São Paulo. Suas composições foram interpretadas por vários músicos famosos, como no clássico Ronda, de 1953, que foi gravado pela voz de Inezita Barroso. Chico Buarque, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Miúcha e Eduardo Gudin também estiveram entre os parceiros musicais.


Além do sucesso como músico, Vanzolini também era expoente na carreira científica. Formado em medicina, ele também obteve doutorado na prestigiada Universidade de Harvard, nos EUA, na área de zoologia e foi autor de centenas de artigos científicos. Seu trabalho como cientista rendeu vários prêmios, entre eles a Ordem Nacional do Mérito Científico com a classe Grã-Cruz e um prêmio da Fundação Guggenheim, de Nova York – ambos por sua contribuição na área das Ciências Biológias. 

 

Paulo Vanzolini foi diretor do Museu de Zoologia, da Universidade de São Paulo (USP), onde trabalhou por mais de 50 anos. Em 2008, o músico e cientista doou ao museu o acervo de sua biblioteca particular, com cerca de 25 mil livros – entre eles obras raras, periódicos e mapas. O acervo doado, de acordo com o governo de São Paulo, tem valor estimado em R$ 600 mil reais.

As carreiras paralelas de cientista e músico de Paulo Vanzolini são o tema do documentário “Um homem de moral”, de 2009, do cineasta Ricardo Dias. Na obra, Dias registra os preparativos para um show realizado em 2003 por Vanzolini, no Sesc Vila Mariana. Vanzolini considerava sua carreira musical como um hobby, tanto que jamais considerou abandonar o trabalho como cientista.

A última composição do músico-cientista foi “Quando eu for eu vou sem pena” – canção gravada por Chico Buarque, em 1997. Nos últimos anos de vida, ele costumava realizar um encontro chamado “Os ignorantes do Samba”, onde reunia os amigos em sua própria casa. A referência ao nome está no fato de que Vanzolini se considerava “duro de ouvido”, pois afirmava não saber distinguir ritmo, tom ou outras técnicas musicais.

O corpo de Paulo Vanzolini está sendo velado no próprio Hospital Albert Einstein. O enterro será realizado na tarde desta segunda-feira (29), no Cemitério da Consolação, na capital paulista. A cerimônia de velório e enterro não serão abertos ao público, sendo reservados apenas à família e amigos do compositor. O músico deixa a mulher, a cantora Ana Bernardo, e cinco filhos do primeiro casamento.

Ouça canções de Paulo Vanzolini:

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador