Planalto busca construção de agenda positiva com empresários

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O governo começa a fazer sua parte na retomada de contatos com o setor produtivo. Segundo matéria veiculada no jornal Valor, a presidente Dilma Rousseff orientou o primeiro escalão a reunir informações sobre a gestão passada e perspectivas e metas para o próximo governo. Isso não só facilitaria a transição, mas criaria uma agenda positiva para diluir um passado não tão favorável no diálogo. Leia a matéria do Valor.

 

do Valor

Planalto busca reaproximação com empresários

Por Bruno Peres | De Brasília

Como parte do processo de transição para o próximo mandato da presidente Dilma Rousseff, o Palácio do Planalto orientou todo o primeiro escalão do governo a reunir e consolidar informações de suas respectivas gestões e apresentar perspectivas e metas para o início do próximo governo.

Em outra frente, o governo Dilma também iniciou um movimento para reaproximar-se do setor produtivo, que nos últimos anos reclamou da falta de diálogo com o Executivo. A própria presidente deverá representantes do setor privado em reuniões em Brasília.

Segundo apurou o Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor, mais do que facilitar transição de equipes, a intenção do Palácio do Planalto é propor uma “agenda positiva” para o governo, em um esforço de diluir a agenda desfavorável da reta final do primeiro mandato da presidente Dilma, sobretudo após o avanço da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal.

Hoje, por exemplo, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, aproveitará a reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), presidido por ela, para apresentar o balanço de ações ambientais do governo federal executadas no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff. O protocolo deverá ser seguido por outras áreas do governo ao longo das próximas semanas.

A retomada dos contatos com o meio empresarial também terá início imediato. O ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, fará hoje ato no Palácio do Planalto para registrar o início das atividades dos grupos de trabalho formado por integrantes do governo e do setor privado com a finalidade de elaborar propostas de medidas de estímulo ao setor industrial.

O empresário Jorge Gerdau, que coordena a Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade – órgão de assessoramento da Presidência – e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, são alguns dos integrantes desses grupos de trabalho proposto pelo governo.

A reunião de hoje com representantes da indústria, nos mesmos moldes de encontro preparatório realizado na semana passada, ocorre em meio a um quadro crítico do setor, conforme relatou o presidente da CNI na ocasião, ao afirmar que não haverá revisão das projeções da entidade para o ano, apesar da queda da confiança da indústria e das demissões no setor, a despeito da política de desoneração da folha de pagamentos que beneficiou diferentes segmentos.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Não, você errou

      Enm presário é reaça mas não queima dinheiro. A economia votou a aquecer enquanto lá fora gongelou. Não vão ser trouxas de trazer o PSDB e deixar tudo a perder. Não são otários

  1. diálogo

    para a maioria deles diálogo é grana barata do BNDES, desonerações a rodo, muita grana enviada lá pra fora e por aí vai..devagar com o andor Dilma coração Valente..

  2. o diálogo com os empresário é

    o diálogo com os empresário é excelente,

    mas o govarno deve manter um diálogo tb muito maior

    com os trabalhadores e os movimentos sociais, etc….

  3. Parou o país.
     
    Está tudo

    Parou o país.

     

    Está tudo parado. Estamos sendo governados por um governo acéfalo. Não existe interlocução nem com empresários,nem com a população,nem com movimentos socias…. nada.

    O governo está de férias e o Brasil a deriva.

    Os brasileiros estã se sentindo igual aos Portugueses em 1808.

     

    O que o governo tem a dizer sobre a corrupção na Petrobrás??? Quais as atitudes estão sendo tomadas para estancar e deixar a população confiante que já parou de acontecer a roubalheira?? Um Gerente ….. Um gerentinho fez acordo de devolver 250 milhoes de reais…… isto mesmo 250 milhoes de um gerente….. Imagina na turma mais de cima??/

    O PT vai conseguir fazer o que muitos não conseguiram. PRIVATIZAR A PETROBRAS.

  4. Acho que os trabalhadores

    Acho que os trabalhadores podem ficar tranquilos, pelo menos ela prometeu em campanha que as férias e o décimo-terceiro ela não abria mão.

    Se bem que, com o Gerdau e o Andrade negociando, é capaz de sair coisa pior que isso.

    E o Lula querendo incendiar os sindicalistas. KKKKKK

  5. Eu acho engraçado perceber

    Eu acho engraçado perceber aqui o que as pessoas classificam como empresários.

     

    Mais engraçado ainda é a falta de noção das relações entre o empresariado e o Estado.

    Repare só, na China um Empresário abre uma empresa e só inicia pagamentos de impostos 10 anos depois.

    Aqui…vc paga antes de faturar. Faturamento zero, funcionários zero, pré-operacional… mas tem que contribuir com o social. E toma no lombo!

     

    Sabe aquele vendedor de picolé da esquina? Aquilo é um empresário, desde que a barraca seja dele.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador