“Acima de cada ministro está somente o colegiado”, diz Marco Aurélio

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ministro Marco Aurélio Mello disse em entrevista ao BuzzFeed Brasil que somente o colegiado do Supremo Tribunal Federal, e não Dias Toffoli, no plantão da Corte, poderia cassar a liminar concedida nesta quarta (19), que põe em liberdade condenados em segunda instância que estão presos, inclusive o ex-presidente Lula.

“Acima de cada ministro está somente o colegiado. Do contrário aconteceria uma instabilidade indesejada para na Justiça”, disse o ministro, ao BuzzFeed News, por telefone. “Seria o caso somente do colegiado. E que assim prevaleça o bom direito”, acrescentou.

A Folha de S. Paulo e o Estadão publicaram, na tarde de hoje, que a “tendência” é que Toffoli derrube a liminar de Mello, embora ainda precise estudar um argumento.

O presidente da Corte já havia marcado para 10 de abril de 2019 o julgamento de duas ações que colocam a execução antecipada de pena em pauta. Mello, contudo, concedeu liminar no âmbito de uma ação movida pelo PCdoB, que questionado a constitucionalidade de um artigo do código penal que fala de trânsito em julgado.

COLEGIADO

No episódio em que Rogério Favreto, desembargador do TRF-4, concedeu um habeas corpus a Lula, apenas o colegiado do tribunal de segunda instância poderia derrubar a decisão. Isto porque não há hierarquia em tribunais superiores. A presidência é apenas um cargo administrativo.

Porém, Sergio Moro articulou-se com a Polícia Federal e a cúpula do próprio TRF-4 para desrespeitar a sentença de Favreto e impedir a liberdade de Lula antes da eleição. O caso foi parar no Conselho Nacional de Justiça, que arquivou.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. MAM ja foi desrespeitado antes
    Jaz na gaveta do Maia o mandato de Marco Aurelio mandando andar com o impedimento de Temer por pedaladas

    E no incidente do Renan o ministro também não foi respeitado

  2. A Globo está fazendo

    A Globo está fazendo constantes inserções para influenciar a decisão de Dias Tóffoli, não está informando, está em campanha. Na verdade a Globo tem sido a suprema corte. Até quando assistiremos à violação de nossa constituição?

  3. Desde o Mensalão há uma

    Desde o Mensalão há uma completa subversão da estrutura juridica constitucional e processual, praticamente vale tudo,

    a Constituição se reinterpreta a la carte, com direito estrangeiro como guia, tupo “dominio do fato”, lamentavelmente foi o

    proprio PT que criou esse estado de coisas ao fragilizar o Poder do Executivo e fazer indicações pouco sólidas, faltou

    um Ministro da Justiça tipo Armando Falcão que sabia operar um sistema constitucional e proteger a Presidencia;

    Hoje manda quem grita mais e tem maior acesso a midia, as instituições já não funcionam.

  4. LULA LIVRE

    bom dia.

    Gostaria de pedir licença para fazer minhas as palavras do André Araújo.

    Não devemos nos iludir. Em abril do próximo ano, quando essa votação for ao plenário, vários ministros e as ministras Rosa e Cármen serão pressionados pelos militares e pelo governo protofascista para manter a prisão após a votação de segunda instância.

    O artigo 5º, da Constituição, que nunca serviu para quem é pobre, não vale mais nada. As garantias Constitutucionais não valem mais nada. 

    Como bem observou o André, prevalece hoje o grito, a força bruta, o poder do dinheiro. É um tipo novo de ditadura, sem ter que fechar Congresso, judiciário, etc. Basta silenciar e prender aqueles que podem eventualmente ser um risco para os novos donos do poder.

    E pensar que quase todos os ministros desse tribunal foram indicados por Lula e Dilma …. faltou muito preparo, nessas e em outras escolhas.

     

    Um abraço

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador