Advogado de envolvido na morte de cinegrafista pede desculpas a Freixo

Do site da Rádio Globo

Advogado de envolvido na morte de cinegrafista pede desculpas a Marcelo Freixo

Durante bate-boca, Jonas Tadeu disse ter sido inconsequente ao entregar o termo que acusa envolvimento do deputado com manifestante a repórter da TV Globo

10 de fevereiro de 2014 12:49:48 Atualizado em 10 de fevereiro de 2014 14:36:42
André Henriques / Augusto Souza

Durante discussão ao vivo na Rádio Globo, o advogado Jonas Tadeu, que defende Fábio Raposo, um dos envolvidos na morte do cinegrafista da TV Bandeirantes durante manifestação da última quinta-feira (6), admitiu estar desestabilizado e ter sido irresponsável ao entregar um termo circunstanciado a repórter. Tadeu pediu desculpas ao deputado federal Marcelo Freixo, que teve seu nome incluído no documento. No termo, registrado pelo estagiário do advogado, Marcelo Mattoso, consta que a ativista conhecida como Sininho afirmou que o homem responsável por acender o rojão que matou Santiago Andrade era ligado a Freixo. O advogado ainda criticou a ativista por mencionar o nome do deputado em conversa por telefone.

‘Eu estava cedendo entrevista à repórter na hora que o estagiário apareceu com o documento. Ela pegou e tirou uma foto. Talvez eu tenha sido irresponsável nesse momento. A Sininho foi imprudente ao usar o nome do Freixo. Peço desculpas por ter entregado o papel à jornalista, por ter sido levado pela emoção’, argumentou o advogado.

Tadeu negou ter entregue o termo por vingança. Ele afirmou não lembrar de ter defendido o miliciano Natalino Guimarães durante a CPI das Milícias, instalada em 2008 e presidida por Freixo.

O deputado, entretanto, questiona a atitude do advogado. ‘O seu estagiário fez um termo circunstanciado com uma acusação gravíssima, sem nenhum fundamento. E o senhor entrega a uma repórter? O senhor foi, no mínimo, inconsequente’, disse.

O advogado defendeu-se, dizendo que nunca esteve presente nas sessões da comissão presididas pelo deputado. ‘Nas duas sessões em que eu estive, o deputado Paulo Melo comandava a CPI’.

Morte e investigação

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro confirmou, na tarde desta segunda-feira (10), a morte cerebral de Santiago Ilídio Andrade, de 49 anos. O cinegrafista da TV Bandeirantes estava internado no CTI do Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, deste a última quinta (6). Santiago foi atingido por um rojão durante um protesto contra o aumento das tarifas de ônibus. Ele teve afundamento do crânio e perdeu parte da orelha esquerda.

Fábio Raposo, que admitiu ter repassado um rojão pouco antes de o cinegrafista ser atingido durante protesto, foi preso no Rio, no domingo. O manifestante foi localizado na casa dos pais, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste da cidade, segundo a Polícia Civil.

Fábio foi indiciado pela polícia neste sábado como coautor dos crimes de explosão e tentativa de homicídio qualificado. Um segundo homem, suspeito de jogar o artefato, é procurado pela polícia. O advogado de Fábio, Jonas Tadeu, disse já ter o nome do suspeito de acender o rojão e que vai transmitir a informação à polícia.

Luis Nassif

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Tadeu pediu desculpas ao

    “Tadeu pediu desculpas ao deputado federal Marcelo Freixo, que teve seu nome incluído no documento”:

    Pediu desculpas a Sininho tambem por ter deixado claro -sem o dizer- que a fonte da identidade do manifestante procurado era ela?  Pediu desculpas por colocar a vida dela em perigo tambem?

    1. Por enquanto, nenhum, Spok. 

      Por enquanto, nenhum, Spok.  A “denuncia” da rede golpe aa base do fulano-disse-que-cicrano-disse ja o prova.  O que fica gritantemente em aberto eh se o advogado, fonte da “reportagem”, tem ou nao tem algum conflito de interesse.

      (Eh assunto policial ainda, a esse ponto.)

  2. Gente, me adiscurpem

    Gente, me adiscurpem adiantadamente mas vou ter que dizer:  Fabio Raposo esta fodido e mal servido se nao despedir esse advogado urgentemente.

  3. lá vem enchurrada de petistas

    lá vem enchurrada de petistas querendo sangue psolista. Agora qualquer inimigo “está por trás do Black Bloc”. Em algum momento vão falar que o Joaquim Barbosa também…

  4. Os mandantes e os assassinos da honra alheia

    Acabou a brincadeira dos “jornalistas” da Globo.

    Eles estavam adorando assassinar reputações.

    Aliás, são especialistas nisso. 

    Vamos ver quantas vezes os empregados dos Marinho vão reprisar esse pedido de desculpas na CBN, na Globoo e na Globo News.

    Vamos ver se a canalhice arranja outra forma de crimilalizar a política e os políticos.

    1. Marcelo Freixo

      Jornalismo de aluguel. Mentira. Esse deputado esta “envolvido até o pescoço” com esses assassinos. Os Black block produziram seu primeiro cadáver. Movimentos sociais, Caetano, Rosário são partícipes. Sei que vc não vai publicar isso, Vai que o pessoal da Caixa lê?

      1. “Esse deputado esta

        “Esse deputado esta “envolvido até o pescoço” com esses assassinos”:

        Mentira.  Sua e da rede golpe.  Que tem conflito de interesse ainda-nao-revelado com o advogado ou advogados do docil e meigo Raposo.

  5. Eu nem considero PSOL um

    Eu nem considero PSOL um partido mas espero que os psolistas não larguem uma liderança sua na estrada… A verdade é que os tais SEM PARTIDO, SEM LIDERANÇAS, a turma do movimento horizontal, anarquistas e o caramba; na hora da merda, não tiveram qq constrangimento em jogar a granada sem pino no colo de uma liderança política. PSOL, PSTU e REDE, agora deveriam estar se perguntando quem lutará pelas lideranças políticas… Os sem partido? Vai ficar estranho… Os anarquistas? Pior ainda… Os BB’s e Ananonymous? Ora pq lutariam por uma liderança partidária se a ” coisa é horizontal”? E aí, que parte do tudo que está aí vc não querem, mesmo, hein? Nessa, eu tô com o Lula, vingança, não é mesmo a minha praia e, além disso, jogar no colo de um único cara a responsabilidade de vários partidos e instituições, é o fim da linha. O filho é feio mas tem muito pai pra fazer DNA. Para os meios de comunicação, encontrar um pai logo é imperioso, até pq, TODAS as emissoras e partidos convocaram os retardados.

    Outra coisa, não entedi ou vi nada de inteligente ou estratégico em dizer que o advogado do moleque é o mesmo do chefe de uma milícia há 6 anos atrás. Isso é atrair milicianos para o caso e as coisas só vão se complicar.Além disso, advogado, advogada para quem precisa, seja o chefe da milícia seja um BB. Ora, alertar para o fato do advogado ser o mesmo significa que, ou a milícia encontro o moleque ou o moleque encontrou a milícia; qq uma das duas situações é bem preocupante. Além disso quem aceitaria um patrocinador, do nada? Oi, eu sou advogado, sou muito legal, tava aqui passando e vim me oferecer para te ajudar??? A Sininho ligou para oferecer advogados para um cara que já estava com um. Sei lá como ou pq chegaram a esse advogado mas o fato é que é o advogado do menino indiciado por tentativa de homicídio. Quem vai pegar um advogado qq para um filho nessa situação? o Freixo tem que fazer a defesa dele e pronto. Se tiver sido uma arapuca, não vai ser trazendo milicianos para o palco que as coisas vão se esclarecer, até pq, os BB’s tem focinho de mílicia, rabo de milícia, orelha de milícia, gostemos ou não.

    1. Querida, olhe de novo as

      Querida, olhe de novo as contradicoes que voce apontou e as diferencas de enfoques ontem e hoje no jornal da rede golpe.

      “não entedi ou vi nada de inteligente ou estratégico em dizer que o advogado do moleque é o mesmo do chefe de uma milícia há 6 anos atrás”:

      Ele estava qualificando sua posicao advocaticia com “provisos” mais ou menos inexistentes.

      “A Sininho ligou para oferecer advogados para um cara que já estava com um”:

      Mentira, e nao foi do advogado, foi da rede golpe.  A intencao era esconder fonte.  Tanto era que o tom das reportagens deles se modificou completamente de ontem pra hoje.

      Mas o estrago esta feito.

      Esqueca se de Freixo, ele bem ter dormido pelo ano passado inteiro: era interessante pra rede golpe envolver um politico desafeto.

      O advogado ou seu estagiario ou ambos colocaram a vida da fonte em perigo gravissimo…  Entre outras burradas enormes e que vao prejudicar Raposo mais cedo ou mais tarde.  Eu quero Raposo fritinho, aa passarinho, com alho e sal.  Mas nao pelas maos dessa “equipe” de advogados.  Justica eh primordial.  Justica primeiro.

       

      Esse advogado TEM QUE SAIR DO CASO URGENTEMENTE.

    2. Fora de pauta:

      Cristiana, parabéns pelo seu texto das MANOBRAS. Não me lembro de ter lido nada tão sintético, e ao mesmo tempo completo e preciso sobre o evento. Com certeza, dos melhores textos. Num pequeno espaço consegue pegar de cabo a rabo todas as manobras, descrevendo-as sucintamente, de modo bem claro.  É difícil, porque foram tantas e tantas as monobras.

    3. “não entedi ou vi nada de

      “não entedi ou vi nada de inteligente ou estratégico em dizer que o advogado do moleque é o mesmo do chefe de uma milícia há 6 anos atrás”:

      Esqueca o que eu disse antes.  Ele estava lembrando a rede golpe que ja foi fonte nao-nomeada dele em outro caso.  Parece que esse eh o conflito de interesse principal do emilio verde…

  6. Será que o deputado mais

    Será que o deputado mais votado do RJ não sabia dessas armações ?

    Sei não …

    Estão querendo tirar o fiofó do deputado da reta.

    1. Também acho. Nem Lula na obra

      Também acho. Nem Lula na obra de sugestivo título Assassinato de Reputações teve tanta defesa como esse ai, cuja associação ao fato é bem plausível, dado o comportamento do partido,  como vimos acompanhando e não é de hoje, bastante incentivador das práticas, e o fato de ser sido chamado por Sininho para ampar o suspeito. 

  7. Acho que a emenda ficou pior

    Acho que a emenda ficou pior que o soneto. Para mim, ficou desse episódio apenas que me constrageu a achar algum valor positivo na abominável Marina Silva, que, ao ser associada a um baderneiro incitador de bandidos contra a cultura, pelo menos assumiu. Até Marina foi mais digna ao ser pega com a boca na botija.

    1. A rede globo quando serve é

      A rede globo quando serve é uma ótima fonte de notícias, não? e quando ela fala besteira nós podemos também pegar alguns argumentos do Reinaldo Azevedo… ele tem um conceito legal de “democracia de fardas”, acho que serve bem na hora de defender a Copa do Mundo. Mas quando eles falam mal do Lula o legal é ir no site do PHA, o conversa afiada. Alí dá para aprender muito que a Globo é uma piada, menos quando ela fala do Psol ou do PSTU, aí a informação é de qualidade, jornalismo de ponta.

      1. Não é meu caso, Lucas. Não

        Não é meu caso, Lucas. Não assisto globo, nem leio FSP, muito menos sei da opinião de RA. Me informo 100% pela internet, e por vários sites. Assim venho acompanhando atentamente esses movimentos desde que começaram, e sempre mantive opinião bem própria sobre o assunto. Sou da área e acompanho movimento sociais desde que existem. Bem como, tenho atentamente acompanhado este novo tipo de movimentos pelo mundo, e visto de que forma orquestrada, organizada e capitalizada têm derrubado governos por via da desordem social, caos, e qual a origem deles: têm um epicentro propagador de diretrizes, e não é nada de esquerda. No passado também testemunhei o golpe de 64 e a queda de Allende. É dentro dessa perpectiva, de golpe, que observo ação e intenção dos vários grupos manifestantes locais. Os partidos de ditos de esquerdas são atores acodjuvantes, o PSOL e a REDE principalmente. Se leio suas manifestações e passo os olhos em seus jornais, é claro que estou apta a achar plausível a 1ª versão, que conheci na internet não pela na globo, e que tem tudo a ver, não especificamente com Freixo, mas com seu partido. Quanto às relações entre globo e PSOL não me consta que sejam inamistosas não. Aliás, nunca vi o PSOL sendo perseguido nem por esta nem por nenhuma outra força de direita. Bem ao contrário, vi Randolfe ir ter com o sr Joaquim e ser atendido com gentileza. Entendem-se bem com a midia e com o STF. Não vejo intenções de assassinato dessa biografia.

  8. A midia!

    O que a Band fala, ela não tem nenhuma responsabilidade!

    Jornalistas vão para o front e correm riscos, esta é a situação dos reportes nos movimentos, consistir em alvo da policia e dos manifestantes, o que a emissora se pronuncia e se responsabiliza. Seja na atuação e na segurança deles!

  9. Falem de mim

    O que ninguém percebeu é que falando bem ou falando mal, o fato é que o Freixo está conseguindo o que qualquer candidato ao legislativo quer: uma boa exposição na mídia.

    Para um cargo no legislativo, que a propaganda na TV é pequena, não há debates, não há “dossiês”, o que importa é aparecer bastante, é o nome ser lembrado.

    Nisso ele se deu bem. Não importa se culpado ou inocente, se proposital ou acidental.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador