Anac: gravador de voz ligado é item obrigatório para voo

Jornal GGN – Apesar de não ser um item de segurança, o gravador de voz deve permanecer ligado desde o momento em que a aeronave inicie o procedimento de taxiamento, conforme consta no manual de voo, segundo informou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A questão veio à tona depois que ficou constatado que o gravador não registrou as conversas e sons ambientes do voo em que estava o presidenciável Eduardo Campos (PSB).

Peritos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) analisaram as duas horas de áudio gravadas e informaram que elas não correspondem ao voo em que Campos e mais seis pessoas morreram.

Avião não poderia decolar com gravador de voz desligado, diz Anac

Da Agência Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou hoje (15) que a aeronave em que viajava o candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, não poderia decolar sem o gravador de voz ativado. Segundo a agência, embora não seja um item de segurança, o equipamento deve ser obrigatoriamente checado pelo comandante antes do início do taxiamento, conforme manual de operação do fabricante da aeronave.

O manual também estabelece que o cockpit voice recorder (CVR) deve ser verificado a cada 150 horas de voo ou 24 meses, o que ocorrer primeiro. Mais cedo, a Aeronáutica informou que o gravador de voz do jato que caiu quarta-feira (13) não registrou as conversas ou sons ambientes em seu o último voo. As duas horas de áudio gravadas e já analisadas por peritos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) não correspondem ao voo em que Campos e mais seis pessoas morreram.

A Anac reiterou que o avião PR-AFA, modelo Cessna Aircraft 560XL, estava com a Inspeção Anual de Manutenção e o Certificado de Aeronavegabilidade válidos e que a última verificação anual completa das manutenções foi executada em fevereiro deste ano.

A aeronave, com capacidade para nove passageiros, de propriedade da Cessna Finance Export Corporation, era operada pela empresa privada AF Andrade, por meio de arrendamento operacional (leasing), conforme Registro Aeronáutico Brasileiro. A Anac pediu apoio à Polícia Federal para localização do operador, com o objetivo de verificar informações veiculadas pela imprensa sobre eventual venda da aeronave, ainda não comunicada à agência.

Redação

18 Comentários

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  1. Algumas coisas estranhas à

    Algumas coisas estranhas à lisura estão aparecendo.

    Um avião de uma empresa do agronegócio, um dos temas centrais do debate politico dessa eleição.

    O não cumprimento de regras da aviação.

    O piloto mineiro de escolha pessoal do comitê de campanha não iria desligar as caixas de controle de vôo sem ordens.

    Falta de ética e de cumprimento das leis parece que mais uma vez estão vindo à tona.

    1. Os ítens de segurança.

      Gostaria que alguém informasse se há a possibilidade do tripulante desligar o gravador de voz. Sinceramente não sei. Estava o  gravador CHEIO?  Não acredito que esses jatinhos particulares e de algumas empresas, sejam submetidos ao rigor da manutenção, como ocorre em aviões de carreira. Após a chegada de voo de carreira, além do pessoal de limpeza e comissaria, entram os mecãnicos de manutenção, para verificar o manual de bordo, onde a tripulação deixa relatado todos os acontecimentos relativos ao voo. E nenhum voo é liberado sem o devido OK da MANUTENÇÃO. E em voos de carreira, são observadas as horas de voo, mesmo que crie atrasos e até cancelamentos. Quando há grandes atrasos e pode causar o ESTOURO da horas da tripulação, é utilizada a de reserva. Quando a “reserva”´já foi utilizada, é chamada a tripulação que previamente está em casa , mas de sobre aviso para possível chamada. Enfim a regulamentação de horas de võo é respeitada.

      1. Parece ser como as câmeras de segurança que se renovam

        “A Aeronáutica explicou que o funcionamento de uma caixa-preta varia de acordo com o modelo e o fabricante. Há casos em que a caixa de voz está atrelada ao sistema de anticolisão do avião e, assim, o piloto, antes de ligar a aeronave, precisa acionar esse sistema. Dependendo também do tipo de caixa, é possível desligá-la ou não durante o voo. Se o gravador de voz tem a capacidade de registrar apenas as duas últimas horas de um voo a cada período desses o trecho anterior é apagado e substituído pelas novas conversas”

        fab-informa-que-caixa-de-voz-analisada-nao-contem-gravacao-do-voo-de-eduardo-campos-13615501#ixzz3AYj4XZM5

        1. Não é bem assim.

          Ele não apaga o “trecho anterior”, mas começa a apagá-lo proporcionalmente ao tempo.

          Por ex. se o vôo for de 2:20h, os primeiros 20 minutos serão perdidos (apagados), de forma a que SEMPRE se tenha as últimas duas horas gravadas (exceto na primeiríssima gravação, é claro. até completar o tempo máximo).

          Se o vôo for por ex. de 40 min, teremos 1:20h do(s) vôo(s) anterior(es).

          Se não fosse assim, após 6:01h de vôo, só teriamos 1 minuto de gravação.

          O processo é contínuo, a “boca comendo o rabo, enquanto a cobra cresce”…

      2. Misterioso !

        Do jeito que as informações estão se sucedendo e agitando  o PIG, falta pouco para se pensar que o piloto foi negligente e simpatizante kamikaze dos Neves.

        Vamos deixar as auitoridades apurarem o acidente e suas causas. Muito estranho um órgão, a ANAC, vir a público e comentar sobre um equipamento – falta de ética e vontade de aparecer na mídia do PIG….daí o Barbosão com o domínio do fato……….como não pode ser o  Aécio…a culpa só pode ser sdo Zé Dirceu…e   …

  2. O gravador gravou até o voo

    O gravador gravou até o voo anterior? Se por força de lei, o gravador deve ser analisado apenas pelo Cenipa, exatamente por conter informações que serão utilizadas para evitar acidentes em voos futuros, não é um equipamento de segurança?? estão perdidos, enganados, enganando ou abafando???

    1. Tambem tou achando isso.  Eh

      Tambem tou achando isso.  Eh importantissimo saber qual eh a data da gravacao que eles de fato acharam no aviao, e isso nao foi revelado.

  3. o piloto  pode  ter

    o piloto  pode  ter identificado  o problema  (sabotagem) e  falou para o  co piloto   provavelmente que a aeronave  estava  sem controle. porque  ventos daquela natureza por la é normal  e nao seria o suficiente para impedir  que o piloto  pousasse. A direita de  Aecio  sabia que  campos poderia  crescer  nas pesquisas e tirar pontos  dele.  e o  que é mais provavel é que  tanto Aecio como  pig. direita e extrema direita  juntos com serviços  secretos  espera que  os  9% de Campos  va para  Aecio  para ele subir  nas  pesquisas  e levar  as eleiçoes  para o segundo turno. Outra hipotese  é que  tirando Campos que nao decolava de jeito nehum   a  Marina  possa tirar pontos  de Dilma. Ou em ultima analise com a morte de Campos   eles  vao dar  um jeito  de  burlar  as pesquisas  como  nos  EUA. e  deixar  o Aecio bem proximo de  Dilma.  sabotar as urnas  e da  vitoria  a  Aecio. por pequena margem  de  votos. farao  todo tipo  de  pressao para  que os votos  nao sejam contados e  Dilma  perde. Pois é  para mim  o unico interessado na morte  de  Campos é o PSDB, que nao é um partido e sim uma  ORGANIZAÇAO CRIMINOSA  DENTRO  DA POLITICA NACIONAL 

  4. A propósito, Datena, aquele

    A propósito, Datena, aquele pouco sábio, logo após a trajédia repetia o que todos falavam, até mudar o tom e passar a sugerir que a queda do avião pode ter sido cirminoso. Ele não vai direto ao assunto, apenas sugere como quem desejaria muito afirmar, ou como desejaria que tal tivesse acontecido para ele dizer que já sabia. Na verdade, Datena tem dito: “É o povo quem está querendo uma resposta”. 

  5. De uso privado, o avião não poderia ser arrendado ou alugado

    De uso privado, o avião não poderia ser arrendado ou alugado para outra empresa ou candidato – no caso, Eduardo Campos. É o que estipula o RAB, que controla todas as 14 mil aeronaves registradas no país. O professor Georges Ferreira, especialista em Direito Aeronáutico na faculdade de Ciências Aeronáuticas de Goiás, adverte que ele só poderia ser emprestado:

    – Um avião privado não pode servir de táxi aéreo nem para transporte remunerado e de carga. Ele é para uso do dono ou empréstimo, não remunerado. Ou a AF Andrade o emprestou ao candidato Campos, ou o avião estava em situação ilegal, e os donos vão responder por isso perante a lei

    http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/eleicoes-2014/noticia/2014/08/anac

    1. E, pela legislação eleitoral,

      E, pela legislação eleitoral, não caberia o empréstimo, pois, “sombrearia” a prestação de contas do Eduardo. Portanto, mais irregular, impossível. Quanto ao gravador de voz, não estranhem se o próprio candidato tenha ordenado que ficasse desligado, para não correr riscos de serem gravadas suas discussões de campanha. Pois é, agora, tentar “emplacar um teoria conspiratória” é, no mínimo, ato de má-fé. Se tivessem derrubado o Aécio, ainda faria sentido – Deus me livre – dentro do cenário (como cair, se nem decola: ou por isso mesmo).

  6. Voces nao estão lembrados do

    Voces nao estão lembrados do acidente da GOL ? Onde os pilotos americanos, negligentemente, deixaram o transponder desligado ?

  7. É, e ontem Bonner abriu o JN

    É, e ontem Bonner abriu o JN com aquela voz aveludada que simula seriadade: “Mistério na morte de Eduardo Campos….”

    O pessoal gosta de uma intriga. Agora o que acontece é que cada um tenta “puxar a teoria conspiratória para sua sardinha”. 

  8. Falta combinar com os russos

    Os russos, neste caso, são as autoridades que ficam andando de jatinho pra lá e pra cá. Será que estas pessoas concordam com a existência de um gravador de voz dentro de uma aeronave pequena com a possibilidade de ter suas falas gravadas?

  9. Segurança de vôo

    Lamentável sobre todos aspectos a fatalidade que abateu Eduardo Campos. Jovem e promissor político brasileiro. Lamentável ainda por mostrar que nossa aviação civil possa causar uma perda desta importância com tão poucos cuidados  em atenção  a segurança  de vôo. Três pontos relativos a este evento são estarrecedores.Cansaço relatado pela tripulação, voar com regitrador de vôo desligado  e talvez o mais decisivo tentar um pouso em Guaruja com tão precárias condições de visibilidade. Não difere muito dos eventos de Ulisses Guimarães  e do acidente que envolveu o filho de Abílio Diniz . Caso recorrente com muita freqüência. 

  10. O que tem de gente tentando…

    O que tem de gente tentando se aproveitar dessa tragédia para obter alguma vantagem, não é fácil…

    Até o velório foi transformado em uma peça de propaganda eleitoral.

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