Anatel aprova cancelamento automático de serviços

Do O Globo

Cancelamento automático de serviços é aprovado pela Anatel
 
Usuários poderão desistir de linhas telefônicas e assinaturas de banda larga e TV pela internet
 
Agência também decide que cartão pré-pago terá validade mínima de 30 dias
 
Ofertas feitas por telefone ao consumidor terão de ser gravadas e clientes antigos terão acesso aos mesmos benefícios oferecidos aos novos

BRASÍLIA – Serviços de telefonia, internet e TV por assinatura poderão ser cancelados automaticamente pelos consumidores sem a necessidade de passar por atendentes. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações que trata deste e de outros assuntos, como ampliação da rede de atendimento pós-venda e prazo de validade dos cartões pré-pagos. A medida passará a valer 120 dias após a publicação do regulamento no Diário Oficial, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Além da possibilidade de cancelar automaticamente os serviços de telecomunicações, o novo regulamento amplia a rede de atendimento ao cliente no pós-venda, pois obriga as lojas associadas às operadoras a prestar esse tipo de serviço. Outro ganho para o consumidor é o estevelecimento de um prazo de validade de no mínimo 30 dias para a recarga de telefones celulares pré-pagos, que, de acordo com a Anatel, representam 78% da base de acessos móveis do país. As ofertas feitas por telefone ao consumidor terão de ser gravadas e clientes antigos terão acesso aos mesmos benefícios oferecidos aos novos.

Os pedidos de rescisão de contrato poderão continuar a ser feitos por meio de atendentes nos SAC das operadoras. A novidade é a possibilidade de cancelar o serviço de forma automática: por telefone, sem a interferência do atendente, na internet ou em terminais de autoatendimento. O prazo para que a rescisão seja efetivada é de até dois dias úteis. Neste período, disse o relator da proposta, Rodrigo Zerbone, o consumidor poderá desistir do seu pedido de cancelamento.

Outra novidade em relação ao atendimento, segundo Zerbone, é que as lojas associadas à marca das prestadoras, que atualmente fazem a venda exclusiva de produtos, terão que prestar serviços de pós-venda. Esta adaptação terá prazo de 18 meses para ser implantada. Ele destacou que isso representará um aumento da rede de lojas de atendimento muito grande.

Pré-pago: recarga tem validade mínima de 30 dias

O regulamento aprovado pela Anatel estabelece mudanças também para quem usa celular pré-pago. Todas as recargas nesta modalidade terão validade mínima de 30 dias. Atualmente, são oferecidos créditos com períodos de validade inferior, o que confunde o consumidor, segundo a agência. Esta medida também entrará em vigor 120 dias depois da publicação do regulamento.

As operadoras deverão, ainda, oferecer duas outras opções de prazo de validade de créditos, de 90 e 180 dias, que devem estar disponíveis tanto nas lojas próprias como em estabelecimentos que estão eletronicamente ligados à rede da operadora, como supermercados, por exemplo.

O usuário também deverá ser avisado pela prestadora sempre que seus créditos estiverem perto de expirar. De acordo com Zerbone, muitos consumidores não sabem qual é a validade dos cartões. Além disso, ele destacou que os pontos de venda não informam se é mais vantajoso comprar um cartão de R$ 5, que tem menor prazo de validade, ou o de R$ 13, com um tempo mais longo.

Ofertas por telefone serão gravadas

As ligações feitas pelas operadoras para o consumidor, por exemplo, oferecendo serviços, terão que ser gravadas com o novo regulamento. Somente eram gravadas as ligações feitas pelo consumidor para os call centers das empresas. E elas devem ser armazenadas por seis meses e podem ser requeridas pelo consumidor, para que possam ser usadas como prova pelo consumidor. A medida entrará em vigor 12 meses após a publicação do regulamento.

— Quando a empresa liga para o consumidor, a chamada não fica gravada, isto não é um serviço prestado pela operada. Este é um novo mecanismo importante, agora ficará gravado — disse Zerbone.

As empresas terão que estender aos clientes antigos todas os benefícios oferecidos a clientes novos. E apresentar todos os planos de ofertas na sua página na internet. Citando o Aice, plano de telefonia fixa destinado a população de baixa renda, o diretor disse que os planos mais vantajosos não são apresentados de forma transparente para o consumidor.

Por outro lado, as empresas ficarão dispensadas de apresentar os planos de serviço a Anatel para que sejam homologados, o que atrasava o processo para o início da sua comercialização. Pela nova regulamentação, as operadoras poderão comunicar a agência com dois dias de antecedência que vão vender um plano. A medida somente não vale para a telefonia fixa porque tem um regime especial e de tarifas. Zerbone explicou, no entanto, que a agência poderá suspender ou cancelar a qualquer momento os planos de serviço se eles causarem prejuízos aos consumidores.

Outra obrigação nova da empresa é entregar um sumário ao consumidor antes da contratação do serviço com todas as informações que de alguma forma representem custos. Grande parte das reclamações no call center da Anatel e mesmo das prestadoras de serviço dizem respeito a informações que não estavam claras quando foram firmados os contratos. Depois, quando chegam as faturas, os custos são apresentados aos consumidores.

Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste – Associação de Consumidores, considerou positivo o novo regulamento da Anatel. No entanto, ressaltou que a agência terá de informar à sociedade de que forma vai monitorar as operadoras para garantir que as regras sejam cumpridas.

– Como a Anatel vai acompanhar e monitorar essas empresas? Sabemos que grande parte das normas acaba não sendo cumprida.

Para elaborar o novo regulamento, a Anatel considerou os principais problemas registrados pelos consumidores na sua central de atendimento. Só em 2013, o órgão regulador recebeu mais de 3 milhões de reclamações contra operadoras de serviços de telecomunicações, a maioria delas relacionadas a cobranças (33,9% do total).

 

Redação

29 Comentários

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  1. Conversa para boi dormir

    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz!

     

    Do meu ponto de vista tudo não passa de mais uma tentativa de mostrar serviço em ano eleitoral.

    Quem manda na Anatel são as operadoras. Ponto.

    Inúmeras dessas medidas já haviam sido anunciadas – de forma diferente – sem qualquer consequência prática para o usuário/assinante.

    Portanto, conversa mole para boi dormir.

    Resultado mesmo só através do Judiciário e olha lá.

  2. Piada pronta

    Estas novas regras determinadas pela “poderosa” Anatel, será mais um motivo de estresse para o usuário dos serviços de telefonia. As operadoras estão andando e c… para Anatel! 

    1. Não só eu concordo com sua

      Não só eu concordo com sua opinião, como acho que todo o sistema de agências reguladoras não funciona.

      As agências sofrem pressão direta das empresas que deveriam regular, mas não sofrem pressão dos consumidores e da população em geral.

      A idéia das agências reguladoras é proteger as agências da influência política do governo, mas acabam é blindando as agências em relação à pressão popular. Porém não são blidadas em relação às pressões do poder econômico.

      Seria melhor acabar com essas agências, promover a regulação de dentro da estrutura do governo e abrir canais para  que a pressão popular seja ouvida e influencie tanto quanto o poder econômico das empresas reguladas.

      1. “Não só eu concordo com sua

        “Não só eu concordo com sua opinião, como acho que todo o sistema de agências reguladoras não funciona” (2)

        Golpe neolib desde o comeco.  As “ana’s” fazem sabotagem populacional.  So isso e nada mais, foram arquitetadas pra isso.

    2. Nada de complicação

      Ficaria mais complicado por em prática a “boquinha” ou o “faz-me rir”

      Do jeito que está o Ministro lava as mãos: “Quem? Eu?”

  3. anatel

    Eita povinho azedo! Deixem as criticas pra depois. Primeiro vamos apostar pra dar certo!  É esse o pais q temos então torçamos para q td melhore! 

  4. E a qualidade do serviço,

    E a qualidade do serviço, nada? Fora a matéria que saiu na Folha indicando que o governo teria rifado a neutralidade devido às pressões das teles.

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/02/1414789-governo-cede-e-promete-mudar-marco-civil-da-internet-para-agradar-teles.shtml

    Bem mesmo faz o Google ao entrar nesse mercado, pois sem concorrência os provedores vão continuar oferecendo um serviço de qualidade questionável do jeito que querem.

    Lá nos EUA, nas cidades onde o Google já opera, os provedores trataram de melhorar e aumentar a velocidade dos planos oferecidos.

  5. “a agência poderá suspender

    “a agência poderá suspender ou cancelar a qualquer momento os planos de serviço se eles causarem prejuízos aos consumidores”:

    Mentira da Anatel.

  6. Puro diversionismo empurrático-barrigal (consolidatório)

    Notar que:

    1) Escolheram a única mudança “marromenu” decente para encabeçar a lista (o cancelamento “automático”)

    2) O resto é consolidação do que as operadoras resistiram e conseguiram, após liminares e processos suspensivos.

    … 2.1) Tentaram proibir a fidelidade. O texto consolida o conceito de fidelidade.

    … 2.2) Tentaram proibir a expiração dos créditos. O texto consolida o conceito (ilegal) de expiração dos créditos (30d+);

    3) Nenhuma destas regras valerá em menos de 120 dias após a publicação (quando será “publicado?).

    4) Algumas destas novas (inócuas e inúteis) regras só valerão daqui a UM ou UM ano e MEIO! (após a publicação…).

    5) Algué já tentou recuperar uma gravação ou reclamar mediante protocolo? Eu já, em 4 tentativas. Por duas, disseram-me simplesmente que o protocolo não existia, que eu “teria” anotado errado! (hehe). Como vou provar por ex. que o protocolo está certo ou que a atendente me passou um protocolo errado? Só com a gravação! e pra isto, eu preciso do … nº do protocolo! Que (supostamente) “não existe ou está errado”. Em inglês, chamam isso de “dead lock”. Uma coisa impede a outra e a outra impede a uma … não tem jeito.

    6) Observem que as reclamações feitas em qualquer SAC de qualquer segmento “agenciado” classifica o evento como “PEDIDO DE INFORMAÇÂO”. Isto é para mascarar (reduzir) a quantidade de reclamações que a agência registra (?) em suas supostas estatísticas.

    Ou seja, estas agências, sob o ponto de vista do consumidor (sua razão principal de existir, como a das operadoras) não servem pra nada!

    SUGESTÃO 1:

    Notem que há um meio muito mais rápido, seguro e eficaz de se fazer e registrar reclamações, pedidos e atendimentos em geral.. Cham-se E-MAIL.

    Email* é um canal de contato assincrono, ou seja, não depende de atendente na hora que vc reclama (e vice-versa). Ninguém precisa marcar horário ou perder horas em sucessivas quedas e transferências de linha.

    Por que resistem a oferecer este ótimo canal de contato?

    Porque não lhes interessa ter tudo registrado e documentado (nome, data, hora, tempo de resposta, dados e variáveis envolvidas, tipo e histórico do problemas e dos contatos feitos, etc.

    Isso só interessa ao usuário (sem descartar o atendimento telefônico alternativo). Só interessa ao BOM atendimento, e isto demanda ação e responsabilidade.

    SUGESTÃO 2, a “ANAN”:

    Se for para manter estas agências de inutilidades (e lobby/cartel empresarial), sugiro que se faça uma sobreagência que controle, avalie e regule as demais agencias, com representantes indicados pelo Procon e outros selecionados do governo, do judiciário (?!), legislativo e mesmo da sociedade. Por quê? Porque não sendo exatamente setoriais (saude, gas, energia, telecom, etc.) sofrerão menos lobby direto, já que será genérica (princípios, conceitos e efcácia geral das agências).

    Estas empresas (privadas, é bom ressaltar) só tem 2 operações básicas: vender (péssimos serviços) e cobrar (tipicamente errado e a mais).

    Nada mais. O resto é enrolação AGENCIADA.

     

    PS: * Email comum, não aqueles formularinhos eletrônicos sem cópia e protocolo que (oferecem nas páginas e simplesmente desaparecem (as vezes após uma mensagem malandra de “recebemos seu email” ou “tente mais tarde”), com a prerrogativa de dizerem que não existiu. Podem no máximo requerer um modelo genérico com um conjunto mínimo de dados, necessários para iniciar o atendimento, publicado na página e na conta.

    CAMPANHA PELO EMAIL JÁ!

    1. Tem jeito não.

      Perfeitas e úteis colocações.

      Mas enquanto o e-mail não vem é possível documentar-se via chat. Pelo menos tentar documentar-se.

      À medida que você dialoga (lê e responde à atendente) vá copiando e colando no seu editor de texto. Logo no início do chat lhe é fornecido um nº de protocolo (automático) que nem sempre coincide com o fornecido pela atendente.

      Mas tem que ser rápido porque a maioria dos chats não te dá muito tempo de copiar. Apagam da tela rapidinho, ou simplesmente não te oferecem oportunidade de copiar. Aí você tem que faze um “print screen” da página.

      A estratégia é bizonha, mas é o que temos para comprovar o diálogo.

      Das vezes que reclamei junto a Anatel (a Agência das Operadoras) anexei tais diálogos, mas a Anatel também some com eles. Quando você vai atrás do histórico a Anatel já sumiu com as tuas provas. Ficam apenas os teus argumentos.

      É uma corrida de gato e rato. Os caras são especialistas em te lesar.

      E a coisa está ficando escancarada. Perderam o respeito e o medo.

      Reclamar junto à Anatel é mais um documento para que no futuro você possa também responsabilizá-la quando de uma eventual demanda judicial.

      De fato a situação do usuário da telefonia no Brasil é bizarra.

       

       

       

       

      1. O registro do chat e o recurso à Ana…

        Verdade, Luciana, já usei este recurso (copiar o texto ou as telas do chat) e ele, ao perceber a “falha”, passaram a desaparecer com o histórico ou não permitir ao usuário rolar as telas, então virou um jogo de gato e rato para conseguir copiar tudo ordenadamente e em tempo. Isso quando há chat disponível, ou quando a pessoa da operadora não lhe inunda o texto com frases pré-gravadas por uma tecla, para rolar a tela, tipo:

        “Após 1 minuto sem resposta, a conversação será encerrada por falta de resposta. Sua mensagem é muito importante para nós da Trambiques e Extorsões  Telecomunicações Ltda, CNPJ 1234567890, Rua Sobe e Desce no. desaparece, São José do Mato Dentro, XX, CEP 54321-012. Todos os direitos reservados 1500-2100.”…

        Isto só demonstra, cabalmente, a má fé das operadoras privatarizadas e seus mundialmente recordistas preços e ganhos no Brasil, com a cumplicidade fundamental das Anas fernandistas..

    2. Perfeito, Ed.
      Essa “Anatel”

      Perfeito, Ed.

      Essa “Anatel” nao tem direito de existir.  Eles sao lobby puro:  mais uma vez, lobby eh espionagem de sabotagem da populacao.

      1. Esqueci de outra que as agências (de FHC) nos brindaram…

        Certamente, Ivan, para nós usuários é uma “tlemenda lobbada”, se tivesse lingua plesa…

        Esqueci um item importante, no mesmo estilo “tenta uma coisa pró e consolida outra contra” (o usuário, naturalmente).:

        Uma “nova regra” para “beneficiar” os usuários, onde as operadoras teriam que avisar a suspensão dos serviços com uma certa antecedência melhor e formal resultou, pra variar, em que agora podem cortam sem avisar e em apenas 30 dias ou menos, ainda que vc tenha razão em discutir o pagamento.

        Antigamente as operadoras (estatais) só podiam suspender um serviço após 3 ou mais meses de inadimplência ou discussão de cobrança. Hoje (as privadas) suspendem antes mesmo do vencimento seguinte (<30 dias), ainda que o erro seja evidentemente deles. Então vc é obrigado a pagar a mais ou errado para não ter o serviço suspenso, ainda sujeito a não ter a correção ou devolução devida.

        Eles passaram a têr a faca e o queijo na mão.

        Com a faca o queijo e a ANAqqcoisa na mão.

         

         

  7. Maior negócio do mundo

    Privatização das telecomunicações no Brasil e no resto da América Latina: O MAIOR DO MAIOR DO MAIOR DO MAIOR NEGÓCIO DO MUUUUUUUUNDO!!!

    Uma verdadadeira ação entre amigos de pai para filho desses privatas tucanos.

    Uma carga, apesar deles não estarem nem ai pois ficaram podres de ricos, para o resto da vida: vende-pátrias, entreguistas e corruptos.

    É por isso que protegem tanto Dantas-Oportunitty…

    Texto que copiei de um comentário pois reflete meu pensamento (peço desculpas ao autor, mas não copiei o seu nome):

    “Esse mantra fajuto do “sucesso da telefonia”, sempre voltado ao celular, para esconder o fracasso na telefonia (fixa*), que é a que existia de verdade na época das privatizações, é duro de ouvir e fácil de destruir.

    O sucesso foi das) nova(s) TECNOLOGIA(s) e não da privatarização.

    Torno a repetir: a telefonia celular foi sucesso até no BOSTIQUESTÃO. Mudou a cara da telefonia no mundo!

    (*) A telefonia fixa brasileira não evoluiu, a menos das filas (para pagar assinatura mesmo que não use). E a eliminação das filas deu-se também por TECNOLOGIA, pois as antigas centrais eletromecânicas e analógicas da época, usando um fio por linha (alto investimento de infraestrutura) puderam ser substituidas por novas centrais digitais, compactas e que usam muitas linhas multiplexadas em um único fio, poupando custosas expansões em infraestutura.

    Lembrar que tais tecnologias já estavam sendo implantadas pelas estatais.

    Portanto, toda vez que alguém escutar sobre o “sucesso da telefonia” pelos neolibs (e invariavemente vão mencionar os celulares), saiba que é papo furado pelas razões. Pura empulhação, como lhes é peculiar.

    Receberam um imenso e inexplorado mercado, viabilizado por nova tecnologia, a preço de banana.

    Não investem nem em infraestrutura (ex. disseminar internet por todo o Brasil), nem em antenas ($ó onde há bom tráfego) nem sequer em novos equipamentos, que trabalham ultra sobrecarregados.

    O serviço portanto é caríssimo e de péssima qualidade. Já os enormes lucros (que não vemos a cor) são de “alta qualidade”. Pegaram uma operação com boa parte dos investimentos feitos, deram um “tapinha” e se fartam com as receitas operacionais. Foi só aproveitar a “acelaração inercial” e continuar “empurrando” (e ganhando).

    Talvez o “case” (estudo de caso, mas tem que ser ininglixi) que estudem lá fora, realmente inusitado, seja:

    “Como pode alguém vender empresas já lucrativas, exatamente antes dos mercados se multiplicarem?!!)

    Um governo sério, vislumbrando o novo e rentável mercado mercado (celulares) no máximo poderia abrir  mercado para novos concorrentes, para ajudar (embora a capacidade das teles tenha sido desconstruida, como é peculiar aos neolibs).

    JAMAIS se desfazer de suas teles, que hoje poderiam estar ganhando lucros para investir em internet para todo o Brasil, mantendo empregos e know-how em telecom (hoje lá fora ou imigrados) e, assim como fazem os bancos estatais, tendo capacidade de regular o mercado com sua competição (e não com agências café-com-leite “dominadas”).

    Mas nunca foi um governo sério.

    Digo, para os brasileiros…

    (aos quais representava)

    PS: Lembrar sempre que as teles eram tipicamente LUCRATIVAS e eram de economia mista, tinham ações no mercado.”

    1. Fico feliz que se replique

      Caro Tony, é uma satisfação ver que algo que a gente escreve tenha bons eco.s

      Como boa parte do texto resume-se a fatos cabais, é ótimo que ele seja repetido até que esta propaganda goebbeliana de “sucesso” da privataria (não sou contra eventuais privatizações nem estatizações per si), que desmontou o pouco que o país tinha para bolsos privados e estrangeiros, como a da Telefónica de Espanha.

      Esta privataria sim, é o maior desvio de dinheiro público da História (da Republica, do Império, Colonia e Pindorama).

      Um golpe de mestre, pois desviou dinheiro público bilionário do:

      Passado (investimentos)

      Presente (valor dos negocios(atas)) e

      Futuro (lucros)

      Abs

       

  8. Primeiros 8 resultados de

    Primeiros 8 resultados de “anatel” na caixa de procura do blog, abaixo, o nono eh um relatorio e nao interessa.

    Essa merda de ana so apronta cagada com os brasileiros.  Quem quizer ter certeza eh so procurar no blog mesmo: eh uma atraz da outra.

    *******

     

     Anatel perdoa multas das teles | GGNjornalggn.com.br/noticia/anatel-perdoa-multas-das-teles1 fev. 2014 … Já não bastassem as multas irrisórias aplicadas às teles pelas infrações cometidas contra os usuários, a Anatel (Agência Nacional de …Anatel aprova cancelamento automático de serviços | GGNjornalggn.com.br/…/anatel-aprova-cancelamento-automatico-de-servicos6 horas atrás … A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços …Auditoria da Anatel constata que VoIP da Telexfree é fraude | GGNjornalggn.com.br/…/auditoria-da-anatel-constata-que-voip-da-telexfree-e- fraude29 jun. 2013 … Nassif,. Patético esse povo. A Anatel fez uma auditoria na TelexFRE e constatou que o VoIP deles é uma fraude. O trabalho iniciou-se em …Relatórios da Anatel apontam falta de controle do patrimônio …jornalggn.com.br/…/relatorios-da-anatel-apontam-falta-de-controle-do- patrimonio-reversivel-de-concessionarias6 dias atrás … Relatórios internos da Anatel mostram falta de controle sobre bens reversíveis. terça-feira, 5 de abril de 2011, 18p0. Em janeiro deste ano, …Anatel restabelece validade de créditos para pré-pago | GGNjornalggn.com.br/…/anatel-restabelece-validade-de-creditos-para-pre-pago31 out. 2013 … Apesar de já ter resolvido, no passado, problemas com operadoras graças a Anatel, esse é o tipo de situação que faz a gente pensar até que …Anatel estuda bloquear celulares não homologados no Brasil | GGNjornalggn.com.br/…/anatel-estuda-bloquear-celulares-nao-homologados-no- brasil3 jul. 2013 … A Anatel está estudando se a decisão do Conselho Diretor sobre o bloqueio de celulares não homologados no país, os chamados piratas, …A Anatel e as outorgas de frequência | GGNjornalggn.com.br/noticia/a-anatel-e-as-outorgas-de-frequencia29 nov. 2013 … Quem da Anatel vazou para a imprensa o fato do grupo empregador do … das comunicações, a anatel só fiscaliza o que é autorizado pelo mc!Proteste cobra Anatel sobre medição da qualidade da banda larga …jornalggn.com.br/…/proteste-cobra-anatel-sobre-medicao-da-qualidade-da- banda-larga6 fev. 2014 … A Proteste Associação de Consumidores está cobrando da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) as razões de não ter sido …

     

  9. Em agosto de 2013 a Anatel já

    Em agosto de 2013 a Anatel já acenava com a regulação da desistência deassinaturas de linhas telefônicas.Na oportunidade foidito que na próxima reunião do Conselho seria apresentada a proposta e em torno de 120 dias após,  a opção de cancelamento sem interveniência de operadores estaria disponível. Somente agora em fevereiro a resolução foi formalizada e há umprazo de 120 dias para implantação. Ora, parece que a Anatel trabalha para as operadoras e não para a sociedade. Não duvido nada que as teles achem uma forma de burlar o novo sistema. São contumazes sabotadores dos regulamentos que beneficiam os clientes, sob os olhos complacentes daAnatel. Qual a razão para este tipo de comportamento da Agência? 

  10. Em agosto de 2013 a Anatel já

    Em agosto de 2013 a Anatel já acenava com a regulação da desistência deassinaturas de linhas telefônicas.Na oportunidade foidito que na próxima reunião do Conselho seria apresentada a proposta e em torno de 120 dias após,  a opção de cancelamento sem interveniência de operadores estaria disponível. Somente agora em fevereiro a resolução foi formalizada e há umprazo de 120 dias para implantação. Ora, parece que a Anatel trabalha para as operadoras e não para a sociedade. Não duvido nada que as teles achem uma forma de burlar o novo sistema. São contumazes sabotadores dos regulamentos que beneficiam os clientes, sob os olhos complacentes daAnatel. Qual a razão para este tipo de comportamento da Agência? 

    1. “Ora, parece que a Anatel

      “Ora, parece que a Anatel trabalha para as operadoras e não para a sociedade”:

      Somente para OPERADORAS ESTRANGEIRAS.  Nao vou ter tempo nem conhecimento pra procurar, mas cedo cedo alguem vai se lembrar de uma compania 100 por cento brasileira que foi punida exemplarmente por essa vaca.

      Nao sao “ana’s”.  Sao “asses”.  Sempre foram.  E foram arquitetadas pra isso.

    1. cancelamento na net

      Eu já tentei, e me senti um verdadeiro idiota nas mãos destes bando de ladrões, nuca passei tanta raiva. Eles simplesmente fazem de tudo para você não cancelar, derrubam a ligação depois que voce já estava pinturado no telefone por muito tempo,  se eu for descrever tudo que passei pra cancelar este lixo de serviço ninguem acreditaria.Quem ainda não passou por isso, tentem cancelar e vc verá o pesadelo… net nunca mais….

  11. Anatel

    Faz jus ao nome. O prefixo ana, de origem hebraica, significa cheia de graça. E é isso que realmente acontece para  os usuários de telefonia celular e as manobras das operadoras sob o olhar complacente, diria até cúmplice, dessa que deveria regular o setor: planos mirabolantes para disfarçar as tarifas mais caras do mundo, mudanças de planos sem a autorização do usuário e, é claro, cobrando taxas de adesão que são descontadas nos créditos. Além disso, tente falar no setor de reclamações das operadoras, o qual só serve  divulgar os planos, e saberá que esse setor praticamente não existe. A “Telecomunicações cheia de Graça” tem como objetivo regular  e garantir os lucros das operadoras. Com a Anatel o Brasil tornou-se o paraíso das operadoras de telefonia celular e, de vez em quando, para serenar os animos, vem com medidas que nunca serão colocadas de fato em prática. Não é assim, dona Vivo?

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