Banco Central mantém taxa de juros em 2% ao ano

Decisão foi divulgada nesta quarta-feira; colegiado aumentou projeções para inflação nos dois cenários divulgados, e que choque inflacionário é "temporário"

Foto: Reprodução

Jornal GGN – O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) manteve a taxa básica de juros (Selic) estável em 2% ao ano em decisão divulgada na noite desta quarta-feira (28/10).

Em comunicado divulgado após a reunião, o BC citou o recente choque inflacionário, embora diga que o mesmo é temporário – embora tenha elevado suas projeções para os meses restantes de 2020.

“As últimas leituras de inflação foram acima do esperado, e o Comitê elevou sua projeção para os meses restantes de 2020. Contribuem para essa revisão a continuidade da alta nos preços dos alimentos e de bens industriais, consequência da depreciação persistente do Real, da elevação de preço das commodities e dos programas de transferência de renda. Apesar da pressão inflacionária mais forte no curto prazo, o Comitê mantém o diagnóstico de que esse choque é temporário, mas monitora sua evolução com atenção”, diz o BC.

A autoridade monetária também aumentou suas projeções para a inflação: no cenário básico, com a taxa de juros a 2% a.a. em 2020, 2,75% a.a. em 2021 e 4,50% a.a. em 2022, e o dólar a R$ 5,60, as projeções para a inflação são de 3,1% para 2020, 3,1% para 2021 e 3,3% para 2022.

Já no cenário com taxa de juros constante a 2% a.a. e taxa de câmbio a R$ 5,60, as projeções para a inflação são de torno de 3,1% para 2020, 3,2% para 2021 e 3,8% para 2022.

O Comitê ressalta que, em seu cenário básico para a inflação, permanecem fatores de risco em ambas as direções. “Por um lado, o nível de ociosidade pode produzir trajetória de inflação abaixo do esperado, notadamente quando essa ociosidade está concentrada no setor de serviços. Esse risco se intensifica caso uma reversão mais lenta dos efeitos da pandemia prolongue o ambiente de elevada incerteza e de aumento da poupança precaucional”, diz o BC.

Por outro lado, a autoridade monetária diz que “o prolongamento das políticas fiscais de resposta à pandemia que piorem a trajetória fiscal do país, ou frustrações em relação à continuidade das reformas, podem elevar os prêmios de risco. O risco fiscal elevado segue criando uma assimetria altista no balanço de riscos, ou seja, com trajetórias para a inflação acima do projetado no horizonte relevante para a política monetária”.

“O Copom avalia que perseverar no processo de reformas e ajustes necessários na economia brasileira é essencial para permitir a recuperação sustentável da economia. O Comitê ressalta, ainda, que questionamentos sobre a continuidade das reformas e alterações de caráter permanente no processo de ajuste das contas públicas podem elevar a taxa de juros estrutural da economia”, afirma o colegiado.

 

Leia Também
Estudo da FGV destaca desconfiança em torno da política econômica do governo
PNAD Covid: Desemprego bate recorde e atinge 14% em setembro
IPCA-15 sobe 0,94% em outubro, maior resultado desde 1995
IBGE: 382,5 mil empresas brasileiras fecharam as portas entre 2014 e 2018
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador