Bolsonaro vai mandar projeto à Câmara para prevenir “censura” das redes sociais em 2022

Bolsonaro quer "fazer com que qualquer matéria só possa ser retirada das redes sociais por decisão judicial e ponto final"

Foto: Reprodução/TV Brasil

Jornal GGN – Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta segunda (9), durante entrevista para uma rádio da Bahia, que pretende enviar para a Câmara dos Deputados, nesta semana, um projeto para prevenir o que chamou de “censura” das redes sociais contra a direita na eleição de 2022.

Movido pelo que aconteceu nos Estados Unidos no ano passado, quando Donald Trump foi banido e teve conteúdo considerado fake news removido de redes sociais como o Twitter, Bolsonaro disse que estava “amadurecendo” a ideia de pautar este debate no Legislativo.

“A decisão minha é, nesta semana, enviarmos um projeto bastante curtinho para dentro do Parlamento, mais ou menos nos seguintes termos, baseados no dispositivo do artigo 5ª da Constituição, sobre liberdades individuais – e um deles, a liberdade de expressão – para fazer com que qualquer matéria só possa ser retirada das redes sociais por decisão judicial e ponto final.”

“Caso contrário”, disse Bolsonaro, “vai acontecer [no Brasil] exatamente o que aconteceu nos EUA: quem apoiava o Trump era censurado, quem não apoiava, era exaltado” nas redes. Para o extremista de direita, a medida se justifica porque a direita tem opiniões passíveis de “censura”.

“Obviamente os partidos de esquerda vão ser contrários, [porque] eles podem escrever e falar a maior barbaridade do mundo no Facebook e Instagram, onde for, que não tem problemas. Mas você [de direita] falar algo qualquer defendendo seu ponto de vista, defendendo a família, o voto auditável, ou fazendo críticas justas a autoridades do Supremo, por exemplo, você tem sua página bloqueada, retirada do ar, e ainda vai ser incluído no inquérito das fake news”, ironizou o presidente. “Quem sabe sofrer uma busca e apreensão ou, quem sabe, até mesmo, alguma prisão”, completou.

O inquérito das fake news tramita no Supremo Tribunal Federal, para investigar a rede de disseminação de ataques a membros do Judiciário e outras notícias falsas que, muitas vezes, brotam do coração do bolsonarismo: o gabinete do ódio.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jornal GGN,
    Notícia importante e que deveria valer para sempre aqui e em qualquer lugar do mundo. Salvo cenas de crime e de sexo, nenhuma empresa pode tirar a notícia da rede. Só após a manifestação da Justiça. E evidentemente o responsável pela notícia assume todos os ônus dessa responsabilidade principalmente financeira que deve ser uma espécie de confisco na renda ou propriedade.
    Clever Mendes de Oliveira
    BH, 10/08/2021

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador